Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

19 / Abr / 2024, 07:16

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19089
  • Total de Tópicos: 4427
  • Online Hoje: 151
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 91
Total: 91
91 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Que valor de ganho (dB) utilizam normalmente?  (Lida 5922 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Que valor de ganho (dB) utilizam normalmente?
« em: 21 / Abr / 2010, 19:08 »
Citar
Os fabricantes das câmeras mencionam, muitas vezes, iluminação mínima de 1.5 lux, por exemplo. Mas é preciso procurar muito nas especificaçôes ou no próprio manual da câmera, para se encontrar em que condições tal é conseguido: shutter a 25 e +18dB de ganho ou mesmo mais são exemplos do que se encontra. Escusado será dizer que tais valores torna impraticavel uma utilização normal, além de degradar imenso a qualidade da imagem

Devo primeiro confessar que não tenho qualquer tipo de experiencia com o tipo de câmaras normalmente usadas nos ditos BBC's.

Derivado deste post do José Costa, que maioritariamente aborda outra questão, e por mera curiosidade, gostaria de saber que valores de ganho costumam utilizar durante as gravações dos ditos BBC's?

Valores minimos de luz de 1,5 lux, (um modelo da Canon, chega a indicar 0,4 lux), fazem-me arrepios, deve ser de frio, por tão pouca luz!

Fica a pergunta, se gentilmente me puderem elucidar.

Cumprimentos
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Rodrigo Pinheiro

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 201
  • PORTUGALVÍDEO sempre
    • 1000eventos
Re:Que valor de ganho (dB) utilizam normalmente?
« Responder #1 em: 21 / Abr / 2010, 22:26 »
Boas

No que me diz respeito, cheguei a usar em algumas (poucas) situações +18dB (salões que teimam apagar as luzes), contudo quando um cliente me disse que as imagens estavam péssimas porque estavam com grão, mesmo explicando o porquê mas sem sucesso  #-o, deixei de usar ganho seja em que situação for [-X
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

Offline Tiago Carvalho

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 60
Re:Que valor de ganho (dB) utilizam normalmente?
« Responder #2 em: 22 / Abr / 2010, 00:06 »
Viva.

Tento por norma a nao utilização da função Gain nas minhas captações mas quando tem de ser... e como é lógico, depende sempre dos locais que me aparecem pela frente.

Com a minha sony z7 os valores/utilização de db na imagem cairam drásticamente, comparativamente a quando da utilização da minha ex-z1, o que me trouxe maior satisfação a nivel de luminuzidade. Com a minha ex-z1 chegava a utilizar 18db em determinadas situações e locais, nos mesmos locais e dentro das mesmas situações tipo igrejas ou quintas, com a z7 nao passo de 3 db, por vezes vou ate aos 6db mas ja começo a ficar incomodado.

Em situações de captção de imagens em casa de clientes, e claro mais uma vez dependendo sempre das circunstâncias de luz e quando tenho de utilizar iluminação artificial, tenho uma tecnica/forma de iluminar os espaços, comprei um daqueles tripés de meia duzia de euros e nele coloco um iluminador de 150w(ou mais) virado a uma parede branca no espaço em que vou fazer as imagens, obtendo assim, de certa forma, luz indireta, uniformizando a luz nesse mesmo espaço, tendo como consequencia, claro que dependendo das caracteristicas de cada maquina de video, melhor controlo de luz e normalmente nestas situaçoes o Gain da maquina anda sempre desligado  :-D

Inté





Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re:Que valor de ganho (dB) utilizam normalmente?
« Responder #3 em: 24 / Abr / 2010, 03:46 »
Obrigado a ambos por terem relatado as vossas experiências. Imagino que não é fácil obter as melhores imagens, quando não se controla a iluminação dos espaços, que muitas das vezes deve ser bastante reduzida. A utilização do ganho é uma tentação, e muitas vezes será mesmo uma necessidade.

Tiago, gostei da tecnica referida... melhora certamente os resultados. Imagino que na casa dos noivos ainda é o local onde mais facilmente é possível controlar um pouco as coisas... posicionar os intervenientes, usar a luz de uma janela, reforçar com luz indirecta ou directa. Não o fazer é uma pena.

Mais uma vez obrigado, se mais alguem quiser ter a gentileza de referir as suas experiencias... aguardo. Como normalmente trabalho apenas em situações de luz controlada, é gratificante saber como contornam esse obstáculo.

