Profissionalizar BBC's

Iniciado por AC, 10 / Dez / 2007, 12:39

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.

A. Caneira:
À uma frase que eu costumo utilizar: "Tem cuidado com aquilo que pedes, pois podem te dar!" (Desculpe o "tú").
Ao tentar "espicaçar" um pouco o tema e os actores, pode bem vir a consegui-lo. Os outros eu não sei, mas eu tenho uma opinião muito bem defenida sobre o mercado nacional das reportagens BBC (Bodas, Batizados e Casamentos). O que são, como são, o valor que têm, os profissionais que existem e os que não existem, o que gostaria que fosse e não é, os habilidosos e os pára-quedistas, os interesses envolventes e a hipocrisia que reina.

Não me interprete mal, pois bem entendi o seu objectivo. Mas essa "tentativa" entra em conflito com o que eu penso e com o que eu desejaria. "Conflito" não será talvez a melhor palavra, diria antes "Tentação". "Tentação" porque gostaria que este "assunto" tivesse sido levantado á um ano atrás. A ser assim, estaria agora a responder da forma directa com que na altura escrevia e que tanto desagrado provocava nos Users. A ser assim, não estaria agora em frente a este monitor de computador, com a vontade de escrever da mesma forma directa, em vez de me estar a conter nas palavras. È que, apesar de me ter moderádo na escrita ao longo deste tempo, continuo a ter as mesmas ideias e opiniôes que anteriormente formulava aqui, e que agora de longe a longe, um pouco a "medo", lá vou escrevendo. Escrevia com respeito para com os outros Users, mas não deixando de dizer o que pensáva. O objectivo nunca foi o de criar um mal estar, mas antes o de debater abertamente opiniôes. E apesar de já alguns Users, e você próprio, terem afirmádo que acabaram por aceitar a forma como exponho os assuntos, tenho tentado manter a devida distância. (E se mesmo assim estiver "perto" demais, pois então digam, que trato do assunto)

Em relação aos posts por si colocádos, não podia estar mais de acordo. E era para aprofundar mais o assunto que gostaria de escrever livremente. Mas a bem do "ambiente" do fórum, talvez seja melhor não escrever nada mesmo. È que se coisas boas tenho para dizer, também muitas más tenho a acrescentar. Não são provocaçôes, insultos, ofensas ou outras que tais. São factos que todos sabemos como são, mas que na verdade incomoda muitos. È que nem todos sabem separar as águas. Ainda á quem, ao ler uma critica ou opinião, a entenda como um ataque pessoal.

Ainda existe a ideia que a não discussão dos assuntos faz com que não exista problema. E assim as coisas vão rolando, com muitos desejos formulados por todos nós, mas com resultados iguais a nenhum. Enquanto não se mentalizarem que a grandeza da profissão passa pelo debate aberto, pela franqueza das opiniôes e pela exposição do que está bem e do que está mal, enquanto não houver essa "abertura" de mentes, o video das reportagens BBC será sempre o parente pobre do audiovisual. Chamar preto ao que é preto, e branco ao que é branco (e não estou a falar de racismo), chamar as coisas pelo seu verdadeiro nome é o ponto de partida.

Posso estar errádo na minha maneira de pensar, mas então mostrem o quanto errádo estou. Porque do debate franco, todos beneficiam, desde que assim estejam dispostos.

Como alguém disse "Erros são dolorosos quando eles acontecem, mas anos mais tarde, a coleção de erros é o que é chamado de experiência."

"... e com isto me calo". Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Gil

Citação de: Jose Costa em 10 / Dez / 2007, 20:45
hipocrisia

boas.
ao ler este tópico, não pude deixar de sublinhar esta palavra!
hipocrisia!

tal como aqui foi dito, não só por mim, como pelo José Costa, este forum deve ser entendido como um "espaço" de um grupo de amigos. entre o qual se discutem ideias critica ou se vive um pouco o audiovisual.
deixo mesmo o desafio de se encarar este forum como um café, em que nos dias de saida se encontrem todos por natureza, e não um espaço virtual. um sitio em que todos falamos abertamente sem entraves na lingua e sem medo de dizer o que quer que seja.
acho injusto, e isto falando do José Costa começar algo e não acabar de dizer o que pensa.
aqui e em qualquer parte do mundo civilizado e democrático, cabe a boa educação, sem que isto interfira com alguem em especial. acho que se pode falar abertamente do que se quer, sem que seja preciso referênciar identidades ou nomes. a quem servir a carapuça ao que foi dito paciência. não é possivel no mundo agradar a todos. agora com isto, não acho correcto ficar a meio da palavra.
em resumo, acho que devemos dizer o que pensamos sem receios ou medos. estamos num forum do mais alto nível onde impera o respeito a espirito de amizade.

um abraço JP
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

Pedro Rocha

Citaçãoe isto falando do José Costa começar algo e não acabar de dizer o que pensa.

Ui ca medo!!! Prepara-te para texto que vem a seguir, pois o José não os seus créditos por mãos alheias.

Este tópico já vai grande, tive de despender algum tempo para ler todas as mensagens, um "gajo" ausenta-se umas horas, depois dá nisto!!! Acho este conflito (no bom sentido) interessante, mas não nos leva a lado nenhum.

É verdade JotaPé que não se deve pôr de parte uma boa iluminação, mas tenham dó não é possível um Op. de Camera sozinho fazer tudo nos espaços de tempo proporcionados por este tipo de eventos, se os clientes querem uma boa fotografia em video então tem de pagar por ela e isso é algo que não acontece, querem os 3 B's (bom, bonito e barato).

NÓS somos contratados para fazer uma reportagem e não um documentário. Eu esforço-me para arranjar um meio termo (tipo reportagem especial), mas é difícil quando temos "actores" não colaboram e fotógrafos (que precisavam de ser educados também) que não percebem a arte de fazer um bom video e monopolizam o espaço e o tempo. Como ouço dizer, à que mudar mentalidades.

Parabéns por teres conseguído fazer a reportagem com material desconhecido e ter corrido tudo bem. Mas fica o meu conselho que pelo facto de teres uma camera melhor não te acomodes, usa o iluminador mesmo que ela não precise, nunca é demais trabalhar com luz a mais. Tenta não trabalhar com a Iris no limite da abertura a não ser que tenhas situações de luz controlada (num estúdio por exemplo).

Espero que não andem à "pancada", afinal o "rapaz" (não sei a tua idade JotaPé) está a aprender...   
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

AC

JotaPe a tua honestidade e humildade na resposta me leva a desejar-te muitos êxitos para ti e para a empresa.
José Costa a tua intervenção foi de tudo menos sobre o assunto. Me calo já, porque fica fora de tópico.
Obrigado Pedro por recolocares o tema no tópico. A minha intervenção foi sonhadora... embora em nichos de mercado creio que seria possível saltar para outro nível. Por isso ter levantado a questão, e se alguém puder pagar, tem quem faça, tem empresas capaz de fornecer esse serviço?
Cá também se fazem casamentos com orçamentos milionários, que produto se lhes vende? Quem tem esse mercado?
Se de ninguém, pois há que ir apanhá-lo!

PS: Talvez seja de dividir este tópico em dois, e colocar parte na área BBC's, e eu que fui principal culpado da derivação do assunto
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.

A hipocrisia que referi não foi aplicada ao fórum ou a um User em particular, mas sim a toda a "sociedade" que se movimenta neste mercado das reportagens BBC (Bodas, Batizados e Casamentos). Seja Op. de câmera, fotografos, casas de fotografia, noivos ou simplesmente o Estado. Diz-se uma coisa, pensa-se outra, mas no fundo o que se pretende é algo totalmente diferente. Que ninguém queira tomar como pessoal a palavra. Que não fiquem dúvidas.

JotaPe, ès um User ainda muito novo aqui no fórum (e não estou a referir-me á tua idade), pelo que acredito que certos comentários te passem ao lado. Mas os Users mais antigos (com pouco mais de um ano) sabem e compreendem o que escrevi. Não me estou a querer passar por vitima, até porque sou culpado. Apenas quis passar a mensagem de que á muito assunto á volta da questão "qualidade", "preço", "tipo de serviço e de profissionais". Assuntos que gostaria de debater aqui no fórum, mas que a bem do "ambiente" entre os Users, entendo que não devo me aprofundar mais na matéria, tendo como base o desagrado dos meus comentários no passado ainda recente. Assuntos que seriam do interesse da nossa profissão, a meu ver, mas que tocam em alguns aspectos "sensiveis". E a não ser que alguém se decida a lançar primeiro o mote, deixo-me ficar por aqui.

De qualquer das formas, se te interessa mesmo saber o que penso, tens uma boa solução: lê os tópicos por mim iniciádos á um ano atrás. Obterás neles todas as respostas ás tuas perguntas. Âo contrário do que afirmas, não começei nada e digo SIM o que penso. Posso não ter dito tudo o que gostaria de dizer, pelas razôes atrás apontadas. Mas disse o essencial.

Quanto ao comentario do Pedro Rocha, não poderia estar mais em desacordo. A troca extensiva de posts pode ser desmotivante para quem queira ler tudo. Existe realmente um grande despêndio de tempo num só tópico. Mas se ler-mos com atenção, cada um dos posts acrescenta algo á "discusão". Se a mesma nos vai levar a algum lado, depende do caminho que depois cada um decide tomar. A maioria não sairá do lugar, é um facto. Mas acredito que uma minoria saberá tirar as devidas dilaçôes dos posts colocados. Na minha óptica, os tópicos com apenas um ou dois posts é que não acrescentam nada á "conversa", ou pouco acrescentam. Mas é apenas a minha opinião, um mero User entre tantos outros. Mas todos têm a opção de mudar de leitura de tópico. Quem quer lêr, lê. Quem não quer, muda de página. Tão simples quanto isso. Acredito eu.

Os 3B´s referidos inicialmente pelo Paulo César, e agora pelo Pedro Rocha, daria-me muito sobre o que escrever. Mas lá voltaria-mos nós á questão por mim referida acima: sensibilidades. A bem dos três (3) Porquinhos, aqui o Lobo mau não vai Papar ninguém. E até a avózinha pode ficar descansada. E para que não fiquem dúvidas, os três Porquinhos não são nenhum dos Users, e a avózinha está de boa saúde. Obrigádo por perguntarem. Boas.

P.S. A. Caneira, respeito a sua opinião, mas note que você próprio já deu a resposta áo motivo da minha intervenção: "... e eu que fui principal culpado da derivação do assunto". Não encare o meu post como uma provocação, mas apenas como uma mensagem de desejo de maior liberdade de opinião e de expressão, seja ela qual fôr. Se a ideia que passei foi outra, desde já peço desculpas. A si e aos outros Users.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Marco Iba

Saudações Caríssimos!

Ao ler atentamente todas as mensagens deste tópico, do qual estive alheio visto afazeres do últimos dias, chego a diversas conclusões - precisaria eu de um livro capa dura para enumerá-las! Não que fosse eu acrescentar algo ( na hipótese de possuir eu 'luzes' para tanto )! ... ... enumero abaixo algumas:

1º - a simplicidade, humildade e força de vontade deste jovem BBC - o JotaPe!
2º - o socorro ( para mim ) sem precedentes à necessidade alheia!
3º - a riqueza de conteúdo dos Post's - sem distinção!
4º - tudo de positivo que esta discussão vai promover dentro e fora do PortugalVídeo.com!

Talvez não nos demos conta, mas esta "história" ( ou estória - como queiram )  começa a repercurtir de forma mais do que positiva nos "corredores" do áudiovisual. A preocupação do JotaPe em apresentar um trabalho de nível, em "adquirir" um equipamento de nível ... nos leva a acreditar ( assim como diz Caro José Costa ) ... que nossas palavras e desabafos não são em vão ... o comportamento do JotaPe é um exemplo evidente da "luta por Profissionalizar o BBC"! Um jovem que começa a carreira da melhor forma possível ... aconselhado por profissionais do mais alto nível ( dentro e fora do BBC )!

Oportunamente é preciso concordar ou discordar com alguns dos Caríssimos Colegas! ... ao falar de iluminação ( por exemplo - JC Duarte - "um ícone" - tem toda razão ... não existe luz de mais ou de menos ... existe luz sem "configuração" - sem conhecer de iluminação nada adianta conhecer de equipamento ... aprenda e "iluminar" para depois aprender a "capturar imagens" )!

Agora ... ( até mesmo para não fazer disto um livro ) ... fica - para mim - ao final da leitura ... a mensagem de que não demora nada ... estaremos ( e nisso incluo-me ) nós em Portugal a construir "verdadeiros Filmes de Casamento" ... a continuarem discussões como estas ...  . Que devemos cobrar para tal ... aí devemos ... . Que existem profissionais capazes de construí-lo ... ah! isso existe sim ... talvez em separado ... mas alguns de nós juntos somos capazes de fazê-lo ( e já o fazemos )!

O vídeo BBC ainda é um subproduto ... mas por pouco tempo mais ... já somos muitos a acreditar ( e a cobrar para tal ) que registrar um casamento ( por exemplo ) ... é mais que bater brancos ... pirilampos ... focar isso ... disfocar aquilo ... menus ... créditos ... e ponto final!

Não vou e não estou a dar Graxa a ninguém ( até mesmo porque nunca o fiz e julgo não precisar ) ... mas aqui mesmo no Fórum ... vejo link's de BBC's do estrangeiro ... ( nada de especial - até agora não percebi o que de tão excepcional foi mostrado para chamar a atenção ) ... ao passo que ... BBC's de Portugal ( Lisboa mais propriamente ) ... já conseguem "cenarizar" seus clipes BBC ... criar conceitos ... lay-out próprio ... reproduzir a "fotografia" do evento em seus vídeos!

Concluindo: discussões das mais saudáveis acabo de ler!

Talvez os senhores não o tenham notado ... mas cada visitante deste Site ... cada acesso a este ( e não só ) Tópico ... é uma boca lá fora a dizer: "vejam ... os gajos são mesmo bons ... profissionais de verdade ... até os videozitos de casamentos querem "profissionalizar" ... já sabemos a quem procurar qdo a "tia Maria" desencalhar" ... hehehe!

- Digo eu: "talvez seja este o começo do fim do rótulo 'subproduto' "! ... afinal ... como dito anteriormente ... não sabem explicar porque gostam deste ou daquele programa, filme ... vídeo ... etc ... mas sabem exatamente explicar e "enxovalhar" os que não gostam!

Abraços Caríssimos. Sucesso!

lrolo

Subproduto foi aquilo em que as casas de fotografia tradicionais transformaram o vídeo de casamento.

"Então os queridos noivos já escolheram o álbum para o casamento? Sim? Viram? Gostaram? Muito bem. E vídeo? Vão querer? Não se preocupem em ver que entregamos produto de qualidade. Até temos uma câmara XPTO que usamos em modo automático o dia todo... e olhe que somos mestre em por transições com folhinhas a passar.
Ó Zé, telefona aí àquele puto que costuma vir aí imprimir umas fotos à terça-feira e pergunta-lhe se quer vir filmar um casório daqui a 1 mês! Diz-lhe que é fácil. Só tem que carregar no Rec e por o zoom a andar para a frente e para trás."

E pronto. Lá levam para casa mais um subproduto.
E olhem que não tenho nada contra fotógrafos. Eu tb faço serviço de fotografia, mas sei bem como se costuma trabalhar neste mercado.

L.R.

Gil

Citação de: Jose Costa em 11 / Dez / 2007, 02:52
A hipocrisia que referi não foi aplicada ao fórum ou a um User em particular, mas sim a toda a "sociedade" que se movimenta neste mercado das reportagens BBC (Bodas, Batizados e Casamentos). Seja Op. de câmera, fotografos, casas de fotografia, noivos ou simplesmente o Estado. Diz-se uma coisa, pensa-se outra, mas no fundo o que se pretende é algo totalmente diferente. Que ninguém queira tomar como pessoal a palavra. Que não fiquem dúvidas.

Boas amigos.
foi desta forma que te interpretei.
simplesmente, EU, achei injusto dizeres de certa forma que não dizes o que pensas por outros factores.
acho que foi quase como que começares a falares de algo e depois não acabares. isso não tem "ciência."
acho indelicado e menos próprio sobre tudo para o sitio que estás.
o que quero dizer é que neste "espaço", devemos dizer tudo o que pensamos sem pensar que fulano e não sei quem mais pode sentir-se afectado. era aí que queria chegar só. (até aqui escrevi e só li o primeiro paragrafo)
Áudio - Cubase5

Gil

Citação de: Jose Costa em 11 / Dez / 2007, 02:52
Assuntos que gostaria de debater aqui no fórum, mas que a bem do "ambiente" entre os Users, entendo que não devo me aprofundar mais na matéria, tendo como base o desagrado dos meus comentários no passado ainda recente. Assuntos que seriam do interesse da nossa profissão, a meu ver, mas que tocam em alguns aspectos "sensiveis". E a não ser que alguém se decida a lançar primeiro o mote, deixo-me ficar por aqui.

sabe amigo José Costa, quanto aos outros user's, eu não posso falar. mas EU, EU venho cá para aprender.
e tenho mais a dizer, se pessoas como o José Costa, o Pedro Rocha, Marcos Iba, A. Caneira e entre outros mais assiduos deixam de responder a este forum, este práticamente fica deserto. é que com esse pensamento muito fica por se aprender, muito fica para se dizer. não sei a que sensibilidade se refere, afinal eu sou novato nestas andanças, mas eu sei o que é um forum e acho que este é capaz de funcionar idependentemente do que se diga.
se quer mesmo saber, sim estou!!! estou curioso em saber o que tem para dizer. tanto de si como de outro user qualquer que faço o mesmo que o José Costa.
pelo menos pela minha pessoa, quando eu tiver algo a dizer neste forum, o farei sem problema algum.
Áudio - Cubase5

Gil

Citação de: Luís Rolo em 11 / Dez / 2007, 04:28
Subproduto foi aquilo em que as casas de fotografia tradicionais transformaram o vídeo de casamento.

"Então os queridos noivos já escolheram o álbum para o casamento? Sim? Viram? Gostaram? Muito bem. E vídeo? Vão querer? Não se preocupem em ver que entregamos produto de qualidade. Até temos uma câmara XPTO que usamos em modo automático o dia todo... e olhe que somos mestre em por transições com folhinhas a passar.
Ó Zé, telefona aí àquele puto que costuma vir aí imprimir umas fotos à terça-feira e pergunta-lhe se quer vir filmar um casório daqui a 1 mês! Diz-lhe que é fácil. Só tem que carregar no Rec e por o zoom a andar para a frente e para trás."

E pronto. Lá levam para casa mais um subproduto.
E olhem que não tenho nada contra fotógrafos. Eu tb faço serviço de fotografia, mas sei bem como se costuma trabalhar neste mercado.

L.R.

???
Áudio - Cubase5

AC

Confesso que estava a sentir a falta da intervenção do Marcos Bras Iva.

Citaçãoaté os videozitos de casamentos querem "profissionalizar"

Pois é Marcos, era aí que queria chegar! Quem quiser ganhar dinheiro nesta área, e tem mercado sim, vai ter de deixar de usar o tal "puto que costuma vir aí imprimir umas fotos à terça-feira e pergunta-lhe se quer vir filmar um casório daqui a 1 mês". Que fique isso para quem quer ter um videozinho do casório só porque toda a gente tal, e é uma vergonha não ter também.

Eu abordei a questão por outro lado, para não ir directo ao centro da questão.

CitaçãoSubproduto foi aquilo em que as casas de fotografia tradicionais transformaram o vídeo de casamento

Terão de surgir empresas especializadas no ramo, com uma abordagem diferente ao cliente, não para o cliente médio (deixem esses para os amadores), mas que procurem os nichos de mercado que podem pagar uma boa cobertura video do seu evento. Seja ele um casamento, um institucional, ou um baptizado. Volto a dizer que se tem quem pague milhares de contos pelo local onde vai fazer a boba, certamente essas pessoas também pagam para ver uma produção video à volta do evento. Para não ir tão longe, qualquer casamento, gasta mais em papelinhos de convite do que os tais mil e poucos euros em foto mais video. E porque? Porque ouve empresas que se especializaram a fazer esses tais convites e prendinhas e facturam uma fortuna. Aí não tem o gajo do fim de semana. Não é dos noivos e famílias que tem de partir a mudança, é dos intervenientes no mercado, não esperem ser contactados, vão vocês propor o produto, com um portfolio, com propostas, com opções de preços... vão ver que poucos escolhem o mais barato!

Gil

a minha experiência diz-me, que esses casamentos que se gastam uns bons "trocos" em reportagem, é um casamento longe a longe. ou melhor. de muito longe a muito longe. hoje em dia as pessoas querem os famosos 3 B's.
é claro que a gente lhes faz ver que o barato não tem qualidade, mas em contra partida, perdemos o cliente se puxarmos o preço.
neste tipo de mercado e negócio, temos de ver o que o cliente quer. há aqueles que desde que se veja uma imagem a cores serve. nem que seja de "pernas pro ar", e há outros que querem algo bem feito. esses ultimos são pessoas da alta sociedade, ou media alta, que são um pouco mais cultas e sabem o que querem, e aí sim, podemos dar outros orçamentos e fazer um trabalho mais a sério! mas ainda assim, são os que menos pagam...
a realidade e que ainda piora a situação deve-se a economia do país. se nem isso ajuda pior para nós e para os nossos clientes.
em muitos casos impera quem faz mais barato, independentemente da qualidade...
também é verdade, que os chamados paraquedistas, tendem cada vez mais acabar.
as pessoas começam-se a aperceber, quem trabalha bem, quem trabalha mal... começam a ter noção das coisas, o que até á bem pouco tempo não acontecia.
Áudio - Cubase5

filipe

Boas,

No meio de tanta gente que trabalha para os noivos, os fotografos  e os videografos é que têm a fama de ganharem muito dinheiro. MENTIRA! Se calhar até somos os que MENOS ganhamos.
Somos os que temos mais horas de trabalho, eu por exemplo tenho casamentos com 18 e até 24 horas de trabalho SÓ no dia do evento, depois há todo o tempo antes a preparar o material e todo o tempo depois na pós produção do material.
Por outro lado temos Djs a levar 700/800 euros para trabalharem meia dúzia de horas, ou o palhaço que em duas horas ganha 500 euros.
Mas NÓS é que temos de mudar as mentalidades dessas pessoas. Afinal isto é uma arte!
Felizmente ainda há gente que nos dá valor. E que pagam o justo.
Os velhos do Restelo sempre existiram e sempre vão existir.
O video não é um brinde pela fotos. O video é um serviço tão importante como o de fotografia!

AC

Pois é isso mesmo Filipe.
A certo post dizia, menos para o marisco e bebidas caras e mais para o video... pode ser menos para o DJ, para o gajo do teclado que arranca MIDI's e finge que toca, etc, etc...

Enquanto video for um produto barato, estamos todos mal! Até o pessoal do broadcast! que quando vão fazer uma perminha ao fim de semana em vez dos 200 ou 300 euros levam 75 ou 100, ou menos!!!!

CitaçãoO video não é um brinde pela fotos. O video é um serviço tão importante como o de fotografia!

E com maiores exigências técnicas, até ao nível de investimento em equipamentos!
Quantas boas câmaras fotográficas se compram com uma Sony DSR 130P?

Gil

deixem-me só dizer aqui uma coisa em relação a 130P. aquela camera para BBC é mais que exagerada. LOLOL na altura quem a adquiriu consegui bons fundos para puder investir naquele material(senão, acredito que não seria a compra), mas é de facto exagerado para bbc's. ora gravar um casamento com uma camera igual as de estações de TV, é demais.
este fim de semana onde quer que me aproximasse, os convidados do casamento era tudo a abrir alas. vem ai o op de camera com um camião as costas. na casa da noiva dei en pancadas com a camera nas paredes LOLOL
eu sou da opinião que por exemplo para BBC actualmente, uma Z1 chega e sobra... ou a dsr 250P dvcam é a camera ideal no formato digital, se bem que na altura não existia!
Áudio - Cubase5