Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 / Mar / 2024, 05:33

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19082
  • Total de Tópicos: 4426
  • Online Hoje: 216
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 224
Total: 224
224 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Boa escolha a SONY DSR-PD150?  (Lida 6975 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

kenzo03

  • Visitante
Boa escolha a SONY DSR-PD150?
« em: 13 / Jan / 2011, 01:32 »
Boas pessoal vi este negocio e queria saber a vossa opinião cá vai:
Sony DVCAM pd 150
+1 bateria extra
+micro
por 550 euros
considerando que o material esta em boas condições e comparando com a panasonic dvc 100 está é uma boa escolha?
« Última modificação: 14 / Jan / 2011, 15:03 por Jose Costa »

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Boa Escolha?
« Responder #1 em: 13 / Jan / 2011, 03:43 »
Boas.
Para...? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

kenzo03

  • Visitante
Re:Boa Escolha?
« Responder #2 em: 13 / Jan / 2011, 17:57 »
para trabalhos nomeadamente gravações de casamentos e baptizados e + alguma brincadeiras

Offline João Vieira

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 204
Re:Boa Escolha?
« Responder #3 em: 13 / Jan / 2011, 21:18 »
Na minha opinião .... não é a câmara adequada para BBCs.

Eu pessoalmente não faço muitos BBCs, mas não me adapto com câmaras pequenas, normalmente uso sempre de ombro.

Se usares para filmar uns desfiles de moda, palestras, etc, tudo de tripé, vale a pena!

Já trabalhei com a Sony DSR 170, e gostei muito das cores em relação ás Panassonic DVX100, penso que a 150 não deverá ser muito diferente.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Boa escolha a SONY DSR-PD150?
« Responder #4 em: 14 / Jan / 2011, 15:07 »
Boas.
Considere a compra de uma outra câmera para o que pretende. A SONY DSR-PD150 neste momento é um tiro no pé. Boas.

P.S. O titulo do tópico foi alterado, por ser mais ilucidativo.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Diamantino simão

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Re:Boa escolha a SONY DSR-PD150?
« Responder #5 em: 14 / Jan / 2011, 18:19 »
Boas

  Quem critica a Camara Sony 150 ou a 170, ou não as conhece, ou não percebe de camaras. tive uma 150 que vendi há um mês atrás e tenho duas 170.
Tive uma de ombro e jurei nunca mais por causa de problemas na coluna. desde aí trabalho com estas e são ex. na qualidade da imagem, mesmo com pouca luz. não gosto é do som, para mim é o ponto negativo destas camaras.

 Boas

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Boa escolha a SONY DSR-PD150?
« Responder #6 em: 15 / Jan / 2011, 00:02 »
Boas.
É curioso, sempre que alguém por aqui resolve "falar mal" de um determinado equipamento, e algum User o tem e com ele está minimamente satisfeito, logo se "toca" e rapidamente sai em defesa desse equipamento, criticando a pessoa e a opinião por ele expressa. Não se apercebe que o facto de estar satisfeito com o equipamento não é sinónimo de ele ser efectivamente bom. E por vezes, o debate deixa de ser o equipamento e passa a ser a pessoa em causa.

- O que muitos têm dificuldade em entender é que um bom equipamento para um, pode ser um mau equipamento para outro.
- Um bom equipamento para uma área, pode ser um mau equipamento para outra área.
- Um equipamento que pode ser considerado uma boa compra numa determinada altura, pode ser considerado uma má compra numa altura posterior ou anterior.

Diamantino Simão, criticar uma determinada câmera, neste caso a DSR 150, é totalmente diferente de aconselhar (ou não) a compra dessa mesma câmera. Pela opinião expressa pelo João Vieira não me posso pronunciar, mas em relação à opinião por mim expressa, se quiser voltar a ler com atenção o meu post anterior, vai constactar que não existe qualquer critica em relação à câmera, apenas não a considero uma boa opção de compra. E também não vejo no post do João Vieira qualquer critica, apenas uma opinião válida.

E porque não considero a DSR 150 uma boa opção de compra?

A DSR 150 é uma câmera já bastante antiga, muito mais que a DSR 170. Quem tem uma câmera destas para venda, por norma trabalha profissionalmente na área dos audiovisuais, e como tal, a câmera já está bastante rodada. E com a "rodagem", as avarias vão espreitando. Pode estar muito bem conservada exteriormente, mas a mecánica já rodou bastante e os desgastes são muitos, numa câmera baseáda em fita.

A DSR 170 é superior à DSR 150, basta dizer que na questão luminosidade é quase 2 vezes superior. Mas não é a DSR 170 que o André Rodrigues quer comprar, mas sim a DSR 150. Estamos a falar de uma câmera com mais de 7 anos, e isso faz muita diferença. Não pelo tempo de existencia, mas por tudo o que isso significa.

Mas a razão principal para não aconselhar neste momento a compra da DSR 150 é o facto, para o caso de você e outros não se terem dado conta, de que o mundo audiovisual está a mudar. Estamos numa fase de transição de SD para HD, pelo que a compra de uma câmera SD nesta altura precisa de ser bastante cuidadosa, pois significa que se vai gastar dinheiro precioso num equipamento que daqui a algum tempo vai ser preciso encostar, e comprar outra câmera. Como a minha mãe costumava dizer, é preciso retirar as palas da frente dos olhos, como os burros, e olhar o que está à volta. Porque o mundo e os acontecimentos estão, na maioria das vezes, ão nosso redor, não à nossa frente.

Falou na questão audio, não gosta dele. Talvez o problema não seja o audio da câmera, mas sim o microfone que utiliza ou as configuraçôes da mesma. É que se à algo em que as DSR 170 são boas, e elas são boas em muita coisa, é no audio. Experimente o audio de uma HDV, e saberá o que quero dizer. De qualquer das formas, verifique o microfone que utiliza e as configuraçôes audio da câmera. O problema reside aí, não na câmera.

Para quem tem uma câmera SD e está satisfeito com ela, como é o seu caso, o conselho que dou é manter a câmera até o mercado efectivamente mudar e passar a pedir o HD. Estudar o manual e verificar os parametros que pode parametrizar, com o objectivo de retirar mais valia da câmera, e não se limitar a utilizar os parametros de fábrica, que esses só servem os meninos. Para quem tenciona comprar uma SD, a DSR 150 não é uma boa opção pelo preço mencionado, até porque por um pouco mais compra algo melhor e não tão passivel de "ultrapassagem tecnológica". Só em casos muitos especificos é que é vantajoso a compra da DSR 150, e o caso equacionado pelo André Rodrigues não é um deles.

"Câmera de ombro" vs. Handycam: é tudo uma questão de gosto. Trabalho com ambos os "modelos" e ambos são boas opçôes. É tudo uma questão de adaptação e de mudança. Porque não se pode querer gravar da mesma forma com ambos os "modelos", pois à que adaptar processos e estilos de trabalho. Mas se me é permitido escolher, prefiro uma de "ombro" a uma handycam, pois a nivel de estabilidade é superior, entre outras razôes. Mas é apenas uma opinião, uma opção pessoal, nada técnico. Boas.

P.S. Para não existir mal entendidos, os burros que menciono acima não são uma menção directa a ninguém. Apenas uma expressão que utilizo muitas vezes, de tantas vezes a ter ouvido em miúdo, de tantas vezes verificar que muitos são os que só olham num sentido, e não se aperceberem do que está à volta e de tudo o que está implicito numa dada opção. E não estou a dizer que é o caso de algum User em especifico. Se a analogia não é a mais correta, e acredito que não, desculpem lá, mas o respeito é máximo mas a diplomacia é minima. Também tenho direito ãos meus defeitos.
« Última modificação: 15 / Jan / 2011, 00:04 por Jose Costa »
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline rui ressurreição

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 773
Re:Boa escolha a SONY DSR-PD150?
« Responder #7 em: 15 / Jan / 2011, 01:36 »
isto da escolha de camaras para um trabalho de vídeo, é sempre um caso melindroso...sempre que posso trabalho com camaras pequenas, mas como os olhos comem mais que a boca, uma camara como a CANON XL2 enche mais o olho que uma sony nex 5 ou uma handycam hd...

no entanto qd se trabalha em hd, nem sempre o tamanho conta...às vezes sinto-me atrapalhado, pois consigo captar a energia das pessoas à minha volta, e elas aceitam mais um videógrafo com um "calhamaço" tipo canon xl2(a que tenho), do que uma pequenina...no entanto em hd a mais pequena é capaz de ter melhor imagem que a grande(no som não)...a conclusão a que cheguei, é que vou ter de levar as duas(canon xl2 e sony nex 5), e tb a nikon d90 para a fotografia(tb faz uns clipes em 720p), para fazer a festa...porque para vender os trabalhos ainda há muito preconceito relativamente às máquinas pequenas(pode ser que esteja enganado!!!)...mas uma coisa é certa, adquirir a sony pd 150 nesta altura do campeonato é mau negócio...para isso era melhor adquirir uma canon hv40 ou outra do género em 2ªmão...neste momento sd só se for a dsr300 ou dsr 500 da sony(utilizaria mais em espectáculos ao vivo, ou sítios onde a presença musculada de uma  camara grande fosse necessária)...

mas como diz o JOSÉ COSTA, cada caso é um caso, e por vezes é difícil decidir o que comprar...

eu estou um pouco triste com o que aconteceu à minha canon xl2, pois tanto a lente como o ccd apanharam fungos...não sei se valerá a pena limpar tudo, pois os fungos já se espalharam e muito(contactei uma firma que trabalha para a canon em matéria de reparações na zona do PORTO, e foram muito atenciosos comigo)...

