www.grupeer.com

Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
27 / Jun / 2019, 01:06

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

www.grupeer.com

Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18120
  • Total de Tópicos: 3944
  • Online Hoje: 139
  • Online Total: 346
  • (09 / Mai / 2019, 12:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 120
Total: 120
120 Visitantes, 0 Membros

Autor [EN] [ES] [IT] [DE] [FR] [NL] [RU] Tópico: [ajuda] Resolver falha numdvd sem perder a estrutura.  (Lida 4343 vezes)

mrmike

• Visitante
Boa noite. Peço desculpa de iniciar a minha participação com um pedido de ajuda, e aproveito para dar os pararabéns por este fórum de estrutura tão PRO.

A partir de uma k7-miniDV, usando o pinnacle studio10 criei um dvd com uns 14 capítulos e um menu inicial de selecção de cenas.

Criei a imagem e gravei em DVD. Só que como não revi exaustivamente o resultado final, não me apercebi de que em 2 pontos do filme, a imagem fica congelada enquanto o audio segue. passado uns 20 segundos a imagem retoma o movimento em sincronia perfeita com o som.

O problema é que o PC foi formatado e o projecto perdeu-se. Só tenho uma pasta do rendering da coisa, para além de 1 DVD e a imagem .iso no disco rigido externo.

Desculpem a ignorância mas existe uma forma de "abrir" o DVD e remontá-lo na tentativa do problema desaparecer? Ou abrir, cortar a cena defeituosa  e remontar. Tudo sem perder o menu e os capítulos...

Obrigado desde já.

Marco Iba

• Visitante
Re: [ajuda] Resolver falha numdvd sem perder a estrutura.
« Responder #1 em: 23 / Set / 2008, 22:39 »
Saudações Miguel Moita ... bem vindo ao PV.

Bem, num primeiro momento é possível "reconstruir" o seu trabalho à partir dos "renderes".
Não Utilizo o Pinnacle. Diga-me: os renderes que possui estão em que formato - Avi?

Em situações semelhantes ( no Premiere por exemplo ), a solução seria criar um novo projecto ... importar os renderes ( um a um - como um quebra-cabeças ) e reconstruir o seu conteúdo.

Acredito que com o Pinnacle seja a mesma coisa ( renderes em Avi ). Assim sendo, podes sempre "recomeçar"!

Abraços e Sucesso!

PortugalVideo - Fórum

« Responder #1 em: 23 / Set / 2008, 22:39 »
www.grupeer.com

mrmike

• Visitante
« Responder #2 em: 24 / Set / 2008, 00:13 »
Pois... à partida se isso for a única solução está fora de hipótese.
São cerca de 900 ficheiros de render, com formatos ALV, M2V e Index2, num total de 3, qq coisa giga e 1:10h de filme.

Sou bastante inexperiente nisto.

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #3 em: 24 / Set / 2008, 04:52 »
Boas.
Se bem entendi o problema o que queres fazer, Miguel Moita, é inserir uma imagem no local aonde falta os tais 20 segundos, um Insert, se de edição linear se estivesse a falar. Pois bem, o DVD não permite essa hipotese.

A única alternativa que tens é capturar tudo novamente, através dos ficheiros vob, e proceder a uma edição na parte com problema. Esta solução, que não é maravilhosa, é no entanto a única que te resta. Escusado será dizer que, para além do trabalho que vais ter, terás de criar novamente os menús do DVD, e que a qualidade do producto final vai ser inferior, pois vais voltar a fazer uma compressão do sinal video. Mas não tens outro caminho. Só te posso dessejar boa sorte na empreitada. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

mrmike

• Visitante
« Responder #4 em: 24 / Set / 2008, 14:31 »
Eu não me importo de apagar aqueles 20 segundos... mas pelo que me respondeu parece que nem isso posso fazer. CApturar tudo da câmara e reeditar está fora de questão pois eram mais de 200 clips criados pelo studio 10. Deu-me muitíssimo trabalho reduzir a duração do filme para 50% de forma a torná-lo agradável e apanhei este "melão" por causa de uma falha estúpida...

Enfim...

Obrigado pela ajuda!

Marco Iba

• Visitante
« Responder #5 em: 24 / Set / 2008, 18:50 »
Saudações Caríssimo Miguel.

Bem, assim sendo, não vejo outra forma exceto o de "reaproveitar" os renderes. Obviamente é mesmo um quebra-cabeças ... mas, funciona.

Infelizmente são coisas "da vida"!

Boa Sorte!

Abraços e Sucesso!

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #6 em: 24 / Set / 2008, 19:25 »
Boas.
Miguel Moita, creio que não entendeste a "solução" que te apresentei. Não referi capturáres da câmera, mas sim dos ficheiros .vob. O DVD que tú tens e que criáste tem uns ficheiros .vob que não são mais que os ficheiros de audio e video, mas num formato entendivel para o DVD. Se pegáres nesses ficheiros tens o video que fizêste. Só tens que ir á parte com problemas e editar essa pequena parte com um software video que suporte edição .vob. Creio que o Vegas o permite. Não precisas de editar tudo, uma vez que os ficheiros .vob já são a edição tal como a editás-te.

Depois, tens que converter tudo novamente para MPEG-2, que é o formato "entendivel" para o DVD e criar novamente os menús e capitulos. Vais perder um pouco de qualidade, mas não se pode ter tudo.

Se não sabes editar os .vobs podes sempre capturar directamente do leitor de DVD, o filme todo, e depois editar a parte com o problema. Convertes para MPEG-2 e crias os menús. Perdes um pouco de qualidade, mas pelo menos resolves o problema. È a única solução que te resta.

A solução proposta pelo Marcos Bras Iba, os renders, pode ser também uma solução. Mas como não conheço o processo dos renders do Pinnacle, não sei se seja possivel ou não. Terás de experimentar e verificar. Nessa parte já não te posso ajudar.

Boas sorte. Boas.
« Última modificação: 24 / Set / 2008, 19:31 por Jose Costa »
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

mrmike

• Visitante
« Responder #7 em: 16 / Dez / 2008, 12:17 »
Pois bem.. como não gosto de vir para fóruns onde participo pouco, só com dúvidas, quero deixar aqui a solução que encontrei, baseada nas vossas respostas prontas.

De facto, eu nunca iria ficar com as centenas de cortes que fiz originalmente.. Quanto muito ficava com 12 capítulos.

O que fiz foi usar um programa que aconselho a "básicos" como eu. "TMPGEnc DVD Author 3".

Não se assustem com o nome. É do mais simples que pode haver.
BAsicamente  pedem para extrair o conteúdo ao dvd já finalizado. ISto cria tantos clips quantos os capítulos pré- existentes.
Uma vez extraídos e adicionados ao projecto, passam a poder ser editados; tanto podemos apagar uma parte como inserir vídeo no meio de um clip.

BAstou-me apagar as partes "congeladas". Depois o Menu teve de ser refeito, mas embora limitado em opções é bastante intuitivo.

Tem um modo de "pré-visualização" do DVD a ser compilado, em que podemos fazer uso de todos os comandos do menu e passar todo o filme e capítulos.

No fim é só pedir para criar o DVD (ajustando alguns settings claro) e ele para além de criar os normais folders video e audio, pode criar tambem um iso e queimar o dvd directamente.

Fica este mini-guia prático.

Agradeço novamente.

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #8 em: 16 / Dez / 2008, 19:23 »
Boas.
Miguel Moita, pode ser verdade o facto de participares pouco, e só com dúvidas como referes, mas pelo menos tiveste a grandeza de vir partilhar a tua solução com o fórum. E nem todos que vêm aqui com dúvidas podem dizer o mesmo. Com a tua atitude, alguém pode encontrar a solução para um problema identico ão teu.

Já agora, o processo que efectuáste foi básicamente o que na mensagem anterior te aconselhei a fazer, a edição dos Vob. Processo esse que o Pinnacle Studio 12 já permite fazer, se não estou em erro, se bem que tenhas referido que tens a versão 10. O Sony Vegas 8 também o permite fazer, e muitos outros.

Mas o que me leva a escrever é para te perguntar que tal a conversão do TMPGEnc. Bem sei que foi uma conversão proveniente de um outro MPEG-2, mas dirias que a qualidade final é muito idêntica ão DVD original ou á diferenças assinaláveis? O tempo de conversão é igual, inferior ou superior ão Pinnacle? Já por várias vezes me passou pelas mãos o TMPEnc, mas nunca o experimentei, se bem que já tenha sido tentádo. Boas.

PortugalVideo - Fórum

« Responder #8 em: 16 / Dez / 2008, 19:23 »
www.grupeer.com

Offline flevita

• flzoom
  • Frequênte
  • *
« Responder #9 em: 16 / Dez / 2008, 20:59 »
Miguel
Embora já tenhas resolvido o problema, dou-te mais uma dica
Se pegares nos ficheiros VOB e mudares o nome da extenção para m2v, nem precisas de de converter nada. Não ligues ao aviso do windows que te diz que o ficheiro pode não funcionar. Ok?
Faz o teste e depois diz algo.
Grande abraço e não peças desculpas a ninguem pelas perguntas que tens que fazer relativas a dúvidas
porque os fóruns existem para isso mesmo e nós estamos cá para nos entreajudarmos. Pergunta sempre!!!

PS Vou testar o software que disseste, parece que é porreiro!
Outro abraço
HMC 151-E - CS4

mrmike

• Visitante
« Responder #10 em: 22 / Dez / 2008, 13:58 »
Pois.. acabei por editar os vobs sim! MAs sinceramente não fiquei muito fã da fiabilidade do Pinnacle studio... talvez na versão 12 seja melhor.

Flevita, se vier a precisar de reutilizar este processo vou tentar então o rename directo.

No que diz respeito ao TMPGenc, apesar de bastante básico e limitado gostei muito... fiável, intuitivo e resolve o re-authoring básico.

Quanto à questão da qualidade, eu não consigo distinguir diferenças após o processamento pelo tmpg, visto na TV. No monitor talvez haja uma coisa muito mínima e mesmo assim pode ser sugestão...

Quanto ao tempo pareceu-me mais rápido que o Studio. No meu portátil (Centrino 1.6 com 1giga de ram) demora cerca de 17 minutos a extrair um DVD cheio para edição.

O programa é muito válido, pois reune todas estas qualidades num interface do mais simples que pode haver, com a mais valia de permitir testar o DVD virtualmente, incluindo a sua resposta ao telecomando (virtual também). Esta versão que usei também codifica para DivX. Outra coisa que adorei foi o burn de DVD/CD embutido no programa. Torna o processo (ainda) menos sujeito a erros.

Eu andava relutante em experimentar, porque (até pelo nome) parecia um daqueles tools que só os geeks da área conseguem usar... mas passa-se o contrário!

Espero que seja útil!

Abraço e Boas festas a todos.

PortugalVideo - Fórum

« Responder #10 em: 22 / Dez / 2008, 13:58 »
www.grupeer.com

www.grupeer.com