Ainda não tive tempo de ler o tópico todo, mas foi dos primeiros exercícios de iluminação que tive.
Além de colocar NDs nas janelas, tive de fazer conversão de luz 5600k para 3200k.
Não me admira que seja um exercico base num curso de iluminação, porque a partir desse exercicio e das questões que levanta, se vão provavelmente desenvolver muitos outros conceitos, como gama dinamica, latitude da pelicula versus video, e até temperatura de cor, como referes.
Centralizei-me mais na questão da utilização dos ND, se bem que de fugida, referi a exixtencia de filtros combinados ND+CTO.
Achei interessante teres publicado o PDF, obrigado. Nele se referem as duas abordagem possiveis, ou se usa ND+CTO na janela, ou apenas ND e interior a 5600º. Já que vem a proposito, no caso das fotos que publiquei foi a segunda abordagem a que escolhi utilizar, o interior foi iluminado com 5600º, mantendo os candelabros e restante luz halogenio acessa. As câmaras foram ajustadas para algo em torno dos 4800ºK, obtendo-se um equilibrio aceitável, e um tom "quentinho" nos tectos e candelabros.
Se tiveres mais material que queiras publicar, acho que o pessoal agradeçe.
Conhecer e entender a luz é fundamental, até porque toda e qualquer câmara só regista uma coisa: Luz!
(Sim, as de infra-vermelho tambem, só não faz parte do espectro visivel, mas não deixa de ser uma radiação igualzinha à visivel)