como estava a dizer, o ccd ainda está pouco afectado...o objectivo seria limpar o ccd e deixar a lente de lado, e mais tarde comprar no ebay um adaptador da nikon e utilizar as lentes da nikon d90...claro que vou perder o auto focus e vai multiplicar a distancia focal...estou pensativo...a camara tem pouco uso...se tiver 100h de rodagem é muito(deve ter umas 50-60) é pouco para 6 anos de vida...de qq maneira se reparar muito bem, se não repara utilizo-a para audio...mas a nível de imagem e até 6.8 ou mais um pouco do valor da abertura, não vejo manchas nem nevoeiro na imagem...a partir daí é que se nota um pouco...nos dias de sol tenho de acionar o filtro nd1/32 da máquina e fica bom...

só noto "ratazanas" qd aponto para uma luz forte e fecho a objectiva...a grande dúvida será se valerá a pena gastar dinheiro com a máquina em limpezas de lentes e ccd mais compra de adaptadores e lentes, ou se devo esperar mais um ou dois anos e ver como avançam os fungos e depois comprar uma nova semi pro da canon (tipo xf105) e utilizar as 9 baterias e carregador, etc que tenho desta e a canon xl2 ficar para formação e gravação audio.que acham....aceito outras sugestões...abraço do RUI.
« Última modificação: 15 / Jan / 2011, 01:38 por rui ressurreição »

Offline Diamantino simão

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Re:Boa escolha a SONY DSR-PD150?
« Responder #8 em: 15 / Jan / 2011, 18:34 »
Boas
Ao amigo José Costa. Eu não me sei explicar por escrita ao seu nível, que sei que é excl. Aliás, todos sabem neste Fórum.

Também não quis dizer que a câmara não serve para toda a gente, cada um come daquilo que mais gosta, (como se costuma dizer). O que eu quis dizer simplesmente é que não deixa de ser uma excl. máquina, independentemente de já estar ultrapassada.
Ainda há pouco tempo li numa revista da qual fui assinante durante 20 anos (Camara Video) uma revista Francesa, que elogiavam esta câmara de " Best Seller" da Sony e que neste momento era uma excl. ocasião, é só isso...!

Quanto ao som, como frisei, não é do melhor. O micro é o que ela trazia e as definições dele já experimentei tudo. O que sei é que na edição tenho sempre que aumenta-lo de 6 a 10 Decibéis +-, tudo depende das situações. Pois a camara grava muito baixo e para por em manual é complicado, porque em reportagem os sons variam muito rapidamente.

 O José Costa disse que uma de ombro é mais estável, pois é, mas com um bom suporte como o meu, não tenho problemas e revela-se melhor, talvez, do que uma de ombro nesse aspecto. Este é fixo pela cintura e é hidráulico, adapta-se as várias situações e o mesmo se pode levantar a mais de um metro acima de mim, muito prático á saída da igreja , porque há estúpidos que se metem na frente impedindo de captar os melhores momentos.

Se alguém precisar de mais expl. sobre o suporte, estão há vontade.

 Boas

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re:Boa escolha a SONY DSR-PD150?
« Responder #9 em: 16 / Jan / 2011, 03:20 »
Boas.
Diamantino Simão, explica-se muito bem, não precisa de se preocupar com isso. Acredito que todos entendemos o seu ponto de vista.

Em relação à câmera, conheço-a muito bem e trabalho muito com ela. Não tem a qualidade de imagem da DSR 370, mas tem uma boa imagem, além de um peso muito inferior. Mas a questão não é se ela é ou foi uma boa câmera, mas sim se no actual panorama audiovisual ainda é uma boa opção de compra, fase à oferta que existe no mercádo. Repare, estou a falar de compra de uma câmera usada, não estou a falar de substituição de uma câmera por outra. Aliás, nem é a DSR 170 que está em causa, mas sim a sua antecessora, DSR 150. Mas creio que a nossa opinião sobre o assunto já está bem demarcada.

"ombro" vs. handycam, são opçôes. E se bem que o suporte que refere seja uma solução para a questão do "ombro", tem um problema:  o facto de ele se apoiar sobre a cintura faz com que a nossa respiração acabe por se notar na gravação, a não ser que se tenha cuidado acrescentado. Mas é uma opção, e se você se dá bem com ele e se o mesmo corresponde às suas necessidades, óptimo!

Rui Ressurreição, tudo depende do valor da reparação, que acredito que não seja pequeno. Deitar equipamento fora, ou simplesmente encostá-lo , pode custar. Mas se ele deixa de corresponder às nossas necessidades, se ele começa a colocar muitos inconvenientes, a melhor opção é mesmo encostar e substituir por outro. É tudo uma questão de análise de custo/beneficio. Para além disso, a utilização da mesma em gravação audio sofre de dois grandes defeitos: fita e tamanho. Sem falar no peso. Mas é tudo uma análise, a sua análise, sobre o assunto em questão. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline rui ressurreição

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 773
Re:Boa escolha a SONY DSR-PD150?
« Responder #10 em: 16 / Jan / 2011, 17:36 »
JOSÉ COSTA:entendi muito bem o que disseste...enquanto a camera "conseguir ver", utilizo-a normalmente, pois só eu sei que ela tem fungos(e a quem eu disser, claro).logo que ela comece a ficar com a imagem fusca utilizo-a para formação(no que der) e para audio...logo se verá...um abraço do RUI.