Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 / Mar / 2024, 04:37

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19082
  • Total de Tópicos: 4426
  • Online Hoje: 192
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 189
Total: 189
189 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Opinião  (Lida 4210 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FibSpace

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 28
Opinião
« em: 07 / Out / 2014, 00:41 »
Boa noite a todos,

Venho pedir a vossa opinião, estou a necessitar de adquirir uma câmara essencialmente para vídeo, mas que possa também captar fotografias com alguma qualidade também. Para o caso pensei numa DSLR. Dentro das marcas que existentes tenho um bom feedback da Canon e queria optar por essa marca.

O que pretendo fazer em concreto será captações vídeo em concertos (normalmente com pouca luz), entrevistas e que possa dar para outra aplicações vídeo já com alguma qualidade.

Problema, não queria superar os 1000euros conjunto de máquina e uma lente que possa adaptar ao que pretendo.

Que recomendam?

Offline FibSpace

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 28
Re: Opinião
« Responder #1 em: 08 / Out / 2014, 15:26 »
Alguém que me possa dar uma luz?

Offline Diamantino simão

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Re: Opinião
« Responder #2 em: 08 / Out / 2014, 15:49 »
Olá, recentemente comprei uma Canon 70D e estou mt. satisfeito, para filme é uma das melhores no mercado pelo focagem que tem, faz uma pesquisa no site da Canon para teres mais informação.
Quanto ao preço consegues pelos 800€ só o corpo, mas acoselho-te a comprares a uma lente STM para não ouvires o barulho da focagem da lente na gravação.

Offline FibSpace

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 28
Re: Opinião
« Responder #3 em: 09 / Out / 2014, 20:29 »
Olá, recentemente comprei uma Canon 70D e estou mt. satisfeito, para filme é uma das melhores no mercado pelo focagem que tem, faz uma pesquisa no site da Canon para teres mais informação.
Quanto ao preço consegues pelos 800€ só o corpo, mas acoselho-te a comprares a uma lente STM para não ouvires o barulho da focagem da lente na gravação.

Obrigado pela resposta.

Quando à lente pelo que vi esta http://www.canon.pt/For_Home/Product_Finder/Cameras/EF_Lenses/EF-S/EF-S_18_135mm_f_3.5_5.6_IS_STM/ é uma lente boa para vídeo mais ou menos em conta.

Quanto à câmara em comparação a uma Canon 650D em relação à 70D será que vale o extra monetário? Digo isto pois é a primeira câmara que vou ter na minha posse, já usei outras mas não eram minhas e apenas serviram para trabalhos universitários.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Opinião
« Responder #4 em: 10 / Out / 2014, 04:37 »
Boas.
Opinião, e meramente opinião:

A objectiva referida por si, independentemente da qualidade óptica que possa ou não ter, não deixa de ser uma lente escura. Sendo a gravação em locais com pouca luz um dos seus requesitos, a mesma (objectiva) não será das mais aconselhadas. Se tivermos em atenção que em 135 ela tem um f/stop de 5.6, ainda piora mais a situação.

É possivel compensar com um ISO mais elevado, é um facto, mas ISOs elevados acarretam mais ruido á imagem, pelo que ISO também tem o seu limite. Mas com f/5.6 não á ISO nas Canon que resolva a equação.

Objectivas luminosas, e em toda a gama focal, são requesitos essenciais quando se tem locais pouco iluminados como "alvo".

Os meus 5 cêntimos. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline FibSpace

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 28
Re: Opinião
« Responder #5 em: 10 / Out / 2014, 15:36 »
Boas.
Opinião, e meramente opinião:

A objectiva referida por si, independentemente da qualidade óptica que possa ou não ter, não deixa de ser uma lente escura. Sendo a gravação em locais com pouca luz um dos seus requesitos, a mesma (objectiva) não será das mais aconselhadas. Se tivermos em atenção que em 135 ela tem um f/stop de 5.6, ainda piora mais a situação.

É possivel compensar com um ISO mais elevado, é um facto, mas ISOs elevados acarretam mais ruido á imagem, pelo que ISO também tem o seu limite. Mas com f/5.6 não á ISO nas Canon que resolva a equação.

Objectivas luminosas, e em toda a gama focal, são requesitos essenciais quando se tem locais pouco iluminados como "alvo".

Os meus 5 cêntimos. Boas.

De facto quando estive a ler análises sobre tal não verifiquei esse ponto, pelo que li apontavam para esta lente e deixei-me ficar. O que recomendaria neste caso?

Offline Diamantino simão

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Re: Opinião
« Responder #6 em: 10 / Out / 2014, 18:09 »
Por exemplo uma 50 F1.8 que é das menos caras e mais luminosa, visto que o seu orçamento está limitado.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Opinião
« Responder #7 em: 11 / Out / 2014, 04:02 »
Boas.
Novamente, meramente a minha opinião:
A objectiva Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 até pode ser uma boa lente, não digo que não, mas para os fins que pretende, é uma lente muito escura. Para fotografia ou gravação de imagem em plena luz de dia, não terá problemas, mas em locais de pouca luz, bem que pode esquecer a gravação. Numa Canon 5D Mark III até que podia subir o ISO até 5000, segundo alguns relatos que li (que não sei se são verdadeiros, pois não sei o grau de grão que cada um considera aceitável), mas na 70D será bastante menos o ISO utilizável, mas sobre isso poderá ilucidar melhor o Diamantino Simão, uma vez que é possuidor de uma Canon 70D.

