sucesso com Sony DSR 130p dvcam obrigado forum :)
09 / Jan / 2009, 01:08 *
Ainda não é membro? Registe-se Aqui

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Nunca utilize endereços de e-mail, como Nome, ou Nome de Utilizador! Os registos serão automáticamente apagados
 
   Início   Ajuda Pesquisa Membros Entrar Registe-se  

Páginas: [1] 2 3   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: sucesso com Sony DSR 130p dvcam obrigado forum :)  (Lida 3725 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
JotaPe
Membro Regular
***

Pontos Ganhos 13
Offline Offline

Mensagens: 211


Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT


« em: 03 / Dez / 2007, 13:53 »

boas amigos.
então a situação é a seguinte...

este sabado passado surgiu-me a oportunidade de experimentar uma DVCAM.
proximo sabado tenho 2 reportagens para fazer, e só tenho uma camera, a

 DVX9000.
então consegui que o dono dessa DVCAM (amigo do meu pai), me

emprestasse a camera para o proximo sabado.

a situação é que vou passar de uma camera semi profissional para uma

profissional e naturalmente tenho algumas duvidas, sobre como vou

afinar a maquina...

não sei como devo trabalhar com os ganhos, como devo aplicar os

filtros, não sei fazer equilibrios de brancos, e não sei inclusive se

tenho de ter algum cuidado especial antes de por a camera a gravar.
não queria chegar a dita reportagem "armado em carapau de corrida" com

uma camera XPTO e no final sair asneira.

será que algum de vós que trabalhe com este tipo de cameras me poderá

ajudar?  Pray

já agora a camera em questão é uma Sony DVCAM Dsr 130P.

um abraço JP   Smile
« Última modificação: 11 / Dez / 2007, 14:38 por JotaPe » Registado

Imagem - Sony DVCAM DSR 130P
Edição - Edius 4 PRO Canopus Dv Storm 2 PRO
Pedro Rocha
Suporte
*****

Pontos Ganhos 141
Offline Offline

Mensagens: 1,071


Sony Software Consulting and Training


« Responder #1 em: 03 / Dez / 2007, 14:52 »

Se não me engano a 130P é só o bloco de camera a que se junta um gravador. Não à stress, se tens um minimo de conhecimentos de operação, só tens de te adaptar onde estão os comandos.

Lembra-te que são equipamentos para operar quase na totalidade em manual, não conheço a camera de cor, mas deve ter pelo menos 3 filtros, 1: 3200K; 2: 5600K; 3: 5600K + ND e duas memórias de balanço de brancos + o Preset que deverá ser 3200K.

Tens de calibrar o balanço de brancos em função da tua luz, se trabalhares em interiores com luzes incandescentes, usa o filtro 1: 3200 e usa uma das memórias para fazer o balanço para esse filtro, em exteriores usa os filtros 2: ou 3: em função da intensidade da luz solar, o ND corta-te diafragmas para não trabalhares no limite.

Tenho de sair, se mais ninguém responder continuo mais logo...
Registado

Imagem / Edição / BD e DVD Authoring / Sony Software Consulting and Training
Sony HVR-Z1E - Sony HVR-M15E - Sony Vegas Pro 8.0c e 8.1 64-bit - Sony DVD Architect Pro 5.0a
Paulo César
Membro Regular
***

Pontos Ganhos 32
Offline Offline

Mensagens: 184


Bons Takes!


« Responder #2 em: 03 / Dez / 2007, 17:46 »

Viva JP !

Simplificando, e conforme já referido pelo Pedro, deves usar o filtro 1 em interiores, e o 2 (por norma é este que tem o ND) em exteriores. Ainda em exteriores e se a luz cair muito ou fores "forçado" a gravar no lusco-fusco ao fim da tarde, o que sucede por vezes nesta altura do ano, o filtro 3 (sem ND) será uma boa solução.

Muito importante é que batas os brancos sempre que as caracteristicas / condições de luz se alterem, sobretudo nos interiores (ao mudar de divisão na casa, um estore ou lampada que abriu ou fechou, etc).
Bater os brancos não tem muita ciencia, enquadra uma superfície branca de modo a preencher a totalidade da imagem, ou pelo menos 2/3 da imagem, e que esteja iluminada pela mesma luz que o motivo que pretendes gravar, pressiona o botão e aguarda até teres a mensagem de OK, e tá feito.

Quanto a ganhos, utiliza-os apenas como ultimo recurso, se tiveres um pirilampo suave, por norma é preferivel aos ganhos. Se tiveres que os usar, não abuses mais que os 6db, a menos que filmes em plena escuridão, (agora é moda cortar o bolo as escuras...) .

Os cuidados antes de gravar são os mesmos que já tens, enquadrar, focar (neste caso manualmente) e REC.

E bom trabalho!
um abraço.

PS: olha que se te habituas a camarão, depois comer carapau (DVX9000) é o caraças... eheh
Registado
JotaPe
Membro Regular
***

Pontos Ganhos 13
Offline Offline

Mensagens: 211


Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT


« Responder #3 em: 03 / Dez / 2007, 17:55 »

PS: olha que se te habituas a camarão, depois comer carapau (DVX9000) é o caraças... eheh

LOLOLOL neste caso é mais o contrario  Very Happy já comi muito carapau, agora é mariso LOLOLOL

só mais uma duvida. os ganhos não se trabalham sempre a manual? não tem 3 posições? H M L ?
não é isso? que posição trabalho e em que condições?

em relação aos brancos já me tinham dito isso (de ter que os fazer sempre que mude de sitios). mas isso não é problema. vai uma pessoa conosco para auxilio e peço-lhe ajuda.

a minha duvida é mesmo nos ganhos. mas eu quando tiver a maquina na mão ponho aqui as fotografias e peço mais ajuda.

uma vez mais fica aqui o meu grande agradecimento para vós que me ajudas-te. é que se assim não fosse estava tramado XD

um abraço JP
Registado

Imagem - Sony DVCAM DSR 130P
Edição - Edius 4 PRO Canopus Dv Storm 2 PRO
Hugo Carvalho
Membro Iniciado
*

Pontos Ganhos 4
Offline Offline

Mensagens: 7


« Responder #4 em: 03 / Dez / 2007, 18:07 »

O ganho é uma especie de amplificador do sinal electrico de vídeo. Como tal, o seu uso tem consequências na qualidade de imagem, definição de cor, ruído geral,etc.

Se essa câmara tem o ganho com H, M ou L, significa que cada um desses settings pode ser definido, em dB (medida do ganho) nos menus da câmara.
se fosse eu, iria espreitar ao menu, ver quanto ganho está associado a cada uma das tres posições H,M e L. O mais comum será 0dB em L, 6 ou 9 dB em M e até 18dB em H.

a melhor opção será usar sempre o ganho em L (low), e esperar que esteja definido para 0dB. Deste modo,nao há ganho, nao ha perda de qualidade da imagem.
E apenas ligar, como foi ja referido, caso tenhas situações em que pura e simplesmente a luz ambiente não chegue.
(caso sirva para o efeito,isto é, se o sujeito a filmar está perto da câmara, concordo com o conselho que deixaram acima, de usar um pirilampo...e deixar o ganho para 'last resort' sempre que possível)
Registado
JotaPe
Membro Regular
***

Pontos Ganhos 13
Offline Offline

Mensagens: 211


Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT


« Responder #5 em: 03 / Dez / 2007, 18:12 »

boa!!! então quer dizer que para um BBC posso trabalhar com ele sempre em L.
em relação a situações escuras, uso sempre um projector. se vir que tal compenso nos ganhos, mas isso é-me MUITO raro acontecer!!!

a minha duvida é mais os filtros. (diga-se que ainda não gravei com ela e não vi nenhum caso real para fazer tal aplicação)
fui agora ver fotos da camera e não sei como fazer o equilibrio de brancos. alguem me pode explicar mais pormonorizadamente?!

abraço JP
Registado

Imagem - Sony DVCAM DSR 130P
Edição - Edius 4 PRO Canopus Dv Storm 2 PRO
Paulo César
Membro Regular
***

Pontos Ganhos 32
Offline Offline

Mensagens: 184


Bons Takes!


« Responder #6 em: 03 / Dez / 2007, 18:21 »

Sim, os ganhos operam-se manualmente. por norma também são 3 as posições, se bem que nunca operei a camara que salientas, as que me têm passado pelas mãos, com a mesma filosofia,  correspondem nessas três posições a: L = off (ganhos desligados), M = 6db, H = 12db.

Essa maquina não deverá fujir a estas configurações, pelo que se te vires forçado a activar ganhos, usa o M (6db), e só mesmo em situações muito estremas é deves activar o H (12db), como eventualmente, no exemplo do corte de bolo as escuras e ainda assim se for mesmo necessário.

É que sendo ainda por cima a camara em questão da geração que é, ao abrires ganhos vais notas uma ligeira granulação, do mesmo modo (embora em circunstancias diferentes) que a tua 9000 dá grão em ambientes muito escuros.

Dispoe.
P.C
Registado
JotaPe
Membro Regular
***

Pontos Ganhos 13
Offline Offline

Mensagens: 211


Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT


« Responder #7 em: 03 / Dez / 2007, 18:24 »

É que sendo ainda por cima a camara em questão da geração que é, ao abrires ganhos vais notas uma ligeira granulação, do mesmo modo (embora em circunstancias diferentes) que a tua 9000 dá grão em ambientes muito escuros.

Dispoe.
P.C

oh pah eu peço mesmo desculpa por estar a ser chato. mas é a primeira vez e é aquela coisa chamada responsabilidade e consciência que não me deixa ir muito filmar "as escuras".
ok em relação aos ganhos estou esclarecido!
outra coisa.
no caso de filmar o corte do bolo as escuras, que filtro devo usar? a maquina pede o filtro a utilizar ou terei de ser eu a "medir" e a utilizar os filtros?

desculpem a seca a serio!
Registado

Imagem - Sony DVCAM DSR 130P
Edição - Edius 4 PRO Canopus Dv Storm 2 PRO
Paulo César
Membro Regular
***

Pontos Ganhos 32
Offline Offline

Mensagens: 184


Bons Takes!


« Responder #8 em: 03 / Dez / 2007, 18:35 »

Nessa situação usa o filtro 1. liga o iluminador e bate os brancos.
Registado
JotaPe
Membro Regular
***

Pontos Ganhos 13
Offline Offline

Mensagens: 211


Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT


« Responder #9 em: 03 / Dez / 2007, 18:38 »

Nessa situação usa o filtro 1. liga o iluminador e bate os brancos.

excelente!!! acho que ja percebi tudo Smile

portanto, ganhos sempre no L.
filtro 1 SEMPRE ligado (senão forem os outros)
equilibrio de brancos sempre que se mude de cenário

uma duvida. a minha dvx9000 sempre que vamos para exterior e haja muita claridade, pede para activar o filtro ND. esta camera também é assim? ou é o utilizador que tem de ver as condições e aplicar o diferente filtro?
Registado

Imagem - Sony DVCAM DSR 130P
Edição - Edius 4 PRO Canopus Dv Storm 2 PRO
Paulo César
Membro Regular
***

Pontos Ganhos 32
Offline Offline

Mensagens: 184


Bons Takes!


« Responder #10 em: 03 / Dez / 2007, 18:52 »

A resposta está na tua ultima pergunta.

Mas a grosso modo, basta saberes que em interiores usas o filtro 1 e exteriores de dia o filtro 2. se o sol estiver muito forte ou a pique, deves ter ainda um filtro 4 onde a actuação do ND é mais forte, corta mais luz ao diafragma, mas vais ver que o filtro 2 resolve os teus problemas no exterior.

De resto e como diz o outro, "quando perderes pé, aprendes a nadar", o que precisas mesmo é de ir pro meio do barulho com ela, ensaiar e verificar o que sai, nada de resto que não esteja já nos teus planos antes de sabado concerteza.

Registado
JotaPe
Membro Regular
***

Pontos Ganhos 13
Offline Offline

Mensagens: 211


Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT


« Responder #11 em: 03 / Dez / 2007, 18:55 »

De resto e como diz o outro, "quando perderes pé, aprendes a nadar", o que precisas mesmo é de ir pro meio do barulho com ela, ensaiar e verificar o que sai, nada de resto que não esteja já nos teus planos antes de sabado concerteza.

exacto, mas de facto a camera vem para a minhas mão ou amanha ou quarta... espero bem fazer todos os testes necessários e ter tempo. eu quando tiver a camera nas mãos dou novidades Smile

obrigado a todos! excelente ajuda  Wink

abraço JP
Registado

Imagem - Sony DVCAM DSR 130P
Edição - Edius 4 PRO Canopus Dv Storm 2 PRO
Paulo César
Membro Regular
***

Pontos Ganhos 32
Offline Offline

Mensagens: 184


Bons Takes!


« Responder #12 em: 03 / Dez / 2007, 19:03 »

ainda um conselho,
ensaia a camara também ligada a um monitor e efectua varios ajustes que aqui falamos para teres uma melhor noção da operação dos mesmos. compara o que tens no viewfinder com o resultado final no monitor uma vez que se trata de uma 1ª abordagem a maquina.

abraço
P.C.
 
Registado
Jose Costa
Suporte
*****

Pontos Ganhos 125
Offline Offline

Mensagens: 1,533



« Responder #13 em: 03 / Dez / 2007, 19:16 »

Boas.

JotaPe, em todas as histórias de final feliz, existe sempre um mau da fita. Parece, também desta vêz, que tal papel vai caber a mim. Gostaria de te dar muitos conselhos, mas neste caso especifico, vou apenas dar dois. Mas como diz o ditádo, "Se conselhos fossem bons não de davam, vendiam-se".

1 - Procura ler o manual da câmera
2 - Não queiras fazer já as reportagens com essa câmera

Tais conselhos podes encarar de duas formas:

1 - Com a intenção de te desmoralizar, com a intenção de um "bota abaixo".
2 - Com a intenção de te levar a pensar, pois acredito que se souber-mos colocar o orgulho e o "status" num certo sitio, somos capazes de utilizar a massa cinzenta.

Deixo ao teu critério pensar qual achas que é a minha intenção.

Entretanto, diria que para quem sabe tão pouco, como tú próprio afirmas, é um erro querer ir fazer já uma reportagem com tal câmera. È apenas uma câmera, não é nenhum bicho papão. Mas a DSR-130 comparado com a tua é um "monstro". È maior, mais pesada, focagem manual, controles diferentes e em sitios diferentes da tua. No meio da confusão, no aperto, não dá para andar á procura dos botôes, não dá para dizer "Esperem, ainda não estou pronto!"

A não ser que pases a semana toda a mexer na máquina, e parece que não é esse o caso, o que vai acabar por acontecer é que no dia vais ficar atrapalhado, pois não vais saber aonde se encontra aquele controle, não vais saber o que determinada indicação no viewfinder quer dizer. Não se trata aqui de ser mais ou menos inteligente, mas sim de bom senso. Para quem nunca trabalhou com uma câmera do gênero, é uma grande mudança.

A questão não pode ser tipo "Alguma vez tem de ser", mas sim "Quando é que pode ser". Acredito que serás capaz de fazer um trabalho muito melhor com a tua actual câmera, que com a DSR-130. A tua já conheces, já sabes aonde fica cada controle, o que cada um faz. Com a nova, será tudo desconhecido. Devias primeiro treinar muito com a DSR-130, até te sentires capaz e á vontade com a mesma.

Não vou dizer que é o teu caso, mas muitos á custa de querer mostrar um grande aparato com uma câmera "grande", acabam é por fazer um trabalho de mer... mas é apenas a  minha opinião. Bem sei que não é a que gostarias de ouvir, mas mesmo assim achei que te devia alertar para alguns factos. O entusiasmo de ter uma "nova" câmera provoca por vezes certas atitudes menos conscenciosas.

Aconselho a leres o tópico "No automático", que com as devidas alteraçôes, acrescenta mais alguma informação ao que escrevi acima. O link segue abaixo. Boas.

http://www.portugalvideo.com/component/option,com_smf/Itemid,181/topic,1199.0

P.S E desculpa a minha opinião. Amigo não é o que diz o que queremos ouvir, mas sim o que diz o que pensa.
Registado

O segredo do sucesso não está em fazer o que se gosta, mas gostar do que se faz  - Cecília Meireles
Paulo César
Membro Regular
***

Pontos Ganhos 32
Offline Offline

Mensagens: 184


Bons Takes!


« Responder #14 em: 03 / Dez / 2007, 20:20 »

Boas, Sir José Costa.

 Não posso deixar de ter de te dar razão, assim como sabemos, quem te conhece, que tua intenção é das melhores. A tua maneira, mas das melhores.

Agora, não "streses" o rapaz d'oh!. Digo eu...
Se houver hipotse de fazer o que sujeres, é sem dúvida o melhor, mas pelo exposto, apenas existe a dita DSR-130 disponivel para o trabalho, e parte-se do pre-soposto que se trata de  recurso único. Se a utilização da DSR-130 é uma vez sem exemplo, bom, diria que é mal empregado o dito stress que pelas circunstancias normais ninguém o irá livrar de passar, quanto mais não seja ao fim do dia saberá a coça que um tijolo dá. Se é para continuar, acredito que tem bases para dar esse passo, pois não custumo ver "cornos em cabeça de cavalos".Por mim falando, eu no lugar dele a não ter outra solução, partia na mesma direcção, com o frenesim miudinho a flor da pele, é certo, mas com os pés assentes no chão. E aqui sim "também desta vêz", Sir José Costa chama-nos a terra e tem sua razão.

Mas isto sou eu a falar, nunca utilizei prosumer, sempre utilizei broadcast...

Saudações e fairplay.
P.C.
Registado
Fórum PortugalVideo
   

 Registado
Páginas: [1] 2 3   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.7 | SMF © 2006-2008, Simple Machines LLC XHTML 1.0 válido! CSS válido!