Cumprimentos

A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Pedro Rocha

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1,598
  • Sony Software Trainer & ICE
    • MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Re:Que valor de ganho (dB) utilizam normalmente?
« Responder #4 em: 25 / Abr / 2010, 01:34 »
Eu na Z5E tenho os ganhos programados para -6, -3 e 0 dB, houve sem dúvida uma clara evolução em termos de sensor em relação a minha anterior Z1E. Neste momento não possuo nenhum kit de luzes, pois ando à procura de uma solução em conta para no mínimo conseguir iluminar um entrevistado (key, back e soft) e eventualmente mais uma ou duas para o fundo. Mas como ultimamente não tenho feito muitos trabalhos (por opção própria), está-me a custar fazer esse investimento. Por enquanto faço só captação de situações da vida real onde a iluminação convém ser a que só existe naturalmente.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re:Que valor de ganho (dB) utilizam normalmente?
« Responder #5 em: 01 / Mai / 2010, 03:14 »
A razão de ter iniciado este tópico, com uma questão bem indirecta, era mesmo o de falar sobre os tão falados niveis minimos de luz, anunciados pelos fabricantes, especialmente para as câmaras do mercado prosumer.

Com a pergunta pretendia ver se era util a alguem a sua camara gravar com 1,5 luz.

Em meu entender só faz sentido referir a sencibilidade de uma câmara, se a mesma for referida em conjunto com outros dados, no minimo, a que shutter speed, a que ganho (para padrão sempre 0dB), a que abertura, e qual a relação sinal ruido nessas condições.

A relação sinal ruido está muito relacionada com a sencibilidade, se for aceitavel um SNR (signal to noise) muito elevado, então poderemos ter sencibilidades maiores.

A mesma Panasonic que refere valores de 0,4 luz para um determinado modelo prosumer, já tem outros cuidados ao apresentar valores de sencilbilidade para um outro modelo Broadcast: Sencibilidade - 2000 lux a f10.0 SNR 54dB

Mas isso "come luz" poderão dizer, vejamos então como seria se estivessem a anunciar no mercado prosumer essa mesma câmara: Sencibilidade - 0,015 lux a f1.4 SNR 68dB com ganho de 72dB
Dados retirados na informação tecnica do fabricante. Panasonic AK-HC1500

Os fabricantes não estão a enganar ninguem, apenas utilizam normas diferentes (sim existem normas internacionais sobre esta materia) para apresentarem os valores de sencibilidade de suas câmaras, em função do mercado a que se destinam.

Acho que se depreende do acima exposto, que os valores de sencibilidades minima apontados seja por que fabricante for, em que não são referidos o numero f, ganho e SNR, têm pouca ou nenhuma utilidade, pois que a gravar nesses limites, só falta levar o bacalhau, porque o grão já lá está com fartura!

Ganho, nenhum, ou quanto menos melhor, e se possivel, na rua ou com muita luz, -3bB ou mesmo -6dB





« Última modificação: 01 / Mai / 2010, 10:16 por A. Caneira »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Amaury Pacheco

  • Visitante
Re:Que valor de ganho (dB) utilizam normalmente?
« Responder #6 em: 02 / Mai / 2010, 17:09 »
Concordo em número e grau com A. Caneira.

Na verdade eu só gravo em locações complicadas, cujo controle da luz é muito difícil ou até impossível. Gravo casamentos e na sua maioria, à noite.

Antes, com as SDV Sony DSR-PD170, eu chegava a usar 6db de ganho e tudo bem. Entretanto, hoje em dia com as HDV, especificamente com as Z5, não é possível usar o ganho e obter uma imagem aceitável. Como trabalho com casamentos, costumo utilizar tripés de luz rebatidos ou não nas igrejas e manoplas na festa. No momento religioso, opto sempre por fazer uma iluminação fixa, nunca luz sobre as câmeras, para não desviar o foco da celebração, pois que mesmo que fracas, essas luzes se movem conforme o movimento da câmara e esse movimento incomoda os noivos, padre e convidados.

Por cá, em minha terra, conheço um concorrente e amigo, que resolveu investir pesado em câmeras mais sensíveis e mais profissionais. Então adquiriu 2 Sony PMW-EX1R. Ele me disse que foi a melhor compra que fêz em sua vida. Disse-me que, além de outros, o quisito sensibilidade à luz é simplesmente incrível. A lente é muito clara etc.

Talvez seja uma boa solução para quem sempre trabalha em condições críticas de luz. Adquirir uma câmera dessas. Não sei...

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Que valor de ganho (dB) utilizam normalmente?
« Responder #7 em: 03 / Mai / 2010, 04:35 »
Boas.
Citado por A. Caneira: "Como normalmente trabalho apenas em situações de luz controlada"
e também citado pelo mesmo: "Com a pergunta pretendia ver se era util a alguem a sua camara gravar com 1,5 luz."

A. Caneira, vou tentar responder á sua pergunta, apesar de você já saber a resposta.

Imagine que um dia encontra á porta do seu emprego o seu chefe, com uma câmera na mão, á sua espera. Sem você ter tempo para lhe desejar um bom-dia, ele coloca-lhe a câmera na mão e diz-lhe literalmente:

"Daqui a exactamente cinco minutos vai-se realizar na igreja X um casamento. Vá e faza a reportagem de todo o casamento. Se amanhã você me aparece aqui sem as imagens, pode-se considerar despedido!"

Você prepara-se para lhe dizer que não é op. de câmera, que a sua área é iluminação. Mas antes de ter tempo de abrir a boca, ele volta-se e desaparece por entre os corredores. O relógio começa a contar e você sabe que não tem tempo para ir atrás do seu chefe para lhe dizer que você não tem competências para a função em si delegada. Sabe também que não tem tempo para procurar um op. de câmera para ir em seu lugar, enquanto você explica o engano ão seu chefe. E mais grave ainda, devido a muitos comentários que já ouviu na empresa, sabe que ele falou a sério e se efectivamente não conseguir as imagens está despedido. O que faz?

Desata a correr para a igreja, que é ali próximo. Entra e faz a sua avaliação do local. É uma igreja normal, com uma iluminação normal. É um casamento normal, com os convidados normais, nada de especial. Mais tarde até vem a saber que o casamento era da sobrinha do Chefe!  :lol:

Avaliação feita, é necessário um fresnel aqui, um difusor ali, uma gelatina acolá... e o noivo já está a porta da igreja pronto para entrar na mesma. Aonde está os iluminadores, os ajudantes, o gerador eléctrico? RAIOS! Você se lembra que está sózinho, que está entregue a si próprio.

Felizmente para si, você até tem uma câmera amadora em casa. Até tem umas "luzes" do assunto e já viu colegas seus a manusear a câmera. Assim, coloca a dita cuja ão ombro e dá inicio á captação das imagens. Como não sabe qual a finalidade para as suas imagens, opta por gravar tudo. Não corre assim o risco de não gravar determinada parte da cerimónia, dando o motivo ão seu Chefe para ele o pôr na rua.

A igreja tem pouca iluminação. Não pode mandar os noivos deslocarem-se mais 2 metros para a direita ou esquerda, para você assim poder aproveitar a luz que vem de uma janela. O padre não lhe dá liberdade de movimentos, pois ele não permite que você vá para onde quer. O pequeno projector (iluminador) que você tem na câmera é demasiádo fraco para poder iluminar uma área tão grande quanto uma igreja, por mais pequena que ela seja.

O seu chefe podia-lhe ter entregue, juntamente com a câmera, um iluminador/projector elétrico de 500 Wats, por exemplo. Mas mesmo que assim tivesse acontecido, ter que procurar uma ficha numa igreja, colocar uma extensão eléctrica, ter um cabo a arrastar pela igreja, não é lá muito prático. E em muitas igrejas tal não é permitido.

Não o vou obrigar a "acompanhar" o casamento todo, pelo que no final da igreja pode ir embora. Eu fálo com o seu chefe.  :lol: 8)

Pergunto-lhe agora: por muito bom profissional que você seja na área da iluminação, e partindo do principio de que você até é um bom op. de câmera, numa situação igual á de cima, o que é que você iria querer ter em cima dos ombros: uma câmera de qualidade broadcasting/estúdio e com requesitos de iluminação elevados, ou uma câmera prosumer, cuja qualidade de imagem não é tão boa quanto a de broadcasting/studio mas que no entanto tem uma sensibilidade muito maior?

Imagem é luz, e se você não tem possibilidades de controlar a luz existente em determinado local, então a melhor opção será uma câmera com baixos requesitos de iluminação. Você sabe que a qualidade de imagem não será tão boa, você até tem conhecimentos para fazer uma óptima iluminação do local, mas se não tem tempo, se não o deixam fazer o que quer, e se não tem quem o ajude, então a sua única saida será uma câmera que precise de pouca luz. Entre ter uma imagem de menor qualidade e não ter imagem alguma, creio que a opção é óbia.

Este é o panorama dos que se movimentam na área dos BBC (Bodas, Batizados e Casamentos). Entre o desejável para se fazer um óptimo trabalho e o que é possivel se fazer, vai uma grande diferença. Quando a RTP filmou á anos atrás o casamento de D. Duarte ( o "Rei"), andaram cerca de uma semana a fazer preparativos na igreja. A TVI com as suas transmissôes de missa ãos Domingos utiliza cerca de 15 pessoas, e vão de véspera para preparar o local e equipamento. Nas reportagens BBC, é exigido que uma só pessoas seja op. de câmera, electricista, técnico de audio, realizador,... e uma só pessoa tem de fazer tudo isto, porque os preços praticados não permitem que sejam utilizados ajudantes para o efeito. E em vez de de ir de véspera, tem 5 minutos antes da cerimónia começar, pois acabou de vir de casa dos noivos.

A. Caneira, tudo o que mencionou está correcto, mas a área dos BBC (Bodas, Batizados e Casamentos) é uma situação totalmente á parte na área do video. E quem quer trabalhar profissionalmente nesta área, e quer apresentar um trabalho o mais profissional possivel, tem de fazer opçôes, escolher o equipamento mais adequádo e prático, adaptar os conhecimentos ás situaçôes e ter muita calma e algum senso de humor. E acima de tudo, pôr as utopias de lado, pois elas não servem de muito.

É útil a alguém que a sua câmara grave com 1.5 lux?
Se tiver uma imagem com uma qualidade bastante aceitável, shutter speed de pelo menos 50, e um qualquer nivel de ganho em que não seja notório o grão, poderá ser a diferença entre ter uma imagem e não ter imagem alguma. Mas atenção: o grão não pode nunca acompanhar o bacalhau!   :-k Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re:Que valor de ganho (dB) utilizam normalmente?
« Responder #8 em: 03 / Mai / 2010, 06:23 »
Caro José Costa

Em primeiro lugar, confesso que o teu post está uma delicia de ler.
Mas... talvez me tenha expresso mal, o que creio que não, pelo que convido-te a releveres o que escrevi.

Citar
...o que é que você iria querer ter em cima dos ombros: uma câmera de qualidade broadcasting/estúdio e com requesitos de iluminação elevados, ou uma câmera prosumer, cuja qualidade de imagem não é tão boa quanto a de broadcasting/studio mas que no entanto tem uma sensibilidade muito maior?

Nunca fiz (nem faria sentido) qualquer comparação relativa à qualidade de câmaras boardcast versus câmaras prosumer.
A comparação que fiz, visava apenas tentar desfazer o mito que os fabricantes tentam fazer passar em certo segmento de mercado, de que as suas câmaras são muito senciveis, por isso mesmo referi a tal comparação, que se fosse apresentado valores de sencibildade com os mesmo criterios que são usados para as câmaras prosumer, a câmara broadcast que referi (escolhia ao acaso na net), poderia trabalhar com 0,015 lux.
Certamente que se releres o meu post verás que era apenas isso que estava tentando dizer.

Como disse logo no inicio deste tópico, eu não tenho qualquer experiência com as câmaras prosumer, mas estou quase certo que se as testarem, nas mesmas condições, elas não são assim tão senciveis.
Qual será o nivel minimo de luz, para se poderem usar a 1/50, 0db, f5.6 e com a objectiva a meio de sua distancia focal? (deixa já resalvar que não estou a dizer que se deve trabalhar a f5.6, 0dB, etc, etc,)

Citar
É útil a alguém que a sua câmara grave com 1.5 lux?
Se tiver uma imagem com uma qualidade bastante aceitável, shutter speed de pelo menos 50, e um qualquer nivel de ganho em que não seja notório o grão, poderá ser a diferença entre ter uma imagem e não ter imagem alguma]

Não creio que possas ter isso, com qualquer câmara a 1.5 lux, seja broacast ou não. Esse o ponto mesmo!
Para se ter uma ideia, 1.5 lux se tem numa noite de lua cheia em latitudes tropicais, 40-50 lux num quarto normal, 400 lux num por/nascer do sol, de 30.000 a 120.000 ao sol directo.

Cumprimentos e obrigado pelo excelente texto. Tem um ou outro ponto do que escreveste, que gostaria de comentar, mas minimizaria o assunto em questão e fica para outra altura ou um topico novo.
« Última modificação: 03 / Mai / 2010, 07:02 por A. Caneira »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Que valor de ganho (dB) utilizam normalmente?
« Responder #9 em: 03 / Mai / 2010, 18:07 »
Boas.
A. Caneira, não se expressou mal e compreendi tudo o que referiu. Aliás, como afirmei acima, concordo na integra com tudo o que escreveu neste tópico. A questão da sensibilidade das câmeras referida pelos fabricantes foi até algo levemente mencionado lá no outro tópico. E foi isso que tentei salientar.

Como deve ter compreendido, não tive como intenção ensinar-lhe algo, até porque iluminação é uma área que você domina muito melhor do que eu. Apenas quiz fazer algum humor com o tópico e as situaçôes. Situaçôes que salvo as devidas particularidades com o seu chefe, é o que nós das BBC (Bodas, Batizados e Casamentos) temos nos nossos trabalhos. (E já falei com o seu chefe, ele não o vai despedir por você só ter gravado a cerimónia  \:D/  )

Não vejo nestes seus posts um qualquer ponto com o qual discorde de si. Muito pelo contrário. A questão principal é que os consumidores olham para os lux referidos pelos fabricantes mas a maioria nem sabe o que isso implica nem o que representa de verdade, nem sequer quais os outros valores que devem ter em atenção para avaliar a sensibilidade das câmeras. O minimo dos lux é o rei, e é feita uma avaliação errada nesses presupostos.

Também não tive como intenção dizer que uma câmera com 1.5 lux é que é boa e deve ser escolhida. Nada disso. Ter baixos indices de luz é bom, mas não se pode esquecer em que condiçôes tal é conseguido e qual a qualidade de imagem que se obtem com tal.

A resposta dada por mim á pergunta "É útil a alguém que a sua câmara grave com 1.5 lux?" é uma resposta directa a uma pergunta especifica. Se tal é possivel, já é uma outra pergunta e questão, mas primeiro temos de definir o que entendemos por "imagem com uma qualidade bastante aceitável" e só depois é que podemos responder. "a qualidade bastante aceitável" depende muito do destino das imagens, da sua importância, das várias nocôes que pessoas diferentes têm, das necessidades diferentes que situaçôes diferentes exigem. Mas no geral, a resposta dada não teve como intenção ser consideráda uma verdade absoluta, pois foi dada num sentido metafórico, como aliás deve ter compreendido.

E é sempre bom debater estes assuntos, pois tal serve, quanto mais não seja, para relembrar certos aspectos que por vezes temos tendencia a esquecer. Por mim falo. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re:Que valor de ganho (dB) utilizam normalmente?
« Responder #10 em: 05 / Mai / 2010, 03:24 »
José Costa, como disse, o post estava de um humor delicioso, e assim o entendi, mas o importante é que no conjunto, ficou certamente conteudo e um dessfio interessante para os membros deste fórum.

O trabalho num BBC, imagino que não é nada fácil, especialmente porque na maioria das vezes o operador está completamente entregue a si próprio, sem a ajuda de ninguem, senão mesmo o contrario, uns tantos a complicar.

Na verdade a Iluminação de espaços religiosos, Igejas, Catedrais, sejam pequenas ou grandes...  é um tipo de trabalho que gosto especialmente de fazer, e este mês vou passar um bom tempinho dentro pelo menos uma... felizmente nada a ver com visita do Papa, pior ainda... Convento de Mafra, um concertozinho com coros e solistas em tudo que é varanda e espaço, a 6 metros do chão... os 6 orgãos a tocar ao mesmo tempo, coisa peqenina! Tal já não acontecia à 200 anos.

Demorei um pouco a responder, pois que pelo sim pelo não, andei a investigar se o meu chefe não teria mesmo uma sobrinha a casar em breve... mesmo que só a cerimonia... nem com a tua cunha... era despedimento certo!  :-D

Cumprimentos
« Última modificação: 05 / Mai / 2010, 03:33 por A. Caneira »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!