Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

20 / Abr / 2024, 04:50

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19090
  • Total de Tópicos: 4428
  • Online Hoje: 96
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 89
Total: 89
89 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Iniciante preciso ajuda  (Lida 12061 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Iniciante preciso ajuda
« Responder #15 em: 10 / Out / 2008, 16:34 »
Boas.
 =D> =D> =D>
E mais ainda... =D> =D> =D>
Mas mais ainda... =D> =D> =D>

Desculpem, mas sempre gostei do raio dos bonecos! E eles traduzem o que eu penso acerca do que li acima. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Marco Iba

  • Visitante
Re: Iniciante preciso ajuda
« Responder #16 em: 10 / Out / 2008, 18:31 »
Saudações Caríssimos!

Citar
A escola da vida é importante! Não o nego.
Mas somente com a escola da vida 90% de voces não vai fazer nada mais que BBC's (...)

Talvez o Nobre Colega mquinta possa "alimenta-nos" com sua sapiência ( e a mim em particular ) e explicar o que esta sua citação quer de facto dizer?

Abraços Caríssimos e Sucesso!

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Iniciante preciso ajuda
« Responder #17 em: 10 / Out / 2008, 20:59 »
Boas.
Já que o Marcos Bras Iba colocou esta questão, isto fez-me ler novamente a frase e a sua interpretação pode levar-nos a dois caminhos distintos (ou leva-me).

Esta minha resposta não pretende ser uma resposta pela vez do mquinta, apenas uma divagação pelos caminhos que a interpretação nos dá (ou me dá).

A minha interpretação foi: o pessoal que anda nisto das reportagens BBC é tão mau profissional, tem tão poucos conhecimentos de video, que nunca vai passar disto mesmo, de fazer reportagens de casamentos. O mercádo das reportagens BBC está repleto de "jeitosos" (como eu á pouco li num outro tópico). Não sabem trabalhar, não sabem operar com o equipamento, não sabem o que filmar nem o que filmar. O resultado é depois montagens mediocres, com dessolves a fazer a vez de planos de corte, com sequências fora de sequências, com imagens sub ou sobre-expostas. 90% é lixo, só 10% é que se aproveita. E estes 10% vão tentar (e conseguir) dar o passo em frente.

Esta foi a minha interpretação. E se ela estiver correcta, lamentávelmente tenho de estar de acordo com o mquinta. Pois se bem que nem todos se enquadram na interpretação acima, a verdade dura e crua é o que tenho constactado.

Uma outra interpretação possivel é: andar a filmar casamentos é rasca. Não dá credibilidade nenhuma a quem o faz. Quem o faz não sabe nada de video, pelo que não quero pertencer a esse grupo. Quero algo melhor, pelo que tenho de estudar.

E se fôr esta a interpretação, então estou em total desacordo.

Não vou aqui mencionar se sou bom ou mau "filmador", que isso agora não interessa para o caso. Mas eu também não sou "filmador" de casamentos. Eu sou Op. de câmera. E como Op. de câmera que sou, capto as imagens que os meus clientes querem que eu capte. Pode ser um casamento, um batizado, uma prova de TT, um colóquio, um acontecimento desportivo. Pode ser um trabalho para uma qualquer Câmera Municipal, para uma qualquer empresa, para um qualquer cliente particular (noivos). Ou para uma qualquer productora ou estação de TV. Pois apesar de não ser o grosso do meu trabalho, também lá os vou fazendo.

Eu sou Op. de câmera e tenho muito orgulho em o ser. Não tenho o menor preconceito em afirmar que também "filmo" casamentos. Faço o que gosto, tenho gosto no que faço, e não falo baixinho quando se trata de dizer que "filmo casamentos". Naturalmente, posso gostar mais ou menos de capturar imagens de determinado evento e não de outro. No dia em que eu tiver vergonha de dizer que "filmo casamentos", então nesse dia vou ter uma dupla vergonha: a vergonha de "filmar" casamentos e a vergonha de não ser um Op. de câmera profissional, mas sim um "jeitoso".

Como uma revista internacional afirma: formação não é um custo, é um investimento. Pena é que tão poucos queiram investir no seu futuro. E não me venham com essa de que formação fica cara, pois ela está disponivel na net a custo zero. È preciso é querer aprender, e não apenas se querer ser "jeitoso".

Eu tenho gosto em "filmar" casamentos e não tenho vergonha de tal facto. Mas não sou "jeitoso" (e não estou a referir-me á aparência). Que todos tenham orgulho em poder dizer "Eu também filmo casamentos". Pois quem tem verdadeiramente orgulho em dizer tal, não é de certeza "jeitoso". Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

mquinta

  • Visitante
Re: Iniciante preciso ajuda
« Responder #18 em: 10 / Out / 2008, 21:24 »
Saudações Caríssimos!

Talvez o Nobre Colega mquinta possa "alimenta-nos" com sua sapiência ( e a mim em particular ) e explicar o que esta sua citação quer de facto dizer?

Abraços Caríssimos e Sucesso!

Marcos, com essa minha afirmaçao quis dizer que somente com BBC's muito dificilmente se chega a realizador de TV como, por exemplo, o Frederico Miguel ambiciona. Uma Televisao, uma empresa/produtora nao irá contratar alguém de op.de camara se este apenas tem para lhes oferecer um DVD com os casamentos que gravou. Mais que nao seja, porque tem mais 50 pessoas a lutar pelo mesmo posto de trabalho e que oferecem bastante mais que isso.

Nao sou da opiniao que filmar casamentos é cutre. Longe disso! Alias, também eu já fiz um par de casamentos e gostava de fazer mais. A questao deste tópico nao é essa e muito menos o meu post.
A questao do meu post é que se deve querer saber sempre mais. E colocar os estudos de lado/as escolas de audiovisuais/os cursos superiores de parte somente porque se sabe como a camara de filmar funciona, porque desde a televisao se "sacam umas ideias bacanas" e porque se tem bom gosto é, do meu ponto de vista, inaceitável!

Como o Jose Costa diz, a formaçao é um investimento! É um investimento pessoal para a nossa formaçao como individuo (só por isso devia ser por si só entusiasmante) e, cada vez mais, para o mundo profissional.


Marco Iba

  • Visitante
Re: Iniciante preciso ajuda
« Responder #19 em: 10 / Out / 2008, 22:36 »
Saudações Caríssimos!

Cumprimentos mquinta!

Confesso que, de certa forma, fiquei chocado com sua afirmação ( supra citada ). Tomei-a por leviana, mas não o culpo. Li-a por diversas vezes até chegar a conclusão de que o Colega - assim como a maioria das pessoas - pouco ou nada sabe sobre o Mercado BBC; um mercado extremamente lucrativo, exigente e repleto de bons profissionais - operadores audiovisuais com formação PESSOAL e PROFISSIONAL. Mas como disse ... não o culpo. É preciso GRAMAR muito para adquirir maturidade e sabedoria suficiente para chegar à esta ( e outras ) conclusões sobre os ditos BBC's.

Permita-me então ( modestamente ), apontar algumas verdades sobre o que chamamos de "formação"!

Vivemos atualmente o "Golpe da Educação".

Multiplicam-se as Escolas Técnicas, Universidades ( etc ) ... aonde é possível adquirir a "formação" de que tanto se fala. Formação para "concorrer" aos mais altos postos da mídia. Aos bons empregos ... às grandes produtoras ( etc ).

Talvez o mquinta não saiba ( e também não o culpo ... pois é preciso GRAMAR muito ... maturidade e sabedoria ) ... mas os ordenados pagos por estas "maravilhosas produtoras" ... "maravilhosas emissoras de TV" ( etc ) ... não é nada diferente dos practicados pela Restauração em Portugal.

Vivemos o "Golpe da Educação" ... sem critérios ... é preciso apenas que se "pague". Centenas e mais centenas de jovens com "formação" a humilharem-se entre si em busca dos tão sonhados "altos postos da mídia".

Bem: este mar de rosas que julgas existir na Televisão ... nas Produtoras, nas Realizações, bem, desculpe. Não existe.

Existe sim: contractos à termo. Excesso de horas laborais, falta de reconhecimento, cobrança por resultados. Passamos noites e noites à frente de nossas Ilhas de Edição a Estudar, buscar conhecimento, criar ... criar. No dia seguinte ... vem a "rapariga" da Agência e diz: "olha ... seu lay-out é pobre ... e não foi aprovado durante o breafing - desculpe"!

Bem ... se é esta a vida que queres ... força!

Nós ... os "marginalizados BBC's" ( refiro-me a um grupo realmente limitado de "realizadores do Social" ) fazemos o nosso ordenado. Somos requisitados pelos Noivos .. que depois são pais ... depois os netos ... os tios ... as tias ... o cunhado ... a amiga da amiga que assistiu a um DVD por "nós" produzido. Obviamente concordo com o José Costa: "90% é lixo, só 10% é que se aproveita". Mas este não é um fenômeno do Audiovisual. Existem maus profissionais em todas as áreas economicamente ativas. Em todas.

Bem: ( modestamente ) ... poderia escrever um livro sobre "verdades e mentiras do audiovisual" ... mas para isso cobraria ... afinal ... se pagam por um Cursozito qualquer e saem por aí a bradar ao vento palavras de ordem e descaso ... porque não pagar por um livro escrito por um Colega que já passou pelos mais diversos Orgãos de Comunicação Social de que se tem notícias.

Lamento se meu texto em algum momento tornou-se agressivo. Fez-se necessário frente ao DESCALABRO pelo Colega cometido ao minorizar levianamente os Operadores do Audiovisual BBC.

Abraços e Sucesso!

mquinta

  • Visitante
Re: Iniciante preciso ajuda
« Responder #20 em: 11 / Out / 2008, 00:22 »
 Nao comprendo como consegue distorcer de tal forma as minhas palavras.

1- Obviamente que o que escrevi se refere a situaçoes de alguém que procura um emprego!! Nao a quem tenha montado o seu negócio privado. Quem monta o seu negócio privado para ele só necessita de dinheiro e clientes (e logo que os clientes gostem do seu produto), nao necessita obrigatoriamente de ser um profissinal com conhecimentos. Isto para a área que for!

2- Em relaçao ao que escrevi.
Numa situaçao em que uma pessoa candidata-se a uma oferta de emprego, para tal, necessita de apresentar o seu CV. O qual quanto melhor e superior for em relaçao ao dos outros candidatos, em melhor posiçao estará de conseguir a oferta de emprego. Por sua vez, o que leva um CV a ser superior a outro? Pois serao os estudos do individuo, projectos envolvidos, anteriores experiencias laborais, etc, etc, etc.



3- Quando me referi eu a um qualquer "mar de rosas" como voce lhe chama? Nem sei contestar a isso pois nao sei ao que se refere. Se bem que o conhecimento que tenho sobre o mundo profissional da TV poderá nao ser tao exacto como o seu, tenho noçao dos salários recebidos, da exigencia e do número de horas (muitas extra) a que o profissional se sujeita. Alias, a noçao que tenho será provavelmente ainda mais precária pois o contacto que tenho é com televisoes locais. Lamento que a sua experiencia em TV's, ou em produtora, ou onde tenha sido, lhe tenha resultado desagradavel e amargante.

4- Novamente, em que momento minorizei eu os operadores do audiovisual BBC? Uma vez mais vejo-me impedido de contestar-lhe por nao saber ao que se refere. Simplesmente exemplifiquei com o caso de um outro user que dizia que gostava de vir a ser realizador, mais exactamente, realizador de TV. Hipoteticamente, ou este user irá abrir um novo canal de TV, ou terá de concorrer a uma oferta de emprego para realizador numa das TV's existentes. E aqui voltamos à questao do CV, da formaçao, etc etc etc. Pois espero que a sua maturidade e sabedoria lhe permitam comprender que para concorrer a um qql emprego tal é necessário. E mais, que a sua maturidade e sabedoria lhe permitam também comprender que um individuo que unicamente fez BBC's teria a sua situaçao mais dificil face a outros que além de BBC's realizaram outras tarefas e/ou estudos.
 

5-Agora, em que ponto digo eu concordar com esta situaçao social?! Em nenhum. Apenas escrevi como sao.
Que existe gente que apenas fez BBC's na sua vida e que sabe mais que um aluno que tirou um qualquer curso? Provavelmente sim.
Que existem alunos com cursos que sabem mais que uma pessoa que fez BBC's na sua vida?
Provavelmente sim.
Como o Marcos disse, existem bons e maus profissionais em todas as áreas. Com curso ou sem curso.
E eu nunca escrevi o contrário.



6- Voce tem as suas "verdades" e eu tenho as minhas. Com as suas "verdades" utilizou o seu direito de "bradar aos ventos palavras de ordem e descanso". Pois eu neste post também. É triste que tivesse que se tornar agressivo face ao meu inexistente descalabro sobre os Operadores do Audiovisual BBC. E ainda mais que tanta "maturidade e sabedoria" só lhe tenham servido para deturpar tudo o que escrevi e criar esta infeliz discussao da qual, muito sinceramente, termino mais ofendido que o senhor.
Discutir e discordar das minhas opinioes sei aceitar, deturpar com tom agressivo e em momentos sarcástico nao!

Aqui termina a minha participaçao neste tópico.
« Última modificação: 11 / Out / 2008, 00:27 por mquinta »

Marco Iba

  • Visitante
Re: Iniciante preciso ajuda
« Responder #21 em: 11 / Out / 2008, 01:06 »
Saudações mquinta!

Embora circunstancialmente agressivo, meu texto em momento algum pretende ofender ou afugentar quem quer que seja - justo o contrário, busca mostrar e demonstrar algumas verdades ( verdadeiras ) à cerca deste Mercado - que muitos julgam bastar um cursozito aqui e outro acolá para serem considerados "profissionais". Pr'além de conhecimento e equipamento ... é preciso GRAMAR ... perseverar ... viajar ... conhecer ... fazer ... errar ... ler e escrever ... editar e re-editar!

Outrossim: vocês escrevem aqui coisas que à diante buscam desresponsabiizarem-se - vezes por não conseguirem sustentá-las vezes por chegarem "sozinhos" à conclusão de que escreveram "asneiras"!

Tenham mais atenção àquilo que neste Fórum Postam.

Existem cá profissionais que pr'além de conhecimento, possuem a virtude de disponibilizarem-se ao socorro e à troca de idéias. Contudo, coerência e responsabilidade são fundantais. Isto digo porque ( segundo consta ) ... são milhares de acessos todos os meses. Milhares de estudantes, profissionais e leigos que ao PortugalVideo.com recorrem mensalmente em busca de orientação, cultura, lazer e formação. Não podemos escrever o que a nós apetece, sem critérios ou amparo de facto, porque, quando isto acontece, comprometemos a "formação de opinião" daqueles que ao PV recorrem e, não queremos que os "menos informados" passem a acreditar que para estar no BBC ( por exemplo ) basta uma câmera, vontade e pronto ... já está! O Mercado Audiovisual BBC movimenta milhares de euros todos os anos em Portugal. Não podemos permitir que este mercado seja ( ou continue ) a ser tratado como "parque de diversões para amadores ... ou excluídos da "grande média"!

Abraços e Sucesso!

mquinta

  • Visitante
Re: Iniciante preciso ajuda
« Responder #22 em: 11 / Out / 2008, 02:07 »
Permita-me dizer, Marcos, que sou o primeiro em concordar consigo em como não se pode permitir que o mercado BBC seja mal tratado ou excluído.
E lamento que de uma frase de toda uma linha de pensamento voce tenha retirado uma conclusão errada sobre o que penso.
Mas da sua opiniao, da minha opiniao e, aproveito para integrar também a opiniao do Jose Costa, convergimos num ponto comum, que são necessários conhecimentos para realizar desde um BBC ao filme de Hollywood mais complexo.

Agora de novo me defendo, em nenhum momento me desresponsabilizei e muito menos creio que tenha escrito qualquer asneira. A intenção do que disse, e volto a repetir para que fique claro, se na ambição pessoal de um qualquer indivíduo está em que no seu futuro venha a ser Realizador, tendo em conta a competitividade do mercado actual, só uns figurativos 10% (ou menos) irá alcançar tal sonho. Seja ou não, este indivíduo, um excelente repórter BBC.

Nunca coloquei em causa a qualidade dos BBC. Coloquei sim em causa em que seja este o único argumento de competitividade que um indivíduo tenha para se "defender" no mercado audiovisual.

Espero ter-me esclarecido.

Marco Iba

  • Visitante
Re: Iniciante preciso ajuda
« Responder #23 em: 11 / Out / 2008, 02:48 »
( ... ) são estas trocas de informação que num futuro próximo ( espero ) farão com que alguns segmentos do Audiovisual deixem de ser vistos como "desenrasque" - nomeadamente o BBC!

Preocupo-me - sinceramente - com os que destes textos farão leitura. Estes ( assim como os documentários BBC's ) são documentos, fontes de informação aos "mais novos" e aos "iniciados" no Audiovisual. Assim como eu ( e muitos outros ), alimento minha família dos produtos e serviços que vendo. Sou BBC por escolha e vocação, e, isto posto, de modo algum posso ( ou podemos ) permitir que nosso "ganha-pão" seja ( ou continue ) a ser equivocadamente rotulado por quem quer que seja.

Citar
Nunca coloquei em causa a qualidade dos BBC. Coloquei sim em causa em que seja este o único argumento de competitividade que um indivíduo tenha para se "defender" no mercado audiovisual.
.

Aproveito esta valiosa oportunidade mquinta para dizer que o BBC não é uma questão de ser ou não ser o único argumento de competitividade de um indivíduo frente ao mercado mas sim uma escolha. Assim como em diversas outras profissões ( medicina, direito, engenharia, mecânica, eletricidade ... etc ), o BBC acaba por ser uma escolha movida pela vocação. Um Operador do Audiovisual que "faz tudo" ... acaba no fim de contas a "não fazer coisa alguma". Prova disto são os "terríveis" resultados apresentados por aí à fora - seja BBC, seja Marketing, seja Institucional ( etc ). Quem quer fazer tudo acaba por fazer nada.

Sua opinião para todos nós é muito importante ... assim como sua presença no PortugalVideo.com.

Abraços e Sucesso meu Caro!

Offline Rui Manuel Brites Duarte

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sony Hvr-z5 / Manfrotto 515Mv / 501Hdv
Re: Iniciante preciso ajuda
« Responder #24 em: 27 / Out / 2008, 16:45 »
Boas, antes de mais nao queria apontar o dedo a ninguem, ate porque ainda sou muito, mas muito novo nestas andancas, e a principal razao por estar neste forum e que sei que posso aprender muito a custa do mesmo....mas estou totalmente de acordo com o senhor Marcos Bras Iba