Autor Tópico: Restituição de Cor - Conceito  (Lida 13358 vezes)

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
Restituição de Cor - Conceito
« em: 31 / Dez / 2009, 20:38 »
Caros Caneira e Raul

Sei o que é a "temperatura de cor", mas não consigo perceber o conceito da "restituição de cor". Podem elucidar-me.

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
Restituição de Cor - Conceito
« Responder #1 em: 31 / Dez / 2009, 22:21 »
Edgar, separei o topico daquele onde tinhas inserido a tua questão, porque penso que assim se tornará mais fácil encontrar este assunto, que certamente pode interessar a mais pessoas.

RESTITUIÇÂO DE COR

Dependendo da aplicação e da tarefa visual a realizar, a luz artificial deve procurar uma percepção das cores adequada. A capacidade de uma fonte de luz de reproduzir as cores mede-se com o índice de restituição de cor (Ra), O conceito de restituição das cores de uma fonte de luz define-se, com o aspecto cromático que apresentam os corpos iluminados em comparação com o que apresentam debaixo de uma luz de referência.

A determinação das propriedades de restituição das cores de uma fonte de luz, obtém-se iluminando um conjunto de oito cores padrão estabelecidas pela norma DIN 5035, com a luz de referência e com a luz que se está a analisar. Quanto menor for a diferença, melhor é a capacidade de restituição das cores.

Uma fonte de luz Ra = 100, mostra todas as cores correctamente. Quanto mais baixo é o Ra, pior é a restituição das cores. Informações mais detalhadas, especialmente para a iluminação artificial de interiores, podem ser obtidas na norma DIN 5035.

Espero ter ajudado um pouco, com esta resposta um pouco "by the books".
Vou ver se encontro uns gráficos, que certamente ajudam a elucidar mais esta questão.

Cumprimentos
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
Re: Restituição de Cor - Conceito
« Responder #2 em: 01 / Jan / 2010, 21:32 »
Vamos ver se percebi: A "restituaçao de cor" têm a ver com a intensidade da Luz?

Imaginemos que iluminamos dois vasos verdes com um só projector , o primeiro a três metros do foco de luz, e o segundo a 7 metros do foco de luz. O verde do primeiro vaso é que mantém a cor correcta porque recebe a intensidade suficiente de luz para que a crominancia não se perca. Enquanto no segundo vaso o projector não tem intensidade para "restituir a cor do objecto". Será isso?

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #3 em: 01 / Jan / 2010, 23:03 »
Caro Edgar, a restituição de cor, nada tem a ver com intensidade luminosa que atinge um alvo.
Vou tentar explicar o assunto por outras palavras.

Aquilo a que chamamos de luz branca e que normalmente tem como referencia a luz solar, tal como demonstrado pela experiencia da deomposição da luz num prisma, não é mais de um conjunto de radiações visiveis em diversos comprimentos de onda, que vão desde o azul ao vermelho, num espectro continuo

Ora o que uma lampada tenta fazer, é o mais possivel reproduzir este espectro continuo, isto é a emissão de todas os comprimentos de onda visiveis na proporção o mais semelhante possivel à radiação solar. Só que no obter dessa proporção é que está a dificuldade, umas lampadas fazem-no melhor do que outras, e em alguns tipos de lampadas é mais fácil de conseguir do que noutras.
Em lampadas de filamento, isso é relativamente fácil de conseguir, já em lampadas de descarga, sejam do tipo HMI, MSR, ou fluorescentes, ou outras ainda, já não é assim tão fácil.

Assim surgiu a necessidade de criar o conceito de restituição de cor, que no fundo refere a fidelidade com que as cores de um determinado objecto iluminado, são observadas: Pelo olho humano ou por uma câmara.

Espero agora ter conseguido ser um pouco mais claro.

Cumprimentos

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #4 em: 02 / Jan / 2010, 00:15 »
Ok, mas não é muito simples perceber a diferença entre a "restituição de cor" e a "temperatura de cor".

Vamos a um exemplo de um caso real:

Todos nós que filmamos sabemos que as luzes fluorescente de uso comum, puxam os verdes. Neste caso estamos a falar de "temperatura de cor" ou de "restituição de cor"?

cumprimentos

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #5 em: 02 / Jan / 2010, 02:10 »
No caso que indicas, falamos de restituição de cor.

Essa situação de "puxam os verdes" é precisamente porque as lampadas fluorescentes normais, emitem com mais intensidade luz no comprimento de onda, correspondente ao que denominamos cor verde. Tem pois um espectro pouco continuo, apresentando picos em determinadas zonas do espectro cromático, isso faz com que não sejam muito boas, quer para filmagens quer para fotografia.

Vou tentar dar um exemplo, por exagero: Estás a ver as lampadas que emitem uma luz alaranjada, agora muito usadas em iluminação publica? Bom, essas lampadas são pessimas em restituição de cor, até o olho humano tem dificuldade em destinguir as cores reais dos objectos iluminados por elas, isso acontece, porque o expectro de luz emitido, não contem todas os comprimentos de onda correspondentes às cores do expectro visivel, o como o que vêmos, é o resultado da luz reflectida pelos objectos, se os iluminarmos com uma luz que não contem todos os componentes, como é logico tambem não os poderemos ver.
Um pequeno aparte, esse tipo de lampadas, são optimas para iluminação publica e especialmente de vias de transito, porque permitem uma visão com maior contraste.

A temperatura de cor é um conceito bem mais complexo do que o da restituição de cor.

Cumprimentos e manda sempre

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #6 em: 02 / Jan / 2010, 13:39 »
Obrigado Caneira. Agora percebi melhor.

E ao falares que as luzes alaranjadas da iluminação pública com péssima restituição de cor, mas muito contrastada, pode ser péssimo para filmar a cores mas óptimo para filmar a preto e branco se quisermos um preto e branco muito contrastado. Será assim?

« Última modificação: 02 / Jan / 2010, 13:45 por Edgar Feldman »

Offline oliveira

• Frequênte
  • *
« Responder #7 em: 23 / Jan / 2010, 02:39 »
Caneira, por curiosidade que formacao ou habilitacoes tens tu em luz?
ja que tentei de outra forma mas saiu furado  :lol: "O Curriculum Vitae poderá ser enviado, mediante pedido acompanhado de razão justificativa."

Offline oliveira

• Frequênte
  • *
« Responder #8 em: 27 / Jan / 2010, 02:52 »
deve ter sido por ser eu a perguntar. so pode...

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #9 em: 29 / Jan / 2010, 07:33 »
Caro Oliveira

Pelo seu post acima, vejo que visitou a minha web page, pois já sabe mais de mim que eu de si.
Sendo assim, não foi por ser você a perguntar ou qualquer outro... é que eu, como como quase todos nós aqui, temos uma ocupação e nem sempre podemos responder na hora ou no dia.

Formação? O suficiente para à mais de 20 anos ter a meu cargo o desenho de luz dos mais variados tipos de programas em televisão, em estudio, ou exteriores.
De resto cada vez mais sei que nada sei.

Não gostaria de desviar o assunto do topico, que por certo é de algum interesse.

Cumprimentos