Não me entendas mal José Costa, está tudo em Paz

Eu vou explicar o porque da minha pergunta:
Eu tenho e edito num fixo, que tem capacidade necessária e ainda sobra, pelo menos para já, mesmo com hdv que utilizo algumas vezes.
O meu objectivo seria para isso mesmo que dizes, editar pequenas coisas, quando estou fora. Ou seja comprar um portátil que tenha capacidade de editar caso seja necessário.
Quero mudar de portátil (que o meu já esta a ficar ultrapassado) e aproveitava para fazer um investimento com mais utilidade.
Estou de acordo contigo que por maior que seja o ecran é sempre pouco, pois estou habituado a utilizar dois monitores de 19 mais um monitor final onde vejo o que estou a editar em ponto maior.
Agora entendo a piada das dores de cabeça, porque com esses requisitos mínimos que pelos vistos a canopus indica, é para esquecer e nem acredito muito que funcione com isso a começar logo pela memoria Ram.
Neste momento pretendia saber a informação de uma solução que funcione, para pedir um orçamento ao meu fornecedor, que é um bom tecnico, mas não é especialista na área de imagem. Gostava de fazer o investimento, mas quero estar seguro que funciona bem.
Já que falas nisso dos discos externos; eu tenho utilizado com frequencia discos externos, qual será o problema?