Francisco
Membro Regular
 
Pontos Ganhos 5
Offline
Mensagens: 38
|
 |
« em: 11 / Dez / 2006, 20:41 » |
|
Olá A iluminação a que me vou referir, não e nada de especial, não são kits xpto, etc. Utilizei um pirilampo de montar na sapata da camara por diversas vezes e tem me servido perfeitamente para entrevistas, quando a luz já esta fraca ou não existe. Este pirilampo, é emprestado por um amigo. É super simples, tem a bateria numa bolsa de por ao ombro e as tradicionais (uteis) palas moveis na frente do mesmo. A marca é reflecta e acho que custou uns 75 euros ha uns anos atras. Serve perfeitamente para o que quero. Onde posso encontrar para comprar um semelhante ?
Um abraço
Francisco
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Licínio Castro
Quanto mais errar, mais aprendo.
Membro Regular
 
Pontos Ganhos 33
Offline
Mensagens: 214
|
 |
« Responder #1 em: 11 / Dez / 2006, 21:34 » |
|
Eu comprei um desses na CITYLAB (Marco de Canavezes), enviam por correio ou para uma filial no Porto.
Tel. 255 522 265 O " pirilampo" que falas utiliza lampada de halogeneo de 35 a 100w e já vem com uma bolsa , bateria de 12V 7A e penso que o preço ronda os 130 euros.
|
|
|
|
|
Registado
|
Já disse um milhão de vezes que não sou exagerado!
|
|
|
|
Vitor Duarte
|
 |
« Responder #2 em: 12 / Dez / 2006, 11:55 » |
|
Um fornecedor do meu irmão tb me mostrou um pirilampo desses com bateria e vendia por 100€, mas de momento estava esgotado. Disseram-me que as baterias aguentam muito pouco tempo.
Hoje á tarde vou comprar um da Unomat mas de ligar á corrente. É um pouco incomodativo andar sempre com uma extenção atrás, mas pelo preço....45€
|
|
|
|
|
Registado
|
Canon XM2 - Sony Vegas 6
|
|
|
Francisco
Membro Regular
 
Pontos Ganhos 5
Offline
Mensagens: 38
|
 |
« Responder #3 em: 12 / Dez / 2006, 12:56 » |
|
Obrigado pelas respostas.
Fui ao site da citylab e realmente tem la alguma coisa. Mas gostava de arranjar mais baratinho. Este que tenho usado, já nao tem a bateria de origem e dá para bastante tempo.
Relativamente ao que vais buscar de ligar à corrente é um bom preço mas para mim não dá sem baterias. Será que não dá para depois mudar a lampada para uma de 12 volts? e aplicar uma bateria? Se poderes manda uma foto para ver como é que ele é, ou entao um link com a imagem ou caracteristicas.
Um abraço
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Jose Costa
|
 |
« Responder #4 em: 13 / Dez / 2006, 13:22 » |
|
Boas. Os projectores para camcorders utilizam normalmente lampadas de halogeneo. Portanto, só tens que retirar a lampada de 220v e colocar lá uma de 12v, desde que seja o mesmo casquilho, lógico. (É aconselhável não ligar depois á corrente  Compras uma bateria de 12v 7A (cerca de 15 euros), uma bolsa (encontras na Vorten por 7euros) fazes as ligaçôes e já está. Não aconselho a ligação por "isqueiro". Solta-se com muita facilidade. Utiliza antes uma ficha XLR. São fáceis de encontrar e seguras. Boas.
|
|
|
|
|
Registado
|
O segredo do sucesso não está em fazer o que se gosta, mas gostar do que se faz - Cecília Meireles
|
|
|
|
Vitor Duarte
|
 |
« Responder #5 em: 13 / Dez / 2006, 21:59 » |
|
Obrigado pelas respostas.
Fui ao site da citylab e realmente tem la alguma coisa. Mas gostava de arranjar mais baratinho. Este que tenho usado, já nao tem a bateria de origem e dá para bastante tempo.
Relativamente ao que vais buscar de ligar à corrente é um bom preço mas para mim não dá sem baterias. Será que não dá para depois mudar a lampada para uma de 12 volts? e aplicar uma bateria? Se poderes manda uma foto para ver como é que ele é, ou entao um link com a imagem ou caracteristicas.
