Login

Ainda não é membro? Registe-se Aqui
Utilizador:
Password:

Esqueceu-se da password?

Online

Estão 28 Visitantes e 7 Membros online

Mensagem pessoal Rui Manuel Brites Duarte
Mensagem pessoal Fernando Dias
Mensagem pessoal Pedro Rocha
Mensagem pessoal Carlos Gomez
Mensagem pessoal Miguel Peres
Mensagem pessoal Valter Pinho
Mensagem pessoal Rodrigo Pinheiro
1576 registrados
4 hoje
4 este mês
Último: joel paulo

RSS FEED

Colaboração



Finalmente! Luz ao fundo do tunel para a TDT em Portugal
Classificação: / 3
PiorMelhor 
Image    A ANACOM – Autoridade Nacional das Comunicações – anunciou que estão abertas, até 15 de Outubro de 2007, as consultas públicas que integram o processo de introdução da Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal.   Estas consultas, lançadas no dia 31 de Agosto, pelo prazo de 30 dias úteis, abrangem três vertentes. A primeira é a limitação do número de direitos de utilização de frequências reservadas para a TDT e definição do respectivo procedimento de atribuição (projecto de decisão). A segunda abarca o direito de utilização de frequências de âmbito nacional para o serviço de radiodifusão televisiva digital terrestre.
    Por fim, a terceira é relativa ao projecto de regulamento do concurso público para a atribuição de direitos de utilização de frequências de âmbito nacional e parcial para o serviço de radiodifusão televisiva digital terrestre e de licenciamento de operador de distribuição.
    Quanto à primeira vertente, ou seja, o projecto de decisão sobre o número de direitos de utilização de frequências reservadas para o serviço de TDT e a definição do respectivo procedimento de atribuição, esta prevê, em particular, a limitação desse número para suporte de duas operações. A primeira é relativa ao facto de que um direito de utilização de frequências é correspondente a uma cobertura de território nacional (Multiplexer A), destinado primordialmente à transmissão de serviços de programas televisivos de acesso não condicionado livre – prevendo-se que o procedimento de atribuição seja o concurso público; a segunda está relacionada com cinco direitos de utilização de frequências, a atribuir a uma só entidade, correspondentes a duas coberturas do território nacional (Multiplexers B e C) e a três coberturas de âmbito parcial do território nacional (Multiplexers D, E e F), destinadas à transmissão de serviços de programas televisivos de acesso não condicionado, sendo que neste caso o procedimento de atribuição respectivo, legalmente definido, é o concurso público.
    Os dois projectos de regulamento que, em simultâneo, foram colocados em consulta pública referem-se a cada uma dessas operações, diferindo porém as entidades responsáveis para a sua aprovação. Assim enquanto o primeiro - associado ao Multiplexer A - foi aprovado pela ANACOM, nos termos da deliberação já referida, o segundo - relacionado com os Multiplexers B a F - foi aprovado por despacho conjunto, de 27 de Agosto, do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do Ministro dos Assuntos Parlamentares. Este despacho conjunto e o projecto de regulamento em causa foram publicados na 2ª série do Dário da República (Depacho n.º 19.973-B/2007).
    Uma vez concluído o processo de consulta, proceder-se-á à divulgação pública, no site da ANACOM e também no do Gabinete de Meios para a Comunicação Social (GMCS), das respostas recebidas. Os interessados devem pronunciar-se por escrito, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email Para informações mais detalhadas e acesso aos documentos relevantes sobre este processo consulte www.anacom.pt .
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >