Autor Tópico: os videos... do pessoal online aqui!!!!  (Lida 17155 vezes)

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
os videos... do pessoal online aqui!!!!
« em: 21 / Mar / 2009, 08:59 »
Para um site de pessoal do audiovisual, falta aqui video!

Não culpa do pessoal, mas porque o PortugalVideo nunca implementou alguma coisa que permitisse mostrar videos... mas acho que isso vai mudar!

Ontem em conversa com um nosso colaborador, o Luis Rolo (desculpa a inconfidencia) este assunto veio à baila, como já tinha vindo durante o almoço convivio com alguns dos membros do PortugalVideo.
Como dito por mim na altura do tal almoço o software usado no antigo portal não permitia umas tantas coisas, o video "embed" era uma delas, daí uma das razões porque urgia uma mudança, que podem crer foi bastante grande.

Ora a conversa com o Luis, deu-me para pensar e investigar e assim se passou a noite, apesar de 8:58 da manhã ainda não dormi, mas em contrapartida tenha novidades para breve.

Estou a pensar em adquirir um software que vai agradar ao pessoal que quer, e gosta de expor os seus trabalhos sejam eles de que áreas for, assim vai ficar aqui uma pergunta, quem acha que isto tem interesse? Intendasse por isto, existir uma área no Portal, dedicada aos Videos... do pessoal!

Bom, aguardo comentários, por agora vou tomar o pequeno almoço e deitar!

Cumprimentos a todos e bom fim de semana!
« Última modificação: 21 / Mar / 2009, 09:02 por A. Caneira »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Mário Rui

• Veterano
Re: os videos... do pessoal online aqui!!!!
« Responder #1 em: 21 / Mar / 2009, 14:52 »

Pois... um site sobre audiovisual sem vídeos é como um jardim sem flores.

No entanto, parece-me que não é necessáriamente pela falta do "embed" que se justifica a fraca participação a nível de mostras aqui no fórum. É um assunto que também me tenho questionado, mas não consigo encontrar explicação. Imagino que quando se faz "obra", um dos objectivos é que ela possa ser vista pelo maior número possível de pessoas. Reconheço algumas razões avulsas, como por exemplo nos casamentos, em que poderá ser necessário ter autorização dos nobentes. Em trabalhos que envolvam a privacidade familiar, que se a queira preservar da exposição pública. Em trabalhos institucionais, que se queira proteger o segredo comercial. Estas razões percebo-as, mas será que o pessoal só tem "obra" nestas áreas?

Quanto à questão colocada pelo A. Caneira, em minha opinião, se o referido software for de preço acessível acho que poderá valer a pena. Se for demasiado caro, penso que a solução utilizada até agora através de link's poderá continuar a servir.

Abraço

lrolo

• Visitante
« Responder #2 em: 21 / Mar / 2009, 16:25 »
Reconheço algumas razões avulsas, como por exemplo nos casamentos, em que poderá ser necessário ter autorização dos nobentes. Em trabalhos que envolvam a privacidade familiar, que se a queira preservar da exposição pública. Em trabalhos institucionais, que se queira proteger o segredo comercial.

Sendo a internet uma fantástica forma de divulgação do nosso trabalho, não consigo compreender que as pessoas não salvaguardem esse ponto nos respectivos contratos. É pura falta de visão comercial.

Quanto aos links, acho que falham por poderem desviar as pessoas do site.

Caneira, se conseguires integrar o Wordpress (por iframe, por ex.) dentro do Joomla, escusas de comprar o tal módulo.

L.R.

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #3 em: 21 / Mar / 2009, 16:44 »
Luis, estou muito tentado pela compra, já estive a ver a versão demo, é fantástico! Não é um modulo é um componente inteiro, permite criar categorias, grupos, comentários aos videos, que os proprios podem colocar, gestão de permissões, etc...

Vou ver hoje com o meu hosting center se o meu servidor tem instaladas as livrarias necessárias, ou se é necessário mudarem-me de servidor (fazem isso fácil)...

O que seria agora muito util, era que o pessoal me dissesse em que formato normalmente publicam seus videos (sim, os videos não vão ficar no PortugalVideo, mas sim onde o pessoal normalmente os coloca), e quais os sites onde os publicam?

