Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

18 / Abr / 2024, 19:11

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19089
  • Total de Tópicos: 4427
  • Online Hoje: 151
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 129
Total: 129
129 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: WebTV +  (Lida 18133 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Dias

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 49
  • Mais que Amador
    • TV Lazer
WebTV +
« em: 12 / Fev / 2010, 14:18 »
Olá Boas tardes,
Sou novo neste forum, e encontrei-o por acaso, andava eu à procura de reviews e ajuda na compra de uma câmara low budget, e "tropecei" neste forum.

depois de ler agumas opiniões e reviews de alguns users, já cheguei à conclusão de qual câmara escolher.

No entanto escrevo aqui neste tópico do forum por uma razão muito simples, como tenho andado a experimentar variados tipos de conversões de ficheiros vídeo para a web, já me sinto um pouco àm vontade para falar no assunto.

Ora bem, o WebTV está para a TV normal como a rádio pirata estava para a radio normal nos anos gloriosos anos 80. (velhos tempos) Ainda não existe uma legislação (ou desconheço-a) que dite algum tipo de regra. No entanto em Portugal somos muito pouco inovadores, e quando uma alma iluminada se lembra de "copiar" trabalho estrangeiro (não falamos em plágio), é acusado de ter pouca imaginação, copiador etc e tal.

Hoje em dia é muito dificil de fazermos algo de realmente inovador, e quando temos de copiar temos de copiar os melhores, pois podemos aprender com eles.

Para quem não conhece, o melhor exemplo da WebTV é o site revisio3.com, (antigo diggnation) está estupendo... e é um exemplo a seguir (ou copiar).

Existem várias formas e transmitir vídeo pela web, e tudo se baseia no formato que utilizámos para converter o vídeo.

Streaming e Pseudo streaming

Streaming: através de um servidor de streaming dedicado.
Pseudo streaming: o ficheiro de vídeo fica alojado num servidor web e utilizamos um script tipo JW Player para o transmitir, caso contrário o visitante pode fazer o download fo ficheiro.

Os formatos mais utilizados para streaming são o FLV e o Mp4, normalmente usados em sites tipo blop.tv, youtube.com ou ustream.com
Para o pseudo streaming são o FLV e o Mp4, mpeg4, mov. Método que tenho estado a testar.

Este último método é o melhor, no entanto existem 3 coisas a ter em consideração: Espaço em disco no webserver, Largura de banda ( eu escolho sempre um webserver com esta opção ilimitada) e a velocidade do servidor em si. Eu customo usar muito a Esotérica, no entanto com websites feitos em wordpress noto alguma lentidão, não tive ainda a oportunidade de testar o Pseudo streaming neste webserver, mas sei que a largura de banda é ilimitada.

Está em incubadora (minha cabeça) um projecto inovador (Para Portugal) tipo o revision3.com, mas voi começar por baixo (muito baixo mesmo) como o objectivo principal não é o money making, o budget é limitado. Vou começar com uma Câmara Low budget, estava a pensar na Canon Vixia H100, isto porque temos a possibilidade de lhe colocar um Microphone externo, pois encontro algumas Câmaras do Chinês com HD a preços muito convidativos, no entanto não consigo encontrar nenhuma com a função MIC IN.

Se tudo correr bem, comprarei uma outra câmara mais avançada, a Sony HDR-CX520V, depois a Sony HVRHD1000U. tenho de ir com cuidado, pois para uma coisa inovadora não posso começar pelo fim, por isso vou comprar a Canon Vixia H100, que me serve perfeitamente.

Falei sobre estas câmeras pq, pergutam vocês, porque a alta definição, é o futuro, podia usar a minha velhinha Hi8, mas gastaria muito mais dinheiro em conversores para pc do que comprando uma Câmara nova. Gravando filmes em Alta definição, principalmente porque pela logica em Full HD 1980x1080p, temos mais possibilidades de manipulação, do que em 1280x720p.

A conversão para um ficheiro portátil terá de ser muito forte, usando aplicações como o sorenson squeeze, podemos baixar o tamanho fizico do ficheiro, no entanto também vamos perder alguma qualidade, é ai que entra a minha teoria dos 1080p, pois se pretendemos colocar um vídeo na web em 720p, a base deve de ser os 1080p.

Aguardo comentários e correcções.

Extras:
http://www.longtailvideo.com/players/

http://flix.on2.com/?sid=K35H-IKLH-4b61938f3a50a&ref=

http://www.newtek.com/tricaster/ (um dia quem sabe... :)
« Última modificação: 13 / Fev / 2010, 21:49 por João Dias »
Canon Legria HF200 1080i
iMac 9.1 24" Mac OSX 10.7 e Windows 7
iMac 4,1 20" Mac OSX 10.6
HP NC6400 13" Windows 7 e Mac OSX 10.6

Offline José Costa

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 3,822
Re: WebTV +
« Responder #1 em: 16 / Fev / 2010, 02:12 »
Boas.
Sendo eu um zero á esquerda nestas coisas da webTV, mas querendo aprender sempre, pergunto:

- qual a largura de banda necessária, tanto em Streaming e Pseudo streaming, para por exemplo 20 clientes? (por clientes estou a referir-me a utilizadores do serviço) Bem sei que tal depende de uma série de factores, mas uma média?

Possiveis correçôes sobre o que escreveu não as posso fazer pois os meus conhecimentos na área não mo permitem, quanto a comentários... venha de lá mais desenvolvimentos sobre o assunto, pois tal interessa-me bastante. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline pmff

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 38
Re:WebTV +
« Responder #2 em: 04 / Out / 2010, 11:29 »
Bom dia a todos.

a minha dúvida é a seguinte:

Gostava de filmar (+relato) uns jogos de hóquei em patins, e tentar fazer o "directo" na web.
Primeiro gostaria que me dessem algumas sugestões de camaras a comprar, o orcamento ainda não o temos pois não fazemos a minima quanto custa uma camara para este propósito e ainda temos que tentar arranjar alguns patrocinadores(o que será complicado pois o hoquei em patins está muito mal).

Depois tive a tentar perceber como funciona este mundo das trasmissoes web e penso que se comprar uma conta nesta empresa http://www.ustream.tv/producer a conta Ustream Producer Pro posso fazer o que pretendo. estou correcto ou a dizer asneiras?!  :)

Depois eu possuo um MAC PRO Intel Core 2 Duo, 2.53 GHz, 4 GB de RAM (sou programador web) penso que o portatil deve dar para ligar a uma camara de video e com uma ligação web enviar o video para o ustream. Preciso de comprar algum adaptador para ligar a camara de video ao MAC?
já agora para inserir o relato do jogo no video, devo ligar o micro á camara de video ou ao MAC?

Obrigado pelas ajudas que vierem.

Cumprimentos.

Offline João Dias

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 49
  • Mais que Amador
    • TV Lazer
Re:WebTV +
« Responder #3 em: 04 / Out / 2010, 14:40 »
Boas tardes, o live streaming, é algo muito um pouco mais complicado do que o video on demand.
Qualquer webcam possui estas capacidades, mas para termos alguma qualidade na transmissão, devemos usar uma Câmara com ligação Firewire ou DV out.

Uma vez que possui um Mac, tudo fica mais simplificado. Pode usar o Ustream producer ou o Flash media encoder.

No Ustream, não necessita de uma conta pro.
Se está a iniciar, não aconselho a grandes investimentos.
Comece por baixo. Invista pouco, aprenda com os erros.

Eu tenho um website chamado tvlazer.com que neste momento está um pouco parado, por causa da falta de tempo, mas dentro de alguns dias estará a bombar novamente.

Já pensei também em fazer live streaming de certos eventos, mas a logística é muito grande para uma pessoa só.

Se já possui uma equipa, e tem a certeza de que o sinal de internet é bom nos locais onde vai fazer a cobertura, avance.

Compre uma câmara MiniDV, mesmo aquelas mais baratuxas, eu comprei uma em segunda mão por 20€ no miau, apenas para passar as cassetes minidv antigas que aqui tinha, e funciona perfeitamente.

Esta câmara deverá ter ligação firewire ou DV out.

No que respeita ao som, pode ligar o micro ao computador, irá ter maior controlo do som.

O grande busílis aqui é o sinal de internet. ainda estamos um pouco atrasados neste aspecto, a cobertura é muito fraca.

Não aconselho a adquirir uma câmara de 2000 ou 3000 mil euros:
Contras: Complica a vida - mobilidade
Prós: Aspecto

Não aconselho câmaras HD:
Contras: O HD não lhe servirá de muito no sinal transmitido para canais como o Ustream.
Prós: Caso pretenda colocar os vídeos online para visualização posterior.

PS: Pode transmitir em HD com uma conta pro no ustream, mas o sinal de internet tem de ser muito, mas muito bom mesmo para surtir efeito, caso contrário terá um filme com 1FPS e não 30FPS.

Existem mais websites como o Ustream:

http://www.livestream.com/

http://pt.justin.tv/

http://www.camstreams.com/

http://www.stickam.com/

http://www.viewmy.tv/

http://www.webcastr.com/default.aspx

http://www.startyourstation.com/

Etc, basta procurar...
Canon Legria HF200 1080i
iMac 9.1 24" Mac OSX 10.7 e Windows 7
iMac 4,1 20" Mac OSX 10.6
HP NC6400 13" Windows 7 e Mac OSX 10.6

Offline pmff

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 38
Re:WebTV +
« Responder #4 em: 04 / Out / 2010, 15:58 »
João muito obrigado.

Fantastica ajuda  \:D/

Offline Tózé Franco

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 73
Re:WebTV +
« Responder #5 em: 04 / Out / 2010, 16:52 »
Boas,
Para quem tem uns euros para investir esta solução parece bastante interessante, sobretudo a nivel de mobilidade: http://www.livestream.com/platform/livepack


Offline João Dias

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 49
  • Mais que Amador
    • TV Lazer
Re:WebTV +
« Responder #6 em: 04 / Out / 2010, 17:21 »
Infelizmente o livepack ainda não se encontra disponível para Sinal europeu.
Estive hoje a testar um canal de live stream para testar as minhas Câmaras.
Como as que uso para filmar não possuem Firewire tive de usar uma alternativa.
AV Out.

Usei um dispositivo chamado easycap

Podem ver aqui: http://www.tikilive.com/show/tv-lazer

Testei com:
Canon Legria HF200
Canon Powershot A470
Aiptek H5 Pro Extreme

Vou deixar durante algumas horas a HF200 Ligada com o Easycap

EasyCap:


Canon HF200:


Aiptek H5:


Canon A470:


É bastante simples, mas o pior será sempre o sinal de internet.

O meu iMac está ligado directamente ao router por isso não temos grandes dificuldades.

Quanto ao livepack, é muito bom mesmo, colocas 3 cartões de operadoras moveis, e o sistema identifica qual delas tem o melhor sinal. NICE.

Pena que não esteja disponível ainda para a europa.
Investia mais depressa no livepack do que numa boa câmara.


Não te preocupes com o aspecto da Câmara, o que interessa é o resultado final. Não te interessa ter uma Sholdercam que te pode custar 1500€, como o caso da Sony HDV HD1000E. Ela pode te dar estatuto etc, mas o resultado final não será o melhor.

Sony HDV HD1000E:


Estou bastante satisfeito com a Minha Canon HF200 e com a Aiptek.
A canon dá para trabalhos mais profissionais. Basta liga-la ao pc e o iMovie reconhece-a logo.

Já com Câmaras pro, tens de editar as cassetes minidv, e acredita é uma dor de cabeça.
Vai dando notícias e se quiseres ajudar no tvlazer.com apita.
« Última modificação: 04 / Out / 2010, 17:37 por João Dias »
Canon Legria HF200 1080i
iMac 9.1 24" Mac OSX 10.7 e Windows 7
iMac 4,1 20" Mac OSX 10.6
HP NC6400 13" Windows 7 e Mac OSX 10.6

Offline pmff

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 38
Re:WebTV +
« Responder #7 em: 05 / Out / 2010, 00:09 »
alguem me pode entao dar umas 5opções de camaras de video a comprar?
alerto para que maior parte dos pavilhões onde se joga hoquei a existe muita pouca luz e que vou ter que fazer zoom a jogadas que se passam a 15 a 20 metros onde estará a camara. Existe algum interesse tambem em durante a semana fazer umas reportagens sobre o clube e ir colocando na net.

por acaso já li bastantes artigos sobre a camara Sony HDV HD1000E e não me desagradou, mas se é demais para mim é bom saber.
João dizes o seguinte"Já com Câmaras pro, tens de editar as cassetes minidv, e acredita é uma dor de cabeça." mas a Sony HDV HD1000E não grava directamente para cartoes de memoria?

