Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

25 / Abr / 2024, 20:02

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19092
  • Total de Tópicos: 4428
  • Online Hoje: 210
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 158
Total: 158
158 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Ajuda em escolha de camara de filmar full hd...  (Lida 14581 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Rmnb

  • Visitante
Ajuda em escolha de camara de filmar full hd...
« em: 15 / Dez / 2011, 15:57 »
Boa tarde, sei que não sou um membro muito participativo desta comunidade mas o facto é que não tenho máquina de filmar para poder participar, coisa que quero remediar pois penso em adquirir uma...

Eu percebo um pouco de fotografia, e sei que no meu caso tendo uma reflex o vidro que se põe faz muita diferença mais do que se calhar os megapixel...

Mas como não entendo muito venho pedir opinião aos especialistas...

A minha ideia é algo a pensar no futuro até porque o valor que penso investir será á volta de 600€ podendo ir no máximo aos 800€...

O que tive a ver é:

Full hd
mas depois não sei se é melhor disco interno ou em cartões, se for em cartões e gravando em full hd tenho que ter vários ou aquilo faz uma compressão?
Um desempenho jeitoso com pouca luminosidade, um flash incorporado ou opção para colocar...
Se tem establizador de imagem ou não...
etc...

Não sei se estou a falar bem mas digam de vossa justiça...

Vi uma da jvc que grava-va em 3d mas não sei se a jvc é boa, até tinha uma ideia que como camara de filmar não era grande coisa...

http://jspt.jvc-europe.com/product.php?id=GZ-HM960BEU&catid=100080

e uma sony que acho que a par da canon têm uma boa reputação...

http://www.fnac.pt/Sony-Handycam-HDR-PJ10-com-Projector-Camara-de-Video-Camara-Video/a346469?PID=69616

Provavelmente a jvc será melhor pelo 3d mas mesmo assim gostava da vossa opinião bem como outra sugestões para além destas...

Cumprimentos e obrigado...

Rui


Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Re: Ajuda em escolha de camara de filmar full hd...
« Responder #1 em: 16 / Dez / 2011, 11:28 »

 Bom dia Rui Barbosa,

É meu desejo ajudar-te na decisão de compra por uma câmara de vídeo, no entanto o que perguntas é sempre difícil de responder e por várias razões, razão porque acredito que ainda ninguém te respondeu:

1)   È impossível referir-te quais os melhores modelos face a existência de centenas de modelos e a rápida mutação do mercado de consumo … é impossível acompanhar. Pessoalmente gosto dos conselhos na primeira pessoa, ou seja, feito por quem tem uma igual e já utilizou outras.

2)   No texto, não referes qual o destino para ela: curtas-metragens, evento social, desportos radicais, viagens, etc.

3)   Se o objectivo passa por uma câmara em que mais tarde desejas evoluir, adaptar outras lentes, micros, etc.

Depois gostaria de desmitificar ou corrigir uns pormenores:

O vidro que se coloca a frente, chama-se filtro, por norma de rosca e há vários. Podem ser apenas de protecção, podem ser UV (ultra-violeta), polarizadores (dar contraste, saturação, retirar reflexos, densidade neutra (reduzir a intensidade da luz). A meu ver tem impacto no resultado final, mas não tem tanto impacto como referes.

“se for em cartões e gravando em full hd tenho que ter vários ou aquilo faz uma compressão?” -

 Independentemente de ser em cartão ou em disco, não há diferença no tipo de ficheiro, ou seja 2 GB, igual a 2 GB. Filmar em cartões tem vantagens, ou seja, podes aumentar a memoria com a compra de mais cartões, são mais fáceis de transferir para um PC (não implica o uso da camara) , os cartões tem tendência a baixar os preços, etc.

“um flash incorporado ou opção para colocar.”

 Deves estar a referir-te  a um iluminador, já que os que são utilizados nas DSL-R (máquinas fotográficas) são para o uso em modo fotografia.

Quanto ao 3D, não conheço em particular nenhum modelo, mas questão que deves fazer é se tens as condições necessárias para reproduzir: TV 3D, óculos, etc.

 No entanto gostaria de dar-te umas dicas, que levo sempre em linha de conta na compra de qualquer produto de consumo, estou a falar da TIPA e da EISA. Tratam-se de organizações que exprimem a opinião de centenas de revistas de especialidade por forma a descobrir quais os melhores produtos para consumo:

http://www.tipa.com/english/index.php

http://www.eisa.eu/awards/4/video.html

  Bem como procurar fóruns de câmaras:

http://reviews.cnet.com/camcorders/ (este é só um exemplo)

revistas como a proteste, exame informática, etc.

 Quando tiveres alguns modelos em mente, dar uma vista de olhos no youtube ou no vimeo.
 Agora e de forma pessoal, dir-te-ei que no momento em que comprei para mim e para fins pessoais, filmes de férias, festas familiares, etc. Optei por uma Canon HV20, que já está descontinuada, creio que agora o modelo equivalente será a HV-40, que se encontra dentro ou abaixo do preço que referes.

 Trata-se de uma câmara que faz o Ful-HD, tem imagem fantástica, grava em fita (que é uma vantagem/desvantagem).

 Alerto para o seguinte, trata-se de uma opinião pessoal, o que para mim pode ser muito bom, pode não ser para outros. No entanto é feita com conhecimento de causa directa o que faz dela uma mais-valia.

 Espero ter ajudado, Filipe Araujo.

Offline LG

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 844
Re: Ajuda em escolha de camara de filmar full hd...
« Responder #2 em: 16 / Dez / 2011, 14:09 »
que maquina é que usas para fotografar?

eu ia para esta, se não quiseres investir já em objectivas, existe uns adaptadores para certo tipo de objectivas de outras marcas...

http://www.pixmania.com/pt/pt/4869426/art/canon/eos-550d.html?key=Ejx5ckJrbmZRWVQnATIFUg48QnBYQlVjbGYaPnZHFjkIAURyHREnKSdYckYEUQo5QXMpJw==&srcid=10547&partenaire=google_ppc_pt&mctag=gg_goog_1432&nopopup=1&CodePromo=oui#pix-review
« Última modificação: 16 / Dez / 2011, 14:18 por LG »

Offline Nuno S. Ferreira

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 323
Re: Ajuda em escolha de camara de filmar full hd...
« Responder #3 em: 16 / Dez / 2011, 14:39 »

Depois gostaria de desmitificar ou corrigir uns pormenores:

O vidro que se coloca a frente, chama-se filtro, por norma de rosca e há vários. Podem ser apenas de protecção, podem ser UV (ultra-violeta), polarizadores (dar contraste, saturação, retirar reflexos, densidade neutra (reduzir a intensidade da luz). A meu ver tem impacto no resultado final, mas não tem tanto impacto como referes.


Filipe, o vidro a que o Rui se refere é mesmo a lente e não o filtro. É comum o pessoal da fotografia referir-se às lentes como vidro. Daí ele ter dito que o "vidro" (leia-se lente)  - a sua qualidade - faz mais diferença que os pixeis.

Offline rui ressurreição

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 773
Re: Ajuda em escolha de camara de filmar full hd...
« Responder #4 em: 16 / Dez / 2011, 15:40 »
vou-te dar a minha opinião pessoal, com base na minha experiência e análise de cameras e camcorders:
-eu tenho uma sony nex5, que grava a 1080i-50i...tem excelente imagem, e tb depende das lentes que usares...se fosse a ti dava uma vista de olhos na sony nex-5n, que já grava a 1080p-50p.
-a panasonic tm 900(não possuo) tem excelente reputação, grava a 1080p e 50p.
depois existem vários modelos da canon e panasonic , compactas , até 550 euros, que gravam a 1080p-25p ou 50p, e que têm zoom de 35x...não podem mudar lentes...as opções são tantas que é difícil,mas depende do tipo de trabalhos...tens de ter em atenção que se fores gravar um espectáculo tipo concerto de 2h-3h, algumas delas aquecem e tens de as desligar(cameras fotog)...com as camcorders n acontece isso...até 1000 euros, é isto que tens...tb te podia indicar a nikon d5100...não estou a ver outras dentro dessa gama de preços...tens uma camcorder da sony 3d, que custa 1500 euros na fnac e não é mazita...penso que é a sony hdr td10.

Offline Mário Rui

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 680
Re: Ajuda em escolha de camara de filmar full hd...
« Responder #5 em: 16 / Dez / 2011, 16:30 »
Optei por uma Canon HV20, que já está descontinuada, creio que agora o modelo equivalente será a HV-40, que se encontra dentro ou abaixo do preço que referes.
Trata-se de uma câmara que faz o Ful-HD, tem imagem fantástica, grava em fita (que é uma vantagem/desvantagem).

Correcção: a Canon HV40 não é full-HD, é HDV (1440x1080).

Tenho uma e recomendo (para trabalhos não profissionais). Nesta câmera é possível colocar outras lentes (wide angle, telephoto, etc.).

Algumas informações sobre a Canon HV40 extraídas da Wikipedia:
In 2009 Canon released the HV40 HDV camcorder. Its 60 Hz variant, carrying prominent 24p native progressive mark, became the first consumer HDV model to offer 24-frame/s native progressive recording. Like the aforementioned Sony models, the HV40 uses true progressive-scan sensor.

Rmnb

  • Visitante
Re: Ajuda em escolha de camara de filmar full hd...
« Responder #6 em: 16 / Dez / 2011, 19:09 »
Obrigado pela correcção Nuno, realmente quando me referia a vidro era lente que queria dizer, usamos terminologias que nem sempre nos lembramos que não usamos todos a mesma linguagem e por isso peço desculpa...

LG, quanto a câmera de filmar prefiro mesmo câmera dedicada a isso, como costumo dizer cada macaco no seu galho, sei que a eos 550d tem um bom desempenho, bem como a 5d mark II mas prefiro dedicada ao video.
Já agora uso a sony alpha a700, velhinha, já tens uns anos mas para já não a troco pois gosto bastante...

Filipe para completar um pouco o meu pedido, vou deixar mais info...
O uso que lhe vou dar será meramente amador, festas de anos de familiares, convívios etc, nada de profissional, no entanto queria algo que me desse para uns anos pois isto custa dinheiro e estamos em crise...

Quando falei em 3d, realmente não tenho televisão nem óculos para isso mas poderei vir a ter no futuro por isso pedi uma opinião de uma máquina que esteja funcional daqui a 3,4 ou 5 anos, mas claro que passado esse tempo existiram algumas bem melhores e com tecnologia mais recente e actual...

Mário, acredito que seja uma grande máquina mas tendo televisões full hd queria tirar partido delas...

Rui, vou ver essas que me sugeres mas a sony nex não quero, pois como referi queria algo dedicado ao video e não uma máquina fotografia que filme, as outras vou analisar...

Realmente a opinião pessoal é melhor que dados técnicos e já fiquei com uma ideia sobre o que procurar, mas mesmo assim se tiverem mais opiniões gostava de as ouvir...

Agradeço desde já todas as opiniões dadas se me puderem ajudar mais neste sentido era óptimo...


Offline Mário Rui

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 680
Re: Ajuda em escolha de camara de filmar full hd...
« Responder #7 em: 16 / Dez / 2011, 19:17 »
Mário, acredito que seja uma grande máquina mas tendo televisões full hd queria tirar partido delas...

Deduzo que terá também gravador de blu-ray, leitor de blu-ray, etc. pois só assim poderá tirar partido das TV's full-HD.

Offline Rodrigo

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 67
Re: Ajuda em escolha de camara de filmar full hd...
« Responder #8 em: 16 / Dez / 2011, 22:47 »
Boas! Comprei há dias uma Sony hdr cx 130e! Estou agradavelmente supreendido e custa apenas 329 euros na pixmanina. Estive a comparar imagens dela com uma Sony XDCAM EX, em modo automático, e olha que até achei melhor!!! Cores mais vivas e uma imagem mais densa. Grava muito bem em locais com pouca iluminação.

Tinha medo da estabilidade mas é espectacular. Eu quase não tremo, mesmo utilizando uma distancia focal (zoom) bastante elevado. 

Podes fazer o balanceamento de brancos em manual ou em automatico para interior ou exterior. Podes inclusive controlar a abertura do diafragma!!! E desafiando os "conservadores do vídeo", acho que se pode fazer trabalho profissional (com outra camara de suporte) com a fantástica sony hdr cs 130e!

Offline LG

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 844
Re: Ajuda em escolha de camara de filmar full hd...
« Responder #9 em: 16 / Dez / 2011, 23:42 »
eu queria uma tipo esta
http://oldhatcreative.com/blog/red-cinema
:)

voltando à realidade

se quiseres trabalhar sempre em modo automático sem grandes preocupações nem "invenções" vai para as handicam se for para inventar/brincar com o foco com a luz, é melhor um tipo reflex

Offline Mário Rui

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 680
Re: Ajuda em escolha de camara de filmar full hd...
« Responder #10 em: 17 / Dez / 2011, 00:36 »
eu queria uma tipo esta
http://oldhatcreative.com/blog/red-cinema

Simples, é comprar uma.   :lol:

(...) handicam (...)

What is this?*

*Se cada um desatar a escrever com os pés, ninguém se entende.

se quiseres trabalhar sempre em modo automático sem grandes preocupações nem "invenções" vai para as handicam se for para inventar/brincar com o foco com a luz, é melhor um tipo reflex

Eu, se quiser, até percebo o que quis dizer com isso. Mas, também, se quiser, posso dizer com toda a propriedade: com a minha "handycam" faço isso ("é melhor um tipo reflex") e muito mais. Quando afirmamos determinadas ideias, é melhor fundamentá-las para que se possam perceber.
« Última modificação: 17 / Dez / 2011, 00:37 por Mário Rui »

Offline LG

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 844
Re: Ajuda em escolha de camara de filmar full hd...
« Responder #11 em: 17 / Dez / 2011, 10:23 »
http://oldhatcreative.com/blog/red-cinema

acho que mais depressa compro outra canon 550d

não há equipamentos perfeitos, mas a possibilidade de trocar de objectivas nos caso das reflexas. ou  de reutilizar objectivas de outras maquinas, para mim uma grande vantagem

A minha canon 550d tanto filma com objectivas da nikon, pentax, enfim canon,   qualquer dia começa a filmar com umas leica, ;)

:)