Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 / Mar / 2024, 04:49

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19082
  • Total de Tópicos: 4426
  • Online Hoje: 192
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 206
Total: 206
206 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Que câmara escolher.....HELP  (Lida 4829 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fernando Dias

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 49
Que câmara escolher.....HELP
« em: 28 / Dez / 2008, 03:08 »
Boas pessoal desde já desejo que que entrem com os dois pés no ano que ai vem e que realizem todos os vossos projectos e objectivos.
Bem eu já falei com alguns utilizadores aqui do fórum mas vou tornar publica a minha dúvida eu quero comprar uma boa câmara, tenho estado a ver as novidades e o que já conhecia no mercado e cheguei a uma mini lista final de câmaras entre elas:

Canon - XL H1 (S/A) – gravação em cassete  (MINIDV)- 5.300€
Sony – PMWEX3 – gravação em cartão  - 9.700€
Panasonic – AG HVX200A - gravação em cartão  P2 – 5.320
Panasonic – AG HPX500 - gravação em cartão  P2 – 7.300
Panasonic – AG HPX555 - gravação em cartão  P2 – 6.200
JVC -  GY-HD251CHE - gravação em cassete (ProHD) – 8.900


Para mim a questão de ter a possibilidade de colocar a câmara ao ombro agrada-me por que esta câmara será usada numa pequena produtora que irá realizar institucionais, reportagens, captação em eventos etc…
Eu trabalhei com uma XHA1 por isso a Canon - XL H1 não me parece mal e pelo preço, mas gostaria que os colegas me desse a vossa opinião e se já trabalharam com algumas destas câmaras que me dissessem de sua justiça.

Offline Pedro Rocha

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1,598
  • Sony Software Trainer & ICE
    • MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Re: Que câmara escolher.....HELP
« Responder #1 em: 30 / Dez / 2008, 03:38 »
Caro Fernando,

Como diz na mensagem, gostava de ter a possibilidade de colocar a camera ao ombro, pois esse facto elimina logo à partida vários modelos. Mais uma coisa, a Panasonic AG-HPX555 que referência é o mesmo modelo que a AG-HPX500, a AG-HPX555 é um modelo exclusivo para o Japão.

Dentro das proposta mencionadas a Panasonic AG-HPX500 é uma boa opção, mas o preço é de certeza sem a objectiva!!! E uma objectiva HD das mais baratas para cameras de 2/3" não custa menos de 5000€, para além dos acessórios para este tipo de cameras serem bastante mais caros, tripés mais robustos, kits e carregadores de baterias e ter bastantes cartões P2 para uma reportagem descansada, bem podia preparar no mínimo 20.000€. Se dinheiro não é objecção, a Panasonic AG-HPX500 está no topo da lista.

Das que escolheu a que tem melhor qualidade imagem acredite ou não é a Sony PMW-EX3, apesar de usar CMOS de 1/2, estes são Full HD (1920x1080) e gravados em XDCAM HD exactamente com todos os pixeis, no DVCPro HD o codec é anamórfico gravando 1440x1080 em 1080i tal como o HDV1080i. Por ser Intra Frame o DVCPro HD ocupa 3x mais espaço que o HDV1080i, mas tem a vantagem de gravar em 4:2:2 e de ser um codec mais robusto que o HDV.

Dentro do que pretende e com controle de custos eu optaria por nenhuma da lista mas sim pela Sony HVR-S270E, acessível, de ombro e grava em cassete e cartão de memória Compact Flash. Mas o que é bom para mim pode não ser bom para si.

Espero que outros se manifestem.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

sistema system

  • Visitante
Re: Que câmara escolher.....HELP
« Responder #2 em: 30 / Dez / 2008, 22:45 »
Boas

Falo por mim, não tenho muita experiencia e estou nisto a pouco tempo, comprei a minha primeira camara profissional este ano, depois de muito pesquisar e de ver o meu orçamento, decidi-me pela JVC GYhd200e (pro ano sai um adaptador que permite a gravação em XDcam uma parceria que a JVC fez agora com a sony para adoptar este formato), é uma camera de peso relativamente reduzido, grava em mini dv e disco rigido externo, e podes colocar ao hombro, vê mais especificações tecnicas em http://pro.jvc.com/prof/attributes/features.jsp?model_id=MDL101623&feature_id=01.
O que eu gosto muito nesta camera é que ela grava tipo cinema a 24p, se tiveres um extra guardado, podes sempre investir num adaptador para 35mm, o que da sempre jeito para quem produz filmes institucionais, publicidades etc. Um ponto extremamente negativo nesta camera (ou não) é não ter estabilizador de imagem, o que torna a operação ao ombro em zoom muito dificil, é bom que se tenha um bom auto controlo.
Por enquanto estou contente com a camera, apesar de se fosse hoje talvez não a tivesse  comprado, teria sim optado por uma hvx201 da panasonic.
Se te ajudar, a minha hd200e custou 5800€, com disco rigido incluido, que tem um valor acima dos 1000€, não sei precisar. Compreia em Espanha, Sevilha, numa casa chamada Provideo, que a meu ver tem uns preços bastante simpaticos www.provideo.es.

Se precisares de alguma coisa diz, conheço o pessoal de la, e sempre que tenho alguma duvida ou problema, tem me resolvido sem problemas.


Abraços


César

Offline Fernando Dias

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 49
Re: Que câmara escolher.....HELP
« Responder #3 em: 05 / Jan / 2009, 01:11 »
Boas
De facto não tinha conhecimento que a Panasonic AG-HPX555 é um modelo exclusivo para o Japão. Também já percebi que para esta o investimento é bastante grande pelo menos para mim.
È que estou mesmo indeciso já me disseram que a Sony PMW-EX3 têm alguns problemas na imagem as cores não são reais como não trabalhei com nenhuma não posso confirmar.
Estou a pensar gastar o menos possível é claro mas efectivamente tiver de dar 8000€ por uma boa câmara darei.

A JVC não sei como elas se portam no terreno acho-as um pouco frágeis e os acessórios embora muitos, são caros.

Sony HVR-S270E já ouvi falar irei me informar melhor sobre esta câmara.

Agradeço as respostas e peço desculpa não ter respondido antes

Offline Fernando Dias

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 49
Re: Que câmara escolher.....HELP
« Responder #4 em: 19 / Fev / 2009, 02:49 »
Boas!

Com tantas duvidas nada melhor que ir aos fornecedores e tentar perceber e ter mais informações sobre a câmara que pretendo adquirir eu gostei das 3,  gostei da JVC GY-HD251CHE é mais leve do que pensava  gostei da imagem e do lux. da câmara mas achei um pouco frágil e comprida não sei se com os acessórios não ficará contrabalançada. A Sony PMWEX3 não consegui vê-la mas pelo menos o que me disseram e pelo que tenho procurado de críticas e de teste só mesmo o preço e o preço dos suportes são uma chatice. A Canon Canon - XL H1 também me pareceu uma boa câmara bem mais barata que as outras e capaz de não ficar muito atrás das mesmas.
Tive até um fornecedor que me disse para comprar a Canon e não a PMWEX3 que por muito menos dinheiro ficava bastante bem servido.
Isto para dizer que….continuo indeciso agora entre a Sony ou Canon e que sistema  de trabalho usar Workstation MAC  PRO 8 core xeon de 64 bits com o FinalCut e afins que nunca trabalhei, mas sem duvida bastante profissional com custos algo elevados e não sabendo se os softwares são intuitivos ou se requerem muito trabalho para saber trabalhar com eles, ou Windows com as workstation Solid da GTC e o Edius que já trabalhei e estou mais á vontade mesmo sabendo de algumas limitações que tem.
Se alguns dos membros me poder dar informações das suas experiencias tanto das câmaras como das estações de trabalho e softwares estaria muito grato.


Abraços

Fernando Dias
 

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Que câmara escolher.....HELP
« Responder #5 em: 19 / Fev / 2009, 04:12 »
Boas.
Talvez não vá ser de grande ajuda, talvez até vá semear mais dúvidas, mas...

Pedir conselhos a um vendedor não será a melhor forma de nos ajudarmo-nos a nós próprios. Vendedor quer vender, e lógicamente, o producto que vende. Logo, tudo o que diga é de ficar de pé atrás. Penso eu assim. Os reviews de sites da especialidade, assim como as revistas são opçôes vem mais fiáveis. A leitura de várias e depois a avaliação da média será o melhor caminho. No entanto, o contacto pessoal com as câmeras é fundamental, e para isso nada melhor que os fornecedores.

