Fórum > Produção Eventos Sociais

Profissionalizar BBC's

<< < (4/15) > >>

José Costa:
Boas.

A. Caneira:
À uma frase que eu costumo utilizar: "Tem cuidado com aquilo que pedes, pois podem te dar!" (Desculpe o "tú").
Ao tentar "espicaçar" um pouco o tema e os actores, pode bem vir a consegui-lo. Os outros eu não sei, mas eu tenho uma opinião muito bem defenida sobre o mercado nacional das reportagens BBC (Bodas, Batizados e Casamentos). O que são, como são, o valor que têm, os profissionais que existem e os que não existem, o que gostaria que fosse e não é, os habilidosos e os pára-quedistas, os interesses envolventes e a hipocrisia que reina.

Não me interprete mal, pois bem entendi o seu objectivo. Mas essa "tentativa" entra em conflito com o que eu penso e com o que eu desejaria. "Conflito" não será talvez a melhor palavra, diria antes "Tentação". "Tentação" porque gostaria que este "assunto" tivesse sido levantado á um ano atrás. A ser assim, estaria agora a responder da forma directa com que na altura escrevia e que tanto desagrado provocava nos Users. A ser assim, não estaria agora em frente a este monitor de computador, com a vontade de escrever da mesma forma directa, em vez de me estar a conter nas palavras. È que, apesar de me ter moderádo na escrita ao longo deste tempo, continuo a ter as mesmas ideias e opiniôes que anteriormente formulava aqui, e que agora de longe a longe, um pouco a "medo", lá vou escrevendo. Escrevia com respeito para com os outros Users, mas não deixando de dizer o que pensáva. O objectivo nunca foi o de criar um mal estar, mas antes o de debater abertamente opiniôes. E apesar de já alguns Users, e você próprio, terem afirmádo que acabaram por aceitar a forma como exponho os assuntos, tenho tentado manter a devida distância. (E se mesmo assim estiver "perto" demais, pois então digam, que trato do assunto)

Em relação aos posts por si colocádos, não podia estar mais de acordo. E era para aprofundar mais o assunto que gostaria de escrever livremente. Mas a bem do "ambiente" do fórum, talvez seja melhor não escrever nada mesmo. È que se coisas boas tenho para dizer, também muitas más tenho a acrescentar. Não são provocaçôes, insultos, ofensas ou outras que tais. São factos que todos sabemos como são, mas que na verdade incomoda muitos. È que nem todos sabem separar as águas. Ainda á quem, ao ler uma critica ou opinião, a entenda como um ataque pessoal.

Ainda existe a ideia que a não discussão dos assuntos faz com que não exista problema. E assim as coisas vão rolando, com muitos desejos formulados por todos nós, mas com resultados iguais a nenhum. Enquanto não se mentalizarem que a grandeza da profissão passa pelo debate aberto, pela franqueza das opiniôes e pela exposição do que está bem e do que está mal, enquanto não houver essa "abertura" de mentes, o video das reportagens BBC será sempre o parente pobre do audiovisual. Chamar preto ao que é preto, e branco ao que é branco (e não estou a falar de racismo), chamar as coisas pelo seu verdadeiro nome é o ponto de partida.

Posso estar errádo na minha maneira de pensar, mas então mostrem o quanto errádo estou. Porque do debate franco, todos beneficiam, desde que assim estejam dispostos.

Como alguém disse "Erros são dolorosos quando eles acontecem, mas anos mais tarde, a coleção de erros é o que é chamado de experiência."

"... e com isto me calo". Boas.

Gil:

--- Citação de: Jose Costa em 10 / Dez / 2007, 20:45 --- hipocrisia
--- Fim de Citação ---

boas.
ao ler este tópico, não pude deixar de sublinhar esta palavra!
hipocrisia!

tal como aqui foi dito, não só por mim, como pelo José Costa, este forum deve ser entendido como um "espaço" de um grupo de amigos. entre o qual se discutem ideias critica ou se vive um pouco o audiovisual.
deixo mesmo o desafio de se encarar este forum como um café, em que nos dias de saida se encontrem todos por natureza, e não um espaço virtual. um sitio em que todos falamos abertamente sem entraves na lingua e sem medo de dizer o que quer que seja.
acho injusto, e isto falando do José Costa começar algo e não acabar de dizer o que pensa.
aqui e em qualquer parte do mundo civilizado e democrático, cabe a boa educação, sem que isto interfira com alguem em especial. acho que se pode falar abertamente do que se quer, sem que seja preciso referênciar identidades ou nomes. a quem servir a carapuça ao que foi dito paciência. não é possivel no mundo agradar a todos. agora com isto, não acho correcto ficar a meio da palavra.
em resumo, acho que devemos dizer o que pensamos sem receios ou medos. estamos num forum do mais alto nível onde impera o respeito a espirito de amizade.

um abraço JP

Pedro Rocha:

--- Citar ---e isto falando do José Costa começar algo e não acabar de dizer o que pensa.
--- Fim de Citação ---

Ui ca medo!!! Prepara-te para texto que vem a seguir, pois o José não os seus créditos por mãos alheias.

Este tópico já vai grande, tive de despender algum tempo para ler todas as mensagens, um "gajo" ausenta-se umas horas, depois dá nisto!!! Acho este conflito (no bom sentido) interessante, mas não nos leva a lado nenhum.

É verdade JotaPé que não se deve pôr de parte uma boa iluminação, mas tenham dó não é possível um Op. de Camera sozinho fazer tudo nos espaços de tempo proporcionados por este tipo de eventos, se os clientes querem uma boa fotografia em video então tem de pagar por ela e isso é algo que não acontece, querem os 3 B's (bom, bonito e barato).

NÓS somos contratados para fazer uma reportagem e não um documentário. Eu esforço-me para arranjar um meio termo (tipo reportagem especial), mas é difícil quando temos "actores" não colaboram e fotógrafos (que precisavam de ser educados também) que não percebem a arte de fazer um bom video e monopolizam o espaço e o tempo. Como ouço dizer, à que mudar mentalidades.

Parabéns por teres conseguído fazer a reportagem com material desconhecido e ter corrido tudo bem. Mas fica o meu conselho que pelo facto de teres uma camera melhor não te acomodes, usa o iluminador mesmo que ela não precise, nunca é demais trabalhar com luz a mais. Tenta não trabalhar com a Iris no limite da abertura a não ser que tenhas situações de luz controlada (num estúdio por exemplo).

Espero que não andem à "pancada", afinal o "rapaz" (não sei a tua idade JotaPé) está a aprender...   

AC:
JotaPe a tua honestidade e humildade na resposta me leva a desejar-te muitos êxitos para ti e para a empresa.
José Costa a tua intervenção foi de tudo menos sobre o assunto. Me calo já, porque fica fora de tópico.
Obrigado Pedro por recolocares o tema no tópico. A minha intervenção foi sonhadora... embora em nichos de mercado creio que seria possível saltar para outro nível. Por isso ter levantado a questão, e se alguém puder pagar, tem quem faça, tem empresas capaz de fornecer esse serviço?
Cá também se fazem casamentos com orçamentos milionários, que produto se lhes vende? Quem tem esse mercado?
Se de ninguém, pois há que ir apanhá-lo!

PS: Talvez seja de dividir este tópico em dois, e colocar parte na área BBC's, e eu que fui principal culpado da derivação do assunto

José Costa:
Boas.

A hipocrisia que referi não foi aplicada ao fórum ou a um User em particular, mas sim a toda a "sociedade" que se movimenta neste mercado das reportagens BBC (Bodas, Batizados e Casamentos). Seja Op. de câmera, fotografos, casas de fotografia, noivos ou simplesmente o Estado. Diz-se uma coisa, pensa-se outra, mas no fundo o que se pretende é algo totalmente diferente. Que ninguém queira tomar como pessoal a palavra. Que não fiquem dúvidas.

JotaPe, ès um User ainda muito novo aqui no fórum (e não estou a referir-me á tua idade), pelo que acredito que certos comentários te passem ao lado. Mas os Users mais antigos (com pouco mais de um ano) sabem e compreendem o que escrevi. Não me estou a querer passar por vitima, até porque sou culpado. Apenas quis passar a mensagem de que á muito assunto á volta da questão "qualidade", "preço", "tipo de serviço e de profissionais". Assuntos que gostaria de debater aqui no fórum, mas que a bem do "ambiente" entre os Users, entendo que não devo me aprofundar mais na matéria, tendo como base o desagrado dos meus comentários no passado ainda recente. Assuntos que seriam do interesse da nossa profissão, a meu ver, mas que tocam em alguns aspectos "sensiveis". E a não ser que alguém se decida a lançar primeiro o mote, deixo-me ficar por aqui.

De qualquer das formas, se te interessa mesmo saber o que penso, tens uma boa solução: lê os tópicos por mim iniciádos á um ano atrás. Obterás neles todas as respostas ás tuas perguntas. Âo contrário do que afirmas, não começei nada e digo SIM o que penso. Posso não ter dito tudo o que gostaria de dizer, pelas razôes atrás apontadas. Mas disse o essencial.

Quanto ao comentario do Pedro Rocha, não poderia estar mais em desacordo. A troca extensiva de posts pode ser desmotivante para quem queira ler tudo. Existe realmente um grande despêndio de tempo num só tópico. Mas se ler-mos com atenção, cada um dos posts acrescenta algo á "discusão". Se a mesma nos vai levar a algum lado, depende do caminho que depois cada um decide tomar. A maioria não sairá do lugar, é um facto. Mas acredito que uma minoria saberá tirar as devidas dilaçôes dos posts colocados. Na minha óptica, os tópicos com apenas um ou dois posts é que não acrescentam nada á "conversa", ou pouco acrescentam. Mas é apenas a minha opinião, um mero User entre tantos outros. Mas todos têm a opção de mudar de leitura de tópico. Quem quer lêr, lê. Quem não quer, muda de página. Tão simples quanto isso. Acredito eu.

Os 3B´s referidos inicialmente pelo Paulo César, e agora pelo Pedro Rocha, daria-me muito sobre o que escrever. Mas lá voltaria-mos nós á questão por mim referida acima: sensibilidades. A bem dos três (3) Porquinhos, aqui o Lobo mau não vai Papar ninguém. E até a avózinha pode ficar descansada. E para que não fiquem dúvidas, os três Porquinhos não são nenhum dos Users, e a avózinha está de boa saúde. Obrigádo por perguntarem. Boas.

P.S. A. Caneira, respeito a sua opinião, mas note que você próprio já deu a resposta áo motivo da minha intervenção: "... e eu que fui principal culpado da derivação do assunto". Não encare o meu post como uma provocação, mas apenas como uma mensagem de desejo de maior liberdade de opinião e de expressão, seja ela qual fôr. Se a ideia que passei foi outra, desde já peço desculpas. A si e aos outros Users.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Sitemap 
Ir para versão completa