Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

18 / Abr / 2024, 20:22

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19089
  • Total de Tópicos: 4427
  • Online Hoje: 151
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 118
Total: 118
118 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: O que é nacional é bom?  (Lida 8560 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

lrolo

  • Visitante
O que é nacional é bom?
« em: 10 / Fev / 2009, 00:33 »
Andava eu entretido a dizer mal da produção nacional, a rir-me desalmadamente dos chroma keys mais que amadores da série "Equador", a questionar o porquê de não haver nunca cuidado com a imagem que resulta sempre naquele aspecto de novela-a-metro, quando de repente vejo na SIC algo que me chamou a atenção.
Não era possível!
Uma série portuguesa em que houve cuidado com a iluminação!
Será que estou a sonhar ou estou a ver uma correcção de cor feita em condições e com um "look" bem conseguido?
Era mesmo realidade.
Falo da série "A vida privada de Salazar".
Há muito que não via tanto cuidado numa produção televisiva portuguesa.
Só que de repente... reparei na caracterização do Diogo Morgado.
Apeteceu-me apagar tudo o que escrevi e emigrar para um ilha deserta qualquer...
É triste...


L.R.
« Última modificação: 05 / Mar / 2009, 21:59 por Luís Rolo »

Offline Pedro Rocha

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1,598
  • Sony Software Trainer & ICE
    • MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Re: O que é nacional á bom?
« Responder #1 em: 10 / Fev / 2009, 08:00 »
Luís, compreendo perfeitamente a tua critica em relação à caracterização, principalmente depois de ver The Curious Case of Benjamin Button que usa técnicas digitais de composição para rejuvenescer e envelhecer o actor Brad Pitt, como pode ver nos links:

Behind Brad Pitt's Digital Transformation

The Curious Case of Benjamin Button - Brad Pitt's Make-up

Por isso a "A vida privada de Salazar" até não está mau tendo em conta a realidade portuguesa...

Só acho que podiam ter escolhido e trabalhado a caracterização entre dois personagens, um para a idade mais nova (Diogo Morgado) e outro para uma interpretar a idade mais avançada.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Offline Mário Rui

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 680
Re: O que é nacional á bom?
« Responder #2 em: 10 / Fev / 2009, 14:31 »

Por já ter lido o livro de Miguel Sousa Tavares, fiquei com alguma expectativa quando foi anunciada a série "Equador". Não perdi o primeiro episódio e tal com o o Luís Rolo também fiquei "chocado" com os chroma keys e não só (a cena do varandim com o mar ao fundo é simplesmente para esquecer). Para uma série que foi apresentada com pompa e circunstância, em que cada episódio foi 10 ou 20 vezes mais caro que um episódio de novela... esperava-se mais. Até mesmo o guião, foca-se muito nas questões amorosas e novelescas em vez de, como no livro, no enquadramento político e social da época. Não voltei a ver mais nenhum episódio.

Sobre "A Vida privada de Salazar" também tive a mesma opinião do Pedro Rocha. Já tinha comentado com alguém que teria sido preferível utilizar dois actores para o mesmo personagem. A caracterização até pode estar bem feita, mas esqueceram-se de um pormenor: a voz. Diogo Morgado é um actor ainda jovem com a voz normal de uma pessoa com essa idade, teria sido uma boa escolha para representar a fase do personagem enquanto mais novo. Mas essa mesma voz no personagem velho e à beira da morte, não cola bem e perde credibilidade.

Qualquer dia temos de pensar em criar uma Associação de Críticos de TV aqui no fórum. A coisa promete.


lrolo

  • Visitante
Re: O que é nacional á bom?
« Responder #3 em: 10 / Fev / 2009, 15:39 »
Qualquer dia temos de pensar em criar uma Associação de Críticos de TV aqui no fórum. A coisa promete.

Teríamos trabalho até dizer "chega"!

denim

  • Visitante
Re: O que é nacional á bom?
« Responder #4 em: 10 / Fev / 2009, 19:04 »
Andava eu entretido a dizer mal da produção nacional, a rir-me desalmadamente dos chroma keys mais que amadores da série "Equador", a questionar o porquê de não haver nunca cuidado com a imagem que resulta sempre naquele aspecto de novela-a-metro, quando de repente vejo na SIC algo que me chamou a atenção.
Não era possível!
Uma série portuguesa em que houve cuidado com a iluminação!
Será que estou a sonhar ou estou a ver uma correcção de cor feita em condições e com um "look" bem conseguido?
Era mesmo realidade.
Falo da série "A vida privada de Salazar".
Há muito que não via tanto cuidado numa produção televisiva portuguesa.
Só que de repente... reparei na caracterização do Diogo Morgado.
Apeteceu-me apagar tudo o que escrevi e emigrar para um ilha deserta qualquer...
É triste...


L.R.

