Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
26 / Jan / 2021, 11:58

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18602
  • Total de Tópicos: 4225
  • Online Hoje: 132
  • Online Total: 996
  • (12 / Dez / 2019, 21:06)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 108
Total: 108
108 Visitantes, 0 Membros

Autor [EN] [ES] [IT] [DE] [FR] [NL] [RU] Tópico: Grao na imagem  (Lida 3784 vezes)

Offline Valter Pinho

• Colaborador
  • *
Grao na imagem
« em: 01 / Dez / 2008, 00:13 »
Olá,
Eu não percebo muito disto...tenho uma HandyCam DCR-HC20E (uma camera doméstica), e não sei porquê...quando capto imagens de concertos por exemplo...ou mesmo outro tipo de espectaculos, a imagem fica com demasiado grão...digamos..ruído...o que posso fazer pra "eliminar" ou "baixar" o ruído? Existe algum filtro (Plug in) que possa usar no Premiere Pro ou no Final Cut Pro ? Ou é possivel baixar o grão na própria camera??? A captura que faço é feita em formato DV Pro (sem compressão, portanto)

----
http://www.producoesvp.com/
« Última modificação: 01 / Dez / 2008, 00:20 por Valter Pinho »
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC

Offline José Costa

• Veterano
Re: Grao na imagem
« Responder #1 em: 01 / Dez / 2008, 01:24 »
Boas.
Retira o ganho automático e coloca-o em manual (se a câmera o permitir). Por norma, as câmeras em automático têm o ganho activado. Quando á pouca luz, o ganho permite "clarear" a imagem, mas também faz com que surja muito grão. Tenta colocar o ganho em 0db.

Citádo:"A captura que faço é feita em formato DV Pro (sem compressão, portanto)".

Desculpa, mas o DV é um formato com compressão. E não será antes DVCPro em vez do DV Pro? Se assim fôr, em vez de capturares em DVCPro captura em DV ou DVCAM. Se tens uma câmera doméstica, a gravação é DV (tem uma amostragem de 4:2:0, a mesma do DVCAM) enquanto que o DVCPro tem uma amostragem 4:1:1. Boas.

P.S. Desculpa o tecnicismo.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Valter Pinho

• Colaborador
  • *
« Responder #2 em: 01 / Dez / 2008, 01:32 »
Desculpa, mas o DV é um formato com compressão. E não será antes DVCPro em vez do DV Pro? Se assim fôr, em vez de capturares em DVCPro captura em DV ou DVCAM. Se tens uma câmera doméstica, a gravação é DV (tem uma amostragem de 4:2:0, a mesma do DVCAM) enquanto que o DVCPro tem uma amostragem 4:1:1. Boas.
...ou isso...é q...como nunca detectei qualquer tipo de "quadradinhos" na imagem (mesmo à lupa) usando o codec DV ou DVCPro.. por isso...acho-o sem compressão...peço desculpa pela burrisse! Já agora...adonde é que tenho isso do ganho??? no menu não tenho isso em lado nenhum...volto a frisar: a minha camera é doméstica...sou amador demais pra estas coisas! digamos que sou daqueles habituado a gravar videos caseiros com um simpático telemovel NOKIA e depois pretende usar uma handycam pra filmar espectaculos (e como é obvio...à noite..embora com a presença de luzes de palco)

Não existe um filtro...um plug in pro Premiere Pro ou Final Cut Pro pra reduzir o grão?
« Última modificação: 01 / Dez / 2008, 01:36 por Valter Pinho »
_______
Cam:
3 Sony HDR-FX1000;
1 Sony HDR-AX2000

Áudio:
Sony PCM-10;
Tascam DR-40;
Shure SM58;
Shure FP2/FP4;
StudioProject B1

PC:
Core i7 2700; 16GB RAM; GTX 960; SSD; RAID 0; Gravador BluRay; Windows 7 Ultimate 64bit; Adobe Premiere Pro CC

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #3 em: 01 / Dez / 2008, 01:48 »
Boas.
Citádo:"...adonde é que tenho isso do ganho??? "

Neste aspecto já não o posso ajudar. Não conheço a câmera em questão, pelo que não sei. Umas têm um botão de acesso, outras é através do menú da câmera. Talvez lendo o manual da mesma lá chegue...procure algo que diga "Gain". Se o encontrar, é esse mesmo.

Mas como referi anteriormente, não sei se a sua câmera permite controlar manualmente o ganho. Será algo que terá de verificar. Lamento não poder ajudar mais. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline MPPais

• Membro Gold
« Responder #4 em: 13 / Dez / 2020, 14:28 »
Em face ao exposto, referindo-se o problema que existe com a filmagem a que foi dada uma resposta muito exata, saliento que no plano de edição de vídeo capturado com grão se consulte o que muito já se escreveu acerca do plugin Neat Video que surge como uma solução muito importante para estes casos.