Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 / Mar / 2024, 06:02

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19082
  • Total de Tópicos: 4426
  • Online Hoje: 243
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 256
Total: 256
256 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Recuperação de dados de disco multimedia Toshiba  (Lida 7973 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Recuperação de dados de disco multimedia Toshiba
« em: 24 / Nov / 2011, 22:03 »
  Uma pessoa amiga ligou-me hoje com o seguinte problema, e que vos peço a vossa opinião: trata-se de um disco multimédia Toshiba onde tem alojados filmes (divx, etc …), bem como fotos pessoais de enorme interesse. O disco em questão, quando ligado a corrente e por breves momentos faz um barulho muito próximo a um relógio de ponteiros, com compasso muito certo (toc,toc,toc,toc) de seguida desliga-se. Dirigimo-nos ao espaço onde comprou, e o parecer do técnico que nos atendeu foi o seguinte: é uma avaria mecânica, são as agulhas.

 Sem grande rigor foram-nos dados vários orçamentos para a recuperação da informação existente, que variavam entre os 75€ (primeiro teste), e 300 a 1500€, caso fosse mais completo e sem garantias.

 Segundo ele, softwares de recover de informação pouco serviria.

Face a condição do disco estar sobre a garantia, e no máximo o meu amigo apenas teria um disco novo de retorno, e não tendo qualquer retorno ou apoio na informação digital do mesmo. No entanto simpaticamente, deixou-nos uma solução, que tinha usado de forma pessoal e que se fosse dele o  tentaria, ou seja, proteger o melhor possível o disco de forma em que não entrasse humidade, de seguida colocar o disco no congelador por duas horas, isso iria permitir a recolha da informação por uma única vez.

 O que vos pergunto é, conhecem esta técnica ou alguma melhor solução para a recuperação da informação do disco que não seja tão radical.

  Muito obrigado a todos, Filipe Araújo.
« Última modificação: 24 / Nov / 2011, 22:05 por Filipe Araújo »

Offline Alberto

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 68
  • 5D3/AC 160A
Re: Recuperação de dados de disco multimedia Toshiba
« Responder #1 em: 24 / Nov / 2011, 22:33 »
Boas Filipe, já ouvi falar mas nunca com sucesso, o objectivo é fazer contrair o metal para que as agulhas deixem de tocar na superficie do disco.
Se for para a garantia é certo que te irão dar um novo e o antigo já era!!

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Re: Recuperação de dados de disco multimedia Toshiba
« Responder #2 em: 24 / Nov / 2011, 23:27 »

 Boa noite Alberto,

Grato pela ajuda e resposta, segundo o técnico já o tentou com sucesso. Assim deixamos essa hipótese em aberto. Claro que a acho radical, mas na falta de melhor, creio que uma oportunidade é sempre melhor que nenhuma.
 Uma questão, você é o Alberto que me deu a dica do Premiere, de como colocar um vídeo como menu do Encore. Se o foi, mais uma vez fico-lhe grato pela dica.

 Atentamente, Filipe Araújo.

Offline Alberto

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 68
  • 5D3/AC 160A
Re: Recuperação de dados de disco multimedia Toshiba
« Responder #3 em: 24 / Nov / 2011, 23:37 »
Sim, sou eu mesmo que me conheceste pessoalmente.
Espero ter-te ajudado.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Recuperação de dados de disco multimedia Toshiba
« Responder #4 em: 25 / Nov / 2011, 02:08 »
Boas.
O uso do congelador é uma técnica á muito conhecida e com tanto de sucesso como de insucesso. Quando já nada se tem a perder, é uma hipotese.

Se o enviar para a garantia, obtem uma unidade nova, mas não lhe recuperam os dados. Se abdicar da garantia, poderá tentar recuperar a informação, mas já não poderá utilizar o disco e nem terá direito a uma nova unidade. A decisão será sua, ou do colega.

A tentativa de recuperação, e não existem garantias, como aliás nem mesmo uma empresa de recuperação lhas poderá dar, se bem que na maioria dos casos a garantia é de 99%, pois o que fazem é utilizar o mecanismo de um disco igual para ler o disco com problemas e numa "sala limpa", dizia eu que a tentativa passa pelo seguinte:

Abra a caixa e retire o disco rigido. Verifique a marca e modelo do mesmo. E aqui tem duas hipoteses: ou compra um disco exactamente igual (marca, modelo, sem a caixa do multimedia) ou utiliza um outro disco para onde salvar as informaçôes. E a diferença reside no seguinte: se utilizar um disco igual para salvar os dados, poderá depois utilizar a caixa para uma utilização normal. Se utilizar um disco diferente, o mais provavel é depois não poder utilizar a caixa, e mais ainda, existe algumas possibilidades de alguns dos dados não serem depois reconhecidos, tipos videos ou até mesmo fotos. Os dados existem e podem até se conseguir salvar, mas depois o problema poderá ser ler os mesmos, pois algumas caixas multimedia têm um firmware próprio, que grava os dados quase como que de um codec próprio. E sem esse "codec" não é possivel ler os dados.

Vire o disco rigido avariado ao contrario, com a placa lógica para cima e ligue-o a um PC (Sata e alimentação). O disco para onde vai copiar os dados também deve ser ligado ao PC, na posição normal. Ligue o PC (Power) e se o disco rigido novo fôr diferente do avariado, copie os dados atravès do windows, caso consiga que o disco avariado seja reconhecido. Se ouvir o toc, toc ao ligar o PC, dê algumas pancadinhas no disco avariado, mas muito ao de leve, com os nós dos dedos. Tenha em mente que mesmo que consiga aceder desta forma ao disco avariado, ele pode a qualquer momento deixar de funcionar. Se assim acontecer, desligue o PC, aguarde 10 segundos e volte  atentar o procedimento. Tendo acesso ao disco, a prioridade será copiar os dados mais importantes primeiro, e depois os restantes.

Se o disco novo fôr igual ao disco avariado, o processo já não passa pela cópia através do windows, mas sim de um software de clone de disco. O PC é configurado para arranque pelo CD ou por PEN com o software de clone nele instalado. É seguir as indicaçôes do software e fazer a copia bit a bit. Existem vários disponiveis, um deles é o System Rescue CD, um "SO" Linux muito bom e gratuito, disponivel na net.

Se não conseguir aceder ao disco avariado, após algumas tentativas, seja qual fôr a opção de recuperação, o caminho a seguir passa por aceder ao site do fabricante do disco avariado e descarregar um software de teste HD que normalmente eles têm disponivel. O software consegue em muitas situaçôes detectar o problema e solucionar o mesmo, se bem que temporariamente, mas pelo menos permitindo o tempo necessário para a salvaguarda dos dados.

Sabendo que o processo não é fácil, e a escrita também não é dos melhores meios para se ilucidar acerca dos passos a tomar, tentei pelo menos passar o essencial. Se poder ajudar algo mais, apite. Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Re: Recuperação de dados de disco multimedia Toshiba
« Responder #5 em: 25 / Nov / 2011, 10:52 »

 Olá Alberto,

 sem dúvida que ajudou. A apresentação dos vídeos melhoraram consideravelmente.

 José Costa,

 muito, mas mesmo muito obrigado pela resposta, como sempre ao seu estilo, com conteúdo e bastante blindado a dúvidas.

 Acabei por copiar o texto e enviar ao meu amigo para que opte em consciência. Pessoalmente, tenho muito medo de abrir discos por temer fazer asneira e deitar por terra as poucas opções que ele tem. No entanto, com a sua resposta ele passou a ter uma maior consciência sobre as hipóteses e riscos de recuperar a informação. Assim, e com a sua ajuda, contribui para a busca de uma solução ou para o entendimento maior de um problema.

 Fico-lhe a dever mais uma, espero conseguir um dia retribuir as vezes que me ajudou.

 Sempre grato, Filipe Araújo. 

Offline Rodrigo

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 67
Re: Recuperação de dados de disco multimedia Toshiba
« Responder #6 em: 25 / Nov / 2011, 12:08 »
Curiosamente estou numa situação muito semelhante. Disco Toshiba, o mesmo som, o pc não o reconhece (no inicio parece que ha um esforço para o disco "acordar", mas depois "morre") mas, já não está na garantia. Já não usava o disco há imenso tempo, mas tenho lá trabalhos importantes do meu portfolio (essencialmente curtas metragens que gostava de recuperar). Parece-me que no meu caso a solução do congelador vai ser testada, como não tenho nada a perder. Se entretanto funcionar, eu aviso :)

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Re: Recuperação de dados de disco multimedia Toshiba
« Responder #7 em: 25 / Nov / 2011, 12:38 »
 Bom dia Rodrigo,

 o disco do meu amigo creio que é o seguinte:

 
 José Costa deu outras soluções para o mesmo problema, qualquer das formas, caso opte pela congelação, direi a pessoa em questão para aguardar um pouco pelo resultado da sua experiência.

 Muito grato, Filipe Araújo.
« Última modificação: 25 / Nov / 2011, 12:38 por Filipe Araújo »

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Recuperação de dados de disco multimedia Toshiba
« Responder #8 em: 25 / Nov / 2011, 16:45 »
Boas.
Filipe Araújo, você disse e cito: "Pessoalmente, tenho muito medo de abrir discos"

Não sei se me fiz entender correctamente mas eu escrevi "Abra a caixa e retire o disco rigido". Estava a referir-me a abrir a caixa externa da Toshiba e retirar o disco rigido do seu interior. Não abra o disco rigido propriamente dito. A partir do momento que o abre, perdeu todas e quaisquer hipoteses de recuperar a informação, a não ser que depois se desloque a um centro de recuperação de dados equipado com uma "sala limpa", o que lhe vai ficar bastante caro, além de diminuir drasticamente as hipoteses de eles conseguirei recuperar alguns dados.

Rodrigo, no seu caso o problema parece ser proveniente da solidificação do lubrificante do motor. Quando os discos rigidos ficam parados durante muito tempo, o lubrificante pode secar e desta forma prender o motor, impedindo-o de girar. Creio que já escrevi aqui no fórum algo sofre o assunto.

A solução, ou tentativa de solução, passa por colocar o disco rigido na vertical e dar umas pequenas pancadas com ele na mão. São pancadas leves, não atirá-lo contra a parede  :lol: . O objectivo é tentar libertar o rotor do motor, desprendendo-o. A colocação do disco rigido no congelador, no seu caso, só vai piorar a situação, pois o lubrificante além de seco ainda congela, prendendo mais. Uma outra solução é criar dilatação/contração do material, aquecendo o disco rigido até cerca de 40 graus e depois arrefecendo-o para a temperatura ambiente. Poderá utilizar um secador de cabelo para o efeito, mas recomendo muito cuidado no aquecimento, para evitar sobreaquecer o disco e a electrónica. O ar do secador deve-se movimentar para ser o aquecimento o mais uniforme, sempre evitando a electronica e os selantes do disco. Para arrefecer, desligar o ar quente do secador. Fazer este procedimento umas 3 vezes e depois ligar o disco. Escusado será dizer que todas estas soluçôes são tentativas, sem qualquer garantia de exito. E findo a possivel recuperação dos dados, o destino do disco será obrigatóriamente a reforma antecipada por invalidez a 100%. Sem direito a indemização ou subsidio, por imposição da Troika.  [-X  Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Re: Recuperação de dados de disco multimedia Toshiba
« Responder #9 em: 25 / Nov / 2011, 18:15 »

 Obrigado José Costa mais uma vez. Filipe Araujo

 Um pequeno aparte para quem não conhece, sobre uma tecnica de recuperação de dados de um disco duro, trata-se de um aparte:

 http://www.youtube.com/watch?v=4Pf7EUmMOWQ

 

Offline MPPais

  • Membro Gold
  • *****
  • Mensagens: 2,489
Re: Recuperação de dados de disco rígido
« Responder #10 em: 03 / Ago / 2018, 11:56 »
Sem intenções publicitárias mas apena em dar uma informação que pode ser muito útil perante indesejáveis acidentes informáticos, indico a existência da Ondata empresa que tem como atividade a recuperação de discos rígidos que contêm dados diversos que se consideraram perdidos mas que têm imenso interesse para quem sofreu tal percalço:
http://www.ondata-pt.com/recuperacao-dados/index.html