Câmaras Sony - Qual a vossa escolha?
08 / Jan / 2009, 02:12 *
Ainda não é membro? Registe-se Aqui

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Nunca utilize endereços de e-mail, como Nome, ou Nome de Utilizador! Os registos serão automáticamente apagados
 
   Início   Ajuda Pesquisa Membros Entrar Registe-se  

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Câmaras Sony - Qual a vossa escolha?  (Lida 1027 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Ricardo Teixeira
Membro Junior
**

Pontos Ganhos 3
Offline Offline

Mensagens: 24


« em: 08 / Jan / 2008, 22:29 »

Boas. Andei a ver as características de duas câmaras da Sony e agradecia que me ajudassem na escolha.Entre elas o preço não é muito desigual, por isso a comparação deve ser justa.

   Sony-HDR-FX1
   Sony-HDR-FX7

Qual delas escolhiam?
Obrigado.
Registado
Marcos Bras Iba
Colaborador
****

Pontos Ganhos 54
Offline Offline

Mensagens: 362


filmarte.com.pt


« Responder #1 em: 09 / Jan / 2008, 00:51 »

Saudações Caro Ricardo Teixeira! Seja bem vindo ao PortugalVídeo.com!

Com certeza outros Colegas aqui do Fórum farão esta pergunta: Para que consigas as respostas que precisa, primeiro tens que informar quais serão as tarefas que pretende desempenhar com o equipamento a ser adquirido -  Documentários, Eventos, Institucionais, Reportagens, Lazer ... etc! Atualmente, muito é oferecido pela indústria de equipamentos do audiovisual. É preciso saber o que se quer fazer para definir-se o que comprar percebe!?

Abraços e Sucesso!

« Última modificação: 09 / Jan / 2008, 01:43 por Marcos Bras Iba » Registado
Pedro Rocha
Suporte
*****

Pontos Ganhos 141
Online Online

Mensagens: 1,071


Sony Software Consulting and Training


« Responder #2 em: 09 / Jan / 2008, 15:36 »

Olá,

A FX1 já não se fabrica, podes eventualmente encontrar resto de stock em algumas lojas ou representantes, mas também existe a opção de comprar usada.

Em relação à escolha, ambas gravam em 1080i, eu tenho uma Z1E que é igual à FX1 em termos de formato e qualidade de imagem, apesar de ter mais alguns ajustes.

Principais diferenças entre a FX1 e FX7:

O Sensor da FX7 tem 3 x 1/4” ClearVid CMOS
- A sensibilidade à luz é pior em cerca de 33% (4lux comparando com os 3lux da FX1)
- O zoom é maior, 20x para FX7 e 12x para a FX1
- O diâmetro do filtro é mais reduzido, 62mm para FX7 e 72mm para a FX1
- A FX7 tem saída HDMI
- A FX7 pesa só 1,6 Kg

Não tenho base de comparação em termos de imagem, mas no link abaixo podes ver o teste que um alemão fez entre as duas e tira as tuas conclusões.

HD Wolfgang's Blog - Sony HDR FX1 against FX7
Registado

Imagem / Edição / BD e DVD Authoring / Sony Software Consulting and Training
Sony HVR-Z1E - Sony HVR-M15E - Sony Vegas Pro 8.0c e 8.1 64-bit - Sony DVD Architect Pro 5.0a
Nelson Gameiro
Membro Junior
**

Pontos Ganhos 3
Offline Offline

Mensagens: 19


« Responder #3 em: 09 / Jan / 2008, 16:51 »

Olá.

Eu prefiro a imagem da FX1 em vez da FX7. Não é tão saturada e é mais suave nos contornos. Acho que se procurares vais encontrar alguma informação em relação a este diferença que se prende basicamente com o tipo de sensor.

Por outro lado gosto da FX7 por ser mais leve e mais manuseável. Alguns botões foram postos em sítios mais inteligentes/acessíveis.

Há uma limitação esquisita (não sei se o caso é igual na V1) que é o de não conseguires controlar todos os parâmetros de gravação independentemente. Ou seja, a máquina mesmo em modo manual não te deixa regular todos os parâmetros - abertura, shutter, gain. Um deles tem sempre de estar lockado e só tens acesso aos restantes dois. Tem uma função "engraçada" que é o facto de à medida que vais abrindo a lente se chegar ao limite máximo de abertura e continuas a rodar a máquina vai aumentar o ganho porque o que tu na realidade queres é mais luz. Podemos apanhar algumas surpresas desagradáveis no fim se não tivermos a indicação do ganho no VF.

Voltando ao tamanho a FX7 perde um pouco impacto na audiência precisamente por isso, ser mais pequena.

Outro aspecto que não gostei na FX7 em relação à FX1 foi o facto do material do chassis ser num plástico manhoso (ao contrário da FX1 que é Magnésio) que se risca com facilidade e que, quando passas com o dedo/mãos faz uma espécie de fricção/rúido que passa muito facilmente para o microfone. Ah pois, esse é outro aspecto negativo da FX7. O microfone embutido é muito mau comparado com o da FX1. No silêncio consegues ouvir bem a lente quando fazes zoom.... Sad

Se puderes escolher, recomendo-te a FX1.
Registado
Ricardo Teixeira
Membro Junior
**

Pontos Ganhos 3
Offline Offline

Mensagens: 24


« Responder #4 em: 09 / Jan / 2008, 19:52 »

Boas.Obrigado pelos vossos sempre bem vindos comentários.Há um tópico meu na Edição de Video,mas aqui vou tentar ser mais esclarecedor.Faço filmagens com uma câmara JVC GY-HD100,em HDV720p.Esta câmara não é minha e por isso ando à procura de solução para fazer as capturas para pc.Comprei agora todo o equipamento de edição de video (abaixo referido) mas sem captura nada feito.Ou compro um leitor/gravador ou uma câmara.Acho que prefiro esta última,mas para isso terá que ser compativel com a gravação a 720p da JVC para fazer a captura?Essa é a minha dúvida pois ainda sou novo nestas coisas.Não pretendo investir mais de 3000euros.Vocês,profissionais na matéria,qual a câmara que aconselham para a minha situação?

Meu Equipamento:
-Caixa atx: Nox Coolbay Basic Case Black
-Fonte de Alimentação: Nox 600W SLI
-Mboard: Abit IP35 Pro
-Processador: Intel Core 2 Duo E6750 2.66 GHZ Box Arctic Cooling Freezer 7 Pro
-Memória Ram: 4*DDR2 Twinmos 1GB 800MHz Twister
-Disco Rígido: 2*Hitachi 500 GB SATA II 300 16MB Buffer 7200rpm
-Drives: 2* ASUS DRW-18 14BLT DVDRW 18* DL Lightscribe SATA
-Placa Gráfica: ASUS 8600GTS 256MB DDR3
-Placa de som: Creative soundblaster x-Fi xtrememusic bulk
-Ups: Ups Mustek 2000 Va Pro
-2 monitores 22" HP W2207h
-Teclado Adobe Premiere Pro Multimedia keyboard + Rato óptico
-Controlador de Video: Shuttle Pro V2 Bundle
-Adobe Premiere
-Windows XP

Obrigado a todos
cumps
« Última modificação: 09 / Jan / 2008, 19:58 por Ricardo Teixeira » Registado
Nelson Gameiro
Membro Junior
**

Pontos Ganhos 3
Offline Offline

Mensagens: 19


« Responder #5 em: 09 / Jan / 2008, 23:30 »

Não consigo garantir a 100% mas acho que uma câmera da Sony ou Canon não vão conseguir reproduzir, e por isso digitalizar, videos em 720p. Se é um must esse formato então vais ter mesmo de optar por uma JVC.Tanto a Canon como a Sony usam o 1080i para o HD.

Realmente não faz sentido comprares um video que te vai custar quase o mesmo que uma câmera que pode fazer os dois. Agora também depende da quantidade de fitas que tens para digitalizar. Acho que a compra de um vídeo só se justifica num patamar muito acima.

Em relação aos preços, por menos de 3000€ não sei se vais ter sorte com a JVC. Elas têm a tendência a ser carotas...
Registado
Pedro Rocha
Suporte
*****

Pontos Ganhos 141
Online Online

Mensagens: 1,071


Sony Software Consulting and Training


« Responder #6 em: 11 / Jan / 2008, 04:37 »

Faço filmagens com uma câmara JVC GY-HD100,em HDV720p.Esta câmara não é minha e por isso ando à procura de solução para fazer as capturas para pc.Comprei agora todo o equipamento de edição de video (abaixo referido) mas sem captura nada feito.Ou compro um leitor/gravador ou uma câmara.Acho que prefiro esta última,mas para isso terá que ser compativel com a gravação a 720p da JVC para fazer a captura?Essa é a minha dúvida pois ainda sou novo nestas coisas.Não pretendo investir mais de 3000euros.Vocês,profissionais na matéria,qual a câmara que aconselham para a minha situação?

Só te digo que estás tramado!!!! As cameras Sony conseguem reproduzir cassetes gravadas em 720p, mas só via componentes analógicos, por Firewire não dá!!

Pior ainda os produtos ProHD da JVC nem as cassetes gravadas em 1080i conseguem reproduzir!!

Apesar do HDV 720p ser melhor, por ser progressivo, é um verdadeiro buraco sem fundo. Tornas-te completamente refém do formato, pois és obrigado a comprar equipamento só a JVC Profissional. Com o 1080i já não é assim, podes adquirir uma camera HDV de consumo barata para te safar nas transcrições para o PC.

Tens aqui um verdadeiro pau de dois bicos!! O melhor que tens a fazer é comprar algo que reproduza HDV 1080i e pedir emprestada a camera JVC para passar o HDV 720p
Registado

Imagem / Edição / BD e DVD Authoring / Sony Software Consulting and Training
Sony HVR-Z1E - Sony HVR-M15E - Sony Vegas Pro 8.0c e 8.1 64-bit - Sony DVD Architect Pro 5.0a
Fórum PortugalVideo
   

 Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.7 | SMF © 2006-2008, Simple Machines LLC XHTML 1.0 válido! CSS válido!