Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
21 / Out / 2020, 19:51

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18537
  • Total de Tópicos: 4195
  • Online Hoje: 108
  • Online Total: 996
  • (12 / Dez / 2019, 21:06)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 80
Total: 80
80 Visitantes, 0 Membros

Autor [EN] [ES] [IT] [DE] [FR] [NL] [RU] Tópico: Canon adopta o codec MPEG-2 Full HD (4:2:2) nas futuras camcorders  (Lida 4172 vezes)

Offline Pedro Rocha

• Veterano
  • Sony Software Trainer & ICE
    • MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Esta é quentinha, acabada de sair do forno.

A Canon à muito que andava parada no mercado video profissional, mas hoje acabou de lançar um press release a comunicar que vai usar nas suas futuras camcorders o codec MPEG-2 Full HD 4:2:2 a 50Mbps em formato MXF usando o mesmo codec da Sony PDW-700 e PDW-F800, por este ser o formato profissional de video aceite pela SMPTE.

Ao contrário do que muitos pensavam (e desejavam) que a Canon lançasse uma camcorder com um sensor 35mm ou APS-C eis que hoje lança este press release confirmando a não opção por esse caminho como que respondo à industria, à fotografia o que é da fotografia, ao video o que é do video.

Estou um pouco ansioso em ver o protótipo desta camcorder que de certeza será apresentada na NAB 2010, o facto de usar MPEG-2 a 50Mbps num pacote MXF torna-a extremamente fácil de usar em ambientes de reportagem sendo facilmente editável que qualquer PC ou MAC.
Especulasse que tipo de media usará, SDHC, SxS, Compact Flash? E porque que tipo sensor optaram CMOS ou CCD? Na minha óptica o ideal seria ter CCD e pudesse usar SDHC com a opção de SxS, mas vamos aguardar até Abril.

Podem ler o press release original em inglês:
Canon adopts MPEG-2 Full HD (4:2:2) file-based recording codec for upcoming professional video camcorder
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Rui Monteiro

• Visitante
Re: Canon adopta o codec MPEG-2 Full HD (4:2:2) nas futuras camcorders
« Responder #1 em: 09 / Fev / 2010, 05:12 »
Tenho o ´´feeling´´ que a canon vai surpreender... mas daqui até a Nab ainda se vai ficar a saber mais algumas coisas, digo eu !

Offline Pedro Rocha

• Veterano
  • Sony Software Trainer & ICE
    • MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Re: Canon adopta o codec MPEG-2 Full HD (4:2:2) nas futuras camcorders
« Responder #2 em: 13 / Mar / 2010, 20:02 »
Tenho o ´´feeling´´ que a canon vai surpreender... mas daqui até a Nab ainda se vai ficar a saber mais algumas coisas, digo eu !

Achas Rui? Qual é o teu "feeling"? O passar dos anos dizem-me a a Canon anda sempre a reboque dos outros fabricantes, muitos pensão que a Canon irá lançar uma camera com sensor APS-C ou 35mm, mas o que muitos não reparam é ela iria beber do seu próprio veneno. Vê desta perspectiva, eles são dos maiores fabricantes de objectivas broadcast, que é mercado que rende muito, mas muito dinheiro à Canon, portanto imagina que todas as estações de TV começavam a comprar DSLR ou mesmo o futuro modelo que vão lançar, ganhavam num lado mas perdiam um negocio de milhões do outro, por isso é que acho que a evolução das DSLR não irá muito além do nível onde se encontram actualmente o video que é gerado por elas têm sérios problemas para as transmissões televisivas, como o aliasing que é relatado nestas páginas:

DSLR Video and Aliasing Artifacts
DVxuser - Aliasing

Portanto a Canon está numa encruzilhada, ou dá mais poder ás DSLR ou ao produto que está previsto para NAB e arrisca-se a perder aos poucos um mercado de milhões na industria broadcast com a consequente e faseada adopção deste tipo de cameras ou então mantêm as coisas tal qual como estão. Vamos ver, Abril é já ao virar da esquina  :wink:
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Rui Monteiro

• Visitante
Re:Canon adopta o codec MPEG-2 Full HD (4:2:2) nas futuras camcorders
« Responder #3 em: 08 / Abr / 2010, 00:27 »
Mais informação sobre a XF300 & XF305

http://www.photographyblog.com/news/canon_xf300_xf305/