Boas!
chamo-me Gonçalo Ferreira e vim ter a este site por acaso.
Trabalho como Colorista e fui o responsavel pela correcção de cor da serie "a vida privada de salazar"
concordo com alguns do pontos fracos que apontou acerca da serie,mas devo lhe confessar que o que mais me desiludiu foi o tratamento dado pela sic á serie.O primeiro episodio pareceu-me fiel ao meu trabalho e do D.F Orlando Alegria.mas o segundo episodio foi completamente destruido pela estação Sic ao decidir levantar o nivel de negro e gama de TODO o episodio,conseguindo desta forma desfazer tudo o que fizemos a nivel de tratamento de imagem. Convem salientar que trabalhámos sempre dentro dos valores legais de video e normas televisivas....
por mais que os actores se esforçem ou o realizador se dedique, se no final vamos ter estas decisões então tudo é em vão e nada compensa o trabalho.isto é apenas mais um exemplo de que falta fazer no audiovisual portugês.
Para mim é vergonhoso.

roberta

  • Visitante
Re: O que é nacional á bom?
« Responder #5 em: 10 / Fev / 2009, 19:31 »
Cumptos


Citar
portugês.
Para mim é vergonhoso.

Verdade, para todos é vergonhoso, ainda mais quando escrevemos desta forma.

denim

  • Visitante
Re: O que é nacional á bom?
« Responder #6 em: 10 / Fev / 2009, 19:59 »
Cumptos


Verdade, para todos é vergonhoso, ainda mais quando escrevemos desta forma.

...verdade.Mas nem vou tentar explicar o porquê.


lrolo

  • Visitante
Re: O que é nacional á bom?
« Responder #7 em: 10 / Fev / 2009, 20:21 »
Boas!
chamo-me Gonçalo Ferreira e vim ter a este site por acaso.
Trabalho como Colorista e fui o responsavel pela correcção de cor da serie "a vida privada de salazar"
concordo com alguns do pontos fracos que apontou acerca da serie,mas devo lhe confessar que o que mais me desiludiu foi o tratamento dado pela sic á serie.O primeiro episodio pareceu-me fiel ao meu trabalho e do D.F Orlando Alegria.mas o segundo episodio foi completamente destruido pela estação Sic ao decidir levantar o nivel de negro e gama de TODO o episodio,conseguindo desta forma desfazer tudo o que fizemos a nivel de tratamento de imagem. Convem salientar que trabalhámos sempre dentro dos valores legais de video e normas televisivas....
por mais que os actores se esforçem ou o realizador se dedique, se no final vamos ter estas decisões então tudo é em vão e nada compensa o trabalho.isto é apenas mais um exemplo de que falta fazer no audiovisual portugês.
Para mim é vergonhoso.

Gonçalo, os meus sinceros parabéns pelo óptimo trabalho.
Quanto ao segundo episódio, não vi e por isso não me posso pronunciar.

Um abraço,

L.R.

lrolo

  • Visitante
Re: O que é nacional á bom?
« Responder #8 em: 10 / Fev / 2009, 20:24 »
Cumptos


Verdade, para todos é vergonhoso, ainda mais quando escrevemos desta forma.


Edite, é a senhora?

scanudo

  • Visitante
Re: O que é nacional á bom?
« Responder #9 em: 05 / Mar / 2009, 15:07 »
pois... não percebendo muito de imagem, mas mais de som, posso dizer que o equador, se foi uma produção assim tão cara, não percebo o que foi feito! Não em termos de captação directa, mas em dobragens! pois, penso que tenha sido no primeiro episodio, ao qual ao falarem em ingles, foi tudo dobrado em estudio, ao que se notava e muito. Estavam na rua a falar, e notava-se completamente que estavam num ambiente seco! nada a salientar...
Levam os actores para estudio, pagam um balurdio para eles lá estarem, e depois fazem um trabalho destes... fico desiludido com isto  :?

Offline Pedro Rocha

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1,598
  • Sony Software Trainer & ICE
    • MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Re: O que é nacional á bom?
« Responder #10 em: 05 / Mar / 2009, 17:08 »
Não vi o episódio em questão, mas mais que não fosse misturavam como o som ambiente do local da gravação de rua, seria assim tão difícil?! Provavelmente não o captaram e depois não o conseguiram reproduzir bem em estúdio, espanta-me é que com tantas ferramentas de pós-produção áudio e bons profissionais na área, não tenham conseguido um bom resultado final.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

scanudo

  • Visitante
Re: O que é nacional á bom?
« Responder #11 em: 05 / Mar / 2009, 18:11 »
o mais engraçado é que notava-se que uma voz foi gravada num estudio com equipamento X e outra com equipamento Y  ](*,) ,talvez estudios diferentes, mas pronto ..
ora aqui está:
http://www.youtube.com/watch?v=z0nNOimN3Xc&feature=related
6:30 a partir daqui... parece um filme de comédia isto   :-k

lrolo

  • Visitante
Re: O que é nacional á bom?
« Responder #12 em: 05 / Mar / 2009, 21:58 »
A partir dos 4.30min começa o festival do chroma key: http://www.youtube.com/watch?v=2YBOKTBQ_d8

 LINDO!!! :lol:


L.R.

Offline tiago

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 79
  • aprendiz de chewbacca
    • Eu Gosto é do Verão...
Re: O que é nacional é bom?
« Responder #13 em: 03 / Jul / 2009, 05:04 »
pois... é estupido em produções tão caras, usarem croma, quando haveria um cenário natural facil de arranjar e menos falso.

o croma key é algo tão sensível e ainda metem gente de um lado po outro....

no entanto se visse isto na minha tv com sinal analógico e formigueiro pelo meio, nunca me ia aperceber (nem me apercebi na altura) do chroma key aos milhoes :)