Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

26 / Abr / 2024, 03:59

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19092
  • Total de Tópicos: 4428
  • Online Hoje: 129
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 127
Total: 127
127 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Web server doméstico  (Lida 7884 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Web server doméstico
« em: 17 / Jun / 2013, 18:41 »
Boas.
Talvez o titulo não seja o mais correcto, mas...
Como "montar" um site web num PC doméstico, sem comprar um dominio e alugar um servidor web?
O objectivo era criar um site em casa, unicamente para fins de aprendizagem de programaçao web, sem ligação á web, e em que o unico utilizador seria eu, quer de programação, quer de acesso. Antes de comprar um dominio e alugar espaço web, gostaria de aprender a criar e alterar uma página web. Sei que algumas empresas de hosting disponibilizam software para a criação de uma página web, outras creio que têm um versão de teste, mas normalmente são por 15 dias, e 15 dias passam muito depressa, principalmente para quem não pode disponibilizar todo o tempo á aprendizagem.

Qual o software a utilizar, de preferência Open Souce (ou gratuito), tendo em atenção que nada sei de linguagem web? Alguém tem experiência nisto de webs e que me possa indicar um caminho? Um sofware, uma página web ou tutorial, que me ajude a percorrer o caminho das pedras?

Agradecido desde já. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Web server doméstico
« Responder #1 em: 18 / Jun / 2013, 04:46 »
Olá José Costa

Acho que o titulo está muito bem.
Vou tentar responder à sua questão, que creio exige uma resposta em duas partes:

1ª Parte
Realmente, para poder começar, seria bom dispor de um Web Server num computador em casa (é bom até para quem tem espaço num servidor).
É relativamente fácil obter isso, e pode corre-lo até num computador sem grandes recursos. Existem para isso vários softwares dentro da área Open Source. Basicamente deverá ter um servidor Web, MySQL, e PHP.
Posso sugerir-lhe o WAMP, contem tudo isso e mais umas tantas coisas... é o que utilizo.
Wamp Server : http://www.wampserver.com/en/

Mas existem outros:
EasyPHP, nunca usei: http://www.easyphp.org/ 
Xamp, já usei, prefiro o Wamp: http://www.apachefriends.org/en/xampp.html

Instalar é como instalar um qualquer software. Não sendo para estar ligado à net, e portanto sem preocupações de segurança, para além do requerido durante a instalação, praticamente mais nada precisa ser configurado.

2ª Parte

O servidor é base para poder correr as páginas, ou melhor, para poder acedê-las atravez de um browser, seguidamente precisa dessas mesmas páginas. Poderia tentar aprender HTML, CSS, etc, etc, tudo isso é importante, mas para começar não lhe recomendo isso... hoje em dia quase todas as páginas são baseadas em PHP e existem imensos programas Open Source que geram essas páginas. São so chamados CMS (Content Management Systems). No inicio podem parecer complicados (tal como tudo) mas tornam muitos mais rápido a criação dum site.
Se por exemplo o que pretende é algo tipo blog, tem por exemplo o Wordpress, possivelmente o mais usado no mundo, mas tambem nesta área a escolha é grande.
O PortugalVideo, em tempos teve o seu portal, baseado no Joomla -  http://www.joomla.org/
Nunca usei, mas muita genta gosta do Drupal - https://drupal.org/
Existem ainda uns tantos mais, todos Open Source, sem limitações de tempo, e com comunidades de suporte muito activas.

Espero que esta resposta tenha ido de encontro ao que esperava.

Cumprimentos
« Última modificação: 18 / Jun / 2013, 04:50 por AC »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Carlos Ribeiro

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 190
Re: Web server doméstico
« Responder #2 em: 18 / Jun / 2013, 22:45 »
Olá José Costa!
Concordo com a resposta muito boa do AC.
Eu em tempos fiz um site (loja online) em joomla!. Tenho a dizer que para mim das melhores CMS que por aí andam.
Para ser um pouco mais fácil começar poder ver estes tutoriais que ajudam em muito no princípio (http://www.comocriarmeusite.com.br/joomla/).
Tem ainda a comunidade portuguesa joomla em http://www.joolapt.pt  e na página oficial do projecto em http://www.jooma.org

Se precisar de mais alguma ajuda pode contactar-me por email.

