PortugalVideo - Fórum

Câmaras Video e DSLR => Câmaras Video Profissionais => Câmaras Video JVC => Tópico iniciado por: Rui Mendes em 02 / Fev / 2012, 21:49

Título: Câmara Video JVC GY-HD101E
Enviado por: Rui Mendes em 02 / Fev / 2012, 21:49
Boa noite;

Eu tenho uma câmara JVC HD101e que adquiri já há cerca de um ano e há um problema na câmara que até hoje não sei como resolver.
O problema é o seguinte, a câmara oferece a possibilidade de fazer (brancos) em modo manual até ai tudo bem, só que depois de fazer brancos em manual a câmara está permanentemente a variar os brancos. Quando, deveria memorizar os brancos e não alterar. Será que eu tenho de alterar alguma configuração no menu da câmara? 
Agradeço a alguém que me possa ajudar.
   
Título: Re: Câmara Video JVC GY-HD101E
Enviado por: Alberto em 02 / Fev / 2012, 22:01
Boas, conheço o modelo JVC HM700 mas penso que o funcionamento deverá ser semelhante, depois de fazer brancos em manual continua a trabalhar em manual ou muda para automático? O Branco manual só funciona em manual.
Título: Re: Câmara Video JVC GY-HD101E
Enviado por: Rui Mendes em 03 / Fev / 2012, 12:28
Quando trabalho em manual e faço acerto de brancos a mensagem que aparece é (Auto White) e o respectivo valor de brancos referente ao ambiente.
Até ai tudo bem, só que depois por vezes altera os brancos quando não o deveria fazer mesmo trabalhando em manual.
Já trabalhei com varias câmaras profissionais e para mim isto é no mínimo estranho.
Agradeço desde já a sua disponibilidade em tentar ajudar-me.
Título: Re: Câmara Video JVC GY-HD101E
Enviado por: José Costa em 03 / Fev / 2012, 16:00
Boas.
Não sei se lhe vou dar alguma informação que já não saiba, de qualquer das formas, aqui vai:

O balanço de brancos é "estável" quando as imagens são captadas sobre a mesma luz. Se fizer o controle de brancos ão sol e depois fôr captar as imagens à sombra, vai obter diferenças no branco. Esta problemática é mais notória numas câmeras que em outras, mas verifica-se com todas. Não será esta a situação com que se está a deparar?

Repare, não estou a fazer juizos acerca do seu profissionalismo, dos seus conhecimentos, estou apenas a tentar ajudar. É que se o problema se verifica aquando grava nas mesmas condiçôes de iluminação, ou você está a fazer algo incorrecto sem se aperceber ou então a câmera está com algum problema. Alguma coisa é, de facto. Boas.
Título: Re: Câmara Video JVC GY-HD101E
Enviado por: Rui Mendes em 03 / Fev / 2012, 16:35
Caro José Costa

Obrigado pela ajuda, mas não se trata de filmar em diferentes situações de luz.
No ultimo trabalho que fiz estava a filmar uma simples entrevista em interior, e reparei que os brancos, mudavam de vez em quando.
Rectifiquei os brancos por varias vezes e nada, de vez em quando alteravam.
Depois tentei em exterior e por vezes acontece o mesmo.

Como ainda não conheço a câmara muito bem, estou a procurar ajuda posso estar a fazer algo de errado.
Fiz apenas dois pequenos trabalhos com esta câmara.       
Título: Re: Câmara Video JVC GY-HD101E
Enviado por: Alberto em 03 / Fev / 2012, 17:40
Caro Rui,
depois de fazer auto White no local pretendido a câmara deverá ficar com ele memorizado (WB A ou WB B), Quando começa a gravar tem a indicação no visor do qual está a usar A ou B? A minha câmara só usa o WB em modo totalmente manual, não pode ser semi-automático. Tenho a opção de usar a exposição manual mas o wb pode-se usar em ser automático. A minha outra câmara JVC HM100 também tem um funcionamento semelhante.