Relativamente á objectiva sugerida por ele, tenho algumas ressalvas. É uma objectiva luminosa, sim, mas fixa. E uma objectiva fixa coloca muitas restrinçôes aquando a gravação de imagem, limita muito os enquadramentos que se pode fazer. Além de que, sendo a Canon 70D uma APS-C, a 50mm é na prática uma 80mm. E com uma lente destas, fazer uma entrevista em locais pequenos pode ser um sério problema. É uma boa lente, sim, mas não é para se ter apenas esta lente. Sendo possuidor de uma 50mm, sei bem os "problemas" que ela acarreta: pode ser impossivel gravar a imagem que se pretende.

Alternativas? Muitas! Mas todas elas vão estoirar o seu plafond de 1000 euros. É triste, mas um facto: objectivas zoom luminosas são caras. E sem uma objectiva zoom luminosa ou um conjunto de várias lentes fixas, não vai conseguir fazer o que pretende, não em situaçôes de pouca iluminação.

Apenas mais 5 cêntimos.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline MPPais

  • Membro Gold
  • *****
  • Mensagens: 2,489
Re: Opinião
« Responder #8 em: 11 / Out / 2014, 16:33 »
Caro FibSpace:
As opiniões que lhe foram expressadas estão indubitavelmente corretas!
O seu problema assenta numa questão de orçamento que tem que encarar:
a-Conseguir aumentá-lo (empréstimo, compra a prestações, etc.) ou,
b-Procurar a objetiva que precisa a melhor preço : empresas nacionais e sítios nacionais que têm vendas em "outlet", sítios de empresas estrangeiras com material novo e em "outlet". Sobre empresas estrangeiras sugiro que veja, por exemplo, as indicações que já constam no Fórum: http://www.portugalvideo.com/forum/index.php/topic,5569.msg27609.html#new ou faça uma pesquisa com o Google.
« Última modificação: 11 / Out / 2014, 16:44 por MPPais »

Offline FibSpace

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 28
Re: Opinião
« Responder #9 em: 11 / Out / 2014, 17:43 »
Boa tarde a todos,

Bem o meu orçamento está limitado, pois quis colocar um parâmetro para tentar ir muito além disso, mas poderei ir, caso veja que me é rentável e que não seja uma opção que compro agora e mais tarde me limita.

Quanto à questão de luminosidade, caso eu use uma forma de iluminação no caso de gravar concertos há noite, não ajudará, ou continuarei a estar limitado com a objetiva apontada mesmo nesse caso?

Não pondo parâmetros monetários o que me aconselhariam?

Offline MPPais

  • Membro Gold
  • *****
  • Mensagens: 2,489
Re: Opinião
« Responder #10 em: 11 / Out / 2014, 23:43 »
Eu não utilizo câmaras DSLR  para captação de vídeo e nunca tive qualquer experiência com esse tipo de material. Utilizo câmaras profissionais da Canon para vídeo e da Nikon só para fotografia. Apenas pretendi chamar a sua atenção para o problema "orçamento" e possibilidades do ultrapassar. O nosso Companheiro Diamantino Simão utiliza uma câmara DSLR da Canon e já lhe indicou possíveis objetivas.
Pelo que tenho lido de sua autoria, não tenho qualquer dúvida em aceitar as suas recomendações e conselhos!!!
O nosso Veterano Sr. José Costa igualmente lhe fez advertências que considero de grande valia e necessitam de boa ponderação.
De qualquer modo, devo referir-lhe que uma câmara é apenas algo que se vai juntar a um sistema a que fica ligada: o computador que se tem (ram. discos rígidos, raid, placas de vídeo e de áudio, gravador, processador(es), velocidades, etc.,) a conjugar com o programa de edição e outros que estejam instalados (p. e.: "authoring", tratamento áudio, etc.).
Sem esquecer: finalidades a alcançar (utilização predominante que lhe vai ser dada, amador ou profissional, formatos a produzir, tipo de utilização a dar-lhes -DVD, Blu-ray, Internet, etc.-.). Estas variáveis têm que ser bem ponderadas para que a câmara vá ao encontro do que já possuímos ou...que também se pense em modificações a introduzir no computador em que a câmara se vai integrar.
« Última modificação: 14 / Nov / 2014, 18:17 por MPPais »

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Opinião
« Responder #11 em: 13 / Out / 2014, 20:14 »
Boas.
Citado: "Não pondo parâmetros monetários o que me aconselhariam?"

Uma câmera de video e uma máq. fotográfica. Acredite que é a melhor opção para o seu caso.

Já agora, estamos a falar de gravaçôes para uso pessoal ou profissional? E é um amador ou profissional?

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline FibSpace

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 28
Re: Opinião
« Responder #12 em: 14 / Out / 2014, 02:15 »
Boas.
Citado: "Não pondo parâmetros monetários o que me aconselhariam?"

Uma câmera de video e uma máq. fotográfica. Acredite que é a melhor opção para o seu caso.

Já agora, estamos a falar de gravaçôes para uso pessoal ou profissional? E é um amador ou profissional?

Boas.

Compreendo. Uso pessoal para criar portefólio. Terminei a minha licenciatura e além de trabalhos académicos não possuo muito mais e visto o mercado de hoje ser o que é temos de deitar a mão a alguma coisa.