Caro José Costa, o Vegas Pro, não possui qualquer tipo de aceleração de hardware de empresas externas, como Matrox, Blackmagic ou AJA. Sendo todo o seu processamento retirado do poder do CPU, esperemos em breve do GPU também. Existem desvantagens na não utilização dessa aceleração de hardware, principalmente em PC mais antigos ou com fraco poder de processamento, outra desvantagem é não poder ver em tempo real e em resolução total efeitos e filtros mais complexos. Mas à uns anos atrás, após séria análise apercebi-me que para o meu tipo de trabalho (eventos e institucionais) não necessitava de estar dependente de hardware especifico, aceitando perfeitamente a perca de qualidade de preview (menos resolução), que aumentava ou fazia o que o Vegas Pro chama de
RAM Rendering para ver o resultado final de efeitos específicos. Hoje em dia com o avanço dos CPU's muitos desses efeitos já podem ser visualizados em tempo real e resolução total.
Razão pela qual surge esta questão: é possivel obter o preview do sinal video através da saida firewire?
Sim.
E este preview é em qualidade total e ecran cheio? A intenção seria ter dois monitores de PC para a edição - um para a Timeline e outro para os menús - e obter a saida do sinal video pelo firewire e assim ter o preview na TV, recorrendo a um conversor Firewire/composto/S-video.
Pode ser regulado com diversas qualidades,
Draft, Preview, Good e Best. O Preview/Good é suficiente para a maioria dos casos, mas só obteremos tempo real se tivermos um PC rápido e bem configurado (sem antivírus, sem firewalls, etc...). Em alguns efeitos poderá ser reduzido o
frame rate para uma melhor visualização.
E já agora, eventuais inconvenientes desta solução?
acho que respondi no texto inicial
E já agora, mais uma pergunta: qual o processador minimo necessario para se editar HD no Vegas? Isto porque nem sempre os requesitos minimos do fabricante são "fiáveis". Boas.
Bem, essa já é mais complicada de responder. Eu ainda uso um P4 a 3,2GHz, pois ainda ando a estudar o upgrade mais equilibrado, tudo aponta que o novo Intel Core i5 750 seja um bom processador para edição video, mais rápido que o Core i7 920 e mais barato, não necessitando dos extra que o i7 920 tem para os jogos.
Como dizia no inicio ainda uso um velho P4 a 3,2GHz com XP Pro cheio de
tuning para edição video. Desde à 2/3 para cá só edito HDV nele e habituei-me as suas limitações, faço a edição em modo Preview e quando quer algo com mais resolução altero para
Good e faço um
RAM Rendering. O render final é feito depois num portátil mais recente que tenho. Por isso qualquer PC recente multi-core (4 pelo menos) serve para editar HDV, já AVCHD/AVCCAM a conversa muda, ai sim é preciso ter um processador de topo, o mais rápido que o nosso dinheiro possa comprar. Quando falo na edição destes formatos, falo na sua edição nativa, sem recurso a codificações para outros formatos ou codecs,
drag and drop directamente para a timeline.
O que aconselho quando se monta uma workstation para o Vegas Pro é: concentrem os custos numa boa Motherboard, processador rápido e muita memória (não precisa de ser rápida). A não ser que se edite video Uncompressed, os discos SATAII de 7200RPM servem para a maioria dos casos.