Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

18 / Abr / 2024, 03:36

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19089
  • Total de Tópicos: 4427
  • Online Hoje: 151
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 149
Total: 149
149 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: ... e as músicas no BBC? São passíveis de Direitos Autorais?  (Lida 15591 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Gil

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 257
  • Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT
Re: ... e as músicas no BBC? São passíveis de Direitos Autorais?
« Responder #15 em: 24 / Nov / 2007, 13:16 »
sem querer gerar confusão, eu partilho a mesma opinião  que o JC Duarte.

um abraço JP
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

Marco Iba

  • Visitante
Re: ... e as músicas no BBC? São passíveis de Direitos Autorais?
« Responder #16 em: 24 / Nov / 2007, 13:33 »
Saudações Caríssimos!

Pelos vistos os Caríssimos realmente não "alcançaram" os objetivos do referido Tópico!

Este, foi idealizado para discutir a questão como forma de se "precaver - proteger - antecipar-se - informar-se - ( e/ou qualquer outro sinônimo que sintetíse 'garantir-se' )! A lei é clara ( aos que buscam perceber - aos que buscam polemizar ... até Contos Infantis são razão para tal )!

Não existe polêmica alguma nesta discussão ... apenas algumas opiniões prá lá de equivocadas. Não se quer ( até porque seria inviável economicamente ) recolher ou obrigar ninguém a recolher mais impostos ( percebam o que digo - não falo por enígmas - escrevo com clareza àqueles que buscam pereceber - aos que buscam polêmica - até Contos Infantis). Eu jamais pagarei ( somente se for legalmente obrigado ) direitos autorais ou qualquer outro tributo similar ( não que não o julgue legítimo - mas porque contribuiria por invabilizar ainda mais a atividade BBC ) ... somente quis dividir com os Colegas que as Ações Judiciais começaram e não tem hora para acabar. A fiscalização não tarda a começar ... à ferro ... ( percebam - não sou eu a dizer ... são os Tribunais ) ... então ... ao bom entendedor basta ... aos que buscam polêmica em tudo ... até Contos Infantis!

Aos mais equivocados ainda ... não vamos espantar cliente algum. Vamos apenas "incrementar" nossos Contratos de Prestação de Serviços ... para nos 'precavermos' de inconvenientes relacionados com Direitos Autorais - Será que é tão difícil perceber?

Agora ... obrigo-me a concordar com Nobre Colega José Costa: Cego ... é aquele que não quer ver!

Abraços e Sucesso!

Offline Paulo C. Jerónimo

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 247
  • Bons Takes!
Re: ... e as músicas no BBC? São passíveis de Direitos Autorais?
« Responder #17 em: 24 / Nov / 2007, 14:03 »
Muito bem, a falar é que a gente se entende.

 Quando digo que o sector está bem e recomenda-se, refiro-me ao sector de produção video, no qual me movo e é bem mais abrangente que a vertente BBC. já na vertente de bodas e casamentos, que como é sabido também pratico, a desordem reina de facto.
Para mim um dos fortes problemas é o que chamo de complexo de inferioridade do editor de video em relação ao serviço de fotografia. Na maioria dos casos, são estas casas que subcontratam o operador de vídeo, comigo sucede o mesmo, no entanto a minha atitude e respeito demonstrado para com as mesmas, não é o de velas como meu contratante, mas como meu cliente, e isto tem muito que se lhe diga.
 Esta Mercado é operado na sua grande maioria por paraquedistas de fim de semana ao invés de ser por profissionais do sector, e isto interessa a muita gente. Nada tenho contra quem anda nas BBC´s por hobbie, ou para quem este é um segundo serviço,  tenho muito contra é pela falta de formação e ética que verifico neste mercado. Felizmente, há muito mais vida no sector além das BBC´s e ais as regras são outras.

lrolo

  • Visitante
Re: ... e as músicas no BBC? São passíveis de Direitos Autorais?
« Responder #18 em: 06 / Dez / 2007, 03:38 »
Boas. Esta é a primeira vez que "boto faladura" neste fórum, e gosto mais de ler que escrever (mea culpa), mas este é um tema que me tem levantado algumas questões.
Já ando nisto das BBCs há uns tempinhos e tenho debatido este problema com algumas pessoas.
Ao que parece estamos num beco sem saída. Os tais contratos com os noivos, ao que parece, não nos ilibam de responsabilidades. Se alguém me contratar para eu assaltar um banco e assinar um papel a dizer que se responsabiliza não deixo de ir preso, pois não? Com os direitos de autor é o mesmo.
Penso que a única solução para este problema é aquela que alguns países como a Austrália têm vindo a implementar, em que há uma taxa fixa, paga anualmente pelos profissionais de vídeo e que lhes permite a utilização de músicas comerciais nos seus trabalhos. Era bom para todos nós. Pagávamos menos, eles recebiam mais pq havia menos gente a cometer infracções e dormíamos todos sossegados.
Agora, quem deve impulsionar uma medida destas? Tb não sei...

L.R.

Marco Iba

  • Visitante
Re: ... e as músicas no BBC? São passíveis de Direitos Autorais?
« Responder #19 em: 06 / Dez / 2007, 03:59 »
Ao que parece estamos num beco sem saída. Os tais contratos com os noivos, ao que parece, não nos ilibam de responsabilidades.

Saudações Caríssimo Luís!

É fundamental a participação de todos ... mesmo que discordemos num primeiro momento ... mas o travesseiro é um santo confidente ... resolve-nos muitos problemas ( acredito )!

Ainda não é matéria pacífica ( mesmo em Portugal - tenho pesquisado ) ... mas num primeiro momento atribuir ao contratante responsabilidades pela escolha das músicas isenta-nos sim, de responsabilidades à cerca do recolhimento de Direitos Autoriais.

Também isenta o Contratante dos mesmos ... visto ser o material produzido ... objeto do Contrato Particular de Prestação de Serviços ... somente para reprodução particular!

Exceto em situações muito peculiares ( mas repito: ainda não é Matéria Jurídica Pacífica - "Jurisprudência" ) ... em que o material BBC ( objeto do Contrato ) ... seja produzido com fins de reprodução pública aplica-se a cobrança de Direitos Autorais ... mas ainda assim ... é Matéria de Discussão Tribunal!

Concordo consigo: estabelecer taxas "pagáveis" à utilização de músicas na edição de material audiovisual para fins de reprodução doméstica seria uma saída viável ... até mesmo óbvia!

Não sou contra o pagamento de Direitos Autorais ( justo o Contrário ) ... sou contra continuarmos a enriquecer os que já tem muito ... em detrimento da maioria ... que pouco ou nada tem!

Abraços e Sucesso!

lrolo

  • Visitante
Re: ... e as músicas no BBC? São passíveis de Direitos Autorais?
« Responder #20 em: 14 / Dez / 2007, 17:56 »
Acabei de falar ao telefone com alguém da GDA / Audiogest (muito simpático e prestável, por sinal) que reconheceu exactamente aquilo que eu disse anteriormente. Estamos num beco sem saída.
Quem quiser legalizar a coisa tem que contactar as editoras uma a uma, o que não me parece muito viável no nosso trabalho.
O sistema, como neste momento está feito em Portugal, parece-me um nitido incentivo à ilegalidade.
Tenho pena...


L.R.


Marco Iba

  • Visitante
Re: ... e as músicas no BBC? São passíveis de Direitos Autorais?
« Responder #21 em: 14 / Dez / 2007, 18:24 »
Saudações Caríssimos!

Citar
O sistema, como neste momento está feito em Portugal, parece-me um nitido incentivo à ilegalidade.
Tenho pena...

... disso é que não se pode discordar ... tens toda razão ... contudo ... são matérias ainda Juridicamente em aberto, ou seja: são passíveis de discussão em Tribunal ( que não demora começarão a se pronunciar a Respeito ) ... de qualquer forma, a salva-guarda dos Contratos Particulares de Prestação de Serviços ( e suas respectívas Cláusulas a tratar da matéria ) são imprescindíveis!

Abraços e Sucesso!

feldman

  • Visitante
Re: ... e as músicas no BBC? São passíveis de Direitos Autorais?
« Responder #22 em: 15 / Dez / 2007, 00:49 »
Estamos  preocupados com direitos de autor nos vídeo de casamentos e baptizados, na era do youtube?  Alguém acredita que um fiscal vá ver um vídeo de um casamento a procura de encontrar musicas não pagas? Do que estamos a falar?

Vivemos na era da rapinagem de musica e de vídeos, por mais que as policias tentem combater os downloads e o uso de software pirata, eles sabem que isso é uma guerra perdida. 

Os “Direitos de Autor”  é um assunto muito discutido e analisado na actualidade. Proponho que  extrapolemos a temática para alem dos vídeos de casamentos e baptizados. Percebamos a dimensão do problema.


Marco Iba

  • Visitante
Re: ... e as músicas no BBC? São passíveis de Direitos Autorais?
« Responder #23 em: 16 / Dez / 2007, 03:47 »
Citar
Estamos  preocupados com direitos de autor nos vídeo de casamentos e baptizados, na era do youtube?  Alguém acredita que um fiscal vá ver um vídeo de um casamento a procura de encontrar musicas não pagas? Do que estamos a falar?

Saudações Caríssimo Edgar!

... o que se comenta ( com alguma veracidade ) ... é que o Estado não tarda a "apertar" o cerco contra a pirataria ... seja ela virtual ou física. Em alguns Países ( dentre eles Portugal ) ... existem revisões Constitucionais em andamento ( e seus derivados: Código Civil e Penal ... Processo Civil e Penal ) visando o "incremento" e previsão legal de "crimes" virtuais ( e não só )  ... dentre eles os Direitos Autorais!

Bem ... estamos aqui no Site ... cada um em sua respectiva área de atuação ... a discutir diretamente pormenores técnicos e agora legais de nossas respectivas profissões!

Não se surpreenda ... se daqui ha poucos meses ... bater à sua porta ( se for o Colega proprietário de empresa ou ainda empregado dela ) ... em busca de "softwares piratas" como pretexto para vasculhar os seus pertences ... e ao final desta ... indagá-lo sobre o recolhimento de Direitos Autorais desta ou daquela musiquita que o Caríssimo profissionalmente "colocou" neste ou naquele Clipezito de vídeo do casamento que acabara de concluir!

Amplamente discutido em Post's anteriores deste mesmo Tópico, a inclusão de Cláusulas em nossos Contratos Particulares de Prestação de Serviços podem responder de pronto indagações de uma suposta fiscalização. Obviamente, esclarecidos que somos, sabemos que tudo hoje em dia é passível de discussão em Tribunais ... mas ... pelo menos ... não ficará o amigo sem respostas ... sem amparo "legal"... ao ver o Senhor Fiscal sacar de seu maravilhoso bloquete de multas e, com aquele sorrizo amarelo ... peculiar dos fiscais do "Tesouro Nacional" ... pedir o número de sua Pessoa Coletiva para lavrar a multazita!

Quanto a estrapolar a temática ... é relevante!
Novos Post's a discutir a dimensão do problema serão providencialmente bemvindos!

Abraços e Sucesso!
« Última modificação: 16 / Dez / 2007, 03:50 por Marcos Bras Iba »

feldman

  • Visitante
Re: ... e as músicas no BBC? São passíveis de Direitos Autorais?
« Responder #24 em: 16 / Dez / 2007, 06:08 »
Claro, que eles vão apertar o cerco. Mas lembram-se do primeiro programa de troca de ficheiros, (já não me lembro do nome, talvez o Kaza, não sei bem), fecharam-no, mas entretanto apareceram outros tantos iguais. Isto é um processo imparável, algumas pessoas serão apanhadas, mas será uma percentagem mínima em relação a quantidade de pirataria. Há que rever o conceito do que significa direitos autorais. Na musica é onde mais se revela o problema, e há músicos que lançam  os álbuns na net, para todos que quiserem fazerem downloads. O que significa isto tudo, tb não sei bem, mas penso que os direitos de autor vão acabar por  desaparecer com o tempo. Outras formas de comercialização  irão nascer.

Offline Paulo C. Jerónimo

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 247
  • Bons Takes!
Re: ... e as músicas no BBC? São passíveis de Direitos Autorais?
« Responder #25 em: 16 / Dez / 2007, 11:49 »
Não me parece que os direitos de autores venham a desaparecer, alías, eu pessoalmente concordo com eles, com a sua existencia. O que terá, ou deveria desaparecer é a burocracia imensa que existe a volta da utilização de trabalhos protegidos por direitos, que em nada facilitam o fim a que os mesmos se destinam.

 E não é a fazermos o discurso que mais nos convenha, optando pelo facilistismo, e pela generalização, que damos um ar de menos ilegal a essa prática. è muito facil de praticar e porem dispendioso de recurso comprovar, as ilegalidades cometidas por trás de plataformas como as mencinadas de troca de ficheiros entre utilizadores, e uma mentira contada constantemente pode parecer verdade, mas não deixa de ser mentira.

Ainda em minha opinião, uma coisa é um consumidor final claudicar a torto e direito nesta questão, o que está mal, outra é profissionais seguirem o mesmo espirito, pois estes têm mais responsabilidade no meu entender em respeitar, e estes são o alvo em primeira instancia do fiscalizador, para quem é muito mais facil de chamar a responsabilidade do que a quem se esconde atras de plataformas, ou no quentinho do seu lar.

Eu tambem não gosto de ver um trabalho meu reproduzido e distribuido ao desbarato como vejo volta e meia, não está bem que um grupo de 3 ou 4 espertalhões, na hora de adquiririrem um dvd de um qualquer trabalho, mencionem entre eles sem pudor que o prestador do serviço ouça, "compra tu um que depois nós copiamos", e  fartei-me inclusive de varias  situações em que tive de mandar para trás clientes que me chegavam ao balcão com a maior das naturalidades a pedir para duplicar a cassete de bonecos X, que o filho tanto gosta, porque é complicado requisitala de 3 em 3 dias na biblioteca municipal. "Mas ó minha senhora, nem eu posso fazer isso, nem ficaria bem de consciencia se o fizesse, pois isso que me pede é crime, e eu quero ter a porta aberta por muitos anos", era a resposta a estas situações, que deixaram de aparecer quando optei por expor bem visivel a porta de entrada o lema "Pirataria é crime, Não copie - seja legal" .

Mas sim! é logico que se rabuscar ou pensarmos bem, ninguem pode atirar a primeira pedra nesta questão. Certamente que até os inspectores da ASAE terão itens ao uso onde claudicam os direitos de alguém, eu não duvido disso, nem sou mais Papista que o Papa. Mas não vendamos gato por lebre, nem banha da cobra, pois não é por que o público banalizou uma infracção que ele passou a ser de direito.
Poucos se preocupam em levar o saquinho pro cão mas a situação é punivel.
Um peão pode atravesar a estrada ao lado da passadeira, fora dela, mas é igualmente punivel.
E é noticia de telejornal punir-se a letra da lei estes infractores, pois é daquelas que foi "o homem a morder o cão".

A questão dos direitos de autor precisa de facto de ser adaptada a uma era do youtube, e no sentido de criar pontes para uma utilização mais aberta entre quem cria e quer utilizar essas criações em outros trabalhos, mas  não saltemos é pela via mais facil do homem da perna de pau, o pirata.

Eu não vendo a pirataria por aceitavel. Para mim é crime, como de resto o é na lei.

Cumptos,
P.C.



« Última modificação: 16 / Dez / 2007, 11:59 por Paulo César »

feldman

  • Visitante
Re: ... e as músicas no BBC? São passíveis de Direitos Autorais?
« Responder #26 em: 17 / Dez / 2007, 02:20 »
Para que não haja confusões. Eu não defendo a pirataria.

Só tento entender o que se passa a minha volta. Mesmo hoje li num jornal, que o governo francês vai permitir que os ISP vigiem o trafico dos seus clientes para combater a pirataria, se alguém tentar mais de 3 vezes adquirir software ou musica ilegal,  cortam a conta da internet. Talvez funcione, mas nunca fomos tão devassados na nossa privacidade como hoje, este vai ser mais um meio não só de policiamento  dos downloads ilegais, como de todos os nossos movimentos na web. Confesso que prefiro conviver com a pirataria do que ter mais um olho em cima de mim.

Cumprimentos

zaccone

  • Visitante
Re: ... e as músicas no BBC? São passíveis de Direitos Autorais?
« Responder #27 em: 20 / Dez / 2008, 14:27 »
Alguem sabe onde sakar estes programas sem pagar?  Smartsound Sonicfire Pro e/ou

Sony Cinescore


ja procurei no btnext mas n têm.

Cumps

Offline Pedro Rocha

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1,598
  • Sony Software Trainer & ICE
    • MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Re: ... e as músicas no BBC? São passíveis de Direitos Autorais?
« Responder #28 em: 20 / Dez / 2008, 17:42 »
Posso indicar como os pode comprar...

SmartSound SonicFire Pro 5

Sony Cinescore 1.0

Também os pode "sacar" sem pagar e utilizar durante 30 dias no caso do Sony Cinescore 1.0 ou 21 dias para o SmartSound SoniFire Pro 5.

Espero ter "ajudado".
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Offline gcoutinho

  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 401
  • Gravar em Auto é para turistas!
    • Gilbertocoutinho.com
Re: ... e as músicas no BBC? São passíveis de Direitos Autorais?
« Responder #29 em: 17 / Nov / 2010, 17:49 »
Posso indicar como os pode comprar...

SmartSound SonicFire Pro 5

Sony Cinescore 1.0

Também os pode "sacar" sem pagar e utilizar durante 30 dias no caso do Sony Cinescore 1.0 ou 21 dias para o SmartSound SoniFire Pro 5.

Espero ter "ajudado".

Bem...  :lol: :lol: Não quero ser mal interpretado, mas depois de ler o tópico todo, achei as duas ultimas respostas brutais :) Pelo menos consegui dar uma gargalhada.

Em relação ao assunto principal, sim concordo que se tenha que pagar direito de autor, mas usando como exemplo o que acontece com os establecimentos comercias como as discotecas, bares, restaurantes, etc, pagam uma taxa anual pelos direitos.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom