Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

19 / Abr / 2024, 03:56

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19089
  • Total de Tópicos: 4427
  • Online Hoje: 102
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 116
Total: 116
116 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Iluminador para HVR-HD1000E  (Lida 30105 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Mário Rui

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 680
Iluminador para HVR-HD1000E
« em: 14 / Mai / 2008, 09:30 »

Bom dia, boa tarde ou boa noite (conforme a hora e o local em que me estiverem a ler)

Tenho uma HVR-HD1000E e o seu "calcanhar de Aquiles", entre outros, é a fraca performance em ambientes pouco iluminados. Assim, acho que uma das formas de dar a volta ao assunto, é começar pela aquisição de um iluminador para ela.

Como pouco ou nada sei de iluminação, entre outros, agradecia aos participantes do fórum umas "luzes" sobre este tópico.
Apesar da minha ignorância na matéria, penso que o HVL-LBP da Sony (306,00 €) http://www.globalmediapro.com/do/product/2867 ou o Spinet SKC-105 LED (287,00 €) http://www.globalmediapro.com/do/product/2081/ serão opções a considerar. No entanto, gostaria de receber outras opções/opiniões sobre o assunto, ou outras eShop's, onde a aquisição fique mais económica (considerando IVA e Taxas).

E, se não for abusar, já que estamos a falar de iluminação, gostaria também de conhecer algumas opiniões sobre uns kits básicos de iluminação, que desse para um amador como eu se desenrascar numas captações em interior.tipo entrevista. Vi uns em http://www.photoflex.com/First_Studio_Products/index.html mas não consegui ver os preços.

Muito obrigado a todos,

Offline Licínio Castro

  • Já disse um milhão de vezes que não sou exagerado!
  • Efectivo
  • *
  • Mensagens: 357
Re: Iluminador para HVR-HD1000E
« Responder #1 em: 14 / Mai / 2008, 15:48 »
Olá Mário, pois em relação á HVR-HD1000 na minha opinião utilizaria um hvl-lbp da Sony.
Primeiro porque trabalha com as mesmas baterias da máquina, segundo porque a luz sai em forma de 16:9, terceiro porque tem um consumo muito baixo e acima de tudo a luz é espectacular com equivalência a um iluminador de halogeneo de 40-50w.
Quanto á compra na globalmediapro, não te esqueças de fazer as contas ao IVA, ao transporte e á surpresa das taxas alfandegárias.
Em Portugal custa 575.00 euros.
Um abraço
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

Offline Mário Rui

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 680
Re: Iluminador para HVR-HD1000E
« Responder #2 em: 15 / Mai / 2008, 00:00 »

Caro Licínio Castro,

Obrigado pela tua sugestão. De facto, apesar de ser leigo na matéria, o HVL-LBP era o que me parecia mais adequado, mas não sabia dessa particularidade de a luz sair em forma de 16:9 o que o torna ainda mais interessante. Em relação ao teu alerta sobre a aquisição, acho que vale a pena comprar online. Fazendo umas contas rápidas e em números redondos, cá custa 600 e online 300, o IVA e outras taxas ficarão talvez ainda longe dos outros 300.

Em relação ao segundo ponto do meu tópico, fico a aguardar outras opiniões e sugestões.

Muito obrigado a todos.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Iluminador para HVR-HD1000E
« Responder #3 em: 15 / Mai / 2008, 06:36 »
Boas.
A experiência que tenho com o iluminador da Sony é com uma câmera DSR-370. E se a iluminação é mais do que suficiente para uma entrevista a cerca de metro/metro-e-meio e a meio-corpo (tipo entrevista de rua), o mesmo já não se pode dizer se fôr para uma entrevista em interior (tipo sentado num sofá), em que a câmera fica um pouco afastáda do entrevistádo e em que se pretende também captar o ambiente do local.

Se tivermos em atenção que a câmera HVR-HD1000 precisa de algo como 11 lux (e creio que num modo qualquer de ganho), muito longe da sensibilidade da DSR-370, fácilmente se chega á conclusão de que talvez o iluminador citádo não seja a melhor opção. Basta consultar o PDF do iluminador e prestar especial atenção á secção de "Lighting Distance". Pessoalmente, e para a câmera em questão, optaria por um outro muito mais "potente", talvez um da Frezzi ou da PAG de 100 watts (Halogenio, não LED). Até porque o iluminador da Sony tem uma equivalência a 35watts. OK, não fica muito longe dos 40-50watts acima citádos, mas é menos um pouquinho. E atendendo a que com o aumento da distância no dobro, a intensidade luminosa diminiui em cerca de 4 vezes, já vemos que todos os watts a mais fazem bem falta para a câmera citada.

Quanto á questão "a luz sai em forma de 16:9", tal facto só tem importância a uma muito curta distância. A uma distância "normal" a luz espalha-se, pelo que deixa de haver esta questão do 16:9. Que só existe porque o iluminador é "sobre o comprido". Além do mais, os iluminadores têm normalmente aquelas "palas" de lado, não para feitio, mas para um controle mais preciso do ângulo de iluminação.

Se bem que um iluminador na câmera seja bastante mais prático em reportagem de rua, para interiores é bem melhor um dos kits tipo os da Photoflex por si referenciádos. È necessário um outro preparo, mais tempo, mas o resultado é seguramente melhor. Até porque, e como afirma e bem, a luz é o calcanhar de Aquiles da câmera que possui.

Para finalizar, se se interessar por iluminação, pode consultar este site e este. Boas.
« Última modificação: 15 / Mai / 2008, 06:46 por Jose Costa »
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Mário Rui

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 680
Re: Iluminador para HVR-HD1000E
« Responder #4 em: 15 / Mai / 2008, 15:54 »

Caro José Costa,

Obrigado pela sua opinião e informação. De facto, a escolha de qualquer equipamento depende sempre de múltiplos factores, entre eles, o fim a que se destina, preço, budget, adaptabilidade a outros equipamentos já existentes, etc. No meu caso e neste assunto, salvo melhor opinião, inclino-me para uma solução de compromisso entre as duas opiniões aqui já expressas. Ou seja, um HVL-LBP para a câmara e um kit de iluminação de estúdio. Porque, em termos plásticos dou preferência a grandes planos, seja entrevista na rua ou no sofá, por isso penso que o HVL-LBP para a câmara será suficiente. Em caso de cenas gerais, tipo estúdio, quarto ou sala, aí o tal kit de iluminação entrará em cena. Sublinho que pouco ou nada percebo deste assunto, e por isso, gostar de ter o máximo de opiniões para poder depois formular a minha própria em termos teóricos, porque como todos sabemos, é na prática que se confirmam, ou não, as teorias.

Muito obrigado a todos.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Iluminador para HVR-HD1000E
« Responder #5 em: 15 / Mai / 2008, 16:27 »
Boas.
Agora que voltei a ler a mensagem que coloquei anteriormente, juntamente com a sua resposta, creio que não fiz passar a minha mensagem. E a minha mensagem, leia-se opinião, é que o iluminador da Sony é capaz de não ser a melhor opção para a câmera em questão, em reportagem de rua falando. A câmera precisa de muita luz e o projector é muito fraco. Pessoalmente optaria por um mais potente, os referidos 100 watts. A não ser que queira única e simplesmente fazer captura de rua a distâncias de um metro (uma entrevista a plano médio ou grande plano), com o iluminador da Sony rápidamente vai ficar limitádo aos planos e distâncias que ele permite, pela conjugação dos dois factores: câmera e iluminador.

Apesar da função principal poder ser a captura com grandes planos, situaçôes á em que isso não é possivel ou desejável, ou é necessário outras imagens para complementar a história. E se não tiver luz suficiente, fica de mâos amarradas. Lembro, ou relembro, que para se diminuir a intensidade luminosa de um projector é algo que rápidamente de faz (um simples papel serve para isso), mas o mesmo não é possivel no caso de se precisar de mais luz, estando o projector já no seu máximo.

Se apesar de tudo optar pelo iluminador da Sony ou outro de potência equivalente, aconselho vivamente a experimentar antes de fazer a compra. Por muito rico que seja, dinheiro custa, não é mesmo? E não á nada mais desmotivador do que verificar, depois de comprádo, que a compra não serve para os nossos intentos. Mas como referi antes, é apenas a minha opinião. Boas.

P.S. E só me estou a referir á situação de captura de rua.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Mário Rui

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 680
Re: Iluminador para HVR-HD1000E
« Responder #6 em: 15 / Mai / 2008, 23:28 »
Caro José Costa,

Reconheço e agradeço o empenho no esclarecimento prestado. Também na iluminação, como em quase tudo na vida, é sempre melhor ter a mais do que a menos. Seguindo a sua sugestão, tentei ver as marcas indicadas mas não cheguei a conclusão alguma porque aparecem dezenas de modelos e não entendo muito bem quais os mais apropriados. Concretamente para a HVR-HD1000 que modelo propõe?

Muito obrigado.

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Iluminador para HVR-HD1000E
« Responder #7 em: 16 / Mai / 2008, 00:14 »
A minha opinião vai tambem no sentido da já apresentada pelo José Costa.
Sempre melhor um iluminador mais potente, que facilmente se pode reduzir a intensidade, com recurso a filtros de densidade neutra (existem em varias graduações) ND3, ND6, ND9 cortando respectivamente 1, 2 e 3 diafragmas ou f stop's como preferirem.

Tambem subscrevo que para interiores um pequeno kit de Iluminação, é a melhor solução
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Iluminador para HVR-HD1000E
« Responder #8 em: 16 / Mai / 2008, 06:07 »
Boas.
Quanto ão seu pedido de modelos, tem o da Frezzi e cuja página web é esta. Quanto ão da PAG, o modelo referenciádo permite até um máximo de 100 Watts em lampadas de Halogenio, Dimmer e permite ainda a iluminação atravès de lampadas HMI de 24 Watts, por meio de um adaptador. A grande vantagem deste tipo de iluminação (HMI), para além da sua "qualidade" de luz, é o facto de ter um rendimento identico a uma lampada de halogenio de 100 Watts, mas com um consumo de apenas cerca de 31 Watts (dados do fabricante).

Ambos são boas opçôes, com vantagem para o da PAG. Mas nestas coisas já sabemos... o bom pága-se caro.

O representante (ou vendedor) da Frezzi em Portugal é a Emilio de Azevedo Campos (Lisboa e Porto), mas acredito que existam outros. Quanto ão da PAG não sei. Mas uma busca na net deve-lhe dizer. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Mário Rui

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 680
Re: Iluminador para HVR-HD1000E
« Responder #9 em: 17 / Mai / 2008, 01:17 »
Bom dia, boa tarde ou boa noite (conforme a hora e o local em que me estiverem a ler)

Agradeço os últimos post's do A. Caneira e José Costa que são esclarecedores e objectivos. Quem sabe, sabe! Por coincidência, tive de passar hoje na Emílio de Azevedo Campos e aproveitei para falar no iluminador da Frezzi (sugerido pelo José Costa), de que eles são representantes. Como foram eles que me venderam a HVR-HD1000E, propuseram-me para esta câmara, o iluminador IDX X3-Lite por ter a vantagem de funcionar com a mesma bateria da câmara atravéz de um adaptador  e ainda de ter um baixo consumo. O adaptador tem como particularidade poder servir como suporte ao receptor do micro de lapela. Argumentei que era interessante, mas que apenas dispunha de 35w. Responderam-me ser mais que suficiente por ser de luz fria, etc, etc. Bem, quem não percebe muito do assunto, como é o meu caso, tem dificuldade em contra-argumentar.

Parece que não tenho mais nada que fazer, mas como ainda não estou completamente decidido, continuo na senda dos iluminadores. Consultei os links gentilmente indicados pelo José Costa e quanto aos Frezzi, não pondo em causa a potência de iluminação, pareceram-me pouco práticos de utilizar devido à sua bateria, qual tijolo, ter de ser utilizada a tira-colo. Há um adaptador dessa bateria para colocar por debaixo da câmara, mas aí lá se vai a função câmara de ombro. Quanto aos PAG também me parece, pelo que vi na net, que sofrem do mesmo problema prático da Frezzi.

Começo a ter a sensação que é mais fácil filmar só de dia.

Obrigado a todos.
« Última modificação: 25 / Mai / 2008, 19:54 por A. Caneira »

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Iluminador para HVR-HD1000E
« Responder #10 em: 17 / Mai / 2008, 02:24 »
Caro Mario Rui

Vou deixar aqui umas considerações quanto ao ser uma vantagem "ser de luz de dia":

Normalmente quando se captam imagens em interiores (excepção pode ser quando entra muita luz de dia) se tem a câmara calibrada para uma temperatura de cor de 3200ºK, nesse caso ao utilizar o iluminador referido (com LED's), tem de colocar o filtro "alaranjado" (Full CTO) que vem incluído. A colocação desse filtro implica aumentar o diagrama em 2/3, devido a perca de intensidade luminosa do Iluminador.
Na situação inversa, ao gravar em exteriores, pode ser uma vantagem, pois nesses casos a câmara é balanceada normalmente para 5600ºK e esse Iluminador de LED's não precisa de ser filtrado, já em situações de luz de dia a utilização de um Iluminador de halogenio necessita da aplicação de um filtro "azulado" (Full CTB) que tambem ira reduzir sua intensidade.

Se sua maior necessidade de um Iluminador é para gravar em interiores, onde a maioria da luz existente, vai obrigar a utilizar a câmara calibrada para 3200ºK, evite Iluminadores de LED's, ou escolha modelos mais potentes.

Apenas minha opinião, outras serão tão válidas quanto a minha!

« Última modificação: 29 / Jul / 2008, 00:39 por A. Caneira »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Iluminador para HVR-HD1000E
« Responder #11 em: 17 / Mai / 2008, 04:56 »
Boas.
Mário Rui (permita-me que assim o trate), não é intenção minha levá-lo a si ou a qualquer outro User á compra deste ou daquele equipamento, sobre o qual eu proventura aconselhe ou escreva. A decisão só a si cabe, pois o dinheiro é seu. Se eu proventura defendo com ardor o meu ponto de vista, é porque efectivamente acredito naquilo que escrevo. Mas esta é apenas a minha opinião, baseáda nos meus conhecimentos e na minha experiência profissional. Outros Users poderão ter opinião contrária, a qual aceito e respeito, embora reserve o direito de concordar ou não com ela. E se volto novamente á "carga" é pelo facto de ter lido na sua mensagem alguns pontos  que considero "perigosos".

Mas primeiro permita-me que o aconselhe a ler novamente os Posts acima do A. Caneira, que de uma forma directa e curta abordou (algo que eu na maioria das vezes não sei fazer, pois escrevo muito) abordou, no meu entender, os pontos chave da questão. E olhe que ele sabe seguramente muito mais do que eu sobre a questão da iluminação.

Não vou voltar a falar da questão da baixa potência do iluminador, pois o meu ponto de vista creio que já ficou suficientemente exposto. Vou falar da questão vendedor, cliente e conhecimento. Vendedor quer vender, cliente quer comprar e nem sempre vendedor e cliente têm conhecimentos sobre o producto em causa. E explico.

Salvo raras excepçôes, o vendedor não tem conhecimento prático sobre o producto que vende. Tem conhecimento pela brochura que leu, e esta tem informaçôes que são escolhidas pelo fabricante. A informação constante na brochura pode não estar errada, mas seguramente que não é pormenorizada. E quando o é, não sendo favorável ão producto, está em letras miúdinhas. O vendedor vende, não trabalha com o producto. E só trabalhando com o producto é que se pode conhecer a fundo as suas virtudes e defeitos. E também estas são muito relativas, pois dependem do tipo de trabalho que se pretende fazer e do resultado esperádo. O equipamento ideal para um pode ser o pior para outro.

O cliente sabe que quer algo, um producto especifico, mas pode não ter conhecimentos para saber qual o modelo a comprar. E neste caso, confia normalmente na opinião do vendedor. Ora o vendedor está "preso" a uma empresa, existem interesses por trás do producto. Muitas vezes interessa mais ão vendedor e á empresa que ele representa, vender o equipamento A e não o B. O objectivo não é enganar ou servir mal o cliente. Mas se ele (o cliente) não ficar totalmente satisfeito, o azar é dele. Não estou a dizer com isto que é o "modelo" de negócio da Emilio de Azevedo Campos ou de qualquer outra empresa. Mas quem é que já não teve a experiência de constactar que o vendedor ainda sabe menos sobre o producto que nós?

Se por aqui pára algum vendedor de seja o que fôr, que me desculpe. Mas é este o meu pensamento e é esta a minha constactação dos factos. E se vendedores á que efectivamente sabem a fundo do producto que vendem, esses são muito poucos. Existem, mas são poucos. Não confundir aqui vendedor com prestador de serviços ou com instalador, que é um caso á parte.

Assim, compete ão cliente informar-se primeiro sobre as caracteristicas do producto. Certificar-se de que é aquele modelo que melhor o serve. Isto se não pretender arrepender-se mais tarde. E de preferencia, e sempre que possivel, experimentar primeiro. Nem sempre a ideia que formámos sobre o producto está correcta. Só experimentando é que se tem a certeza absoluta.

Como referiu, quem não percebe muito do assunto tem dificuldade em contra-argumentar. Por isso é que estar o mais bem informádo é a melhor solução. Afinal de contas, o objectivo de uma compra é a utilização do producto e não a sua arrumação numa qualquer prateleira, por não corresponder ão esperádo.

Para terminar, e porque já vai longa a escrita, deixo ficar uma pergunta, relacionada com a questão das baterias: pretende um producto prático mas que não satisfaz as suas necessidades, ou um producto mais incomodo mas que o deixa satisfeito com o resultado? Porque se vamos apenas pela questão do prático, até uma câmera como a sua pode ser em algumas situaçôes incomoda pelo tamanho. Noutros casos, pode ser a handycam pouco prática.

Não existem equipamentos perfeitos, todos têm os seus inconvenientes. Mas é bom estarmos cientes das limitaçôes deles e sabermos tirar partido do que têm de melhor.

Só mais um pormenor. Pode sempre colocar uma bateria nas "costas" da câmera, e não por baixo. Os adaptadores existem e continua a utilizar a câmera ão ombro. Fica mais pesáda, mas até o peso tem a sua vantagem.

Avalie bem as opçôes, as suas necessidades, e seja feliz na sua decisão. Por mim, e em consciência, não escolheria um modelo de tão fraca potência. Fosse ele de halogénio ou de LEDs. E não escolheria apenas porque a sua câmera precisa de muita mais luz do que tais modelos podem fornecer. Mas a decisão, saliento, é sua. Não me leve a mal pela minha opinião e por novamente ter voltádo á "carga". Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Mário Rui

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 680
Re: Iluminador para HVR-HD1000E
« Responder #12 em: 17 / Mai / 2008, 06:56 »
Caro José Costa,

Claro que não o levo a mal. Nada de mal existe nos seus comentários e opiniões, antes pelo contrário, generosidade sincera de quem dispõe comunitáriamente os seus conhecimentos e experiência para com quem ainda não atingiu esse estádio.

Tenho participado neste tópico que eu próprio criei, não só por mero interesse pessoal, mas também pelo reflexo e utilidade que poderá ter sobre os users e visitantes em geral. Na dialéctica aqui registada, mostra-se o espírito deste forum: ajuda, opinião, dúvidas, certezas, pensamentos, diferenças, motivações, etc.

MENOS DISPERSÃO, MAIS PARTICIPAÇÃO

Em relação ao fórum, tenho uma opinião francamente positiva, mas, como em qualquer outra coisa que gostamos, devemos tentar que seja ainda melhor. Nesse sentido, parece-me que há excesso de tópicos, muitos deles são repetições ou derivações secundárias de outros já existentes e acaba por dispersar a participação. Provavelmente, eu também contribuí para isso, porque poderia ter encaixado esta participação em outro já existente sobre a temática de iluminação. Talvez um apelo geral com esse objectivo, por parte do nosso querido moderador, tivesse êxito. No futuro, prometo ir nesse sentido, para que motive uma participação mais ampla de todos.

ILUMINAÇÃO PAG

Voltando então à nossa "dialéctica", estou totalmente de acordo com a ideia expressa no seu último post. Ainda antes de o ter lido, já tinha pesquisado sobre o representante em Portugal da PAG com a intenção de aprofundar a questão e ver se chego o mais depressa possível a uma conclusão. Porque depois, tenho mais itens para descascar, como por exemplo o som (micros). E mais ainda, como por exemplo, os steadycam's.

UMA SUGESTÃO

Não revelando a minha situação económica, prefiro revelar a minha situação de princípio em relação à aquisição de equipamentos, utilizando a expressão "o dinheiro está caro". Assim, se puder gastar menos e conseguir sensivelmente os mesmos efeitos pretendidos, não hesito. Dou um pequeno exemplo, esperando que possa ter utilidade para alguém. Adquiri recentemente pela módica quantia de 29,99€ + 12,95€ do transporte, ou seja, 42,94€ no total, um suporte rolante para tripé que penso vir a ser muito útil em algumas captações.

Muito obrigado a todos.
« Última modificação: 25 / Mai / 2008, 19:56 por A. Caneira »

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Iluminador para HVR-HD1000E
« Responder #13 em: 25 / Mai / 2008, 03:25 »
Caro Mario Rui

Um produto arrojado, e de muito boa qualidade, é este iluminador da Litepanels, veja o artigo na página principal do nosso Portal: Clique AQUI
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline Mário Rui

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 680
Re: Iluminador para HVR-HD1000E
« Responder #14 em: 29 / Mai / 2008, 04:35 »

Caro A. Caneira,

Antes de mais, obrigado pela informação/sugestão. Vi o artigo e também pesquisei o produto, que além de arrojado na forma também o é no preço (3.000 USD). Na minha modesta opinião, é muito guito por um iluminador.

Voltando à origem deste tópico e parafraseando o Pensamento do Dia de hoje, do nosso companheiro José Costa ["Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo." - Confúcio], acho que vou seguir o mais amargo, ganhando a minha própria experiência em iluminação (e não só).

Porque, nestes tempos conturbados em que vivemos, seja em lazer ou profissionalmente, temos de pensar duas vezes (pelo menos) antes de gastar o dinheiro. No meu caso e com a câmara que tenho, sinceramente, faz-me uma confusão tremenda gastar tanto dinheiro com um iluminador para depois voltar a gastar mais dinheiro com filtros para cortar a luz em excesso desse iluminador, só porque pontualmente poderá haver uma situação em que se necessite de muita luz. A imaginação e engenho ainda não pagam imposto e os faróis xenon do meu carro, nos máximos, ainda vão resolvendo alguma coisa em termos de necessidade de muita luz, como aconteceu recentemente numa filmagem que fiz.

Sobre o iluminador que preciso comprar, ainda não tomei nenhuma decisão, mas estou bastante inclinado para a solução qualidade/preço que me parece fazer mais sentido para as minhas necessidades de iluminação.

Obrigado a todos.