Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 / Mar / 2024, 13:28

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19082
  • Total de Tópicos: 4426
  • Online Hoje: 165
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 143
Total: 143
143 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Profissionalizar BBC's  (Lida 36007 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Gil

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 257
  • Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT
Re: Profissionalizar BBC's
« Responder #60 em: 12 / Dez / 2007, 20:03 »
Boas.
tens toda a razão José Costa.
muito bem visto mesmo!!!

desculpa lá  cena!

um abraço JP
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

Offline Pedro Rocha

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1,598
  • Sony Software Trainer & ICE
    • MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Re: Profissionalizar BBC's
« Responder #61 em: 12 / Dez / 2007, 20:16 »
Tinha andado a investigar... e que tal criar-se uma Associação Portuguesa de Video para Eventos (APVE) ou outro nome. Poderia servir para várias coisas, desde workshops, pequenos cursos de iniciação, demonstrações, descontos em material nas marcas e representantes em troca de publicidade. Algo que fosse reconhecido nacionalmente e que os clientes confiem nesse associado para um trabalho de qualidade.

Como todas as associações, esta para ser uma coisa séria tem ter estatutos.

Deixo aqui alguns links para o que é necessário. É praticamente como criar uma empresa, mas uma empresa ao serviço dos videografos, até se podia ter apoio jurídico para tratar questões de direitos para com os clientes.

É só uma ideia, mas posso tratar de saber mais a nível legal. o que acham?

Como criar uma associação

Portal do cidadão - Como criar uma Associação?
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Offline Paulo C. Jerónimo

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 247
  • Bons Takes!
Re: Profissionalizar BBC's
« Responder #62 em: 12 / Dez / 2007, 20:23 »
Parece-me bem Pedro.

Por ai é o caminho.

Marco Iba

  • Visitante
Re: Profissionalizar BBC's
« Responder #63 em: 12 / Dez / 2007, 21:41 »
Saudações!

Citar
É só uma ideia, mas posso tratar de saber mais a nível legal. o que acham?

... não é só uma idéia não ... talvez a melhor que se tenha notícia ... dentro e fora do Fórum!

Uma sugestão: O PortugalVídeo poderia criar uma enquete ( sondagem ) para saber dos users opinião sobre a Criação desta Associação. Esta sondagem poderia ainda ser responsável por "nominar" uma Comissão encarregada de sua criação ( claro ... à partir daqueles que se anunciassem disponíveis para tal )!

Abraços e Sucesso!

lrolo

  • Visitante
Re: Profissionalizar BBC's
« Responder #64 em: 12 / Dez / 2007, 22:24 »
Contem comigo. Delegação das Beiras, hehehe!!!

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Profissionalizar BBC's
« Responder #65 em: 13 / Dez / 2007, 03:13 »
Por mim acho que todas as "babuseiras" e ou "asneiras" que se tenham dito neste tópico valeram a pena se deu para chegar aqui: criar-se uma Associação Portuguesa de Vídeo para Eventos

Usem e abusem do fórum para o que for necessário, e uma sondagem pode ser criada sim: defina-se o que é para sondar e se fará!
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Marco Iba

  • Visitante
Re: Profissionalizar BBC's
« Responder #66 em: 13 / Dez / 2007, 03:37 »
Saudações Caríssimo Caneira!

Há tempos não "falo" com alguém de tamanhã e pronta decisão!

De minha parte, primeiro é preciso saber quantos de nós, efetivamente, estarão disposto a ser membro desta Comissão que buscará a Criação de uma Associação Portuguesa de Vídeo para Eventos ( ps - aceitam Brasileiros ? ) - sabendo ainda do enorme trabalho que haverá pela frente ... documentos ... compromissos ... encontros ... reuniões ... etc!

Penso que qto a criação desta Associação não há muito o que perguntar. Basta criar um "banco de dados" com informações dos interessados em participar da Comissão Organizadora!

Esta enquete ( sondagem ) pode intitular-se: "APVE - Associação Portuguesa de Vídeo para Eventos - Candidaturas - Membros / Dirigentes !

Á partir então de, nominados principalmente os Dirigentes ... vamos ao Estatuto ... vamos aos documentos ... enfim ... à burocracia necessária para tal!

De resto ... o tempo encarrega-se de criar as dificuldades e soluções para que esta saia do "papel"!

No mais ... agradecimentos ao Pedro Rocha ... que além de Mestre/Formador ... destaca-se por seu brilhantismo, assiduidade e senso coletivo! Ainda ao Colega Caneira ... pr'além deste Maravilhoso Espaço ... viabiliza projetos que não demora tornar-se-ão referencia nacional ( e não só )!

Abraços ... e Obrigado!


