Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

26 / Abr / 2024, 04:46

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19092
  • Total de Tópicos: 4428
  • Online Hoje: 129
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 104
Total: 104
104 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: OPINIÃO PROFISSIONAL SOBRE EDIUS-5 VERSUS SONY VEGAS/PREMIERE/FCP...ETC..ETC..  (Lida 17636 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Carlos Miranda

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 81
  • Canon XL1
Olá a todos.
Gostaria de saber a opinião -profissional- sobre o Edius 5, em relação aos seus directos concorrentes.
Claro que terá que ser de uma forma geral e não exaustiva nem muito aprofundada.
Imaginando que o inquiridor é um iniciante, qual seria o sistema que recomendariam?
Obrigado.
PS: Não posso esquecer de informar que o iniciante ainda não adquiriu nenhum hardware apropriado e em princípio seria apenas para editar vídeo (HD ou não). Broadcast não está no planos, pelo menos para já...
Canon XL1

Offline Carlos Miranda

  • Colaborador
  • *
  • Mensagens: 81
  • Canon XL1
Canon XL1

Offline Ricardo Teixeira

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 56
Boas
Só sei uma coisa, conheço um profissional com muitos anos de experiência, conhece bem o Premiere, Final Cut, o Edius entre outros. Ele não tem dúvidas, o Edius é superior, no que diz respeito à produção de eventos sociais,tipo casamentos etc. Se me perguntar porquê não lhe sei responder mas uma coisa é certa, são quase 30 anos de experiencia na produção de video.

cumps

lrolo

  • Visitante
Se me perguntar porquê não lhe sei responder mas uma coisa é certa, são quase 30 anos de experiencia na produção de video.


 :cry: :cry: :cry:


Offline oliveira

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 38
a minha opiniao cai para o Edius. a parte de software e bastante bom. ja a vertente de hardware, canopus, pessoalmente acho mau, ou melhor insuficiente. prefiro outros produtos como a matrox. a rtx2 e a axio sao excelentes

"
Ele não tem dúvidas, o Edius é superior, no que diz respeito à produção de eventos sociais,tipo casamentos etc.
"

a tvi por acaso ate a bem pouco tempo usava o edius...realmente aquele jornal nacional as vezes parece um casamento  :lol:

Offline Pedro Rocha

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1,598
  • Sony Software Trainer & ICE
    • MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
O Edius é usado na SIC pelos repórteres de imagem e editores em exteriores e digo-te que não morrer de amores por ele.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Offline Gil

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 257
  • Reporvideo Digital, Guimaraes e CBT
saudações, a industria televisiva, usa o Edius como programa de edição, de eleição!
por alguma coisa será, não? eu comecei a editar em Edius e não me vejo noutro  \:D/

abraço
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

Offline Pedro Rocha

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1,598
  • Sony Software Trainer & ICE
    • MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
...a industria televisiva, usa o Edius como programa de edição, de eleição!

A SIC ira deixar de usar em favor do XPRI NS e a escolha do Edius devem-se a politiquices internas que não serão aqui comentadas. Porque na altura (à uns 3 anos) o Sony Vegas Pro ofereceria uma melhor integração com XDCAM e corria muito melhor nos portáteis Sony VAIO mas o facto de não ter um monitor de Source nativo foi logo eliminado. Eu também ainda não fazia parte da equipa de promoção de formação do Programa na altura, se não tudo seria diferente.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Offline oliveira

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 38
cada um puxa a brasa a sua sardinha  :-({|= LOL

lrolo

  • Visitante
Quando se fala de programas a um nível profissional, tenho grandes dúvidas que haja um que seja deveras superior a outro.
Até hoje ainda não encontrei o software perfeito.

Fui editor Final Cut durante 7 anos e recentemente fiz a transição para a plataforma Windows, o que me obrigou a escolher um NLE novo.
Obviamente que o facto de possuir uma licença do Vegas Pro pesou na minha escolha, mas ainda assim testei outros para garantir que não me arrependia no futuro.
A conclusão a que cheguei foi que, é acima de tudo uma questão de preferência pessoal e de habito.

De qualquer forma, aqui fica uma apreciação pessoal dos que conheço e testei:

Avid Media Composer:

PC/Mac
O standard da industria de cinema.
Muito bom se possuirmos hardware dedicado e facilita muito a vida a quem trabalha com película.
Workflow muito diferente de todos os outros.
De certo, uma das opções mais caras do mercado.

Final Cut Studio:

Mac
O software que aos poucos se está a tornar um standard nas pequenas produtoras e que vai ganhando algum mercado à Avid.
Muito intuitivo e versatil.
Imensas opções de plugins e hardware de terceiros.
A melhor relação qualidade preço do mercado (todo o bundle) para quem possui um Mac.


Adobe Premiere:

PC/Mac
O maior concorrente do Final Cut Studio (quando comprado um dos bundles) e talvez o mais parecido (devido ao programador original ser o mesmo), mas bastante mais caro.
A melhor opção para quem use o After Effects e o Photoshop intensivamente, pois a integração entre os vários softwares da Adobe é simplesmente fantástica.


Sony Vegas Pro:

PC
Talvez o mais versátil de todos.
Sem dúvida, o melhor a nível de audio.
Só não é mais usado e não é suportado por mais hardware por pura teimosia da Sony (segundo as palavras de um responsável da Red Giant, é complicadissimo desenvolver plugins para o Vegas pois a Sony não os ajuda minimamente).
Uma óptima relação qualidade preço.
A minha escolha, neste momento.


Grass Valley Edius Pro:

PC
O outsider destas andanças e o menos utilizado deste grupo.
A sua grande vantagem sobre os outros tem um nome: TEMPO REAL (neste campo, por melhor que seja o Vegas, consegue encosta-lo a um canto)
Poucos plugins de terceiros e só é suporta hardware proprietário da Grass Valley.
Processamento interno apenas a 8bits.
Fica claramente a perder para os concorrentes no que toca a integração com outros softwares.


Depois de analisar tudo isto, cheguei à conclusão que, para as minhas necessidades, o Vegas Pro encaixava que nem uma luva.
Embora continue a considerar o Final Cut superior em certos aspectos (e é ainda aquele em que me sinto como peixe dentro de água), o que é certo é que cada vez mais gosto do Vegas (que eu já conhecia bem dos tempos de Rádio em que usava o velho Vegas Audio da Sonic Foundry) e que tem mesmo algumas coisas que chegam a superar todos os outros.

Obviamente que nestas coisas não há verdades absolutas e deverão ser as necessidades de cada um (juntamente com o gosto pessoal e capacidade financeira) a ditar a escolha do software.

Decerto que nenhuma das opções será errada, pois são todos softwares mais que capazes.

Offline Paulo C. Jerónimo

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 247
  • Bons Takes!
Viva!

vou meter minha colherada também, e com base em minha experiência.

Custumo defender que havendo bom gosto e sensibilidade, qualquer editor se pode demonstrar uma excelente ferramenta, mas neste concreto, e de há um ano a esta parte, migrei para o Edius 5.
E abençoado seja!

Saliento, para além do já mencionado, seu alto bom desempenho em tempo real (aqui sem duvidas parece-me existir uma diferença da noite pro dia comparado com a concorrencia...) , saliento as varias ferramnetas , algumas invulgares, que disponibiliza, seja para video como para audio.

Também uma retrocompatibilidade com os variados codecs e formatos muito boa.

Já agora, uma função também disponivel que me caiu que nem maravilha: A edição em multi câmara, para uma edição sincronizada de varias câmaras.
Sei que mais programas de edição disponibilizam esta função, mas a simplicidade , fluides e o modo intuitivo do Edius, só visto... e ensaiado. Recomendo.
Se interesados apreciem :

lrolo

  • Visitante
Já agora, uma função também disponivel que me caiu que nem maravilha: A edição em multi câmara, para uma edição sincronizada de varias câmaras.
Sei que mais programas de edição disponibilizam esta função, mas a simplicidade , fluides e o modo intuitivo do Edius, só visto... e ensaiado.

Concordo
Esqueci-me de referir essa parte.
Dos que experimentei, é de facto o mais simples de trabalhar em multi-câmara.

Offline flevita

  • flzoom
  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 35
100% de acordo com o Luis Rolo quando diz:
Quando se fala de programas a um nível profissional, tenho grandes dúvidas que haja um que seja deveras superior a outro.
Até hoje ainda não encontrei o software perfeito.

Existem  outros factores que influenciam na edição e um dos principais é a Máquina onde ele vai ser instalado.
Qual será melhor numa workstation Xeon (8 core), 16GB RAM, Nvidia Quadro, RAID 0

Qual será melhor num pczinho desactualizado como o meu Core 2 DUO 8600, 4GB RAM 800MHz, Nvidia  8500GT
1T RAID 0
Penso que as coisas não são assim tão lineares.
Agora uma coisa eu vos digo da minha experiência.
Na minha máquinazinha, tanto o Edius como o Vegas correm bem. Aliás a primeira vez que editei AVCHD nativo, foi com o Vegas 10 pois não tive de converter ficheiros. Foi tirar o cartão da Câmara, transferir ficheiros e começar a bumbar. Não é muito fluido mas consigo editar na boa.
Penso que também é mesmo uma questão de adaptação. Não compro um software só porque foi adoptado por televisões ou coisa que o valha embora isso possa ser um dos factores a ter em conta.
Isto parece a aquela eterna questão do que é melhor?
A Nikon ou a Canon?
A Sony, a Panasonic, a JVC.
Continuo a trabalhar com o pacote Adobe Production Premium que é fantástico, mas começo
a interessa-me mesmo muito pelo Vegas







HMC 151-E - CS4

Offline Nuno Trindade

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 56
Eu edito em sony vegas em formato boot camp, num apple...

É brutal...

Fico muito contente em perceber que o software Sony vegas (já estou com ele desde o 5), começa a ganhar alguns apreciadores.

E eu que queria mudar para final cut... Mas realmente tá difícil...

Só é pena realmente, como já disseram, é não existir nenhum tipo de hardware para a acelerar determinados processos.

nelecoborgas

  • Visitante
Boas,

eu tenho edius 5, com HD Storm, e estou satisfeito. De qualquer forma, não há software perfeito. Aliás, acho que estão todos num patamar muito bom e o que conta é mais a pessoa que está atrás do PC. Há pessoas que têm "taras" por apple, outras por Windows, outras pelos dois misturados...

Cumps