Autor Tópico: Luz Fluorescente - Alternativa ao projectores Kino Flo  (Lida 14413 vezes)

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
Construí um pequeno estúdio em croma. A ideia será iluminar com projectores de luz fluorescente. Existem no mercado luzes fluorescente própria para filmagens, com temperatura de cor correcta e sem cintilação, a marca mais famosa é Kino Flo (http://www.kinoflo.com).
Esses projectores são muito caros. Mas ouvi dizer que projectores domésticos com balastro electrónico funcionam, só se tem que comprar as lâmpadas certas. Alguém sabe se isto realmente funciona?

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
Re: Luz Fluorescente - Alternativa ao projectores Kino Flo
« Responder #1 em: 23 / Dez / 2009, 02:04 »
Pois é nas lampadas certas que está a dificuldade, não é só uma questão de temperatura de cor, mas tambem de distribuição espectral da luz emitida.

Podes ver aqui as lampadas usada pela Kino.

Uma hipotese, é comprares apenas as lampadas da Kino e montá-las no teu sistema "home made". O balastro electronico deve servir perfeitamente, desde que adapatado à potencia da lampada a usar.

De momento não te posso dizer onde as adquirir em Portugal, mas posso tentar ver isso.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #2 em: 23 / Dez / 2009, 03:33 »
Obrigado pela resposta.

De facto estou a pensar comprar as lâmpadas da KINO. A minha duvida reside nos projectores domésticos, se isto resultar, posso poupar muito. Projectores Kino com 4 lâmpadas custam mais de 1000 euros. É muito dinheiro!

O que tenho de fazer para saber da compatibilidade das lâmpadas com os projectores domésticos? É só a questão da potencia das luzes em relação ao balastro?
« Última modificação: 23 / Dez / 2009, 15:27 por Edgar Feldman »

Offline raul caldas

• Junior
  • *
« Responder #3 em: 28 / Dez / 2009, 10:30 »
Caro Edgar,
Á 10 anos por causa dos preços elevados,e a dificuldade de os obter por aluguer para um programa de televisão que estava a fazer optei por construir os meus próprios fluo, com base em lampadas da Osram e da Philips, com balastros electrónicos.
Após vários testes de desenho dos projectores acabei por construir 5 modelos
4x36w  4x18w 8x36w e 8x55wPL(Diva) em dois formatos
até hoje tenho resolvido as situações de iluminação com estes projectores sem grandes problemas e com baixo valor
caso pretenda contactar-me veja na www.cineguiaportugal.com em chefe iluminação

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #4 em: 28 / Dez / 2009, 15:15 »
Edgar, efectivamente as lampadas da Kino funcionam com vulgares balastros electronicos, mas tem em conta que essas lampadas requerem mais potencia para um mesmo tamanho do que as fluorescentes normais. Na página cujo link está acima, podes ver qual a potencia requerida para cada tipo de lampada.

Raul, será que poderias dar umas dicas sobre as lampadas Osram e Philips que tens usado?

Cumprimentos

Offline raul caldas

• Junior
  • *
« Responder #5 em: 28 / Dez / 2009, 16:20 »
As lampadas são especiais e constam nos catálogos de cinema das mesmas empresas.
As temperaturas não correspondem exactamente ao mencionado pelos mesmos estando na ordem de 200/300ºK abaixo e só necessito de fazer correção de CC após 1000/1500 horas de trabalho.
Para protecção fisica do tubo, em caso de acidente, utilizo uma manga termoretractil fornecida pela Formatt UK

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #6 em: 28 / Dez / 2009, 16:41 »
Obrigado pelas respostas.

Caro Raul, de facto ouvi essas conversas através  de electricistas que trabalharam na rodagem de um filme.

Uma pergunta: Existem no mercado projectores de fábrica para uso domestico em que se possa colocar as lâmpadas, sem ser necessário construir um de raiz?  Digo isso, por que agora é obrigatório que os projectores de luz fluorescentes domésticos sejam com balastro electrónico pelas novas leis de baixo consumo energético (eis outra grande vantagem dos flo). Como na altura em que construíste os teus não haviam projectores destes para uso domestico, talvez agora já existam. Posso estar a dizer um disparate?

Abraço e bom ano novo
« Última modificação: 28 / Dez / 2009, 16:46 por Edgar Feldman »

Offline raul caldas

• Junior
  • *
« Responder #7 em: 28 / Dez / 2009, 16:57 »
Creio que esses projectores domesticos já existem uma vez que os produtores apenas mudaram os balastros e não o desenho estrutural para poderem continuar a utiliza-los em tectos falsos e aplicações de tecto que é a base funcional deles.
Caso pretenda tenho estes projectores já feitos, dependendo da quantidade, que funcionam em termos de suporte exactamente como os Kinos, ou seja rótula e tripé, nas lampadas TL ou só tripé nas PL.
Em qualquer um dos casos os balastros fazem parte integrante da estrutura de forma que apenas usa o cabo de alimentação 230/220V
Obrigado e igualmente

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #8 em: 28 / Dez / 2009, 17:16 »
Caro Rául.

Tu vendes os projectores ou alugas? Posso estar interessado.É uma questão de combinarmos.

abraço

Edgar

Offline raul caldas

• Junior
  • *
« Responder #9 em: 28 / Dez / 2009, 17:18 »
vendo e alugo
como compreendes não mando o tel por aqui
os meus contactos estão na pagina de cineguiaportugal.com em chefe iluminador
abraço

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #10 em: 28 / Dez / 2009, 17:20 »
ok vou te contactar pelo cineguia

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #11 em: 28 / Dez / 2009, 22:55 »
Raul, obrigado pela info. Vou dar uma olhada nos catalogos da Osram e Philips.
A temperatura de cor não corresponder exactamente ao anunciado, parece-me frequente, e certamente as da Kino não são excepção.

Offline raul caldas

• Junior
  • *
« Responder #12 em: 28 / Dez / 2009, 23:03 »
Por acaso as da Kino sao correctas, na sua fase inicial de vida, quer as TL ou 40w quer as Pl 55w
dos divas
Eles compraram uma antiga fábrica de tubos fluorescentes, como a nossa FAPAE, e assim podem corrigir os elementos interiores da lampada.
Não sei se a Osram ou a Philips já têm a bainha, sem alteração de côr, para protecção em caso de quebra.
Mas os balastros deles são bons, inclusivamente dim? veis.
Bom Ano

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #13 em: 29 / Dez / 2009, 03:02 »
Os balastros são realmente bons. Tenho usado algumas vezes as 4 Bank com balastro incorporado não dimável e tambem a versão com balastro remoto dimável por DMX.
Na verdade todo o equipamento é muito bom, extremamente versátil, leve, fácil de transportar e montar, usável quer para 3200ºK ou 5500ºK, ou mesmo algo intermédio... com uma "misturinha" de lampadas KF32, KF55.  #-o

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #14 em: 29 / Dez / 2009, 19:58 »
Caros A.Caneira e Raul Caldas

Não tenho os vossos conhecimentos sobre iluminação, e fico com duvidas pois não sei o que são as lâmpadas KF32, KF55, as Tl ou Pl, enfim...

Para mim, que sou um leigo no assunto, gostava de saber o que comprar: desde a armação, ao balastro, as lâmpadas, e onde se encontra esse material.

Isso não invalida que eu prefira adquirir esse material vindo de um profissional que pode fazer boas adaptações para um trabalho mais continuo. Mas penso que seria uma boa informação para desenrascar alguém que precise esporadicamente de usar essas luzes, mas que não tem orçamento para comprar ou alugar Kinos.

Abraço aos dois

Edgar