PortugalVideo - Fórum

Edição Video => Grass Valey / Canopus - Edius => Tópico iniciado por: MPPais em 16 / Dez / 2020, 00:44

Título: Edius X; Experiência prática; Não captura por firewire
Enviado por: MPPais em 16 / Dez / 2020, 00:44
Aconselho a todos os que porventura possam estar interessados no Edius X a fazerem uma prévia experiência com uma versão trial. Li várias intervenções no Forum da Grass Valley e noutros que me alertaram para os problemas que passo a referir.
Vão então compreender que existem aspetos que levam a que, por enquanto, seja recomendável ter outra anterior versão instalada e instalarem o Edius X se ele já der resposta às vossas necessidades ou quando ele tiver uma versão que as contemple.
Aspetos tão simples como sejam a utilização da ligação firewire e dalgumas cartas de captura, visualização e exportação, mesmo da própria Grass Valley, perderam a compatibilidade.
Esperamos que estas incompatibilidades (?) venham a ser devidamente consideradas em futura próxima atualização.
Até lá, só resta aguardar que o milagre se realize e ter a versão X instalada conjuntamente com a 9 ou outra se as situações que encontrarem efetivamente prejudicarem o vosso normal trabalho de edição. 
N.B.: Nada invalida que a situação descrita seja uma opção da GV. Se assim for, certamente não haverá qualquer correção pois não existiu falha na elaboração do Edius X apenas restando a possibilidade de manter uma anterior versão por parte de quem precise dos aspetos que se possam pensar em falta.
Saliente-se que a utilização da placa firewire está cada vez mais restringida em vários programas de edição.
Se interessado em consultar os aspetos diversos que nos dizem que o Edius X é dotado, mesmo para obtenção duma versão trial:
https://www.edius.fr/x.html
Entretanto sugiro que leia oi que agora apresentámos sobre os pequenos softwares HDVSplit e WinDV 1.2.3..
Igualmente se aconselha a que se leia o que foi escrito acerca da firewire em face à motherboard de que dispõe em: acabaram com as ligações Firewire?
Uma consulta na Internet sobre estes assuntos dará certamente mais informações úteis.