Offline Pedro Rocha

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1,598
  • Sony Software Trainer & ICE
    • MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Re: Profissionalizar BBC's
« Responder #67 em: 14 / Dez / 2007, 19:04 »
Aqui se vê bem a diferenças entre os Portugueses e Brasileiros no geral, nota-se pelas mensagens do Marcos aquele empreendedorismo que muitas vezes faz falta ao pessoal da "Costa Oeste da Europa".

No tópico da Mostra Audiovisual BBC's iniciado pelo Marcos, numa das últimas mensagem do José Costa, ele fala de coisas concretas que também se podem aplicar a este tópico. O assunto da associação é só uma ideia, mas como podem imaginar, custa dinheiro, e quando chega a essa parte as pessoas começam a "dispersar". Por isso vamos com calma, porque eu e todos os outros profissionais temos o trabalho e as vidas pessoais e criar uma associação desde género leva tempo, dinheiro e muuuuito espírito de sacrifício, mas com empenho e colaboração é possível.

O nome ainda está em estudo, à dias surgi-me outro (quando ia a conduzir), Associação de Video Profissional para Eventos (AVPE). Assim deixa-se a associação ao pais e acrescenta-se o Profissional que é sempre pomposo para quem lê!
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Offline Paulo C. Jerónimo

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 247
  • Bons Takes!
Re: Profissionalizar BBC's
« Responder #68 em: 15 / Dez / 2007, 01:08 »
Subscrevo e revejo-me perfeitamente no modo descrito pelo Pedro Rocha no que toca a esta questão associativa.

 Faço inclusive votos acrescidos para que esta não seja mais uma iniciativa com "morte a nascença" , e que a mesma possa dar passos fortes e solidos para que cresça, a bem de todo um sector completamente desorganizado. É de resto para mim, e compreender-se-a,  a mais importante iniciativa proposta.
Tenho também noção que apesar dos beneficios que se podem colher, é norma ser muito pequena a parcela  de individos que se debruçam activamente em prol de iniciativas deste gênero, mas penso que não será essa uma causa suficiente para demover quem detém espirito de sacrificio e abnegado, de resto caracteristicas muito (também) nossas, se pensarmos em quantos e quantos do sector iniciaram por puro hobby, foram autodidactas e hoje são verdadeiros profissionais ou querem dar passo para selo.

  Muito Bem, Dicute-se o tema ou designação para uma associação.
Sendo coerente com comentários ou opiniões que já deixei noutros tópicos, devo dizer que a  inclusão do termo "EVENTOS"  na designação parece-me que afunila o sector. Para além dos Eventos, e que podem ser sociais (Bodas, Baptizados, Casamentos,encontros, inaugurações, etc...), os Desportivos, os Culturais e tantos outros, estou convencido que são bastante por aí ou aqui, os que destes eventos não desassociam do seu portofólio o Video institucional, as Demos empresariais, e mesmo o documentário, e outros gêneros, profissionais estes que secalhar não se revêem em associações ou representações mais "elitistas" que já existem, e em quem convenha-se, a realidade é outra. Não é melhor, não é pior, é outra.

-portanto lançava a discussão o por(menor) (ou maior) do EVENTOS.

Ainda Relacionado, um pequeno parenteses.
Farta-me todos os anos a minha filha perguntar por volta do arranque do ano lectivo: "Pai, qual é o nome da tua profissão que deveria ter posto na ficha que a professora nos deu para preencher?" e Todos os anos responder: "Videógrafo" .
Este é o termo que para mim melhor descreve a arte que pratico, a da videografia. E os colegas como descrevem arte e profissão?

Até por uma questão pedagógica para com o público (que eu cá não gosto de ser chamado de Sr. Fotográfo, sem desdém dos nobres colegas, que eles também não gostarão que nos chamem assim, mas pior é chamarem-me mesmo a tuga, Filmador...) por uma questão pedagógica também, dizia eu, Deixo então uma outra sugestão para o nome da associação e que poderia andar a volta de:

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE VIDEÓGRAFOS (A.P.V)
Não sei se fará muito sucesso, digam-me voces. É como digo, mais uma sugestão.

Podemos começar a estabelecer as nossas regras, ou deixar que um mercado em lei de selva as continue a ditar. Não te isentes desta Responsabilidade.

cumptos,

P.C.

publidevorador

  • Visitante
Re: Profissionalizar BBC's
« Responder #69 em: 17 / Fev / 2008, 03:06 »
...Não pude de deixar de participar neste forum como videografo (Melhor palavra) sem duvida, que conto já com com 18 anos de experiêcia (Tenho 33) - Começei em camera de palco numa empresa de espectaculos.

