Frederico Almeida
Faço o vulgar, invulgarmente bem....
Membro Regular
 
Pontos Ganhos 6
Offline
Mensagens: 56
|
 |
« em: 09 / Out / 2007, 12:57 » |
|
Boa tarde!!
Ultimamente tenho feito alguns Trabalhos do tipo "BBC" e tenho notado, que em casas escuras, a maior parte das igrejas, os restaurantes ou quintas, etc... necessitam de iluminação. A questão/ afirmação que faço é a seguinte....
Noto alguma dificuldade, quando os trabalho tem apenas um Operador e uma camera, de conseguir coordenar td, é necessário mtas vezes, pedir a noiva, que espera no carro, enquanto monto os iluminadores, e etc!
também sentem o mesmo, gostava de saber as vossas experiencias..
Abraço
|
|
|
|
|
Registado
|
JVC Dv 500 Premiere Pro CS2 Pinnacle Studio Plus 700 USB
|
|
|
|
Jose Costa
|
 |
« Responder #1 em: 09 / Out / 2007, 17:18 » |
|
Boas. Vem vindo ão fantástico mundo em que não se controla nada (ou muito pouco). Por muito que tentemos controlar as situaçôes, em alguma altura ela vai fugir do nosso controle. Pelo que é um pouco como se diz na TV "Esperar sempre o inesperádo!" Não noto as mesmas dificuldades que tú, mas também não nos podemos esquecer que tenho 13 ou 14 anos de experiência neste mercádo, pelo que já estou com um "cálo" mais "aprofundádo". O tempo ensinou-me a lidar com os imprevistos, a lidar com as faltas de luz, com a desorganização habitual nestes eventos, e como controlar todos eles recorrendo ás imagens certas na altura certa. Tudo passa pelo estilo do trabalho que apresentamos, e como tal, as imagens que capturamos e a maneira como são editádas contam muito. Para terminar, sempre notei uma preocupação alarmante pela falta de luz, por parte dos outros op. de câmera. Tenho para mim que a falta de luz é muitas vezes mais benéfica, que a utilização de luz. Devo dizer que as únicas situaçôes em que utilizo projector é no corte do bolo, quando ele é cortádo na mais completa escuridão. Nas quintas, e não só, estão a utilizar muito o fogo de artificio, pelo que o bolo é cortádo normalmente aonde não á luz. E só ai é que utilizo projector. Um de 50watts na câmera. Em todas as outras situaçôes, não utilizo. Talvez o facto de ser também fotografo e compreender melhor a luz ambiente, tenha alguma influência na minha maneira de trabalhar. Se tiveres dúvidas, e se eu poder ajudar, dispôe. Boas. P.S. Para os maldosos, faço uma coisa de cada vez. Ou fotografo ou filmo. Mas já vi quem fizesse as duas ao mesmo tempo. E ainda dizem que não á tempo para nada. 
|
|
|
|
|
Registado
|
O segredo do sucesso não está em fazer o que se gosta, mas gostar do que se faz - Cecília Meireles
|
|
|
Frederico Almeida
Faço o vulgar, invulgarmente bem....
Membro Regular
 
Pontos Ganhos 6
Offline
Mensagens: 56
|
 |
« Responder #2 em: 09 / Out / 2007, 19:17 » |
|
Obrigado pelas boas vindas!!! sim, é certo, que ainda sou um rookie deste tipo de produções , eu apenas faço a captação, depois a edição é feita por outra pessoa. quando comecei a fazer este tipo de trabalhos, pediram, para fazer e gravar de certa maneira, e para tem em atençao a situação com a falta de luz em algumas situações!! eu penso que a pouca luz,ou nao, também, pode ter haver com a camera usada no trabalho!! que no caso era um XL2, e noto que realmente em algumas situaçoes com pouca luz natural, a imagem, ganho um ruido característico!! concordo plenamente, que também vai do tipo de trabalho que se quer ou que se esta habituado a apresentar no final. A empresa em questão para que faço casamentos e batizados tem esta maneira de trabalhar!! para mim qq ajuda pode ser boa, quero aprender.... 
|
|
|
|
|
Registado
|
JVC Dv 500 Premiere Pro CS2 Pinnacle Studio Plus 700 USB
|
|
|
|
Jose Costa
|
 |
« Responder #3 em: 10 / Out / 2007, 12:56 » |
|
Boas. Apesar de conhecer a XL2, não tenho experiência com ela, pelo que não me posso pronunciar sobre a mesma. Não sei a resposta dela ás situaçôes de fraca luminosidade, pelo que não poderei ajudar muito nesse aspecto.
Mas acredito que um projector a bateria, de 50watts, na câmera, será suficiente para a maiorias das situaçôes. Mas também depende da maneira como filmas e o que filmas. Mas quando nos é imposto uma "maneira de trabalhar" pode não haver espaço de manobra. Cada caso é um caso.
Eu como edito os meus próprios trabalhos, além de editar também o de outros, não tenho o mesmo problema que tú. Com o tempo vamos aprendendo a como contornar certos problemas. E a falta de luz é um deles. Dispôe. Boas.
|
|
|
|
|
Registado
|
O segredo do sucesso não está em fazer o que se gosta, mas gostar do que se faz - Cecília Meireles
|
|
|
Frederico Almeida
Faço o vulgar, invulgarmente bem....
Membro Regular
 
