Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

20 / Abr / 2024, 00:05

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19090
  • Total de Tópicos: 4428
  • Online Hoje: 151
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 117
Total: 117
117 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Compressão para web  (Lida 9328 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Compressão para web
« em: 22 / Abr / 2009, 01:17 »
Boas.
Os videos que tenho na página principal do portal, em abono da verdade, não fui eu que os coloquei na web. Uns ou foi a productora para quem fiz e faço captação de imagem, outros um user que participou nas "competiçôes". A colocação dos videos na web obriga á obtenção da autorização dos clientes para tal, algo que nunca me preocupei em pedir, mas também nunca coloquei nenhum video na web. Por uma questão de respeito, e também de ética. È que se para mim pode funcionar como meio de publicidade, o cliente pode não gostar de ver a sua reportagem assim divulgada, pois afinal ele pagou por ela. Quanto ãos casamentos, o casal pode não gostar de ver a sua vida privada assim exposta. E legalmente, isso pode trazer alguns dissabores.

Mas passemos á frente... quero colocar uns videos na web. Já verifiquei que no vimeo se tem melhor qualidade de imagem. Também já li que os parametros que o site disponibiliza não serão as melhores para se obter a melhor qualidade. Tendo eu o video em formato AVI, SD, qualidade DV e aspect 4:3, pergunto:

Em que formato devo converter o mesmo, para enviar para o Vimeo?
Quais os parametros com o qual devo converter?
O Vimeo será o melhor local para o colocar, ou á locais melhores?
Qual o melhor software a utilizar? De preferencia, software livre (Windows ou Linux).

Conto com as respostas dos que já estão habituádos a estas andanças na web. A experiência pessoal de cada um é fundamental para se obter os melhores resultados. Normalmente, os parametros disponibilizados pelas empresas e softwares são muito generalistas. Pode-se obter melhores resultados, se se personalizar a conversão. Obrigádo pelas ajudas, desde já. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

lrolo

  • Visitante
Re: Compressão para web
« Responder #1 em: 22 / Abr / 2009, 21:59 »
Em que formato devo converter o mesmo, para enviar para o Vimeo?

Preferencialmente mp4


Quais os parametros com o qual devo converter?

VBR de 1500 a 2000 Kb/s multipass, poucos keyframes e nunca esquecer de desentrelaçar.



O Vimeo será o melhor local para o colocar, ou á locais melhores?

Eu prefiro o Blip ou o Exposureroom, mas com este último não é possível a colocação de vídeos directamente no PV.



Qual o melhor software a utilizar? De preferencia, software livre (Windows ou Linux).

Windows para mim é chinês e em Linux as boas ferramentas são mais caras que em Windows ou Mac.

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Compressão para web
« Responder #2 em: 23 / Abr / 2009, 04:45 »
Boas.
Obrigádo pela resposta. Já sei que utiliza o maravilhoso MAC  :lol: Pelo que fico a aguardar opiniôes de outros Users acerca dos softwares. E já agora, em relação ás restantes questôes ou outras. Boas.

P.S. "poucos keyframes" - estamos a falar de quantos? È que estou mesmo a zeros em webTV
« Última modificação: 23 / Abr / 2009, 04:52 por Jose Costa »
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Compressão para web
« Responder #3 em: 30 / Abr / 2009, 13:18 »
Boas.
Eu sei que muitos Users por aqui usam o MAC. Eu também sei que o MAC é bom. Mas não acredito que TODOS os Users usem o MAC. E sendo assim, será que algum dos Users que proventura usa o Windows ou o Linux se importaria de me dar a opinião sobre o software que usa para compressão para web? Eu agradecia imenso. Boas.

P.S. Luis Rolo, a quantos keyframes te referes?
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

lrolo

  • Visitante
Re: Compressão para web
« Responder #4 em: 30 / Abr / 2009, 14:44 »
Luis Rolo, a quantos keyframes te referes?[/i]

Desculpa não ter respondido logo da primeira vez.
Tenho seguido uma indicação de 1 keyframe a cada 250 frames e tenho obtido bons resultados.
Pelo menos no VIMEO os filmes já não ficam aos engulhos.
Mas, como em quase tudo, os ajustes podem ter de ser diferentes para a ferramenta de compressão que vais usar.


Ó PESSOAL DO WINDOWS!!! ESTÁIS TODOS A DORMIR???
AJUDEM O COSTA, PÁ!!!

Offline Pedro Rocha

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1,598
  • Sony Software Trainer & ICE
    • MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Re: Compressão para web
« Responder #5 em: 03 / Mai / 2009, 21:55 »
Quando codificas para web o melhor é sempre usar pixeis quadrados (1:1), tanto para o Vimeo, Youtube, etc... Por isso vou já escrever aqui a resolução certa para quem grava em sistema PAL 16:9 e 4:3, bem como HD.

HD:
VIDEO
Video Format: AVC, MP4 ou FLV
Frame Size: 1280x720
Profile: Baseline
Entropy Coding: CAVLC
Frame Rate: 25F
Field Order: Progressive
Pixel Aspect Ratio: 1,00
Bit Rate: 6000Kbps

AUDIO
Audio Format: ACC
Sample Rate: 44000Khz
Bite Rate: 128Kbps

SD 16:9:
VIDEO
Video Format: AVC, MP4 ou FLV
Frame Size: 1024x576
Profile: Baseline
Entropy Coding: CAVLC
Frame Rate: 25F
Field Order: Progressive
Pixel Aspect Ratio: 1,00
Bit Rate: 3000Kbps

AUDIO
Audio Format: ACC
Sample Rate: 44000Khz
Bite Rate: 128Kbps

SD 4:3:
VIDEO
Video Format: AVC, MP4 ou FLV
Frame Size: 768x576
Profile: Baseline
Entropy Coding: CAVLC
Frame Rate: 25F
Field Order: Progressive
Pixel Aspect Ratio: 1,00
Bit Rate: 2500Kbps

AUDIO
Audio Format: ACC
Sample Rate: 44000Khz
Bite Rate: 128Kbps

Os parâmetros de codificação variam de programa para programa, uns tem mais outros menos, mas os dados acima são os necessários para obter a máxima qualidade.
« Última modificação: 27 / Jun / 2009, 10:06 por Pedro Rocha »
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

diegojuanTS

  • Visitante
Re: Compressão para web
« Responder #6 em: 05 / Mai / 2009, 10:29 »
Em relação ao software de compressão/conversão de vídeo para Windows, o melhor que conheço é o TMPGEnc 4.0 XPress (ainda me lembro de algumas coisas do tempo em que usava o Windows). Tem um "pequeno" senão. É pago e não é muito barato, até porque não se trata de um simples software de conversão de vídeo (inclui algumas funções de edição).

Quanto a conversores grátis, experimenta ver em: http://www.dvdvideosoft.com/

Julgo que um dos melhores é o WinAVI Video Converter.


Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: Compressão para web
« Responder #7 em: 06 / Mai / 2009, 01:02 »
Boas.

Antes de mais, obrigádo a todos.
Ão Pedro Rocha: a Frame Size não será grande de mais para web? Ou ela refere-se só á exportação e a compressão é posterior?
Ão Tiago: vou experimentar o TMPEnc.
E obrigádo novamente ão Luis Rolo. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Pedro Rocha

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1,598
  • Sony Software Trainer & ICE
    • MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Re: Compressão para web
« Responder #8 em: 30 / Mai / 2009, 20:51 »
Ão Pedro Rocha: a Frame Size não será grande de mais para web? Ou ela refere-se só á exportação e a compressão é posterior?

Não José, as ligações de banda larga já aguentam resoluções de streaming sem problemas até 720p com os novos codecs H.264 em FLV, as coisas tornaram-se muito mais leves e com muita qualidade.

Esta codificação é toda feita a partir do projecto na timeline tal como se exportássemos para MPEG-2 (DVD), mas em vez disso para MPEG-4 com o codec H.264. Para quem tem as últimas versões do Adobe Premiere, julgo que dá para exportar directamente para FLV em H.264.

Para além das definições que dei na mensagem anterior, estas estão reforçadas no video que publiquei no blog SCS Portugal (Render projectos no Vegas Pro 8 para Web). O video foi gravado e publicado para o YouTube em 720p.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Offline Paulo Ferreira

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 33
Re: Compressão para web
« Responder #9 em: 22 / Jun / 2009, 16:51 »
Boas,

Luis também sou user mac. No compressor que opção utilizas? Tem lá tanta coisa para web de variados bit rates ...

Cumpzz!!!
Workstation - MAC PRO Dual 2.66 Intel Xeon
Imagem - Sony XDCAM EX3 HD / Sony DSP 390 GA
Tripé - Miller
Software de Edição - Final Cut Studio
Monição Audio - Behringer B2031A

Offline Pedro Rocha

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1,598
  • Sony Software Trainer & ICE
    • MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Re: Compressão para web
« Responder #10 em: 27 / Jun / 2009, 10:11 »
Muitos ou poucos bitrates e independentemente dos software de compressão utilizado, para a Web usando o codec h.264 dentro de um ficheiro MP4 ou QT, para obter a melhor qualidade de imagem, em:

SD 4:3 - 2500Kbps
SD 16:9 - 3000Kbps
HD 720p - 6000Kbps

O YouTube e outros servidores de video já estão preparados para se adaptarem a estes bitrates.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Offline Paulo Ferreira

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 33
Re: Compressão para web
« Responder #11 em: 29 / Jun / 2009, 15:39 »
Obrigado Pedro ...
Workstation - MAC PRO Dual 2.66 Intel Xeon
Imagem - Sony XDCAM EX3 HD / Sony DSP 390 GA
Tripé - Miller
Software de Edição - Final Cut Studio
Monição Audio - Behringer B2031A

Offline tiago

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 79
  • aprendiz de chewbacca
    • Eu Gosto é do Verão...
Re: Compressão para web
« Responder #12 em: 03 / Jul / 2009, 04:54 »
editor em linux, o mais conhecido é o kino (licença GNU)...

no entanto não dispenso o premiere

Offline Carlos Gomez

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 28
  • ------
Re: Compressão para web
« Responder #13 em: 03 / Jul / 2009, 18:54 »
editor em linux, o mais conhecido é o kino (licença GNU)...
no entanto não dispenso o premiere
Posso acrescentar mais algum software OpenSource Linux, que está neste tópico (Linux no Video)
Ambos com bastantes melhoramentos, principalmente sobre o ambiente KDE 4.2 .

Cumprimentos
« Última modificação: 04 / Jul / 2009, 00:15 por Carlos Gomez »
"Todo homem, por natureza, quer saber."
Aristóteles
"Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la."
Cícero

Offline tiago

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 79
  • aprendiz de chewbacca
    • Eu Gosto é do Verão...
Re: Compressão para web
« Responder #14 em: 03 / Jul / 2009, 19:54 »
eu tenho medo do KDE, fui dos primeiros a testar a versao 4, fui dos primeiros a fugir. sou gnome fan, no entanto ainda não há suite adobe em linux, só isso faz com quem não o use tanto quanto deseje! o amarok é simplesmente fantástico xD