Autor Tópico: Imagens em interior sem saturar nas janelas...  (Lida 9834 vezes)

Offline João Vieira

• Residente
  • *
Re:Imagens em interior sem saturar nas janelas...
« Responder #15 em: 17 / Jun / 2011, 20:57 »
Ainda não tive tempo de ler o tópico todo, mas foi dos primeiros exercícios de iluminação que tive.

Além de colocar NDs nas janelas, tive de fazer conversão de luz 5600k para 3200k.

Edit: Deixo o pdf do exercício.
« Última modificação: 18 / Jun / 2011, 00:56 por João Vieira »

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #16 em: 18 / Jun / 2011, 02:23 »
tenho um colega  fotógrafo que faz do seguinte modo, deixa ver se me lembro,  2 disparos no mesmo fotograma, 1ª disparo, por volta do meio dia, com a fotometria correta para a luz exterior, o interior da sala ficou todo escuro, passam umas horas, ficou de noite, 22h horas, 2 disparo: iluminação artificial... o tripé durante esse tempo todo, não pode rigorosamente sair do sitio, isso fazia-se com uma maquina de grande formato 9x12... porque exige um enorme rigor....

É uma técnica válida, para quando as cenas a fotografar são estáticas. Em fotografia digital, é comum hoje recorrer-se à fotografia HDR para resolver tambem o mesmo tipo de situações.

No fundo o problema de todos (video ou foto) é o mesmo, tentar colocar num suporte (pelicula ou dados) a representação de uma situação real (imagem), cuja gama dinamica é enorme comparada com as capacidades do suporte para a captar.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #17 em: 18 / Jun / 2011, 02:40 »
Ainda não tive tempo de ler o tópico todo, mas foi dos primeiros exercícios de iluminação que tive.

Além de colocar NDs nas janelas, tive de fazer conversão de luz 5600k para 3200k.

Não me admira que seja um exercico base num curso de iluminação, porque a partir desse exercicio e das questões que levanta, se vão provavelmente desenvolver muitos outros conceitos, como gama dinamica, latitude da pelicula versus video, e até temperatura de cor, como referes.

Centralizei-me mais na questão da utilização dos ND, se bem que de fugida, referi a exixtencia de filtros combinados ND+CTO.

Achei interessante teres publicado o PDF, obrigado. Nele se referem as duas abordagem possiveis, ou se usa ND+CTO na janela, ou apenas ND e interior a 5600º. Já que vem a proposito, no caso das fotos que publiquei foi a segunda abordagem a que escolhi utilizar, o interior foi iluminado com 5600º, mantendo os candelabros e restante luz halogenio acessa. As câmaras foram ajustadas para algo em torno dos 4800ºK, obtendo-se um equilibrio aceitável, e um tom "quentinho" nos tectos e candelabros.

Se tiveres mais material que queiras publicar, acho que o pessoal agradeçe.
Conhecer e entender a luz é fundamental, até porque toda e qualquer câmara só regista uma coisa: Luz!
(Sim, as de infra-vermelho tambem, só não faz parte do espectro visivel, mas não deixa de ser uma radiação igualzinha à visivel)
« Última modificação: 18 / Jun / 2011, 02:54 por A. Caneira »

Offline LG

• Veterano
« Responder #18 em: 18 / Jun / 2011, 10:55 »

Eu não sei se os filtros ND que a malta usa para forrar as janelas não é o mesmo que eu uso para polarizar a luz nos focos? 
noutro  dia ví uns video que essa pelicula ND parecia película polarizadora...

vocês quando tem 2, um sobre o outro, e rodam o de cima de 90º a 90º fica preto? vai cortando os reflexos...( em fotografia o filtro polarizador do foco faz par com o polarizador da objectiva)

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #19 em: 18 / Jun / 2011, 19:28 »
Sei do que falas Laura...

A cor, especialmemte a dos mais densos (ND6, ND9) é muito pareceida com a que tem um polarizador, mas estes en questão não fazem a essa função.

Offline LG

• Veterano
« Responder #20 em: 18 / Jun / 2011, 22:56 »

eu como para  cada lente tenho um filtro polarizador, porque uso muito, estava a pensar juntar 2 e tinha um filtro ND, uma pequena batota, mas não dá :(... os filtros ND  ainda custam uns +/- 136€ para as objectivas