Pontos Ganhos 6
Offline
Mensagens: 56
|
 |
« Responder #4 em: 10 / Out / 2007, 20:06 » |
|
Pois, eu como ja trabalhei varias vezes com XL1, XL1 s e XL2, noto isso! mas penso que é mesmo uma questão de habito e ganhar akele "calo" neste tipo de eventos!! 
|
|
|
|
|
Registado
|
JVC Dv 500 Premiere Pro CS2 Pinnacle Studio Plus 700 USB
|
|
|
Marcos Bras Iba
Colaborador
  
Pontos Ganhos 54
Offline
Mensagens: 363
filmarte.com.pt
|
 |
« Responder #5 em: 11 / Out / 2007, 03:08 » |
|
... Saudações Caríssimo!
Realmente, na minha opinião, a questão da iluminação é o ponto crítico deste segmento comercial ( em se tratando de audiovisual) ... contudo, tenho tentado, até com algum sucesso, "terceirizar" a responsabilidade no que toca à iluminação de salões de festa, casas norturnas ( exceto Igrejas ). Como faço: ao ser contratado, informo meu clientes sobre questões técnicas para captura de imagens durante os eventos. Comunico que é possível utilizar, por exemplo, os "famigerados" VL ( Video Light ) ... contudo ... informo ao cliente ... que a qualidade das imagens deixará a desejar, visto que somente o primeiro plano de imagens alcançará iluminação suficiente ... em detrimento de planos inferiores ... isto ( informo ainda ) ... o constrangimento dos presentes ( Noivos, Padrinhos e convidados em geral ) ... ao receber de "chapa" ... aquela luz inconveniente na "cara".
De outro modo ... ( como sei que além insuficiênte iluminação, existe o problema dos Djuntores ... que raramente aguentam carga das 04 ou 06 torres de 1000 wts de alogênio ou tugnstênio ) ... solicito do cliente que crie as condições adequadas à captura das imagens, ou seja: solicitar ao técnico do local ( qdo existe ) ... que faça revisão na iluminação existente e djuntores ( afinal ... o cliente está pagando aluguél ... para evitar quedas de energia ou lâmpadas desligadas por falta de manutenção). Ainda ... informo ao cliente ( com alguma sensibilidade ... até porque são leigos ... e para eles ... as luzes cênicas são das coisas mais importantes de um evento ) ... que é necessário que as luzes do recinto permaneçam durante pelo menos grande parte do evento ligadas ... à preço de que ele não desperdice seu precioso dinheiro contratando serviços de vídeo que, ao final, qdo entregues, serão de baixa ou nenhuma qualidade.
Dentre outros pequenos detalhes, penso que deixei claro para o amigo ( segundo meu entendimento ) ... que, tercerizar a responsabilidade à cerca da iluminação, junto ao cliente, pode ser saída para garantir o sucesso do nosso trabalho, além de mais tranquilidade, resultado final satisfatório, para ambas as partes.
Não foi uma ou duas vezes que informei ao cliente ( sou sugeri ) ... para que não contratasse serviços ( meu serviço ) ... de vídeo, exceto que criasse condições para tal. Segundo meu entendimento, por vezes, é melhor recursar um Evento, do que fazer mal feito ( não por nossa responsabilidade ) ... é que, dois dias depois ... ninguém se lembrará que as luzes ou djuntores eram de má qualidade ou afins ... mas sem dúvida, se lembrarão ( ao assistir seu DVD ) ... que as imagens são de má qualidade. Adivinha então quem será o culpado?
... mas ... apesar de incidentes, desentendimentos e afins, vale a pena trabalhar com Eventos ...
Abraços e Sucesso!
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Marcus Valdetaro
Marcus Valdetaro
Visitante
Pontos Ganhos 1
Offline
Mensagens: 2
Fotógrafo e Vídeomaker
|
 |
« Responder #6 em: 21 / Nov / 2007, 23:09 » |
|
Olá amigo, aqui em Brasília procedo da sequinte forma. quando não conheço o local da filmagem, procuro visita-lo antes do evento, para sentir o ambiente, gosto muito de filmar com a Sony PD-170, pois é muito senvil a luz, corresponde a um filme ASA 400. Uso a iluminação portatil para luz de enchimento, que usa as mesmas baterias da câmera, e contrato um auxiliar para me ajudar com os refletores, quando são nescessários. Lemvre-se sempre de caprixar ao máximo pois sua marca deve sr sempre a qualidade.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Vitor Duarte
|
 |
« Responder #7 em: 22 / Nov / 2007, 00:20 » |
|
Eu conto somente com um ano de experiencia, praticamente o verão todo ocupado. filmo e edito, pois para mim é o ideal, nunca editei nada de outras mas os outros já editaram trabalhos meus. Por vezes no visor da camera parece-me que o ambiente está em perfeitas condições mas depois quando edito pergunto-me porquê que não usei o pirilampo. De facto se gravar-mos perto deles o pirilampo é optimo, mas se for de muito longe este não serve para nada. Antes de entrar na igreja monto logo o pirilampo bem como na entrada da sala para o copo d'água, pois não sei o que me espera. Mais vale a mais do que a menos. Tem-me acontecido por exemplo nos eventos mais "finos" as salas têm muito pouca luz, mesmo na parte do baile e aí tb uso o pirilampo. Comprei um pirilampo de 220v e fiz uma adaptação para 12v. Arranjei uma bateria das motos de brincar dos miudos e adaptei uma tomada para ligar a ficha de corrente do pirilampo e uso-a à cintura numa bolsa. Já tive que comprar mais duas baterias para que nunca fique enrrascado, não gosto de comprometer um trabalho por falhas desnecessárias.
Um abraço e boas gravações.
|
|
|
|
|
Registado
|
- Sony Vegas 6 - DVD Architect
|
|
|
|
Fórum PortugalVideo
|
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|