Sinceramente depois de ler atentamente este tópico...para mim profissionalizar os BBCs é quando terminarem com pessoas que abundam neste meio com apenas o intuito de ganhar quanto mais rapido melhor DINHEIRO sem terem arte, sem terem formação e especialmente paixão.
      É incrivel ver ainda nos dias de hoje ver pessoas sem qualquer capacidade nem conhecimento passarem uma camera para as mãos e dizerem....olha isto é o zoom e aqui é para gravar!? QUE É ISTO???? :shock:

      Relativamente á questão falada aqui de fatiota para este tipo de cerimónias....jotap não confundas postura com fatiota porque tamos a falar de coisas bem diferentes e acredita numa coisa, os noivos querem lá saber disso se conhecerem o teu trabalho e fores realmente criativo....dispensam bem esse tipo de preocupação!

Raul Coelho

  • Visitante
Re: Profissionalizar BBC's
« Responder #70 em: 21 / Abr / 2008, 15:21 »
 Com os melhores cumprimentos.
Sinceros parabéns pela iniciativa da criação deste fórum, gostei imenso dos tópicos apresentados e dos posts de users sabedores da matéria.
Com 47 anos e 22 dedicados ao vídeo não poderia deixar de participar neste debate,
concordando com certos pontos e discordando de outros.
Por isso nem todos deverão ser tabelados da mesma forma e com os mesmos conceitos.
Como em todas as profissões existem bons profissionais e maus profissionais, aparecem bons médicos mas tb maus médicos, como eng. e advogados etc...
Sou possuidor de um mini-estúdio de vídeo com 4 pcs 3 deles vocacionados para a área vídeo (Matrox RTX-100 e Edition DV500 – Premiere-Encore_Aftter) e um outro para fotografia, com duas câmeras sony dsr 250p + disco externo de 40 gigas sony dsr du1, tripé schatler, conjunto de iluminação (indispensável) para mim considero o principal factor de uma boa captação de imagem tanto em vídeo com em fotografia.
Trabalho em conjunto com um Estúdio de fotografia conceituada relativamente à 10 anos, somos um grupo de 3 e por vezes 4, 2 fotógrafos com (2) cânon 5D e (1) cânon EOS-1DS Mark III.

Para o mês de Outubro iremos definitivamente apostar na alta-denifição contando para isso com a opinião dos ilustres amigos na aquisição de uma ou duas câmeras, sony -V1 ou Z1.

Conhecimentos adquiridos às minhas custas através da leitura de mts livros e revistas referentes à matéria e tb muito dinheiro gasto cursos em suporte digital, com os erros ao longo do tempo, com a enorme vontade de aprender mais e muito mais, com humildade em receber os conhecimentos de quem sabe mais, desta forma cresci, sinto-me capaz e os meus trabalhos são reconhecidos pelo esforço desempenhado, com muita criatividade, arte e paixão pelo que se faz, sou exigente comigo mesmo e para quem comigo trabalha.
Procuro estar sempre actualizado ao máximo e sou um apaixonado por novos conhecimentos, a aprendizagem não me cansa, antes pelo contrário, dá-me mais alento para ir mais longe.
A apresentação também é um factor a termos em conta conta, por vezes de gravata quando vemos que esse dia se torna necessária, senão, com calça e camisa clássica.
Não somos convidados, vamos para trabalhar, teremos que ter o máximo de postura, educação e saber comportar mediante todas as situações inerentes à festividade, por vezes não teremos muita vontade de sorrir para o convidado (A) pelo seu comportamento, mas temos que fazer um esforço, não bebemos em serviço e evitamos ficar nas mesas dos convidados, preferimos uma mesa isolada e estamos presentes até ao final de cerimónia ou até que os noivos achem por conveniente.
Certas e determinadas Igrejas exigem que de véspera seja montado o sistema de iluminação, pela precária luz que a mesma tem e como a grande maioria das Igrejas do nosso distrito é por nós conhecida sabemos lidar com as situações, caso não conheçamos a Igreja deslocamos “in-loco” para nos certificarmos da luminosidade, mesmo assim não dispensamos o inseparável iluminador na câmera.

Reunimos com os noivos 1 a 2 vezes para entrega do contrato e do plano de trabalho elaborado por nós, fazemos as devidas alterações achadas por conveniente, apresentamos as nossas ideais e mostramos exemplos devidamente autorizados, fazemos as escolhas das músicas por vezes fornecidas em cds pelos noivos, preenchemos definitivamente um formulário com o nome dos noivos, pais, padrinhos, Igreja, local e padre, apelamos ao noivos que colaborem nesse dia e neste sentido temos sido felizes, também fazemos por isso.

Os noivos também poderão assistir à edição do filme, mas neste sentido não colaboram muito, confiam plenamente nos nossos serviços, e a nossa grande publicidade tem sido os próprios noivos a fazê-la, temos casamentos de 4 a 5 membros da mesma família, acho que seja um sinal positivo.
O trabalho final traduz-se num dvd de 60/65 minutos.


Quanto a preços, hoje em dia quem nem os discute.
Trabalho feito com gosto, com paixão e com criatividade traduz-se num bom trabalho, numa excelente recordação para futuro e quando assim é não é caro.
Caro é quando se apresenta trabalhos sem sequência, sem criatividade, monótono demonstrando que é possuidor de um enorme leque transições e efeitos quanto mais melhor, isto sim, torna-se aberrante e caríssimo.

Também acontece na zona onde estou inserido “o garoto das terças” ser contratado para filmar.
Outros são possuidores da dinastia fotográfica/Vídeo, pai é fotografo, o filho com 18 anos já fotografa casamentos e outros , a filha vai filmar com a mini-dv, o amigo dos copos vai fazer um baptizado com a antiga VHS porque já filmou um TT em automático e gostaram e o genro trata das edições no descontinuado estúdio 8 da pinnacle cheio de bugs e que origina um dvd de encraves, incompatível com a  maioria de dvds play.
É verdade…, está presente na minha região este filme e muitos mais…

Este é só um dos muitos exemplos que se encontra pelo país.

Com esta gente a laborar nesta área e desta forma tão precária, menosprezam aqueles que fazem um trabalho digno, responsável e com paixão, com o intuito de apresentar um serviço do inteiro agrado de quem paga.

Tenho refeito muitos trabalhos vindos desta gente e por vezes não existem ponta por onde se pegar.

Como referi no início existem bons e maus profissionais, tendo como exemplo certos operadores de câmera de tv que na minha zona faziam estes tipos de eventos aos fins de semana sem o mínimo de gosto pelo produto final, o que está filmado é o que vai directamente para o dvd, por vezes sem controlo de brancos, azul e amarelo era feitio, em edição, só era adicionado música e o nome dos noivos e data e nada mais, nem o nome dos pais nem padrinhos era inserido e por vezes não havia reclamações por parte dos noivos porque o serviço foi feito pelo sr da tv, quando estes tinham por obrigação apresentar um serviço exemplar. (Sem ofensa para qualquer profissional deste ramo, pois nem todos são iguais)

Um amigo ao dispor,

Um abraço,

Raul Coelho

« Última modificação: 07 / Mai / 2008, 12:32 por RC »

Marco Iba

  • Visitante
Re: Profissionalizar BBC's
« Responder #71 em: 21 / Abr / 2008, 15:41 »
Saudações Caríssimo Raul Coelho - e bem vindo à este maravilhoso espaço!

É sempre bom saber que há mais gente por aí consciente de que, como em outras profissões, também no Audiovisual "os bons pagam pelos maus"!.

Não estou aqui a defender este ou aquele, ou a julgar este ou aquele serviço de vídeo, mas o fato é que o que se vê por aí, em se tratando de BBC, é realmente deprimente ( ... e pior: pessoas estão a pagar por eles e a pensar que estão bem servidos ).

... mas ... como por várias vezes foi dito aqui mesmo neste espaço ... é preciso que haja interesse ( e interessados ) em fazer algo pela categoria. Muito falamos ... mas pouco ou nada fazemos.

... enquanto isso, fica em aberto o tema deste tópico: Profissionalizar o BBC. Alguém se habilita???

Abraços e Sucesso!

Marco Iba

  • Visitante
Re: Profissionalizar BBC's
« Responder #72 em: 03 / Ago / 2008, 21:42 »
Saudações Caríssimos ... em especial ao amigo Caneira

Citar
Por mim acho que todas as "babuseiras" e ou "asneiras" que se tenham dito neste tópico valeram a pena se deu para chegar aqui: criar-se uma Associação Portuguesa de Vídeo para Eventos
- Citação Caneira!

Talvez fosse o momento de ouvir os centenas ( talvez milhares ) de utilizadores do PortugalVideo sobre a criação desta Associação Caríssimo Caneira.

Bem, não estou de facto preparado para adiantar pormenores ... mas para meados de 2009 ( Fevereiro/Março ), vamos realizar em Lisboa um Encontro BBC ( um almoço ou jantar para ser mais exato ). Não será uma Mostra ou uma Reunião formal ... um convívio somente ... algo que se possa traduzir no que espero ( ou esperamos ) ... em uma Entidade verdadeiramente representativa de classe ( falo dos BBC's ).

Quanto à sondagem, em muito contribuirá para saber o que pensam os Operadores do Audiovisual BBC.
Se for preciso, responsabilizo-me pela elaboração desta "pesquisa". Algo simples e dînâmico. Basicamente saber se são à favor ou contra a sua criação ... e quantos são à favor ... e quantos são contra ... e os porquês!

De qualquer forma, estou sempre à disposição.

Abraços e Sucesso!