Boas.
Faça uma pesquisa na net por "hulk", "avatar" ou "PSD", e o google vai retornar resultados como os filmes largamente conhecidos do cinema, os mais recentes casos do jogador de futebol com o nome do homem verde, de casos de policia ou de um partido politico e dos seus malfeitores... opsss, queria dizer fundadores

. De bola não percebo nada, da policia quero distância, de cinema gosto muito e dos partidos politicos e dos seus intervenientes não vou dizer aqui o que penso, para não chocar as nossas avózinhas

.
Mas não é a bola nem o cinema que me traz aqui. É um "efeito" que à muito verifico em algumas gravaçôes video, mas só recentemente é que lhe atribui estes nomes. Falo (ou escrevo) sobre certas tonalidades de côr que tantas vezes de vê por aí em video: esverdeadas (Hulk), azuladas (Avatar) ou alaranjadas (PSD).
Quem faz edição de video, quem já não se deparou com imagens destas, em que o WB não foi acionado, umas vezes por descuido do operador, outras vezes por razôes que nem vou mencionar aqui? Os softwares NLE vieram em grande medida ajudar a corrigir estas situaçôes, mas nada se compara a uma imagem bem captada desde o inicio.
Depois existem situaçôes em que é impossivel fazer um WB correcto. Uma parte da sala iluminada pelos focos do tecto e a outra parte iluminada pela luz natural proveniente de uma janela, é um dos casos tipicos em que isto acontece. Uma correção correcta para estes dois extremos, aquando da captura de imagem, é impossivel de conseguir. Mas existem alguns truques que se podem seguir para "aliviar" a imagem.
Um sujeito numa cozinha iluminado com lampadas fluorescentes e um op. de câmera com um projector em cima, transforma um ser perfeitamente natural, num ser do outro mundo (dizem que existe um outro mundo, não sei

). E quem diz numa cozinha, diz num outro local. E infelizmente vê-se muito disto nas nossas televisôes. Acredito ser moda, mas não sei...
São imagens como estas que me fazem por vezes questionar se saber é uma virtude ou defeito. Eu gosto de pensar que é virtude, mas tudo aponta para um defeito. Boas.