Abraço
A partilha de conhecimento não deve ser só uma utopia!

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Web server doméstico
« Responder #3 em: 19 / Jun / 2013, 01:00 »
Boas.
Obrigado a ambos. Agora...

1 - Estive a ver o Wampserver. Pelo que observei, só existe para windows. Existirá o mesmo para Linux? É que se não isso obriga-me a ter uma licença do SO, algo a que queria fugir. O PC será só dedicado ão servidor e o acesso ão mesmo será feito de um outro PC, através de rede privada ou através da net. Numa pesquisa que fiz na net por equivalente para linux, obtive o XAMPP. Será também adequado para o que  pretendo, devo ficar mesmo pelo Wampserver, apesar do inconveniente da licença do SO?

2 - Alguns hostings alojam páginas em Windows, outros em Linux, outros têm as duas opçôes. Isso significa que o servidor do hosting já tem o SO instalado, só tenho de criar as páginas, ou tenho de comprar a licença do SO (no caso do Windows) e instalar o mesmo? Ou seja, o aluguer do espaço é com o SO ou sem o SO instalado?

3 - Não tenho dominio. Se comprar um, posso atribuir o nome ão meu servidor? A intenção não é por enquanto colocar um site no ar, apenas praticar a criação de um site e aceder ão mesmo de um outro PC, como se ele realmente existise. Mais tarde pensaria em alugar espaço num hosting.

4- No acesso ão servidor, aconselham o acesso por rede privada (rede Gigabit) ou pela net? O que é melhor para começar?

5 - Tenho o site criado em casa, compro um dominio, alugo espaço num hosting, e depois? Como se transfere o site de casa para o hosting? É fácil tipo Copy/Paste ou vai ser uma dôr de cabeça para um "Dummie" como eu? O software tem alguma função de exportação, a exemplo do que se verifica nos NLEs para o video?

6 - Tenho um blog privado na net. Se o quiser transferir para o servidor, é possivel fazer, ou tenho de copiar a informação manualmente, ou seja, criar tudo de novo? O site até pode ficar com a aparência do blog. É possivel?

Eu sei que existem empresas que criam sites, que tratam de tudo, mas criar um site e um ano depois o mesmo continua exactamente igual a quando foi criádo, não é o que pretendo. Razão pela qual quero aprender, para poder alterar a meu belo prazer, sem estar dependente de terceiros. Que isto de terceiros, tem sempre inconvenientes e custos.

Mais uma vez, agradecido pelas ajudas. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Web server doméstico
« Responder #4 em: 19 / Jun / 2013, 06:45 »
Uff, é muita coisa para responder, vou tentar de um modo breve.

1 - Se tem intenção de fazer o server em casa baseado em Linux, não precisa de Wamp, nem Xamp... quase todas as distribuições de Linux incluem o Apache como server Web, e pode sempre instalar Mysql, e PHP, ou entam optar por um distribuição versão server, tipo Ubunto Server. Sinceramente a menos que domine razoávelmente bem Linux, não o aconselho ir por esse caminho, pelo menos para já!
Licença para o SO? Bom, rigorosamente é assim, mas não está a ser demasiado "legalista"?

2 - Os hosting têm servidores em Windows ou em Linux. A não ser que tenha mesmo de correr páginas com ASP, evite servers em Windows.
O SO já está instalado no servidor e não tem que se preocupar com isso, a não ser que alugue um servidor dedicado e sem gestão.

3 - Esta requeria um resposta mais alongada... Genericamente se comprar um dominio, vai poder redirecioná-lo para o servidor onde tem as páginas alojadas, sem qualquer custo extra. Se o server esta em sua casa, (sem IP fixo, e sem DNS)  é bem mais complicado, e terá sempre de pagar a mais alguem para esse redirecionamento poder acontecer.
Para fazer isso com um server em casa para testes, use um sistema tipo DynDNS, atribuem-lhe um subdominio do dominio deles, não paga nada, e funciona sem IP fixo.

