Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
22 / Set / 2020, 21:59

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18514
  • Total de Tópicos: 4186
  • Online Hoje: 122
  • Online Total: 996
  • (12 / Dez / 2019, 21:06)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 65
Total: 65
65 Visitantes, 0 Membros

Autor [EN] [ES] [IT] [DE] [FR] [NL] [RU] Tópico: Edição em varios formatos, como ampliar imagem sem perder qualidade  (Lida 9925 vezes)

Offline Tózé Franco

• Regular
  • *
Re: Edição em varios formatos, como ampliar imagem sem perder qualidade
« Responder #15 em: 03 / Set / 2009, 22:29 »
A qualidade pode até ser equiparável. Penso que com o próprio final cut chegas lá, nada como experimentar. Pessoalmente não gosto de fazer upscaling á imagem SD num projecto HD. Prefiro utilizar as dimensões originais 720/576 e "preencher" o espaço que sobra com um grafismo qualquer, por exemplo. Assim não se nota saltos de qualidade entre as imagens SD e HD.

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #16 em: 04 / Set / 2009, 04:19 »
Eis uma resposta que apela ao sentido criativo. Posso por duas imagens DV's num frame em 2k com definição. É como no AIKIDO, essa arte marcial que aproveita a força do adversário para o derrubar. Bem haja.

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #17 em: 04 / Set / 2009, 08:23 »
Boas.
Citádo por Edgar Feldman "Há coisas muito contraditórias nesta tecnologia. As camara recentes usam suportes de cartões e discos rígidos para gravarmos imagens, já não há  digitalização em tempo real das imagens. E agora voltamos a ter de copiar por SDI os ficheiros como se de um video gravador se trata-se. São conceitos opostos."

Não existe contradição. Existe sim é uma evolução da tecnologia fruto da exigência dos utilizadores. Os equipamentos têm caracteristicas diferentes, preços diferentes e qualidades de imagem diferentes. E temos de aceitar as limitaçôes de cada equipamento. Se queremos obter mais para além do que o equipamento pode dar, temos de estar dispostos a pagar o preço que isso significa. Quer monetário, quer de tempo.

Citádo: "O que faço então com centenas de horas já digitalizadas em DV? E se eu não encontrar os masters originais? E se eu não tiver saídas SDI e só firewire, na minha camara DV?  E as imagens DVCPRO HD, tem de ser copiadas por SDI, quando de raíz já é um ficheiro? Isto tudo é absurdo!"

O que faz a RTP com milhares de horas em negativos? O que faz a SIC ou a TVI com milhares de horas em Betacam? Mantêm o que têm ou copiam para um suporte mais recente. Ou digitalizam com o máximo de qualidade possivel. O bom hoje será obsoleto amanhã. A isso chama-se evolução da tecnologia. A não ser assim, ainda estavamos no tempo do VHS.

Não existem equipamentos ideais nem vitalicios. Todos têm vantagens e inconvenientes, e todos vão terminar um dia. O segredo está em escolher o equipamento que melhor serve as nossas necessidades actuais e futuras (a curto-prazo ou medio prazo, pois a longo prazo tal não é possivel pela evolução da tecnologia).

O DV foi criádo para um mercádo, o DVCPRO HD foi para outro e o 4K para outro ainda. Querer "misturar" tudo, querer que tudo tenha a mesma qualidade de imagem é utópico. Torna-se necessário fazer adaptaçôes, cedências. Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #18 em: 04 / Set / 2009, 18:39 »
Boas

Sei que não terei numa imagem DV, a qualidade de HD ou 2k. Mas vou ter de  usar vários formatos na montagem desse filme. Uma placa como AJA fará teoricamente uma ampliação melhor que o software, eis um aspecto que gostava de ter a certeza.

obrigado

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #19 em: 04 / Set / 2009, 21:04 »
Boas.
Isso não é forçosamente verdade. Depende do software. A vantagem do hardware (Aja e outras) face ão software é o upscaling em tempo real. Uma hora de video SD demora uma hora a "converter" para HD. Entra SD por um lado e sai HD pelo outro, ou então digitaliza para HD. Por software, esse upscaling é mais demorado, podendo demorar várias horas em função do software, do hardware (PC, MAC ou Linux) e do tipo de imagens. A grande vantagem do software é a de poder ser feita várias "passagens" ão frame com vista a melhor fazer o upscaling. Com mais uma vantagem: os parametros podem ser alterados durante o upscaling em função do tipo de imagens e em função dos resultados obtidos. Por hardware, normalmente os parametros são muito limitados ou enixistentes. Mas como referi no inicio, depende do software. Um "conversor" raquitico qualquer desses que se encontra na net não será uma melhor opção face a uma placa Aja, Blackmagic Design ou uma Piranha 444.

Em tempos mexi no software Iridas. È uma opção a veres. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #20 em: 04 / Set / 2009, 23:41 »
OK

E já agora, o que achas do compressor que já vem com o final cut?

obrigado

Offline Tózé Franco

• Regular
  • *
« Responder #21 em: 04 / Set / 2009, 23:59 »
Não existem equipamentos ideais nem vitalicios. Todos têm vantagens e inconvenientes, e todos vão terminar um dia. O segredo está em escolher o equipamento que melhor serve as nossas necessidades actuais e futuras (a curto-prazo ou medio prazo, pois a longo prazo tal não é possivel pela evolução da tecnologia).

O DV foi criádo para um mercádo, o DVCPRO HD foi para outro e o 4K para outro ainda. Querer "misturar" tudo, querer que tudo tenha a mesma qualidade de imagem é utópico. Torna-se necessário fazer adaptaçôes, cedências.

Bem dito! =D> Gosto das suas respostas caro José Costa.

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #22 em: 05 / Set / 2009, 00:52 »
Boas.
Ó MARIIIA, TRAZ-ME UMA BABETE!!!  :lol:

Edgar Feldman, quanto á qualidade do upscaling do Final Cut não me posso pronunciar por falta de dados. Aliás, nem sei se o Final Cut faz o upscaling dum sinal SD. Mas é provavel que o Final Cut Pro 7 o faça. Se o faz bem, isso é que já não sei. Talvez algum dos Users que o usa se possa pronunciar sobre o assunto. Boas.

Offline Edgar Feldman

• Colaborador
  • *
« Responder #23 em: 05 / Set / 2009, 15:44 »
Tudo bem. Vou fazer testes.

boas