Boas.
È fugir um bocadinho ão tópico, mas... nunca entendi porque é que o pessoal não utiliza por completo as facilidades que a informática nos permite actualmente. Nada impede que façamos captura, edição, rendering, gravação de DVD... tudo ão mesmo tempo. Basta para isso utilizar armazenamento partilhado (uma SAN) e rede Gigabit. O hardware está ão preço da chuva (e tem havido bastante) e facilita enormemente o trabalho. A productividade, essa, dispara.
Quanto a placas de hardware para o video, pode ter alguns inconvenientes, não digo que não, mas as vantagens largamente que compensam. Tudo está em se saber o que se pretende fazer de facto e em escolher o material mais apropriádo. Mas é claro, para quem gosta de ter sempre o último grito em tecnologia, seja em software ou hardware, o hardware para video acaba sempre por ficar muito caro. Ainda não inventaram uma forma de descarregar hardware pirata. Sim, porque conta-se pelos dedos das mãos os profissionais da área BBC (Bodas, Batizados e Casamentos) que têm os respectivos softwares (SO e NLE) devidamente legais. E até no mundo MAC, desde que a Apple passou do PPC para o x86, que o software ilegal disparou. Anda por ai muita gente a instalar o Leopard num PC convencional, algo que é ilegal.
Mas como diz o ditado "quem não tiver pecados que atire a primeira pedra".
Auuuuui!

Quem foi que atirou este calhau? Boas.