Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 / Mar / 2024, 07:11

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19082
  • Total de Tópicos: 4426
  • Online Hoje: 281
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 284
Total: 284
284 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Iluminação de cenários (Vídeo Tutoriais)  (Lida 6707 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Paulo Paulino

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 56
    • Alenproduções
Iluminação de cenários (Vídeo Tutoriais)
« em: 22 / Mai / 2011, 22:45 »
Isto é sem duvida um tema para o Caneira desenvolver um dia que ele tenha tempo pois ele é que é o verdadeiro profissional da área, mas estou a tirar da mala alguns pequenos vídeo tutoriais que tenho nos favoritos e me foram úteis, por isso vou partilhar, esperando que possam ser úteis também para a comunidade.

How to Make a Music Video: Lighting Set Up, Light Streaks -Tutorial 2
http://www.youtube.com/watch?v=5587PORymWI

How to Light a Romantic Film Scene - Tutorial 3
http://www.youtube.com/watch?v=aCWyuBsHJ60

How to Light a Film Scene - Tutorial 4
http://www.youtube.com/watch?v=gwIFtumihFs

Film Lights: HMI Par - Tutorial 5
http://www.youtube.com/watch?v=-TKqxwJuqqs

Podem ver os restantes vídeos do Tom Antos no youtube o user de nome polcan99, pois são verdadeiramente educativos.
http://www.youtube.com/user/polcan99
« Última modificação: 22 / Mai / 2011, 22:46 por Paulo Paulino »

Offline Rodrigo

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 67
Re:Iluminação de cenários (Vídeo Tutoriais)
« Responder #1 em: 22 / Mai / 2011, 23:41 »
Parece-me muito interessante. vai de encontro a uma questão que fiz noutro topico ainda há pouco. Obrigado pela partilha.

Offline Rodrigo

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 67
Re:Iluminação de cenários (Vídeo Tutoriais)
« Responder #2 em: 23 / Mai / 2011, 22:08 »
ora viva,
ontem agradeci a partilha e só tinha visto trechos, hoje "perdi-me" a ver estes vídeos!!
Muito bons mesmo!!!
Agradeço, novamente, a partilha! :)

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re:Iluminação de cenários (Vídeo Tutoriais)
« Responder #3 em: 04 / Jun / 2011, 06:09 »
Ora vejamos então com atenção o Tutorial 3: How to Light a Romantic Film Scene

Esse video é um tutorial, e foi com a intenção de demonstrar a importancia do ambiente criado pela Iluminação que foi feito, pois se fosse um produção real, teria erros de "raccord"

"Continuidad cinematográfica o raccord hace referencia a la relación que existe entre los diferentes planos de una filmación"

Vamos então ver com atenção o plano ao minuto 3:15, e reparar na direcção de incidencia da luz "azulada" que bate na cara do personagem sentado na cadeira, e reparar tambem que para trás da linha orelha/queixo a luz é branca (vem da softbox). Isto não tem nada de errado, mas para obtenção do contra plano, tal como o autor do video refere, ele simplesmente inverteu a posição da luz de efeito (a tal "azulada") e aqui cria o erro de "raccord". Agora vejam ao minuto 5:56
Vê-se perfeitamente que a linha orelha/queixo que inicialmente estava iluminada com luz branca, agora está iluminada pela tal luz "azulada", ou seja, agora a luz de efeito vem de trás do personagem, enquanto no primeiro plano vem de frente (em relação à face).

Que não se interprete o que escrevi como uma critica ao video, que está excelente no objectivo que tem, mas que seja uma chamada de atenção para a importancia que é manter "raccord" entre cenas.

Aproveitem bem a luz.
« Última modificação: 04 / Jun / 2011, 06:54 por A. Caneira »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Bernardo Fernandes

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 24
Re:Iluminação de cenários (Vídeo Tutoriais)
« Responder #4 em: 31 / Mai / 2012, 11:23 »
E o background tem um pouco de noise, devido à má exposição da luz. Isso foi tudo iluminado com uma LED?
« Última modificação: 31 / Mai / 2012, 23:05 por Bernardo Fernandes »

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Iluminação de cenários (Vídeo Tutoriais)
« Responder #5 em: 31 / Mai / 2012, 16:48 »
Embora me pareça que não era bem uma citação que pretendia fazer, mas sim um comentário seu, sugeria-lhe que rectificasse o tópico, de modo a que não apareça como citação minha, algo que eu não escrevi em lugar nenhum deste topico.

Deduzo que a sua pergunta seria, se a cena foi Iluminada com algum tipo de projector de LED's. Ao longo do video, o autor descreve como foi feita a Iluminação da cena, e não vejo qualquer referencia à utilização de fonte de luz LED.
O video vale a pena ver com atenção, porque apesar do erro de racord que não tem qualquer importancia neste tutorial, a luz está bonita e bem balançeada.
« Última modificação: 31 / Mai / 2012, 16:59 por AC »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline LG

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 844
Re: Iluminação de cenários (Vídeo Tutoriais)
« Responder #6 em: 31 / Mai / 2012, 18:49 »
acho que normalmente o pessoal usa muita luz, uma quantidade enorme de focos

depois fica tudo muito homogenio sem sombra, sem recorte, tudo muito claro

em contraponto há este género de series que é tudo feito ás escuras
http://www.youtube.com/watch?v=2rSc3jiDxz0&feature=related

nem tanto ao mar nem tanto a terra

é raro encontra uma iluminação mais catita, na maior parte dos vídeos que vejo



Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Iluminação de cenários (Vídeo Tutoriais)
« Responder #7 em: 31 / Mai / 2012, 19:28 »
Laura, entendo o que quer dizer, embora isso nada tenha a ver com a quantidade de "focos" usados.
A luz (ou Iluminação) para imagem, tem essencialmente o papel de ajudar à intenção dramática do produto que se está a produzir. Esta é a razão por que por exemplo numa comédia, num talk show, sempre todas as cenas têm muita luz, não existe drama, nem se pretende que nada transmita essa sensação, pelo contrario, numa serie policial, terror, ou de acção, já se pretende o contrario, e cenas com zonas escuras ajudam a criar uma envolvente de "mistério".

No caso do video que apresentou, em algumas cenas posso garantir-lhe que foi usada muita luz, e muita quantidade de "focos", a cena inical então deve ter dado um trabalhão (posições bem marcadas e encenadas)... nas restantes, foi sempre usada iluminação artificial especialmente nos actores, nada ou muito pouco daquilo é luz "natural", e quando ela existe é manuseada e/ou complementada com artificial.

Mas reforço, entendi bem o que pretendeu dizer! Pessoalmente tambem prefiro imagens com uma luz mais trabalhada, e dá muito mais gozo de fazer, aí se dá!

No entanto, é sempre a intenção pretendida para o produto final, que define  como é trabalhada a luz. Em TV, em Cinema, em Teatro, ou numa Opera.

« Última modificação: 31 / Mai / 2012, 19:28 por AC »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Iluminação de cenários (Vídeo Tutoriais)
« Responder #8 em: 31 / Mai / 2012, 19:44 »
Boas.
Citado por AC: "em algumas cenas posso garantir-lhe que foi usada muita luz"

É incrivel o que muitas vezes a "noite americana" pode fazer. E de noite não tem nada. É procurar no google o significado de "noite americana" + iluminação. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline LG

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 844
Re: Iluminação de cenários (Vídeo Tutoriais)
« Responder #9 em: 31 / Mai / 2012, 20:01 »
"noite americana" por acaso em fotografia sei fazer, ou aprendi a fazer, em video não sei, hei-de investigar

eu tento sempre puxar os objectos ou pessoas para a luz pré existente, natural ou não, numa 1ª abordagem, mas noutro dia saiu o tiro pela culatra, a filmar no interior, com luz natural, não reparei que a luz estava sempre a variar devido às nuvens que cobriam o Sol com alguma rapidez, tive que repetir tudo com luz artificial, um único foco, rebatido para o tecto.

a luz dá "personalidade" à imagem

reparei noutro dia ao ver  malta a trabalhar, iluminam o fundo com uma luz, outra luz igual para o sofá, mais uma igual à direita das personagens, mais outra igual à esquerda, e mais outra igual atrás, e mais outra bem maior que as anteriores de frente para tudo... provavelmente esta correcto... eu é que fiquei a olhar, mas para que isso tudo...

« Última modificação: 31 / Mai / 2012, 20:03 por LG »

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Iluminação de cenários (Vídeo Tutoriais)
« Responder #10 em: 31 / Mai / 2012, 23:31 »
Citar
reparei noutro dia ao ver  malta a trabalhar, iluminam o fundo com uma luz, outra luz igual para o sofá, mais uma igual à direita das personagens, mais outra igual à esquerda, e mais outra igual atrás, e mais outra bem maior que as anteriores de frente para tudo... provavelmente esta correcto... eu é que fiquei a olhar, mas para que isso tudo...

Não sei porque isto soa-me a familiar... :lol: :lol: :lol:
Bom, não sei qual o contexto, nem a intenção. Mas atenda a uma situação: seria uma situação de estudio com multi-câmeras, multiplos angulos de captação?
De modo geral e para uma pessoa só, excluindo cenário, utilizam-se 3 pontos de luz ( e isto nada tem a ver com ficar claro ou escuro). Luz principal, atenuação e recorte (colocada por detrás), existem variantes e excepções, mas esta é a regra básica que pode encontrar em qualquer manual de Iluminação para Imagem.

A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!