Boas.
Citádo por Laura: “mas já no 35mm gostava de angulos mais aberto...e com digital nem pensar...”
E também citado por Laura: “50mm é a lente que no 35mm se aproxima ao angulo de visão humana, vai dai que a malta começava aprender fotografia com essa lente, agora com o digital, já não sei com é... provavelmente os tempos mudaram”
Não sei se estou incorrecto na minha interpretação, mas de qualquer das formas, servirá para alguém...
No tempo das SLR de rolo, uma objectiva de 50mm tinha um angulo de visão de 50mm. Com as DSLR, a coisa muda um bocadinho, e creio que era a isto que a Laura se referia.
As DSLR têm basicamente dois tipos de tamanho de sensor: os APS-C e os Full. Com câmeras com sensor Full, a objectiva de 50mm mantém o angulo de visão: 50mm. Mas com sensores de tamanho APS-C, entra em conta o factor de multiplicação, que varia em função se a câmara é da Cannon (1.6x), da Nikon (1.5x) ou da Sony (1.5x).
Traduzindo, a mesma lente de 50mm com sensores APS-C:
- Em câmeras da Canon corresponde a 50mm x 1.6= 80mm
- Em câmeras da Nikon corresponde a 50mm x 1.5 = 75mm
- Em câmeras da Sony corresponde a 50mm x 1.5 = 75mm
A mesma lente de 50mm com sensores Full, seja Canon, Nikon, Sony ou outra:
- 50mm é igual a 50mm.
Para distâncias focais diferentes, é só aplicar o factor de multiplicação em função da câmara.
Boas.