Boas.
Existem os estabilizadores de mão como o Flowpod da Varizoom e o Figrig da Manfrotto (ão qual eu costumo chamar de "volante) entre outros. Eles não são verdadeiramente Steadicams, pois estes tem um funcionamento diferente além de uma estabilização também inferior, comparado com os Steadicams. No entanto, quando devidamente operados e calibrados cumprem bem a sua função.
A minha pergunta será mais dirigida ão Vitor Duarte, pois ele possui o Flowpod, no entanto, se outros tiverem o mesmo ou equivalentes, também são convidados a responder. Aqui vai então a pergunta: qual o periodo de tempo em que conseguem utilizar o equipamento sem descanso? Em tempos cheguei a experimentar o HandyMan da ABC products. Achei demasiádo cansativo para ser utilizado de forma continua. Por uns minutos ou para uns planos é aceitável, mas por longos periodos de tempo torna-se cansativo para o braço derivado á posição em que o mesmo tem de ser operado. Também existe a questão de eu não estar habituádo ão mesmo, pelo que acredito que também tenha a sua influência no cansaço (não acredito, sei que tem). Assim a pergunta, quem o utiliza com frequência, quanto tempo seguido consegue operar com o mesmo?
Respeitante ás Steadicams as ("verdadeiras"), alguém por aqui utiliza alguma com uma handycam, tipo as HDV da Sony, e se sim, qual é o tempo seguido que conseguem operar com a mesma? Queria respostas honestas, não exageros como alguém que certa vez falou que aguentáva um dia inteiro sem tirar o "equipamento". Aguentar até acredito que aguentasse, mas o aguentar para mim é o tempo em que se trabalha com o mesmo mas de forma confortável, sem chegar ão fim do dia todo arrebentado.
Fico então a aguardar resposta (ou respostas, de preferencia). Obrigádo. Boas.