|
Jose Costa
|
 |
« em: 16 / Jan / 2008, 03:47 » |
|
Boas. De tempos a tempos consulto a secção de Usádos aqui do fórum. E se bem que nunca comprei por aqui nada, já o fiz em outros fóruns que por ai abundam.
A razão que me leva a comprar algo usádo, creio ser a mesma que leva tantos outros ao mesmo: a possibilidade de adquerir algo a um preço mais baixo que novo ou então o facto de o artigo já não ser comercializado, pelo que a única hipotese de o adquerir é mesmo usádo.
Com tristeza vejo neste fórum, que alguns Users querem vender o Usádo a preço de novo. Não é só neste fórum que tal acontece, nem quero com isto dizer que os administradores têm algo a ver com os preços, nada disso. Bem sei que a administração do fórum não tem nada a ver com os valores pedidos pelos Users. È apenas um "serviço" que disponibilizam aos Users, a custo zero. E ainda bem que assim é. E eu agradeço. Refiro apenas este fórum, por estar a escrever neste fórum.
Quem vende, quer sempre vender ao melhor preço. E o melhor preço é o mais elevado possivel. Por seu lado, quem compra, quer comprar ao mais baixo preço possivel. Simples matemática. Mas alguns Users teimam em querer vender algo usádo a preço de quase novo. Bem sei que muitas vezes os produtos estão como novos, mas vamos ser realistas. Usádo não é novo, e nesta área do audiovisual, a grande maioria do material já está muito usádo, por muito bem estimado que esteja.
Vender por 100 aquilo que custou 1000 custa. Eu sei disso. Mas não nos podemos esquecer que é material que já trabalhou muito, e sem garantia de funcionamento para o dia seguinte. Ao comprar usádo, podemos até ter a certeza de que o material está em funcionamento, vimos, experimentamos. Mas nada nos garante que passáda uma semana vai continuar assim. È um risco que temos de correr, por isso é que se compra mais barato.
O.K. os productos novos também podem avariar passada uma semana, ou até mesmo no dia seguinte. Já me aconteceu. E nem por isso foi mais barato. Mas a diferença aqui é que basta ir á loja. Se passou alguns dias após a compra, o producto é trocado. Se já passou um mês, vai para aassistência a custo zero. O usádo não tem disso, é um risco.
Com o procedimento de quererem vender Usádo a preço de novo, duas pessoas perdem um negócio. Quem vende, pois dificilmente alguém vai comprar tal a tal preço. Só se fôr mesmo um tótó, e verdade seja dita, não falta por ai pessoas assim. Ou então, quem por qualquer motivo, tenha mesmo de comprar tal artigo e não outro semelhante. Por exemplo, quem ficou com a board do PC queimáda, e tem de comprar outra igual, pois caso contrário terá de substituir tudo (processador, RAM).
Disse que duas pessoas perdiam um negócio. A outra é o possivel comprador. Perde a possibilidade de tirar muitos e bons momentos com o artigo muitas vezes tão almejádo.
"A vender ao preço da chuva prefiro ficar com ele na prateleira" diz o vendedor. È uma opção, não á dúvida. Pena seja que meia dúzia de anos depois tal artigo já deixou de funcionar, durante esse tempo não serviu ninguém, e vai acabar dentro de um qualquer contentor do lixo. Triste destino a algo que ainda podia fazer alguém feliz, se em tempo útil tivesse sido vendido ao tal "preço da chuva". O vendedor, esse seguramente, teria tido mais lucro que com a solução final. Talvez não o lucro que gostaria de ter tido, mas mesmo assim ganháva mais.
È como alguém disse: "Este é um país em que as prostitutas gozam, os traficantes cheiram e em que um carro usado vale mais que um carro novo. É ou não é um país de cabeça para baixo?". Boas... compras. E boas... vendas.
|