Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 / Nov / 2021, 03:15

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18733
  • Total de Tópicos: 4285
  • Online Hoje: 135
  • Online Total: 996
  • (12 / Dez / 2019, 21:06)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 130
Total: 130
130 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Computador novo para avid  (Lida 5222 vezes)

tinfa

• Visitante
Computador novo para avid
« em: 03 / Mar / 2009, 15:58 »
Boa tarde a todos!

Eu percebo muito pouco de informática, mas quero oferecer um computador novo ao meu marido que vai acabar em julho o curso de Jornalismo e que pretende e já tá a fazer trabalhos de edição/vídeo a nível profissional.

Sei que no site da avid descreve quais os computadores que dão pro prgrama, mas estou muito baralhada. Nem sei já que fazer.
Já me falaram muito bem do mac, mas se calhar só valerá a pena com o FCP, estarei errada?

Ele não faz questão do avid, mas pelo que parece é o que mais se usa a nível nacional e é o que o que tem trabalhado na escola.

Sendo assim aconselham que marca? Que máquina?

Talvez uma pergunta estúpida, mas queria que fosse surpresa e com algo tão caro queria comprar algo realmente bom.

Obrigada!
« Última modificação: 03 / Mar / 2009, 16:03 por Tânia Braga »

mquinta

• Visitante
Re: Computador novo para avid
« Responder #1 em: 03 / Mar / 2009, 21:58 »
Olá Tania.

Na minha opiniao um Mac é garantidamente o melhor computador. Agora nao sei que modelo lhe pretende comprar..
Os Mac Pro sao uma máquina extremamente cara!  Assim que o meu conselho seria para um iMac ou para um MacBook Pro (portátil). Ambas as máquinas certamente irao servir para o trabalho do seu marido.. se optar um por um portátil futuramente será de considerar a comprar de um monitor para o trabalho ser mais confortável.
O unico ponto negativo em ambos estes modelos é que a única alteraçao possivel na sua configuraçao é o tamanho do disco duro e da memoria.

Quanto aos programas de ediçao, se bem que o FCP é o "editor" apple por excelencia, actualmente com a possibilidade de instalar o SO windows en Mac todos estes problemas ficam minimizados. E, por sinal, a Avid tem versao para Mac, assim que isso nao se irá revelar problema.

Por último, sei que o que pretende é surprender o seu marido (e excelente surpresa vai ser!!) mas numa compra tao cara e tao especifica, tente averiguar o melhor possivel que máquina o seu marido preferiria.. para evitar trocas;)

Espero ter ajudado
« Última modificação: 03 / Mar / 2009, 22:00 por mquinta »

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #2 em: 04 / Mar / 2009, 06:05 »
Boas.
Alguns comentários:
- Um MAC pode ser um bom computador, mas não se pode esquecer com que software se pretende trabalhar. E para trabalhar em Windows num MAC, fica então mais barato comprar um PC.
- O video é uma área muito especifica, pelo que não basta comprar um computador "realmente bom".
- Para edição video profissional, um MAC sem o FCP ou outro NLE semelhante, é como um jardim sem flores.
- Se ele já sabe trabalhar com Avid, seria esta a escolha mais lógica.
- Partir do principio de que basta só o computador pode ser arriscado. Em video necessita-se de "interfaces". Pode ser Firewire, mas também se pode dar o caso de ele precisar de S-video, SDI, HD-SDI ou componentes. E neste caso, torna-se necessario uma placa de captura para além do PC ou MAC.
- E outro aspecto não menos importante, o tipo de discos: se o projecto é baseádo em HDV, os discos SATA podem ser suficientes. Mas se é HD não comprimido, o caso pode mudar de figura.
- A questão não deve ser tanto a marca, mas sim as caracteristicas da "máquina". E estas, nada melhor que o seu marido para as determinar.
- E se quer um conselho mesmo profissional, não se meta a comprar algo sem saber o que deve comprar. Em vez de lhe dizer "Querido, comprei-te um computador!", diga-lhe antes "Querido, escolhe o computador que eu págo!". Talvez o impacto da surpresa não seja tão grande, mas será seguramente mais certa. È que este tipo de material não é comum ser trocado pelas empresas/lojas porque o cliente "não gostou da côr". E se não sabe especificamente das reais necessidades do seu marido, se não sabe que tipo de trabalho ele faz, ninguém por aqui, em plena consciência, pode aconselhar a comprar este ou aquele sistema. Só o marido poderá dizer o que precisa. Penso eu assim...
- SO e software de 32 ou 64 bits, RAM, capacidade em disco, tipo de RAID, com ou sem preview directo para video, DVD ou Blu-ray, etc, etc, etc... são muitas as opçôes a fazer.
- E de mais a mais, essa ideia que por ai começa a circular de que só o MAC é que é bom, é puro marketing. PC e MAC são bons, se soubermos trabalhar com eles. E estar constantemente a instalar e a desinstalar todo o tipo de porcaria de software, como é comum no mundo dos PCs, não é seguramente o melhor processo de trabalho. È apenas andar á procura de "trabalhos".

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

tinfa

• Visitante
« Responder #3 em: 04 / Mar / 2009, 09:30 »
Obrigada pelas vossas respostas.

Quanto ao que andei a pesquisar, o mac que me referia é um portatil pro e pelo que vi penso que dá para os tipos de trabalho que falamos, a nível de memória e processador...agora essa parte de ser em HD não comprimido ou da outra forma é que não sei. Têm razão em que será melhor em lhe perguntar.
No entanto, como também é novo nestas andanças gostaria de vos colocar mais algumas questões:

A nível de Pc, sabem indicar-me um com as características que mencionarm? Andei a pesquisar, mas pelo que percebi isso são máquinas menos abundantes do que as tradicionais para uso mais simples. Estarei errada?

A nível de Mac, vi este: um Mac Book Pro 17polegadas, com:
2.93GHz Intel Core 2 Duo
8GB 1066MHz DDR3 SDRAM - 2X4GB
320GB Serial ATA Drive @ 7200 rpm
SuperDrive 8x (DVD±R DL/DVD±RW/CD-RW).
NVIDIA GeForce 9400M + 9600M GT com 512MB
Isto será suficiente. Pelo que vi, sim, mas segundo vocês que são peritos, é uma boa solução? Sim, depende da utilização, mas como disse, ele neste momento faz a captura e edita na escola. O que pretende é editar em casa, mesmo que tenha que fazer a digitalização lá ou noutro sítio.

Agora isso das interfaces é que realmente me deixou preocupada. Podem só dizer-me mais ou menos o que é os preços?
Quanto ao programa, de facto o avid pelo que sei é o mais utilizado a nível nacional, mas fala-se que o FCP começa também a ser mais utilizado. Dado ele estar numa fase inicial o que aconselham? Os profs dele aconselham o avid...
mas terá facilidade em trabalhar c o FCP?

Bem, já me estiquei!
Se puderem responder, ajudam-me imenso.
Logo já vou também conversar com ele para comprar algo em consciência.
Já agora por curiosidade, o Mac que referi+FCP fica por 4.445euros. Daí vos pedir opinião para comparar em relação qualidade/preço com pcs para os fins que pretende.

Obrigada!
« Última modificação: 04 / Mar / 2009, 09:53 por Tânia Braga »

tinfa

• Visitante
« Responder #4 em: 04 / Mar / 2009, 09:48 »
- Partir do principio de que basta só o computador pode ser arriscado. Em video necessita-se de "interfaces". Pode ser Firewire, mas também se pode dar o caso de ele precisar de S-video, SDI, HD-SDI ou componentes. E neste caso, torna-se necessario uma placa de captura para além do PC ou MAC.

Está a referir-se por exemplo a isto que vi no MAC (só falo neste pois foi o unico que andei a ver mesmo)
"Uma porta FireWire 800 (até 800 Mbps)"?
E isto poderá não ser suficiente?
Obrigada

lrolo

• Visitante
« Responder #5 em: 04 / Mar / 2009, 13:01 »
Pode não ajudar directamente, mas ouvir 5 editores a debater Avid x Final Cut e se os sistemas Avid estão ou não a perder mercado para o Final Cut e os argumentos de cada um pode ser muito interessante.
Tem quase 2 horas, mas vale a pena ouvir: http://lifezero.typepad.com/thatpostshow/2009/02/07-avid-and-final-cut-market-share.html

L.R.

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #6 em: 06 / Mar / 2009, 17:23 »
Boas.
Citação de Tânia Braga:
"Uma porta FireWire 800 (até 800 Mbps)? E isto poderá não ser suficiente?"

A dita porta só serve para uma captura via FireWire. Para isso ou para a ligação de um disco externo que também disponibilize uma porta a 800 Mbps, pois se a mesma fôr a 400 Mbps - que é o mais comum nas unidades de disco externas, sendo ainda mais comum o USB - não tira vantagem nenhuma.

Mas e se precisar de fazer uma captura de um Betacam, por exemplo, equipamento largamente utilizado nos meios broadcast, como é que faz? Precisa de uma ligação video SDI ou componentes, o que para tal precisa de adquerir uma placa. Como não menciona as reais necessidades do seu marido a nivel de tipos de ligação, entre outros aspectos, não é possivel dizer se a tal "porta FireWire 800" é suficiente ou não. Só o seu marido o poderá dizer.

Quando á questão Avid vs. FCP, é como discutir o sexo dos anjos. Haverá sempre quem defenda um ou o outro. Creio que o importante seria saber o que prefere o seu marido. E se ele sabe trabalhar com Avid, se sempre trabalhou com Avid, das duas uma: ou não está satisfeito com o software ou conhece o FCP e sabe trabalhar com ele. Pois se não souber trabalhar com o FCP, acredite que não vai ser em dois tempos que vai aprender. E se entretanto precisar de fazer algum trabalho, vai ficar atrapalhado.

Quanto á questão de captura video num outro local, é possivel mas limitativa. Limitativa pela praticabilidade do mesmo e limitativa pelo tipo de equipamento que o outro sistema utiliza. Pois se capturar pelo Mac FCP e depois editar no Avid, vai ter problemas na certa. E vice-versa.

Para finalizar, se eu fosse o seu marido, e não sou, gostaria que primeiro falá-se comigo. Eu é que sei o que quero e o que preciso para o meu trabalho. Mas é claro, eu sou eu e você é você. A sua intenção de oferta é de louvar, mas se não corresponder ás reais necessidades do seu marido, acaba por ser um dinheiro mal gasto. Porque nestas coisas, não dá para trocar "porque não se gostou da côr".

Esta é a minha sincera opinião. Que outros se pronunciem e decida você em consciência. Boas
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

lrolo

• Visitante
« Responder #7 em: 07 / Mar / 2009, 00:00 »
Quando á questão Avid vs. FCP, é como discutir o sexo dos anjos. Haverá sempre quem defenda um ou o outro. Creio que o importante seria saber o que prefere o seu marido. E se ele sabe trabalhar com Avid, se sempre trabalhou com Avid, das duas uma: ou não está satisfeito com o software ou conhece o FCP e sabe trabalhar com ele. Pois se não souber trabalhar com o FCP, acredite que não vai ser em dois tempos que vai aprender. E se entretanto precisar de fazer algum trabalho, vai ficar atrapalhado.

100% verdade!
Os sistemas avid têm um "feeling" completamente diferente de todos os outros.
Se é relativamente fácil passar do FCP para o Premiere, Vegas, Edius, etc. (e vice-versa), o mesmo já não se passa com os sistemas da Avid, pois o work-flow não é nada parecido.
Só para dar um exemplo, eu edito com o FCP e das vezes que toquei nos outros software foram 5 minutos para perceber como funcionavam. Mas cada vez que toco no Media Composer pareço um burro a olhar para um palácio.
Obviamente que o ideal num mundo em que Avid e FCP dominam a industria seria conhecer bem os dois... :)

Quanto á questão de captura video num outro local, é possivel mas limitativa. Limitativa pela praticabilidade do mesmo e limitativa pelo tipo de equipamento que o outro sistema utiliza. Pois se capturar pelo Mac FCP e depois editar no Avid, vai ter problemas na certa. E vice-versa.

Isso é que não é bem verdade.
Desde que os codecs necessários estejam instalados na máquina, a edição é "sem espinhas".
E tanto a Avid como a Apple permitem a instalação destes gratuitamente, mesmo a quem não possui os softwares instalados.
Posso garantir por experiência própria que os ficheiros ProRes capturados no FCP parecem manteiga dentro do Media Composer.
Até a importação de projectos do outro é possível (mas aí já requer outros softwares como o Automatic Duck).

L.R.

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #8 em: 08 / Mar / 2009, 02:03 »
Boas.
Reparem que eu afirmei que era limitativa e que dava problemas, não afirmei que não era possivel.
Cada software processa de maneira diferente o video. E apesar de se utilizar os mesmos codecs, em alguma altura o software vai processar o video de forma diferente ão que procedeu a sua captura. Num projecto cujos ficheiros sejam HDV, por exemplo, pouco ou nada afecta a qualidade do ficheiro em relação ão original. Mas no caso de video HD e não comprimido, já as coisas são diferentes. Como não sabemos com que tipo de sinal video trabalha o marido da Tânia, não é possivel afirmar se a captura por equipamentos diferentes vai afectar ou não a qualidade do sinal. Equipamentos diferentes acabam por proceder a uma "transcodificação" do sinal original.

Na captura o objectivo é obter a máxima qualidade possivel, pelo que qualquer processamento diferente acaba por prejudicar o sinal. Raras vezes isso não acontece. E sendo possivel a captura e edição por equipamentos diferentes, tal não significa que seja o mais aconselhádo. Reparem que também posso capturar o sinal video de uma câmera digital atravès de uma placa de captura analógica, e nem por isso a qualidade é pior... visto numa TV. Mas experimentem ver num monitor video de grau I ou II, e notarão qualquer coisa. Nuns trabalhos poderá não ser importante, mas noutros poderá fazer a diferença entre o óptimo e o "come-se". Boas.

Offline João Tiago Calviño

• Efectivo
  • *
« Responder #9 em: 12 / Mar / 2009, 12:05 »
MEsmo que seja paa usar Avid, compara um Mac continua sempre a ser a opção mais acertada! se houver ossibilidades de comprar o Macbook Pro 17, então seja! mais versátil, potente e multifunções que este não há!