HVR-V1E color settings
08 / Jan / 2009, 03:28 *
Ainda não é membro? Registe-se Aqui

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Problemas, dificuldades, duvidas??? - Consulte a secção INTRO
 
   Início   Ajuda Pesquisa Membros Entrar Registe-se  

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: HVR-V1E color settings  (Lida 711 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Edgar Feldman
Membro Regular
***

Pontos Ganhos 8
Offline Offline

Mensagens: 88



« em: 14 / Dez / 2007, 20:48 »

Li recentemente um artigo interessante, http://digitalcontentproducer.com/hdhdv/depth/cmos_latitude_111106/

Faz uma explanação sobre o CMOS vs CCD, afirmando que CMOS atinge uma latitude entre o negro e o branco maior que o CCD.
Não pretendo iniciar um tópico sobre a vantagem ou desvantagem de um chip em relação a outro, mas sobre os settings de e sharpness , knee, Black Stretch, color saturate, cinetone e cinegama, etc.

Tenho usado o cinegama,  baixei o sharpness, aumentei cor, e agora tenho duvidas. Parece-me que o melhor é não trancar negros, ou melhor dizendo as baixas luzes (Black Stretch) nem brancos ou altas luzes (knee), nem pôr cinegama por trancar a latidude entre negros e brancos. Penso que o melhor é filmar com a maior latitude possível e na pós-produção, corrigir os contrastes. Também saturava a cor nas filmagens, para na pós-produção baixa-la. Não sei também se estava a fazer bem.

Sei que esta mensagem está meio confusa, mas sei que aqui no fórum há pessoas que podem contribuir para o assunto, na escolha dos melhores settings nas filmagem
« Última modificação: 14 / Dez / 2007, 21:07 por Edgar Feldman » Registado
JotaPe
Membro Regular
***

Pontos Ganhos 13
Offline Offline

Mensagens: 211


Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT


« Responder #1 em: 14 / Dez / 2007, 21:26 »

um dia hei de saber tanto com o tu... LOLOLOL Laughing
Registado

Imagem - Sony DVCAM DSR 130P
Edição - Edius 4 PRO Canopus Dv Storm 2 PRO
Marcos Bras Iba
Colaborador
****

Pontos Ganhos 54
Offline Offline

Mensagens: 362


filmarte.com.pt


« Responder #2 em: 15 / Dez / 2007, 00:54 »

Saudações Edgar Feldman! ... ha tempos não o "vejo" por cá.!

Suas indagações foram bem fundamentadas e o texto - a meu ver - não está confuso! Evidenciou exatamente o que procura!

Não vou entrar no mérito do setting desta câmera, primeiro porque não há conheço em mãos, e depois por ser arriscado "sugerir", mas talvez te possa adiantar que "corrigir" coisas durante a edição é arriscado. Ao "incorporar" elementos externos ao vídeo degradamos a imagem. Por vezes é pouco visível esta degradação ... mas ela acontece, de facto! Isto, independente do software por nós utilizado para editar.

Ainda, é preciso ter atenção especial com "saturações", divergencia ou convergência de raiz branco/preto!
Por vezes, passamos semanas a utilizar determinada "configuração". Habituamo-nos à elas ... mas dependem diretamente da "configuração" do ambiente alvo de nossas capturas de imagem. Qto mais "padrão" for a configuração de câmera por nós utilizado, menos chances teremos de "comprometer" uma captura.

Abraços e Sucesso!
Registado
Edgar Feldman
Membro Regular
***

Pontos Ganhos 8
Offline Offline

Mensagens: 88



« Responder #3 em: 15 / Dez / 2007, 01:06 »

Caro Marcos.

Sabendo que as correções de cor na pós-produção  podem degradar sempre um bocadinho a imagem original, todos nós tb sabemos que constantemente alteramos a imagem na pós-produção, acho que é inevitavel, ou queremos mais ou menos contraste, mais ou menos brilho, etc.

E por isso, parece-me, que ao filmar com a maior latidude entre brancos e negros, irei possuir na pós-produção um controle muito maior da imagem.
Registado
Sérgio Barbosa
Membro Regular
***

Pontos Ganhos 9
Offline Offline

Mensagens: 44


« Responder #4 em: 15 / Dez / 2007, 12:27 »

Olá Edgar.

Também uso a HVR V1E, mas de qualquer forma, também com a minha JVC HD-100, tento filmar sempre com o máximo de latitude, exactamente porque me vai permitir mais espaço de manobra na edição.
Na V1, a única alteração que faço à configuração standard, é baixar o sharpness para 5. O knee, deixo estar em Auto. Uma vez que a minha utilização principal é em casamentos, e estou sempre a mudar de cenário, o auto facilita. De qualquer forma, estando em high, pode sempre baixar-se a intensidade das altas luzes na edição.
É a tal coisa... se comprimirmos os pretos ou os brancos, nunca mais vamos conseguir ir buscar o que "deitámos fora". E às vezes pensamos num determinado look enquanto estamos a filmar, mas na pós produção, ou por nossa vontade, ou por ventura do cliente, lá vamos fazer ajustes.

Abraço,
Sergio.
Registado
Edgar Feldman
Membro Regular
***

Pontos Ganhos 8
Offline Offline

Mensagens: 88



« Responder #5 em: 16 / Dez / 2007, 02:29 »

Olá Sergio,

Penso que tens toda a razão, só tenho uma duvida no cinematone, porque é dificil na pós produção conseguir o mesmo efeito que faz a camera, mas mesmo assim, penso ser possivel. Já agora envio um link de um bom artigo sobre os color setings desta camera:

http://digitalcontentproducer.com/hdhdv/depth/sony_hvr_v1u_hdv_camcorder_part_2_032607/index.html

Eles aqui afirmam que a maior aititude nesta camera consegue-se ligando o Black Stretch e pondo o  knee em Low.

abraço
« Última modificação: 16 / Dez / 2007, 02:39 por Edgar Feldman » Registado
Fórum PortugalVideo
   

 Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.7 | SMF © 2006-2008, Simple Machines LLC XHTML 1.0 válido! CSS válido!