Como quero fazer um "directo" de uns jogos a camara estará a gravar internamente(memoria interna, Cartoes, Cassestes) ou ela capta a imagem e passa logo para o pc? fiz-me entender?!  :-k


Obrigado pela ajuda tem sido fantastica.
« Última modificação: 05 / Out / 2010, 00:15 por Paulo »

Offline João Dias

  • Regular
  • *
  • Mensagens: 49
  • Mais que Amador
    • TV Lazer
Re:WebTV +
« Responder #8 em: 06 / Out / 2010, 18:33 »
Olá, a Sony HDV HD1000E é uma grande escolha para quem começa em trabalhos mais profissionais.
A opção de cartão de memoria desta máquina, serve apenas para Fotos.

No caso da Sony HDV HD1000E, podes fazer o directo através do TikiLIVE Broadcaster usando o interface i.LINK (IEEE 1394, 4-pin connector)

Se mais tarde pretenderes editar o filme, aconselho a gravação em simultâneo em cassetes Mini DV.

Através do interface i.LINK (Firewire) podes ligar a câmara ao mac e transmitir o jogo, sem o gravares, não necessitas de gravação para fazer um live broadcast. Aconselhei apenas a gravação, no caso de mais tardes quereres distribuir pelo youtube/vimeo etc.

No que toca a conselhos de câmaras, isso é um pouco difícil, tem a haver com gostos pessoais e budget disponível.

Pontos importantes a considerar:
1- Zoom óptico não menos de 15x (O zoom digital estraga a qualidade da imagem)

Vou deixar aqui um exemplo de zoom Óptico 15x e zoom digital 60x e 300X
http://www.youtube.com/watch?v=-o1pAFmKU7E

2- Entrada de microfone externo (Muito importante para captação de som com qualidade)
Tendo em conta que certas câmaras suportam apenas microfones com alimentação própria como a minha Canon HF200, já a Aiptek, aceita tudo.

3- Conecções: Firewire e AV Out, qualquer uma destas serve, sendo que o AV Out necessita de um adaptador como o EasyCap.

Tudo o resto são opções de gosto pessoal. Gosto bastante da marca Canon, estou bastante satisfeito.
 Mas a Sony também têm câmaras bastante boas
Antes de gastar tens de testar.

Para isso arranja uma Pen de conecção à internet de cada um dos provedores (Optimus, Vodafone e TMN)

Se conheceres alguém com uma Câmara com Conecção Firewire ou AV Out vai testar em "Campo".

Qualquer dúvida apita.
« Última modificação: 06 / Out / 2010, 18:51 por João Dias »
Canon Legria HF200 1080i
iMac 9.1 24" Mac OSX 10.7 e Windows 7
iMac 4,1 20" Mac OSX 10.6
HP NC6400 13" Windows 7 e Mac OSX 10.6

Offline Brunomc

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 20
Re: WebTV +
« Responder #9 em: 25 / Abr / 2012, 22:36 »
Tenho uma duvida.
O TikiLIVE Broadcaster dá para fazer stream gratis ??
Sony HVR-HD 1000E

Offline Chaparrinho

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 16
Re: WebTV +
« Responder #10 em: 25 / Out / 2012, 23:06 »
Boas noites.
estou a tentar criar uma WebTv mas tenho tido alguma dificuldades em encontrar o sitio ideal.
Qual é a melhor forma de colocar no ar vários videos já realizados?
alguém pode dar uma ajuda?

Offline nautillus

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 189
Re: WebTV +
« Responder #11 em: 28 / Out / 2012, 14:24 »
Tente o Vimeo.

Offline Brunomc

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 20
Re: WebTV +
« Responder #12 em: 02 / Abr / 2013, 16:02 »
Alguém sabe de uma boa placa de captura para a Sony HDV 1000E ?
Tive uma conceptronic mas nunca detectou a câmara.
Vou ter que procurar outra marca.
Eu tenho o windows 7 :)
Sony HVR-HD 1000E

Offline nautillus

  • Residente
  • *
  • Mensagens: 189
Re: WebTV +
« Responder #13 em: 02 / Abr / 2013, 16:36 »
Não é preciso uma placa extra, basta ligar a camera ao pc por usb.

Offline Brunomc

  • Frequênte
  • *
  • Mensagens: 20
Re: WebTV +
« Responder #14 em: 02 / Abr / 2013, 16:49 »
Mas precisas de um software para te detectar a câmara certo ?
Por exemplo se eu quiser fazer uma transmissão directa para o tikilive basta ligar só a porta usb e depois enviar o sinal ?
Mas a qualidade por USB não vai ser a mesma que firewire ou vai ?
Obrigado ;)
« Última modificação: 02 / Abr / 2013, 16:52 por Brunomc »
Sony HVR-HD 1000E