Autor Tópico: Ring Light... alguém sabe se este produto é bom para Chromakey ??  (Lida 9064 vezes)

Offline Paul McKeown

• Frequênte
  • *
    • PaddyMac Hi 5
Boas meus companheiros

ora bem tenho que arranjar illuminação de um pano de chromakey verde.

vi este tipo produto no ebay (e não só)

alguém usou este tipo ?? acham que podia resultar ??

http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=270486637967&ssPageName=STRK:MEWAX:IT#ht_3464wt_989
« Última modificação: 27 / Mai / 2010, 14:45 por A. Caneira »
http://www.facebook.com/profile.php?id=579769459

alternative website ..... facebook o futuro e melhor do que hi5 !!!

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
Re:Boas ... alguém sabe se este produto dar boa croma ??
« Responder #1 em: 27 / Mai / 2010, 01:53 »
Olá Paul, boa noite.

citando: "pano de chromakey verde"
Se o fundo que pretendes Iluminar já é verde e pretendes vir a fazer um Chroma Key, precisas apenas iluminar esse pano de fundo com luz branca.

O produto que referes, não é indicado para utilizar num fundo que já é verde ou azul, na verdade deve ser usado em fundo branco ou cinzento. Embora apresentado quase como uma maravilha, não o é assim tanto. A área iluminada é bastante pequena, se usado bantante afastado então, nem intensidade vai ter para o Chroma Key "romper". Se utilizado montado na objectiva da câmara, deve ser utilizado com muito cuidado, pois o tema a ser captado tambem vai ser iluminado pela luz da cor utilizada (azul ou verde) algumas cores de roupas e tons de cabelo podem não se dar bem.

Se pretendes mesmo fazer um Chroma Key, o que te sugiro é utilizar um fundo verde ou azul (o que menos interferir com as cores do assunto a captar), e iluminar o fundo separadamente do sujeito a captar (pessoa ou objecto). Afasta o sujeito o mais possivel do fundo para que a luz reflectida pelo painel de Chroma Key não seja significativa no sujeito a captar, especialmente importante se se tratar de pessoas com cabelos longos e claros.

Com o preço pedido por aquele Kit, consegues um razoavel kit de iluminação convencional. Se só tiveres o iluminador da câmara, usa-o para iluminar o sujeito e ilumina o fundo com um (ou mais, dependendo do tamanho do painel) daqueles projectores baratos de lampadas tubulares de 150 ou 300 Watts, que podes encontrar em qualquer supermercado.

Cumprimentos
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Fernando

• Frequênte
  • *
Re:Ring Light... alguém sabe se este produto é bom para Chromakey ??
« Responder #2 em: 27 / Mai / 2010, 22:06 »
Boa noite, A. Caneira. Fiquei com uma dúvida quando às "lâmpadas tubulares". Serão aquilo que, convencionalmente, chamamos de lâmpadas fluorescentes?
Obrigado!

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #3 em: 28 / Mai / 2010, 00:15 »
Boas.
Citádo: "Serão aquilo que, convencionalmente, chamamos de lâmpadas fluorescentes?"

Não querendo responder pelo A. Caneira, mas já o fazendo, ele está se referindo ás lampadas de Halogênio (umas compridas), naqueles projectores tipo das obras.

E por falar em lâmpadas fluorescentes, A Caneira tem conhecimento se existe uma real vantagem na utilização de balastros electrónicos em vez dos convencionais magnéticos, no que a qualidade de imagem diz respeito? Pondo de lado a questão do flicker e do consumo, é vantajoso um balastro electrónico? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #4 em: 28 / Mai / 2010, 01:50 »
E respondeste muito bem José Costa, era isso mesmo ao que me referia, aos vulgarmente conhecidos por projectores de obra.

Tanto quanto é do meu conhecimentos a qualidade da luz de uma lampada flourescente depende essencialmente do seu factor de restituição de cor, e não do balastro, no entanto e tal como referiste, a utilização de balastros electronicos evita eficazmente o flicker que por vezes até a olho nu se nota, e pode ser ainda mais visivel na imagem especialmente quando se usam velocidades de shutter superiores a 100Hz.
Uma outra vantagem, permitida por alguns balastros electronicos, é tornar possivel dimar, diria que de uns 20% a 100% da intensidade da luz, mediante a utilização de um simples potenciometro que se pode comprar em qualquer casa de componentes electronicos.

Cumprimentos

Offline Fernando

• Frequênte
  • *
halogeneo
« Responder #5 em: 30 / Mai / 2010, 12:15 »
Em primeiro, obrigado pela resposta. No entanto, fiquei com outra dúvida: o A. Caneira refere:

A pergunta é esta: existem lâmpadas de halogéneo (as tais tubulares, dos projectores das obras, como mencionaram) brancas? Isto porque, desse tipo de lâmpadas, só conheço com luz amarela. Desculpem, mas a ignorância é uma coisa complicada :)!

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #6 em: 31 / Mai / 2010, 03:37 »
Fernando, era a essas lampadas que referes como de luz amarela que efectivamente me referia.
A definição de luz branca é algo complexo, e para efeitos de imagem, que é o que nos importa aqui, poderiamos de forma simplista dizer que o que caracteriza o "branco" de uma luz, é a sua temperatuar de cor. Existem lampadas com diversas temperaturas de cor, sendo que as que estamos a falar, rondam quando novas os 3000º Kelvin. Tendo a câmara calibrada para luz artificial, ou o normalmente designado por 3200º Kelvin, essas lampadas produzem luz branca, já se calibrares a câmara para luz de dia, ou 5600ºK o assunto iluminado por essas lampadas vai ficar de cor amarelada ou laranja... como vês é tudo uma questão de referenciais.
Já agora, esta é a razão pela qual as câmaras dispõem do chamado balanço de brancos, que mais não faz, do que, grosso modo, refereciar como branco a luz que no momento está a receber.

Offline Fernando

• Frequênte
  • *
« Responder #7 em: 31 / Mai / 2010, 14:14 »
Completamente elucidado. Obrigado, Caneira e José Costa.

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #8 em: 31 / Mai / 2010, 23:52 »
Boas.
Só para complementar a informação dada pelo A. Caneira, e em relação á questão do Fernando: "existem lâmpadas de halogéneo... brancas?"

Não existem, mas existe a possibilidade de utilizar uma gelatina CTB, que não é mais que uma especie de folha plástica que tem como função "transformar" a luz "amarela" proveniente das lampadas de halogenio numa luz "branca", que é a luz de dia. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #9 em: 01 / Jun / 2010, 02:18 »
Não existem, ...

Mas é claro que existem! Deixa lá ver... o que não queria é deixar passar a ideia que luz "branca" é só aquela de temperatura de cor elevada, como luz de dia ou das lampadas flourescentes de 5600ºK.

Como sabes em estudio, ou em espaços interiores a iluminação que maioritáriamente se utiliza é com base em lampadas de halogénio, certo que um pouco mais "brancas" (3200ºK) do que as de utilização domestica (2700 - 2900 ºK), e certamente não ficamos com imagens amarelas... a câmara sim, que é balanciada para 3200ºK e assim essa luz é branca! Sei que sabes isto perfeitamente, a resposta é mais para firmar a ideia que tudo é uma questão de referenciais... uma câmara balanceada para 3200ºK acha a luz de halogenio como "branquinha" e a luz de dia como azul...

As coisas que se podem fazer com o balancemento de brancos, quer na áreo do video como da fotografia, são maravilhas...

Cumprimentos

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #10 em: 01 / Jun / 2010, 03:50 »
Boas.
Se algum User ler este tópico, e que não pesque nada de iluminação, vai chegar ão final e sentir-se confuso entre o que eu afirmo, que não existe lampadas de halogênio brancas, e o que o A. Caneira afirma, que existem. E mais confuso ficará se eu afirmar que, sobre um determinado ponto de vista, ambos estamos correctos nas nossas afirmaçôes. Gaijos malucos estes que, aparentemente, dizem coisas contrárias e no entanto um deles diz que ambos estão certos.

O problema aqui está em se saber o que é a luz, o que é temperatura de côr das lampadas e o que é o balanço de brancos. E nem eu, nem o A. Caneira (no meu ponto de vista) fomos muito ilucidativos nestas questôes. Mas também não vai ser agora que vou tentar explicar, fica para mais tarde (se eu tiver tempo e vontade).

Eu compreendi o que o A. Caneira escreveu e tenho a certeza que ele também compreendeu o que eu escrevi. Não sei é se qualquer User compreenderá estes posts aparentemente contradictórios. Boas.

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #11 em: 01 / Jun / 2010, 15:09 »
José Costa

Muito bom ler este post, porque efecticamente tambem eu digo que tens razão. Na verdade eu peguei tambem um pouco no que dizias e tentei levar um pouco para o contraditório, pela razão que muito bem entendeste, pois pelo que leio, vejo que tanto tu, como eu ao ler-mos e escrever-mos sobre esta questão, ficamos com imensa vontade de falar um pouco mais aprofundadamente sobre temperatura de cor e balanço de brancos, noções sem as quais, fica realmente extranissinho estas nossas afirmações "aparentemente contradictórias" e no entanto, ambas correctas.
Para mim, a ideia deste contraditorio, seria levar o utilizador mais interessado a investigar, o porque destes maluquinhos, estarem a afirmar coisas diferentes e ambos a concordadrem com o outro.
Talvez influencia de um professor que tive, que antes de expôr a materia nas aulas,  
a introduzia de modo a suscitar a curiosidade, e depois esperava que os alunos a estudassem em casa e só depois era debatida nas aulas, claro que quem não estudava em casa... bom, com ele só havia notas entre 0 e 4, e 16 e 20, afirmava que sendo cadeiras da nossa area vocacional e portanto escolhidas por nós, outro tipo de notas não fazia sentido, ou se sabia e compreendia, ou não!

Desculpem este aparte, por mim, ficou mesmo a vontade de criar aqui um topico sobre temperatura de cor, e só não o fiz já, porque o tempo esta escasseando por agora, se alguem quiser avançar, seria um assunto interessante. Sugiro um titulo, a desenvolver depois: Temperaura de Cor, Definição

Forte abraço
Cumprimentos

PS: Ficou dificil resistir e o tópico já aqui está!
« Última modificação: 02 / Jun / 2010, 18:48 por A. Caneira »