Boas.
A. Caneira:
À uma frase que eu costumo utilizar: "Tem cuidado com aquilo que pedes, pois podem te dar!" (Desculpe o "tú").
Ao tentar "espicaçar" um pouco o tema e os actores, pode bem vir a consegui-lo. Os outros eu não sei, mas eu tenho uma opinião muito bem defenida sobre o mercado nacional das reportagens BBC (Bodas, Batizados e Casamentos). O que são, como são, o valor que têm, os profissionais que existem e os que não existem, o que gostaria que fosse e não é, os habilidosos e os pára-quedistas, os interesses envolventes e a hipocrisia que reina.
Não me interprete mal, pois bem entendi o seu objectivo. Mas essa "tentativa" entra em conflito com o que eu penso e com o que eu desejaria. "Conflito" não será talvez a melhor palavra, diria antes "Tentação". "Tentação" porque gostaria que este "assunto" tivesse sido levantado á um ano atrás. A ser assim, estaria agora a responder da forma directa com que na altura escrevia e que tanto desagrado provocava nos Users. A ser assim, não estaria agora em frente a este monitor de computador, com a vontade de escrever da mesma forma directa, em vez de me estar a conter nas palavras. È que, apesar de me ter moderádo na escrita ao longo deste tempo, continuo a ter as mesmas ideias e opiniôes que anteriormente formulava aqui, e que agora de longe a longe, um pouco a "medo", lá vou escrevendo. Escrevia com respeito para com os outros Users, mas não deixando de dizer o que pensáva. O objectivo nunca foi o de criar um mal estar, mas antes o de debater abertamente opiniôes. E apesar de já alguns Users, e você próprio, terem afirmádo que acabaram por aceitar a forma como exponho os assuntos, tenho tentado manter a devida distância. (E se mesmo assim estiver "perto" demais, pois então digam, que trato do assunto)
Em relação aos posts por si colocádos, não podia estar mais de acordo. E era para aprofundar mais o assunto que gostaria de escrever livremente. Mas a bem do "ambiente" do fórum, talvez seja melhor não escrever nada mesmo. È que se coisas boas tenho para dizer, também muitas más tenho a acrescentar. Não são provocaçôes, insultos, ofensas ou outras que tais. São factos que todos sabemos como são, mas que na verdade incomoda muitos. È que nem todos sabem separar as águas. Ainda á quem, ao ler uma critica ou opinião, a entenda como um ataque pessoal.
Ainda existe a ideia que a não discussão dos assuntos faz com que não exista problema. E assim as coisas vão rolando, com muitos desejos formulados por todos nós, mas com resultados iguais a nenhum. Enquanto não se mentalizarem que a grandeza da profissão passa pelo debate aberto, pela franqueza das opiniôes e pela exposição do que está bem e do que está mal, enquanto não houver essa "abertura" de mentes, o video das reportagens BBC será sempre o parente pobre do audiovisual. Chamar preto ao que é preto, e branco ao que é branco (e não estou a falar de racismo), chamar as coisas pelo seu verdadeiro nome é o ponto de partida.
Posso estar errádo na minha maneira de pensar, mas então mostrem o quanto errádo estou. Porque do debate franco, todos beneficiam, desde que assim estejam dispostos.
Como alguém disse "Erros são dolorosos quando eles acontecem, mas anos mais tarde, a coleção de erros é o que é chamado de experiência."
"... e com isto me calo". Boas.