Para quem quiser ir ajudando em mais alguma coisa, fica uma questão: Se tivessem de criar categorias, quais iriam fazer, tipo, Casamentos, Institucionais, Documentários, etc, etc... venham ideias, e ajudas, afinal isto será apenas aquilo que as pessoas quiserem que seja e fizerem por isso!

Tirado das frases do dia do J. Costa

"Os planos são apenas boas intençôes, salvo quando degeneram imediatamente em trabalho duro." - Peter Ferdinand Drucker

lrolo

• Visitante
« Responder #4 em: 21 / Mar / 2009, 16:55 »
O que seria agora muito util, era que o pessoal me dissesse em que formato normalmente publicam seus videos (sim, os videos não vão ficar no PortugalVideo, mas sim onde o pessoal normalmente os coloca), e quais os sites onde os publicam?

Eu público em vários sitios. Vimeo, Exposure Room, Blip e no meu próprio servidor.
Tudo menos youtube.
Quanto a formatos, normalmente para esses sites pode fazer-se o upload no formato que quisermos e eles convertem para flash (alguns permitem fazermos nós mesmos essa conversão).
No meu servidor ponho tudo em flash, pois é de longe o formato mais difundido. O pessoal dos Mac nem sempre tem o plugin para ver wmv e o pessoal dos PC nem sempre instala o Quicktime. Isto para já não falar dos problemas de gamma que a versão de PC do QT tem.
Flash FTW.

L.R.

Offline Mário Rui

• Veterano
« Responder #5 em: 21 / Mar / 2009, 17:19 »
O que seria agora muito util, era que o pessoal me dissesse em que formato normalmente publicam seus videos

Codec
Choose H.264 for the video codec. Choose AAC for the audio codec.

Frame rate
This is usually 29.97 for USA/Japan/Canada, while in Europe and rest of the world it's usually 25. If there is an option that says "current" just go with that. Please note that Vimeo converts all HD videos only up to 25 frames per second in order to optimize playback performance.

Keyframes
Every 30 frames. This is basically how often the compressor references your uncompressed video.

Data rate
1800 kbits/sec for standard definition 4:3 video , 2500 kbits/sec for widescreen DV, or 5000 kbits/sec for high definition. Making these numbers higher will increase both quality and size.

Size
640x480 for standard definition 4:3 video, 872x480 for widescreen DV, or 1280x720 for high definition. It is also best to export 1920x1080 or 1440x1080 video as 1280x720 too.

Deinterlace
Yes. If you do not deinterlace, you will often get weird-looking horizontal lines in your video.

Sound sample rate
44.100 kHz

Audio quality
You want audio with a bit rate of 128 kbps. You can set your audio to really good quality without increasing file size too much.

e quais os sites onde os publicam?

Vimeo

Se tivessem de criar categorias, quais iriam fazer, tipo, Casamentos, Institucionais, Documentários, etc, etc... venham ideias, e ajudas...

EVENTOS (casamentos, baptizados, aniversários, festas, concertos, etc.)
INSTITUCIONAIS
DEMOS/PROMOS/SHOW REEL
CURTAS
VIDEOCLIPS (música)
DOCUMENTÁRIOS
ANIMAÇÃO
TRAILERS/MAKING OF's (de trabalhos que por razões comerciais ou outras, não possam ser exibidos na íntegra)

lrolo

• Visitante
« Responder #6 em: 21 / Mar / 2009, 17:24 »
Keyframes
Every 30 frames. This is basically how often the compressor references your uncompressed video.

Embora os jovens do Vimeo aconselhem isso, por experiência própria (e de outras pessoas) descobri que é preferível usar menos keyframes.
Com muitos aparecem alguns bloqueios na leitura do vídeo (os meus que lá estão são prova disso).
Agora uso um a cada 10 segundos (ou seja, cada 250 frames).

lrolo

• Visitante
« Responder #7 em: 21 / Mar / 2009, 17:28 »
EVENTOS (casamentos, baptizados, aniversários, festas, concertos, etc.)
INSTITUCIONAIS
DEMOS/PROMOS/SHOW REEL
CURTAS
VIDEOCLIPS (música)
DOCUMENTÁRIOS
ANIMAÇÃO
TRAILERS/MAKING OF's (de trabalhos que por razões comerciais ou outras, não possam ser exibidos na íntegra)

Parece-me uma boa base.
Apenas me parece desnecessária a categoria "DEMOS/PROMOS/SHOW REEL", pois esses vídeos poderiam entrar nas outras categorias.

