Autor Tópico: Filmar uma projecção em 35mm  (Lida 8156 vezes)

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
Re:Filmar uma projecção em 35mm
« Responder #15 em: 16 / Out / 2010, 12:44 »
Pus a Canon a correr também a 25fps, não é possível de facto por 25 no shutter, mas dá para por 50. Neste caso esteve em pé de igualdade com a Sony. Ou seja, as duas câmaras estavam a gravar a projecção a 25fps usando a mesma velocidade de obturação. O problema persistiu na Canon e na Sony continuou tudo bem.

Penso que a razão do problema nos CMOS é que este chip captura a imagem como se fosse um scanner, e o CCD pela quantidade de luz que recebe. Se calhar estou a dizer um disparate.

Offline Pedro Rocha

• Veterano
  • Sony Software Trainer & ICE
    • MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
« Responder #16 em: 16 / Out / 2010, 15:51 »
Penso que a razão do problema nos CMOS é que este chip captura a imagem como se fosse um scanner, e o CCD pela quantidade de luz que recebe. Se calhar estou a dizer um disparate.
Também acho prematuro dizer que o CMOS não o consegue fazer, aceitem ou não ás máquinas fotográficas DSLR não foram feitas para fazer video, os filtros nelas introduzidos para reduzir a resolução dos 19 Milhões de pixeis totais usados (no caso da 7D) para 1920x1080 adulteram bastante a imagem.

Um bom teste seria, fazer com uma Z1E (3xCCD) e uma Z5E (3xCMOS), como tenho uma Z5E podíamos combinar para o fazer. Assim tirávamos as dúvidas.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #17 em: 16 / Out / 2010, 16:21 »
De facto podia ter levado uma SONY HVR-V1E, que também tem CMOS e shutter de 25. Quando for gravar na integra as projecções que preciso, vou leva-la e depois darei noticias. Para já vou tentar arranjar uma P2 com CCD para a gravação final.

Mas até com o projector a correr a 24fps, a SONY Z1 funcionou, coisa que não aconteceu com a V1E que tinha testado antes como podem ver na primeira mensagem deste fórum. Mas prometo testar V1E na gravação final que devo fazer na próxima semana, para tirar a prova dos nove, pois vou por o projector a correr a 25fps.

Offline José Rodrigues

• Frequênte
  • *
    • BlueTail Films
« Responder #18 em: 29 / Out / 2010, 13:11 »
Boas a todos,

Também acho prematuro dizer que o CMOS não o consegue fazer, aceitem ou não ás máquinas fotográficas DSLR não foram feitas para fazer video

É verdade, mas de todas maneiras e quer queiramos quer não, estas maquinas tem o seu impacto no que diz respeito ao vídeo, mas isso tudo se deve ao facto dos 35mm que lhe dá um film look.
De todas as formas, e dependendo dos trabalhos realizados, será uma boa opção, mesmo tendo em conta os acessórios necessários.

Por exemplo, quanto custa um bom adaptador de 35mm para uma camara de vídeo? Se formos fazer as contas do conjunto incluindo rails e lentes, fica praticamente ao preço de um conjunto DSLR com lentes.

Desvantagens, ainda que não tenha testado eu proprio, em termos de configurações é muito mais limitado, mas de certeza para a maioria dos trabalhos realizados por cá serviria perfeitamente.

Vantagens, no meu caso em particular seriam TANTAS, penso que a maior e tendo em conta que faço praticamente apenas trabalhos de outdoor, em que tenho que andar bastante em condições dificeis muitas vezes, o peso seria uma mais valia. Com um pouco de pratica o look obtido seria muito melhor.

Estou à espera da aprovação de alguns projectos, que se forem aprovados, me vão levar a comprar este genero de equipamento, ainda mais tendo em conta que irei fazer algumas viagens, o que para transportar dá muito geito. 

Uma pequena nota, existem MUITOS profissionais a utilizar este genero de equipamento. Vejam em www.confluencefilms.tv em que realizaram dois trabalhos em 16mm e masterizados (se é este o termo) para HD, que deram sem dúvida os melhores filmes de flyfishing feitos até hoje, o novo projecto deles está a ser feito com DSLR.
Outro projecto, de um amigo meu, alemão, que é fotografo profissional, realizou um vídeo com DSLR que ganhou à dois meses um festival nos EUA, vejam aqui o trailer .

Já agora, há por aqui alguem que filme com este genero de quipamento? Gostava muito de trocar algumas ideias.

Abraços,
José Rodrigues