MAC ou PC... depende do dinheiro que quiser gastar e do tempo que poder dispender para aprender a trabalhar com um novo sistema operativo e com um novo software. Limitaçôes, todos os softwares o têm. Falta saber se as limitaçôes que refere que o Edius tem se são efectivamente limitaçôes para o seu trabalho. Se o são, então a escolha é mais que óbvia. Se não o são, então o software não é limitativo. Se já sabe trabalhar com PC e o Edius, então talvez seja o caminho mais lógico a seguir. Mas como o pessoal nunca está satisfeito com o que tem e acha sempre que o sistema do vizinho é melhor, fica quase como atirar moeda ão ar. Ambos são bons, pode é um ser melhor para umas coisas e não para outras. Não se pode ter tudo... digo eu...

Quanto ás câmeras, dê uma vista de olhos á nova Panasonic AG-HPX301E. È mais uma alternativa. E eu bem avisei que talvez não fosse de grande ajuda... Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Gil

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 257
  • Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT
Re: Que câmara escolher.....HELP
« Responder #6 em: 19 / Fev / 2009, 11:45 »
Se já sabe trabalhar com PC e o Edius, então talvez seja o caminho mais lógico a seguir. Mas como o pessoal nunca está satisfeito com o que tem e acha sempre que o sistema do vizinho é melhor, fica quase como atirar moeda ão ar.


boas.

já eu trabalho com o Edius 4, num pc que passo a expressão é um "xasso".
estou para receber um pc novo assim como placa e software, e não estou a pensar em mudar o que tenho, no sentido de continuar com a mesma marca de placa de edição de video e de software. e para contrariar o que o  José Costa disse, eu sou daqueles que digo que tenho o Edius tenho tudo, muito ao contrario de que o que o vizinho tem é que é bom lol

voltando ao tema do topico, eu sou uma pessoa muito simplista, e como já aqui foi dito a HVR 270E parece-me a melhor opção de camera para o trabalho que diz ter, Fernando Dias.
falando por mim, e sem querer comparar o tipo de trabalhos que realizamos, mas mal a vida me permita, irei com certeza encomendar uma HVR Z7E. creio que é uma camera fantastica e com preço muito acessivel.

cumprimentos
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

Offline Fernando Dias

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 49
Re: Que câmara escolher.....HELP
« Responder #7 em: 20 / Fev / 2009, 03:12 »
Boas!!

Obrigado desde já pelas respostas.

Eu não desgosto do edius nem das maquinas da GTC eu trabalhei 2 anos e tal com o edius 4 e uma maquina da GTC e gostei super intuitivo coloca-se qualquer formato na timeline sem problemas e tem um programa que para mim é soberbo o Canopus ProCoder Express .
Mas no meu audiovisual e corrijam me se estou enganado sempre ouvi dizer que bom, bom era finalcut ou o Avid para alem de ser em MAC o Finalcut trazia uma data de programas muito bons como o motion e o DVD Studio Pro por isso a indecisão eu já trabalhei em MAC mas nunca em vídeo e nunca mexi no finalcut apenas vi pessoal a trabalhar e diziam maravilhas, assim como do Vegas esse ainda tentei mas não me dei muito bem com ele.

Em relação ás câmaras de facto Sony – PMWEX3 é bastante cara, a câmara que o Jose Costa me falou a AG-HPX301E gostei mas também ronda os 8/9.000 € e já é tapeless o que é muito importante mais dá para  colocar ao ombro, a câmara que o JotaPe falou a HVR Z7E também não me parece mal é sempre mais uma opção como vêem não é fácil escolher uma câmara e ainda bem quer dizer que existe muitas ofertas no mercado terei de escolher aquela que mais se adapta ao que necessito. Tenho cerca de 15.000€ talvez um pouco mais para a compra de câmara workstation por isso  queria tentar ver o que melhor conseguia reunir.

Obrigado pelas repostas mais uma vez

Abraços

Fernando

Offline Gil

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 257
  • Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT
Re: Que câmara escolher.....HELP
« Responder #8 em: 20 / Fev / 2009, 09:40 »
boas.

só uma chamada de atenção ao Fernando Dias.
certamente deve ter conhecimento, mas pelo sim pelo não, no formato HDV há 2 cameras parecidas. são iguais "por dentro" e diferentes por  fora. a HVR 270E, aqui referida como melhor opção para si, é de ombro. a HVR Z7E, não é de ombro. a minha  opção irá para essa ultima. mas isso já sou eu.
hehe
fica a nota.

abraço
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11