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #8 em: 21 / Mar / 2009, 20:53 »
Meus amigos já em implementação!!!!!!

Fontes possiveis:

Google
Youtube
Vimeo
Blip

Em Hipotese:

Godtube
Jumpcut
Megavideo
ZShare
Dailymotion
Gametrailers

Categorias propostas, parecem-me bem...
Em breve novidades... Comentários aos videos publicados talvez não sejam para já... more money  :(

See you latter  :-D

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #9 em: 03 / Abr / 2009, 05:07 »
Confesso que, apesar de lenta, estou a gostar da adesão do pessoal à publicação de videos no Portal, só falta mesmo um pouco mais de interactividade, utilizando as votações e especialmente os comentários... ou vai ser preciso contratar um critico de cinema?  Very Happy

Cumprimentos a todos e continuem...

PS: Estou a sentir falta dos trabalhos de uma pessoa por lá... o Senhor dos Caminhos de Ferro, onde andas Rui?

roberta

• Visitante
« Responder #10 em: 06 / Abr / 2009, 21:52 »
Cumptos

Tentei acessar alguns vídeos do pessoal e uma mensagem aparece:
Access Denied!
This video is pending approval or you need to login to see it. However, it might have been completely removed from our system.

Logo-me e a mensagem continua. Será que os ditos vídeos foram removidos por seus autores? Foram censurados? [-o<

Boas

Offline Mário Rui

• Veterano
« Responder #11 em: 07 / Abr / 2009, 01:27 »

Claro que devem ter sido censurados, especialmente o "Raid Orgasmos". Isto é título que se dê a um vídeo aqui no portal? Ainda por cima, pelo thumbnail do vídeo, percebe-se que devem ser jeeps todos nus do princípio ao fim.   :lol:

Agora falando a sério, o problema reportado no post anterior também me está a acontecer em alguns casos. Imagino que o novo layout do portal ainda precise de algumas afinações e será mais fácil resolvê-las se forem sendo reportadas. Outra situação que reparei ainda nos vídeos, é que só em alguns (poucos) consta a duração do vídeo, na maioria está a zeros.

Mais trabalho para o Caneira!  =D>

deAlmeida

• Visitante
« Responder #12 em: 07 / Abr / 2009, 04:16 »
Boas.

Eis o meu primeiro upload para o Vimeo.

Criei um fake-trailer tipo documentário a partir de algumas imagens que captei das gravações de bateria de uns amigos meus.

Esta pequena brincadeira foi editada com o Sony Vegas Pro 8 e utilizei uma JVC Everio GZ HD-6.

Agradeço feed-back e criticas!

Abraço ;)

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #13 em: 07 / Abr / 2009, 04:17 »
Boas.
Para bem da verdade, ainda não consegui ver uma única vez o video que coloquei. Diz-me sempre "o internet explorer não consegue abrir a página que procura e blá...blá...blá...". Mas não é só com o meu. Acontece o mesmo se tento visualizar algum dos outros.

Só agora me declaro, pois creio que o erro possa ter sido provocado por mim.  :-({|= Pode parecer coincidência, mas antes de colocar o meu, visualizava perfeitamente o dos outros. Após o meu, nem o meu nem o dos outros.  :lol: È preciso ter sorte!

Vão ver que o portal ainda se sente chocádo.  :-k Coisas do primeiro impacto, digo eu. Mas isto passa-lhe. Boas.

P.S. Quanto ão browser, utilizo o IE 6
« Última modificação: 07 / Abr / 2009, 05:15 por Jose Costa »
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

roberta

• Visitante
« Responder #14 em: 07 / Abr / 2009, 15:05 »
Cumptos

Por vezes fico mesmo estupefacta com a genialidade de algumas respostas postadas por cá.
Serão os 'ares do tempo'?

Boas