4 - Dá no mesmo. Mas se quer acesso do exterior ao seu server, pense em configurar o router, e nas questões de segurança. Para começar, acesso apenas dentro da rede privada.

5 - Nenhuma função de exportação. A transferência faz-se por FTP, e normalmente após a transferência, requer sempre alguma edição dos path's, e algumas pequenas coisas. Precisa criar as bases de dados no server, tal como as teve de criar no server em casa...

Na verdade, no server, você tem uma pasta raiz, e copia para lá tudo exactamente como tem no seu servidor de testes, só terá de editar algumas configurações.
A empresa de hosting dar-lhe-á um endereço para acesso à gestão do seu site. Procure uma empresa que use o Cpanel, é possivelmente o mais usado e o mais intuitivo. A partir dele, pode sem grande dificuldade instalar Joomla, Wordpress, etc, etc, etc...

6 - Mais ou menos respondido no ponto 5

Tem toda a razão quanto a questão de contratar para lhe fazerem um site... o melhor é aprender a pescar, pode demorar mais, mas fica-se autonomo.

Desculpe as resposta um tanto telegráficas.

Cumprimentos
« Última modificação: 19 / Jun / 2013, 19:38 por AC »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline vitorhugo

  • Junior
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Web server doméstico
« Responder #5 em: 19 / Jun / 2013, 20:13 »
Eu aconselho a ter um alojamento externo
Senão, tem de ter um computador sempre ligado, um ip fixo, dominio, etc.
por pouco mais de 36 Euros ano tem uma solução com tudo incluido, e que de acordo com as suas necessidade poderá evoluir
http://www.amen.pt/web-hosting/hosting-starter.html

Acho que fica mais em conta

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Web server doméstico
« Responder #6 em: 19 / Jun / 2013, 20:58 »
Boas.
AC, como deve compreender, quando se começa algo, são sempre mais as perguntas que as respostas. Programação Web é uma área que desconheço, pelo que são muitas as dúvidas. De Web, só mesmo o que coloco no blog.

Não tem nada de pedir desculpas. Cada um responde em função dos conhecimentos e do tempo disponiveis, que como sabemos, tempo é coisa que não se compra e faz sempre falta, e conhecimentos, quem tem, tem, e quem não tem, esgravata para o adquerir.

De qualquer das formas, o que escreveu já me apontou um caminho, já estou na pesquisa por mais informaçôes. Mas só mais uma pergunta: Não aconselha o Linux para já, mas diz para me afastar dos servers em Windows. A razão até sei, creio que será pela estabilidade (linux mais estável e seguro), mas não existirá uma contradição nas suas respostas. Ou só não aconselha linux como SO, e a programação é igual para ambos os SO? Não sei se me estou a explicar bem.

Agradecido mais uma vez. Pelas respostas e pelo tempo dispendido.


Vitor Hugo, por agora vou "ficar" num server doméstico, pois estar a alugar um server e não fazer uso dele - pois desconheço sequer como começar - não faz sentido. Só tenciono aprender programação Web e depois logo se vê o que se faz. Mais vale passos curtos e seguros do que passos largos e cair pela ribanceira abaixo. Mas agradecido á mesma pelo conselho. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Web server doméstico
« Responder #7 em: 19 / Jun / 2013, 21:10 »
Sou tambem da opinião que o melhor, seria desde logo contratar um alojamento externo mesmo que as páginas não fossem para ser desde logo divulgadas publicamente.
As coisas num server em casa não são propriamente iguais a um online (embora seja bom ter, para testar coisas), e saltava logo uma fase que pode complicar o inicio.
Num server externo, via Cpanel, em minutos tem o Wordpress (ou outros) instalado e a correr.

Poderia tambem recomendar uma empresa de hosting em Portugal, já trabalho com eles à uns anos, além de preços muito competitivos, servidores modernos instalados no melhor data center em Portugal, têm ainda algo que considero extremamente importarte: Um suporte ao cliente absolutamente fantástico.
Estou a falar da PTWS: https://www.ptws.pt/

Todos os meus sites, incluindo o PortugalVideo estam alojados nos servidores dessa empresa. E um deles é um site muito complexo, que requer acesso remoto para actualização de dados a cada 2 minutos, 24 horas por dia, 7 dias por semana...

« Última modificação: 19 / Jun / 2013, 21:53 por AC »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Web server doméstico
« Responder #8 em: 19 / Jun / 2013, 21:31 »

De qualquer das formas, o que escreveu já me apontou um caminho, já estou na pesquisa por mais informaçôes. Mas só mais uma pergunta: Não aconselha o Linux para já, mas diz para me afastar dos servers em Windows. A razão até sei, creio que será pela estabilidade (linux mais estável e seguro), mas não existirá uma contradição nas suas respostas. Ou só não aconselha linux como SO, e a programação é igual para ambos os SO? Não sei se me estou a explicar bem.

É possivel que não me tenha explicado bem, mas verá que não existe nenhuma contradição:

Disse-lhe, ou recomendei-lhe que para um server em casa, e atendendo que era para aprendizagem e que está a começar, evitasse um server em Linux, porque seria muito mais fácil e rápido de instalar um, em plataforma Windows, exceptuando obviamente se dominar bem o sistema Linux.
Depois disse-lhe que, para o caso de um ir contratar um alojamento, fugisse ou evitasse um server em Windows.
A impressão de contradição advém do facto de que recomendei-lhe uma solução Windows para um server de testes para ter em casa, e a solução inversa para um server nun alojamento.
A recomendação não tem a ver com estabilidade, até porque isso num server alugado (não dedicado) não é problema com que se tenha de preocupar. A razão prende-se com compatibilidade... quase tudo que existe, é desenvolvido a pensar em servidores Linux.

Exceptuando páginas em ASP (não admira ASP, é da Microsoft) que de modo geral requerem servers Windows, do ponto de vista das páginas, quase tudo é igual quer o server seja Windows ou Linux.
Mas tem coisas importantes na hora das configurações, que não são, expecialmente a forma de definir os path's. Aí vem a compatibilidade, em Linux tudo irá correr quase sempre sem grandes alterações.
« Última modificação: 19 / Jun / 2013, 21:37 por AC »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Web server doméstico
« Responder #9 em: 19 / Jun / 2013, 21:51 »
Boas.
Compreendi agora. Agradecido mais uma vez. Já estou na preparação e instalação, vamos ver no que dá... Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Web server doméstico
« Responder #10 em: 19 / Jun / 2013, 21:55 »
Alguma coisa que possa ajudar, o meu contacto inclusive telefónico está ao seu dispor.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Carlos Ribeiro

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 190
Re: Web server doméstico
« Responder #11 em: 19 / Jun / 2013, 23:54 »
Olá José Costa!
O meu site também está alojado na mesma empresa que o AC falou.
Só tenho a dizer bem deles. Ainda hoje os contactei no live chat que eles têm e o que precisava foi resolvido na hora. Após a comclusão do processo enviaram-me um mail a informar.
Sempre que fazem alguma intervenção programada nos servidores, avisam sempre com muita antecedência.
Acho que têm um serviço muito bom pelos preços que praticam.

Se for preciso algum tipo de ajuda estou ao dispor. Contacto pessoal posso mandar por mp.

Abraço
A partilha de conhecimento não deve ser só uma utopia!

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Web server doméstico
« Responder #12 em: 20 / Jun / 2013, 00:36 »
O meu site também está alojado na mesma empresa que o AC falou.
Só tenho a dizer bem deles. Ainda hoje os contactei no live chat que eles têm e o que precisava foi resolvido na hora. Após a comclusão do processo enviaram-me um mail a informar.

É bom saber isso!
Eu já tive alojamentos em várias empresas, inclusive em grandes prestadores nos EUA, e suporte como na PTWS nunca vi. Com o tempo percebemos que mais importante que tudo e mais alguma coisa ilimitado, e outros blá blás, é o suporte. Eu não quero tragefo ilimitado (isso não existe) eu quero é suporte ilimitado a qualquer hora do dia ou da noite em qualquer dia da semana.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Web server doméstico
« Responder #13 em: 20 / Jun / 2013, 12:54 »
Boas.
Colegas, Agradecido pela disponibilidade. Vamos ver como correm as coisas. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier