Autor Tópico: Iluminação suficiente para estúdio  (Lida 4972 vezes)

Offline João Dias

• Regular
  • *
  • Mais que Amador
    • TV Lazer
Iluminação suficiente para estúdio
« em: 03 / Nov / 2010, 13:42 »
Boas pessoal.

Eu pretendo criar um pequeno estúdio de gravação de DIY's, em que o subject está sentado num mesa.

Uso uma Câmara Canon HF200 e dentro em breve vou adquirir outra idêntica para os closeups.
Tal como especificado aqui num outro tópico, as Câmaras HD necessitam de muito mais luz que as SD.

Tenho testado o 3 point lighting mas o resultado não é o melhor.

Uso um Studio Flash Silver Reflector de 80cm com uma Lâmpada de 125w

Mais 2 studio flash translucent white soft umbrella de 83cm com lâmpadas de 125w cada

Mais um holofote de 300w

Para cada Lâmpada (excepto o holofote) estou a usar um Studio E27 AC Socket Light Stand Mount Umbrella Holder que infelizmente suporta apenas 150 watts no máximo.

Mas mesmo assim a luminosidade não é a suficiente. Tudo bem vou ser sincero, estou a usar daquelas lâmpadas económicas do chinês, e que dão muito pouca luz mesmo as de 125 ou 150w.

Quais os watts que aconselham para usar?
Onde comprar?
Conselhos e sugestões.
O que pretendo fazer é mais ou menos isto:

Pretendo fazer algo deste tipo

Agradecia se alguém me pode-se ajudar nisto.
Não sou empresa nem vou ganhar dinheiro com isto, é apenas um hobby e por isso o budget é bastante low LOL.

Neste vídeo podem ver que a imágem está péssima e a luz então nem se fala:

Usei uma Câmara Aiptek Pro H5 Extreme, e estava apenas a usar a luz do dia e de tecto da minha sala.

Aqui já não está tão mau, porque estava perto da janela e naquele dia estava um sol maravilhoso:

Desculpem o amadorismo, mas é mesmo assim, aqui em casa também à PEC.

Espero ter especificado o suficiente para me poderem ajudar.
« Última modificação: 03 / Nov / 2010, 13:44 por João Dias »
Canon Legria HF200 1080i
iMac 9.1 24" Mac OSX 10.7 e Windows 7
iMac 4,1 20" Mac OSX 10.6
HP NC6400 13" Windows 7 e Mac OSX 10.6

Offline José Costa

• Veterano
Re:Iluminação suficiente para estúdio
« Responder #1 em: 03 / Nov / 2010, 16:29 »
Boas.
Está a misturar lampadas de iluminação diferente. Utilize só fluorescentes ou só de halogenio (o projector das obras  :lol: ), para não haver misturas de temperaturas de côr. Para além disso, está a utilizar os refletores errádos, servem mas cortam muito a luz. Precisa de projectores que "atirem" a luz para a frente, como o das obras. Boas.
« Última modificação: 03 / Nov / 2010, 16:31 por Jose Costa »
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #2 em: 05 / Nov / 2010, 02:28 »
Olá...

Pelas fotos que vi, e como disse o José Costa, não faz muito sentido usar aquelas lampadas de tubo fluorescente num parasol reflector, a luz dessas lampadas já é suficientemente difusa, de modo que é muito pouca a que "volta" para o sujeito.
A não ser que pertenda criar alguns efeitos, não misture lampadas luz de dia com halogenio (eu adoro trabalhar com esse jogo), se bem que existem lampadas dessas com uma luz mais parecida com o halogenio, as que chamam de amarelas, mas não conheço com essas potencias.
Outra coisa que já reparei é que as potencias indicadas pelos chinocas nas lampadas raramente correspondem á realidade.

Os resultados serão melhores de virar o tal "projector das obras" para o reflector.

Desculpe este comentário um pouco a correr, mas de momento estou mesmo sem tempo para lhe dar uma resposta mais concisa às suas questões, assim que puder o farei...

Cumprimentos
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline João Dias

• Regular
  • *
  • Mais que Amador
    • TV Lazer
« Responder #3 em: 05 / Nov / 2010, 09:14 »
Ok, obrigado aos dois pelo conselho.

Mantenho-me então pela luz de halogenio?

O restante material que comprei estava a um preço bastante bom, já os softboxes não arranjo por um preço muito baixo.

Sendo isto como indiquei um hobby, não posso dispender de muito dinheiro para estes materiais.

Que mais conselhos me dão?

Devo de ter uma segunda Câmara para os grandes planos?
Tentei em pós-produção fazer um zoom, mas a imagem fixa bastante pixelizada (danificada) por isso estava a pensar em adquirir uma segunda Câmara, de valor igual ou mais barata só para os grandes planos.

Tenho uma Kodak PlaySport que grava a 1080p, mas a imagem fica boa apenas em outdoor, em indoor, mesmo com uma boa luz a imagem tende a ficar amarelada.
Canon Legria HF200 1080i
iMac 9.1 24" Mac OSX 10.7 e Windows 7
iMac 4,1 20" Mac OSX 10.6
HP NC6400 13" Windows 7 e Mac OSX 10.6

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #4 em: 05 / Nov / 2010, 12:57 »
Boas.
Citádo: "Mantenho-me então pela luz de halogenio?"
Ou só halogenio ou só fluorescente, pois facilita-lhe muito o trabalho.

Citádo: "já os softboxes não arranjo por um preço muito baixo."
Se fizer como o A. Caneira menciona, não precisa de tal. Mas depende também muito do que pretende fazer exactamente. Como não sabemos, ...

Citádo: "tende a ficar amarelada."
Tem que "bater o branco". Creio que existe aqui no fórum já algo sobre o assunto. Aliás, sob esta temática da iluminação, já existe por aqui alguns tópicos. Faça uma pesquisa.

Citádo: "Devo de ter uma segunda Câmara para os grandes planos?"
Tudo depende do que tenciona fazer. Mas sem ovos não se fazem omeletes. Um zoom digital (o software) não tem a mesma qualidade de imagem que o feito por óptica (lente), daí a pixelização.

Observaçôes: Devia substituir as lampadas chinocas por lampadas mais conceituádas, tipo umas das Philips ou Osram. A exemplo do A. Caneira, também não confio muito nas chinocas (lampadas, bem entendido  :lol: ). Eu criei um estúdio para croma, mas utilizo lampadas fluorescentes tubulares. Mas é uma situação diferente da sua. Cada caso é um caso, e uma boa iluminação depende muito do que se pretende fazer. Mas espere pelas dicas do A. Caneira, pois a iluminação é mais a sua área. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier