Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

24 / Mai / 2024, 07:26

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19108
  • Total de Tópicos: 4439
  • Online Hoje: 297
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 131
Total: 131
131 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Ajuda  (Lida 3978 vezes)

Marilia

• Visitante
Ajuda
« em: 24 / Dez / 2009, 13:50 »
Olá a todos

Eu sou estudante de Audiovisual e Multimédia do 2º anos e tenho um trabalho de uma cadeira chamada laboratório de infraestruturas.

O trabalho é sobre a cobertura de uma maratona que tem como partida a ponte 25 de Abril e como chegada Belém.

É uma realização multi-câmera que na partida tem 7 cameras(4 fixas e 3 moveis) que se comunicam com um carro de exterior.

Durante o percurso existe um helicoptero com uma camera e 4 motos (3 captam imagem e 1 capta som)

No fim, em Belém, há mais um carro de exteriores, que é o principal e que comunica com todos. há mais 9 camera ( 3 fixas para a chegada,3 fixas para apresentador e 2 convidados e 3 moveis para a chegada também)

A minha duvida é:

Como é que eles se comunicam? como é que o sinal  chega á mesa do carro?

Quais são os equipamentos de audiovisual usados para este evento.

Como funciona as regies?

Quais os cabos de audio e video usados?

Desde já Obrigada e desculpem tanta pergunta  :lol:

Espero que me consigam ajudar!

Feliz Natal e um bom ano novo :) :P

Offline José Costa

• Veterano
Re: Ajuda
« Responder #1 em: 24 / Dez / 2009, 16:33 »
Boas.
Ilucide-me, por favor:
- é um trabalho teórico ou prático?
- se prático, qual a sua função em toda a "estrutura"?
- tendo em conta as perguntas que faz, será errádo afirmar que está a "leste" do que é necessário a tal cobertura?
- não será também um trabalho acima do seu patamar de conhecimentos? E se sim, de quem partiu a ideia de tal?
- com vista a saber por onde hei-de pegar, pretende uma ideia generalizada de como as coisas funcionam, ou pretende mesmo um plano pormenorizado?
- tendo também em conta as perguntas que faz, quais são concretamente os seus conhecimentos na área? OK, é estudante de Audiovisual e Multimédia do 2º ano. Mas qual as matérias dadas nas aulas?

A razão de tais perguntas? Para uma estudante, considero o projecto demasiádo ambicioso para quem, segundo me é dado a ver, tem poucos conhecimentos, alguns que considero básicos. Mas ilucide-me, pois no que me fôr possivel, alguma coisa acrescentarei ás questôes. Boas e Boas Festas!
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

JC Duarte

• Visitante
Re: Ajuda
« Responder #2 em: 25 / Dez / 2009, 16:24 »
Trabalho complexo esse, mas nada que não se resolva.
Mas são várias questões em simultâneo, com diversos tipos de ligações.
As câmaras fixas estão ligadas ao carro por cabos próprios de câmara (hoje em dia são chamados “triax”); das câmaras moveis posso supor que uma, talvez duas, estejam ligadas ao carro por cabo, triax ou coaxial, e que uma, talvez duas, estejam ligadas via emissores de onda rádio ao carro.
O carro de exteriores da partida estará ligado ao carro da meta via ondas rádio por parábola terrestre ou usando uma ligação satélite, enviando-lhe um único sinal de vídeo e, talvez, dois sinais de áudio.
As motos para o percurso terão emissores ligados ao helicóptero que, por sua vez, as retransmite via rádio, bem como a sua, para o “carro-mãe”, o da meta.
Na meta, as câmaras fixas estarão ligadas por cabo, bem como uma ou duas das moveis; as restantes por emissor.
Em paralelo com isto, haverá o circuito de ordens:
No carro da partida, por cabo para as câmaras que assim estejam ligadas e via rádio para as restantes; no “carro-mãe”, via rádio para com o carro da partida, via cabo para com cada uma das câmaras que lhe pertençam e o tenham, via rádio para as moveis e as motos e helicóptero.
Para a captação de som ambiente, é comum usarem-se microfones acoplados às câmaras que estejam colocadas em bom local, usando também os cabos triax para o enviar para o carro. Para comentadores e entrevista, cabos de áudio balanceado ligados ao respectivo carro. Havendo repórter móvel na partida ou na chegada, este terá microfone de emissor, captado pelo respectivo carro. 

Já agora acrescento que quem delineou este trabalho quis ser simpático e simplificou a coisa para o teu lado. Este trabalho costuma ter ainda uma câmara no topo de um dos pilares da ponte, bem como um carro de exteriores situado junto ao viaduto de Alcântara, com três câmaras fixas, bem espaçadas entre si. A câmara do pilar está ligada ao carro de Alcântara por emissor e o carro da Alcântara por parábolas ou via satélite com o “carro-mãe”.

E quando responderes ao trabalho, não tenhas vergonha ou escrúpulos em contar que procuraste ajuda junto de quem sabe. Este trabalho é de grande monta e a sua organização muito complexa. Só aos profissionais com muita experiência é atribuído, sendo que todos vão aprendendo com quem já “matou a cabeça” a resolve-lo.
Espero ter ajudado.