Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

19 / Abr / 2024, 04:17

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19089
  • Total de Tópicos: 4427
  • Online Hoje: 134
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 135
Total: 135
135 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Storage Green  (Lida 3458 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Storage Green
« em: 13 / Ago / 2008, 12:30 »
Boas.
A tecnologia tem destas coisas. Se por um lado sabemos que a melhor opção é um caminho, por outro lado o aspecto económico diz-nos para seguir outro. Se por um lado técnico é indicada uma opção, por outro lado outra opção é indicada por outro aspecto técnico. E seja qual fôr o prisma sobre o qual abordemos a questão, diferentes opçôes são efectivamente válidas.

Num tempo ainda não muito distante, 120 GB era o maior disco para PC que podiamos comprar. Hoje, o normal são 500 GB, e já á muito tempo que estão disponiveis os modelos de 1 TB.

Quando se é possuidor de uma boa dezena de discos de 120 GB, equaciona-se a questão de os substituir por um só de 1 TB. As vantagens são muitas: o mesmo espaço em disco, mas ocupando muito menos espaço no servidor. Um menor consumo de energia, quer seja pela substituição de 10 por 1, quer seja pelo menor consumo dos discos actuais. Um menor nivel de ruido... e estas são as que mais saltam "à vista". Mas então, que fazer com os de 120 GB?

1 TB é um TB, seja ele um só disco, sejam 10. E deitar 1 TB ão lixo é algo que me custa. Sim, porque encostar os discos numa qualquer prateleira é o mesmo que os deitar fora. Na prateleira não servem para nada, apenas servem para ocupar espaço, ão já muito espaço que outro hardware ocupa.

Mas se por um lado o caminho indicado é a substituição, por outro lado é aconselhável mantê-los. Discos ligádos em RAID sempre têm um desempenho muito superior a um individual. E num tempo em que os ficheiros se medem não em MB mas em GB, toda a rapidez que se possa ter no acesso ãos dados é bem vinda. O espaço, a energia e o ruido é o preço a pagar. Porque os discos, controladoras e fontes de alimentação, esses, já estão pagos.

Não bastasse isso, o espaço em disco nunca é suficiente. E se uma dezena de discos vai para a prateleira assim como quem não quer a coisa, o que é que iria impedir de igual caminho seguir os de 500 GB, que já á muito iniciaram o trilho da dezena?

Numa época em que tanto se fala em poupança de energia, em que as empresas fabricantes de discos para PC apregoam o baixo consumo dos seus productos, e em que o espaço num só disco aumenta (a Seagate prepara-se para lançar um modelo de 1.5 TB), cada vez mais, mais pessoas se vão deparar com o mesmo dilema que eu: substituir ou manter?

Eu de bom grado substituia, mas RAIOS, 1 TB é um TB. Que custa, custa. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Masterramos

  • Visitante
Re: Storage Green
« Responder #1 em: 13 / Ago / 2008, 14:12 »
Caro José,

É importante também salientar que existe sempre perda de dados.... Quero dizer com isto que, imagine você tendo só um disco de 1 TB que perde toda a informação do disco, as consequências são muito maiores do que perder a informação de 1 disco de 120Gb...

Fica a anotação...

Cumprimentos,
António Ramos

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Storage Green
« Responder #2 em: 14 / Ago / 2008, 10:57 »
Boas.
Efectivamente assim é. Tanto mais que com o aumento da quantidade dos discos, as probablidades de um deles avariar também são maiores. Mas neste aspecto estou seguramente á vontade. Tenho backups de todos os dados. Os programas, músicas e videos (backgrounds) tenho-os em DVD e CD. Os ficheiros video/audio dos trabalhos tenho-os em fita. Os projectos finalizados e alguns dados criticos estão em RAID 1 e o resto tenho em backup de fita. Se a coisa der para o torto, só tenho de recorrer ãos backups. Perco tempo, mas não perco os dados.

Ùltimamente tenho andado a considerar a compra de uma controladora RAID 5 ou 6. Mas como não é só a controladora mas também os discos que precisam de ser comprados (se bem que num outro tópico tenha afirmádo que eles estavam a ser dados), e como o mercádo se prepara para o HD, tenho andado a me informar das alternativas. São muitas, mas caras. E além do mais, fica por defenir o destino a dar ão armazenamento que disponho. Porque o lixo acredito ser um triste destino para tão grande valor.

Mas por enquanto, a coisa vai dando para as necessidades. O futuro dirá o resto. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier