Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

08 / Ago / 2022, 12:14

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 18837
  • Total de Tópicos: 4328
  • Online Hoje: 94
  • Online Total: 996
  • (12 / Dez / 2019, 21:06)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 43
Total: 43
43 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Festival da Canção RTP emitido em Alta Definição  (Lida 6287 vezes)

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
Festival da Canção RTP emitido em Alta Definição
« em: 01 / Mar / 2010, 23:55 »
O 46.º Festival da Canção vai ser transmitido em alta definição pelo canal RTP1 HD.

De acordo com a estação pública, a emissão digital contempla as duas semi-finais (amanhã e quinta-feira) e uma grande final (no sábado), todas elas realizadas em Lisboa (Campo Pequeno).

Vamos a ver se o gigante começa a perder o complexo de ter de esperar pelos outros... não o creio, pois infelizmente não vi grande promoção especial a este facto...

A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
Re: Festival da Canção RTP emitido em Alta Definição
« Responder #1 em: 08 / Mar / 2010, 00:25 »
Quem viu? Opiniões?

Será que passou assim tão despercebido? Foi a primeira transmissão HD em Portugal de um programa de entretenimento em directo.

Offline Carlos Carvalho

• Regular
  • *
« Responder #2 em: 08 / Mar / 2010, 17:22 »
Não vi. É de longe um formato que não me agrada, no entanto, vi na RTP N, só a notícia da vencedora e a sequência que vi de planos, não gostei de todo.
Desconheço quem foi o realizador, mas pelos segundos que vi,  não axei muito apelativo.

A qualidade da imagem, não tenho opinião, pois vi na RTP N.

Offline Pedro Rocha

• Veterano
  • Sony Software Trainer & ICE
    • MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
« Responder #3 em: 09 / Mar / 2010, 02:14 »
Para quem não viu, pode ver (não em HD) na página da RTP. Eu pessoalmente não vi, porque actualmente só recebo VHF e UHF em casa  :wink: e não me encontrava disponível para ver.

Mas pelo menos o começo foi interessante com a actuação dos Vocal People. E que pena a SIC ter perdido a Sílvia Alberto para a RTP entre muitos outros, porque na minha opinião a SIC atravessa o seu pior momento em termos de apresentadores. Uma salva de palmas para a RTP pela iniciativa nas transmissões em alta definição  =D>.

Festival RTP da Canção 2010
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Offline Miguel Baptista

• Junior
  • *
« Responder #4 em: 15 / Mar / 2010, 12:32 »
Eu não vi. Mas quem viu disse que a qualidade de imagem estava uma valente mer... :-#
Tendo em conta que a pessoa em questão é Eng. e sempre trabalhou em áreas técnicas de canais de TV, acho que posso acreditar

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #5 em: 16 / Mar / 2010, 02:21 »
A generalização resulta quase sempre em erro.

A pessoa em causa referiu em qual das emissões achou que estava assim tão mau? É que houve 3 emissões, correspondentes às duas eliminatorias mais a final, e a primeira delas, teve realmente alguns problemas.

Ou achou a 3 emissões más?

Offline Miguel Baptista

• Junior
  • *
« Responder #6 em: 17 / Mar / 2010, 17:35 »
Eu penso que ele se estava a referir à estreia da RTP na emissão em HD. A primeira, portanto.

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #7 em: 17 / Mar / 2010, 21:32 »
Uma rectificação: Não foi nenhuma estreia da RTP em emissões em HD. A RTP já faz captação e emissão de sinais em HD desde o Euro 2004, sim leia-se 2004. Todos os jogos da liga de campeões realizados em Portugal e captados pela RTP, são feitos em HD e enviados em HD para os paises que os emitem ao seus espectadores. Não o eram para Portugal porque não existia forma de o fazer, como ainda não há, excepto pelos canais de cabo.
Foi estreia sim, a emissão em directo de um programa de ENTRETENIMENTO.

Achei tambem muito exagerado poder-se dizer que: " imagem estava uma valente mer..." mas, é muito nosso, um certo bota abaixo... se tivesse sido feito por estrangeiros, estaria suberbo.

Perdoem, talvez algum coorporativismo.

Cumprimentos
« Última modificação: 17 / Mar / 2010, 21:52 por A. Caneira »

zaccone

• Visitante
« Responder #8 em: 17 / Mar / 2010, 22:20 »
Eu vi a emissao em HD no canal 12 da meo. Posso dizer que não me surpreendeu a imagem quanto à qualidade. Digo mais até que a escolha dos paineis luminosos de fundo criavam interferencia na imagem e ficava horrivel, e isto notava se ainda mais no canal normal da rtp 1 sem ser em hd. Mas de resto, não me fascinou.

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #9 em: 18 / Mar / 2010, 00:12 »
Estava a ver quando alguem tocava exactamente nesse ponto, os ecrans LED.

Os problemas de imagem na maior parte tiveram origem nos ecrans de led utilizados, primeiro por serem extremamente brilhantes... deveriam ter sido utilizados a uma distancia muito maior da zona de actuações, em segundo lugar pelo dot pitch usado, que se para SD já não é famoso, em HD não perdoa.
Existiam dois tipos de ecrans de LED's, um central, de muito melhor qualidade e os outros...  os outros eram os que em alguns planos causavam o que aparentava ser uma imagem com "interferencias".

Apresentando factos é mais fácil discutir os assuntos. João Lima, pessoalmente tb concordo contigo, não me surpreendeu. Embora louve a coragem da iniciativa.