Um abraço
É muito parecido com Unomat LX800
|
|
|
|
|
Registado
|
Canon XM2 - Sony Vegas 6
|
|
|
|
Vitor Duarte
|
 |
« Responder #6 em: 06 / Jan / 2007, 19:11 » |
|
Boas. Os projectores para camcorders utilizam normalmente lampadas de halogeneo. Portanto, só tens que retirar a lampada de 220v e colocar lá uma de 12v, desde que seja o mesmo casquilho, lógico. (É aconselhável não ligar depois á corrente  Compras uma bateria de 12v 7A (cerca de 15 euros), uma bolsa (encontras na Vorten por 7euros) fazes as ligaçôes e já está. Não aconselho a ligação por "isqueiro". Solta-se com muita facilidade. Utiliza antes uma ficha XLR. São fáceis de encontrar e seguras. Boas. Onde se arranjam essas baterias? E dão para carregar? É que pensando bem vou ter que alterar o meu de ligar á corrente, pois comprei-o um pouco á pressa e tb pelo preço, mas tenho que o modificar mesmo.
|
|
|
|
|
Registado
|
Canon XM2 - Sony Vegas 6
|
|
|
|
Jose Costa
|
 |
« Responder #7 em: 06 / Jan / 2007, 20:19 » |
|
Boas. As baterias em questão podes comprar numa loja de electrónica, ou numa casa de motas. Este tipo de baterias são utilizadas muitas vezes nas motas, para o arranque, assim como nos alarmes das residências, etc. São baterias de chumbo-acido, seládas, pelo que não á qualquer perigo do vazamento do electrólito (acho que é assim que se escreve). São totalmente seguras, seja em que posição, mesmo de pernas para o ar. Podem ser carregádas, basta utilizar um carregador de baterias. À uns pequenos (carregadores) próprios para este tipo de baterias. Utilizar um do automóvel não é aconselhável. Tem uma capacidade de carga eleváda, pelo que em pouco tempo te destroi a bateria. A ligação á lampada pode ser feita sem atender á posição dos pôlos. Tens baterias de várias capacidades. Quanto mais capacidade, maior (maior, NÃO disse melhor). Também á de 6volts. Mas estas não dão para o fim em causa. Tem de ser de 12volts. À várias marcas. Panasonic, Yuasa, ... No link abaixo podes ver o aspecto de uma. È de 12volts 7Ah. Tem a altura de uma caixa de disquetes, 2/3 da caixa de largura e de comprimento são 15cm. Se escolheres uma de menor capacidade, é mais pequena, lógico. Mas também ilumina menos tempo. Maior, tens o problema do peso. Estas baterias são pesadas. Não tem nada a ver com as de Lithium. Boas. http://www.batteryweb.com/yuasa-detail.cfm?Model=NP7-12
|
|
|
|
|
Registado
|
O segredo do sucesso não está em fazer o que se gosta, mas gostar do que se faz - Cecília Meireles
|
|
|
|
Vitor Duarte
|
 |
« Responder #8 em: 06 / Jan / 2007, 21:40 » |
|
Ok Obrigado Na próxima semana vou já tratar disso, cortar o cabo (encortar) e comprar uma lampada igual mas de 12V, a potência claro que quanto maior mais luz dá, mas tb gasta mais bateria, deve de haver mais ou menos uma base, 100 ?
|
|
|
|
|
Registado
|
Canon XM2 - Sony Vegas 6
|
|
|
|
Jose Costa
|
 |
« Responder #9 em: 06 / Jan / 2007, 22:24 » |
|
Boas.
Quanto á potência, depende do que estás a pensar. Quanto mais longe estiver o assunto a iluminar, a potência tem de aumentar em quatro vezes. Ou seja, se ilumináres a 1 metro, o assunto recebe uma determinada quantidade de luz. Se a distância aumentar para o dobro, 2 metros portanto, a potência necessária para iluminar o assunto com a mesma quantidade de luz é de 4 vezes mais. Tens de aumentar a potência da lampada em 4 vezes.
Em termos gerais, diria que para um plano de meio corpo, corpo inteiro, uma lampada de 50watts basta. Se o que tencionas filmar se encontra mais longe, tens que aumentar a potência em função do acima descrito.
Como referes e bem, quanto maior a potência, menor tempo de autonomia. Para além disso, se tiveres uma lampada muito potente, quando estiveres a filmar ao perto as pessoas, meio corpo/grande plano, as pessoas ficam ofuscádas com a luz. A pele, devido á gordura da mesma, cria brilhos no rosto, as cores ficam mais "comidas", deslavadas, pelo que 50watts creio que é um bom ponto de partida.
Se mais tarde verificares que para as tuas necessidades é pouco, podes sempre substituir a lampada por outra mais forte. São cerca de 3-4 euros no máximo.
Chamo a atenção para o facto de que não deves tocar com os dedos na lampada. A gordura da pele, em contacto com o vidro e depois com o aquecimento da lampada, faz diminuir o tempo de vida desta. Utiliza um pano ou papel fino para a segurares.
Chamo a atenção também para o facto de que com baixas tençôes e altos Amperes, o cabo aquece. Se o cabo fôr de condutores finos, aconselho a mudares de cabo. Normalmente são de 1.5mm de diâmetro, pelo que chega. Se o projector tiver um fusivel, como é o caso de alguns, tens de o mudar. O do projector é de 220volts e tens de colocar um de 12volts 6Amp para uma lampada de 50watts, ou então um de 12volts 10Amp para uma lampada de 100watts. Mas podes prescindir do fusivel. Tens é que ter cuidado com os curto-circuitos. Não levas choque, mas destrois a bateria. Começa nos 50watts. È o suficiente (se fôr para as condiçôes que referi). Boas.
|
|
|
|
|
Registado
|
O segredo do sucesso não está em fazer o que se gosta, mas gostar do que se faz - Cecília Meireles
|
|
|
|
Vitor Duarte
|
 |
« Responder #10 em: 06 / Jan / 2007, 22:32 » |
|
 Obrigado, já vi que estás por dentro do assunto. Já agora, ´qual será a autonomia duma bateria dessas de 12V 7Amp ?
|
|
|
|
|
Registado
|
Canon XM2 - Sony Vegas 6
|
|
|
|
Jose Costa
|
 |
« Responder #11 em: 06 / Jan / 2007, 22:47 » |
|
Boas.
Boa pergunta... Diria que com uma lampada de 50watts é para cima de 1 hora á vontade, com a bateria totalmente carregáda. Não dá para generalizar, pois o consumo de uma lampada é diferente de lampada para lampada. Mesmo de potencia igual á diferenças, devido ao fabrico. A potência é só um ponto de referencia.
No entanto, não aconselho a utilização seguida por tanto tempo. Os cábos começam a aquecer muito, e acabam por derreter o plástico. Vinte minutos, e já é muito bom. Podes é acender, de tempos a tempos apágas, voltas a acender... Assim dás tempo para que os cábos arrefeçam (???está mal escrito???). Boas.
|
|
|
|
|
Registado
|
O segredo do sucesso não está em fazer o que se gosta, mas gostar do que se faz - Cecília Meireles
|
|
|
A. Caneira
Moderador
Pontos Ganhos 57
Offline
Mensagens: 1,012
|
 |
« Responder #12 em: 07 / Jan / 2007, 03:03 » |
|
Deixando de lado, questões como a quantidade de lampadas, potencia, distancia etc, porque isso seria reduzir em muito o que é iluminar uma cena, vou apenas tocar na questão dos calculos de corrente.
A intensidade de corrente necessária para uma determinda lampada resistiva (as que estamos a falar), é função de dois factores, a potencia da mesma e a tensão de trabalho, e calcula-se através de uma das formulas da lei de Ohm:
I=P/V
Assim para uma lampada de 12Volt 50Watt, teremos 50/12=4,16 Amperes para uma lampada 220Volt 50 Watt, teremos 50/220=0,23 Amperes
daqui se deprende porque os cabos para uma mesma potencia e uma tensão mais baixa têm de ser mais grossos.
Mais uns pequenos detalhes sobre baterias, os valores de Amperes referidos nas baterias, referem-se a Amp/hora, que significam a capacidade máxima de corrente que uma bateria pode debitar desde o estado de carga completa até descarga completa por um periodo de 1 hora, assim, por exemplo uma bateria de 8Amp/hora pode fornecer energia a um equipamento que lhe exija uma corrente de 2Amp. por um periodo de 4 Horas. Na prática estes tempos são sempre inferiores, devido à deterioração da capacidade de armazenamento de energia que todas as baterias sofrem com o idade e a utilização.
Agora numa resposta concreta ao Vitor Duarte, uma bateria de 7Amp/h completamente carregada deverá alimentar-te uma lampada de 50 Watt por um periodo de 1h40m, na pratica espera pouco mais de uma hora, e se a utilização for continua, talvez menos...
|
|
|
|
« Última modificação: 07 / Jan / 2007, 03:09 por A. Caneira »
|
Registado
|
A. Caneira
|
|
|
|
Jose Costa
|
 |
« Responder #13 em: 07 / Jan / 2007, 03:37 » |
|
Boas.
Correcto. Foi exactamente esses cálculos que fiz. Tentei foi simplificar, uma vez que não sei os conhecimentos de electricidade do Vitor Duarte, que suponho não devem ser muitos.
Arredondei para 1 hora, para ficar num ponto intermédio, e bastante seguro.
Os "Vinte minutos, e já é muito bom" que refiro é relativo a ter a lampada sempre acesa, para os cabos não aquecerem demasiádo. Mas a bateria dura mais tempo. 20 + 20 + 20 + ... Admito que ás vezes a forma como escrevo pode confundir. Peço desculpas por isso, não é com intenção. Boas.
|
|
|
|
|
Registado
|
O segredo do sucesso não está em fazer o que se gosta, mas gostar do que se faz - Cecília Meireles
|
|
|
A. Caneira
Moderador
Pontos Ganhos 57
Offline
Mensagens: 1,012
|
 |
« Responder #14 em: 07 / Jan / 2007, 03:55 » |
|
José Costa, nem tens de pedir desculpas, nem o que escrevi foi por achar que o que tinhas dito sobre tempos, utilização intervalada, etc, não estava correcto.
Aproveitei foi para deixar o fundamento técnico sobre como se chegam aos valores apresentados, com a devida resalva de que na pratica se deve esperar piores resultados do que os directamente derivados dos cálculos, daí os tempos que indicavas.
|
|
|
|
|
Registado
|
A. Caneira
|
|
|
|